sábado, 31 de dezembro de 2011

[Anime e Mangá]: Bakuman

Essa semana vamos apresentar aqui uma obra que vem desde 2008 conquistando o mundo, inclusive sendo muito bem recebida no Brasil, Bakuman. Criado pela dupla “dinâmica” Takeshi Obata (Desenhista) e Tsugumi Ohba (Roteirista), autores de Death Note, além dos boatos de terem feitos outros trabalhos juntos, afinal até hoje a identidade de Ohba é desconhecida e muito se fala se ele não seria Yumi Hotta, que junto com Obata fez Hikaru no Go.

O mangá não é biográfico, apesar de muita coisa ter sido vivida pelos autores. A história é sobre Moritaka Mashiro e Akito Takagi, dois colegiais que sonham em se tornarem Mangaká (Autor de Manga). Assim Mashiro entra com os desenhos e Takagi com os roteiros e ambos decidem correr atrás do sonho em comum, com a motivação extra de Mashiro que é apaixonado por sua colega de classe Miho Azuki, que tem o sonho de se tornar dubladora, assim ambos prometem se casar e só se ver quando ambos realizassem o sonho de ter seu mangá transformado em anime e Azuki dublando a protagonista.

O enredo corre de forma leve e divertida, além de mostrar muito do mundo editorial japonês, onde qualquer um que tem curiosidade de saber todo o processo de uma mangá ir para as bancas vai gostar, até porquê muito serve para a publicação de livros e revista. A obra mostra como é difícil esse mundo e principalmente como lidar com as críticas dos editores, absorvê-las e melhorar seu trabalho, algo que o brasileiro em si tem muita dificuldade. Durante a história os personagens ainda encontram rivais por um lugar ao sol nas revistas, mas aprendendo ao mesmo tempo sem transformá-los em inimigos. Se você já leu ou assistiu Death Note, Blue Dragon ou Hikaru no Go dispensa comentários à qualidade dos desenhos de Obata, que mais uma vez estão sensacionais.

O Mangá é lançado mensalmente pela editora JBC, pelo valor de R$: 10,90 e atualmente se encontra na edição de Nº5 e no Japão está no volume Nº15. A obra ainda conta com um Anime que está na 2º temporada, tendo 25 episódios por season. Bakuman não é revolucionário como muito se fala por ai, nem mostra a fundo ou critica a industria de mangás, porém aborta a vida de um mangaká, o convívio com editores, prazos, critica e elogios, tudo corre de forma leve e gostosa de se ler e sem duvida agradara qualquer um que quer conhecer os bastidores desse mundo editorial.

A baixo o tema de abertura do anime:


Continue Lendo

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Resenha: "Até eu te encontrar" (Graciela Mayrink)

Por Carine: Em Até Eu Te Encontrar, a autora utiliza um recurso que aguça a curiosidade dos leitores, ela inicia o livro no prólogo com uma cena final bem intensa e, a partir daí, vai contando a história da protagonista Flávia em retrospectiva.

Flávia é uma estudante de 18 anos que foi criada pelos tios em Lavras. Seus pais morreram quando ela ainda era uma criança. Ao passar no vestibular, ela decide estudar Agronomia em Viçosa para mudar de ares. Ao iniciar essa nova vida, descobre histórias surpreendentes sobre sua família e seu passado.

No primeiro dia de aula, Flávia faz amizade com o veterano Felipe que a salva dos trotes aplicados nos calouros e com Gustavo que faz o mesmo curso que ela. Felipe é um rapaz com um lindo sorriso e que está sempre curtindo, ele mora numa república com Mauro, que é pai e vive longe da namorada e da filha, e com Luigi que está viajando e só aparece na história depois. A namorada de Luigi, Carla, é uma garota antipática que todos detestam e não entendem como um rapaz tão legal pode estar apaixonado por uma menina tão chata.
"- Eu, se fosse você, não entraria aí.

Flávia olhou para o lado e viu um rapaz alto, talvez de mais ou menos um metro e noventa. Ele não era o cara mais bonito que ela já havia visto, mas chamou a atenção, talvez pela altura. mas foi o lindo e largo sorriso dele que prendeu seus olhos."

A protagonista também conhece Sônia, uma grande amiga de sua mãe que a ajuda a preencher as lacunas sobre seu passado: como seus pais se conheceram, a vida que tiveram e como morreram... Através de Sônia, Flávia também faz amizade com Lauren, filha de outra amiga de sua mãe.
"- Você conheceu a minha mãe? - Os olhos de Flávia encheram de lágrimas.
- Sim, a conheci! Nós éramos amigoas.
- Nossa... Não acredito. - Flávia não conseguiu conter e as lágrimas rolaram pelo seu rosto."
A vida de Flávia vai se desenvolvendo em Viçosa, ela faz amizades, lida com seu passado e aí se envolve com seu amigo Felipe. O grande problema é que Felipe é pegador (sabe aquele amigo que você nunca gostaria de ter como namorado? Então, é mais ou menos por aí) e ela acaba se apaixonando por ele.
"Flávia levantou e pegou os copos, servindo em seguinda, Deu um longo suspiro, lembrando do que acontecera desde a semana Santa. Ela e Felipe continuam amigos, iam juntos ao Leão jogar sinuca, ao Galpão, ao Lenha, às festas. Às vezes ele dormia em sua casa, às vezes ela na dele, mas sempre como amigos, apenas isto. Ele agia como se nada tivesse acontecido, como prometera, e isto a magoava. (...)"
Vivendo nessa confusão de sentimentos, Flávia fica muito perdida e tudo se complica quando sua alma gêmea aparece e ela não consegue entender porque é a única que não gosta dele.
"- Eu não sei explicar, apenas sei. Você sente algo diferente. Não tem como explicar, Flávia, só sentindo mesmo, e na hora você sente. Você simplesmente olha para a pessoa e sabe que ela é sua alma gêmea."
A frase destacada na capa do livro Como você se sentiria se descobrisse que não gosta da sua alma gêmea?” nos leva a imaginar que leremos uma história de amor conflituosa, entretanto ela vai muito além disso... há uma mescla entre a realidade, o romance  e o sobrenatural, que torna a história ainda mais interessante. Mesmo os que não apreciam temas sobrenaturais, com certeza se envolverão e gostarão da narrativa.

A leitura de Até Eu Te Encontrar é muito fácil e dinâmica, pois é repleta de diálogos, além disso, há alguns mistérios e surpresas que te envolvem e não te deixam largá-la.

Outro ponto positivo, em minha opinião, é a história ser ambientada na universidade e falar sobre jovens que saem de casa para estudar e criam laços familiares com os amigos que encontram.

O final deixou em aberto algumas questões como a relação de Flávia com os tios após suas descobertas. Também fiquei curiosa com o que teria acontecido com alguns personagens, como a Carla, por exemplo, queria mais detalhes. Vale destacar que esses esclarecimentos que fizeram falta, para mim, não prejudicam em nada a leitura. Este é mais um livro nacional que dá gosto de ler e prazer de resenhar!

- Dependendo do número de comentários, faremos um sorteio do livro!

Continue Lendo

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Novidades da Semana #20

Rá! Sejam bem-vindos ao vigésimo Week News, e que a sorte esteja a seu favor! - desculpem. Ainda estou no clima de Jogos Vorazes, depois de terminar de ler o último G.G Não consigo evitar. Ignorem a minha DPL aguda...
E então, pessoas? Como vão vocês? Muito ocupados com os preparativos pro Nata-Revèillon-tudo-isso, com os presentes tipo o meu e essas coisas? Eu entendo vocês. Só tenho uma coisa a acrescentar: como é DIFÍCIL tentar ser magra nessa época do ano.
Então, vamos logo às novidades dessa semana...


Destinada (House of Night #9) - P.C. Cast & Kristin Cast
Foi revelada a capa do nono livro da série best-seller, House of Night (o que? Como assim? Eu nem li Despertada ainda!!!! Peraí!). Parece que eles desistiram da ideia de mudar o design normal em que as capas vinham sendo feitas até agora, mas pretendem relançar a série toda se um dia ela acaba efetivamente com capas novas. Você pode ver uma amostra do 1º volume aqui.
Sinopse:
Em Destinada, as forças da Luz e das Trevas colidem em sua batalha épica centrada na morada da noite de Tulsa. Zoey está no lar onde pertence segura com seu Guardião Guerreiro, Stark, ao seu lado – e se preparando para enfrentar Neferet. Kalona liberou seu poder sobre Rephaim, e, através do presente de Nyx de uma forma humana, ele e Stevie Rae foram finalmente capazes de... Leia o restante da sinopse bem aqui.


Amante da Fantasia (Dark Hunter #1) - Sherrilyn Kenyin
A editora Novo Século revelou mais uma das novidades, além do novo livro da saga House of Night: Amante da fantasia que me lembra não-tão-vagamente IAN, mas..., que promete ser um livro de ficção arrebatador. Vocês topam dar uma olhada mais a fundo comigo?
Sinopse:
Ficar preso em um quarto com uma mulher é algo formidável. Ficar preso em centenas de quartos durante mais de dois mil anos não é. E ser amaldiçoado dentro de um livro como um escravo sexual para a eternidade pode arruinar até mesmo o dia de um guerreiro espartano. Quando fui evocado para realizar as fantasias sexuais de Grace Alexander, encontrei a primeira mulher na história que me enxergou como um homem com um passado... Continue a ler a sinopse aqui.

The Last Letter From Your Lover (Última Carta de Seu Amante, em tradução livre) - Jojo Moyes
A Editora Intrínseca recentemente publicou em seu site uma relação dos livros a serem lançados no ano de 2012. A maioria deles não tem data de lançamento marcada, ou capa ou sinopse traduzida, então vou fazer o melhor que posso. Esse é uma das novidades. Vamos ver sobre o que se trata?
Sinopse:
É 1960. Quando Jennifer Stirling acorda no hospital, ela não consegue se lembrar de nada - nem do trágico acidente de carro que colocou-a ali, nem seu marido, nem mesmo quem ela é. Sente-se como uma estranha em sua própria vida até que ela se depara com uma carta de amor, assinada simplesmente com um "B", pedindo que deixasse seu marido. Anos depois, em 2003, um jornalista chamado Ellie descobre a mesma carta enigmática num arquivo esquecido em seus arquivos de jornal. Ela se torna obcecada com a história e esperança de que isso possa ressucitar sua hesitante carreita. Talvez se esses amantes tivessem um final feliz ela encontraria um para sua própria vida amorosa complicada, também. A pesquisa de Ellie irá re-escrever a história e ajudá-la a ver a verdade sobre seu próprio romance moderno.

Confira aqui a lista completa dos lançamentos da editora.

Feitiços (Fadas #2) - Aprilynne Pike
Assim como a Intrínseca, a editora Bertrand mandou uma lista de próximos lançamentos. Esse, segundo volume da série Fadas, cujo primeiro foi Asas, é um dele. Vamos lá, ler a sinopse.
Sinopse:
Seis meses se passaram desde que LAurel salvou o portal para o reino das fadas de Avalon. Agora ela tem gastado seus verão ali, aprimorando suas habilidades como fada do Outono. Mas sua família humana e amigos ainda estão em perigo mortal - e o portal para Avalon está mais comprometido do que nunca. Quando chega a hora de proteger a que ama, ela vai depender de David, seu namorado, para ajudá-la? Ou vai voltar-se para Tamani, o eletrizante fada com quem sua conexão é inegável?



O Demônio do Espelho - Helen Grant
Outro lançamento da Bertrand. Essa, como vocês podem ver, é a capa americana, que é bem bonita, vamos combinar. Mas como será que é essa história, ein? Let's see.
Sinopse:
Lin Fox, 17 anos, encontra um corpo num pomar. Enquanto ela se afasta com horror, pisa em vidro quebrado. Então sangue aparece na fachada de sua porta - sangue e vidro quebrado. Alguma coisa terrível é achada no cemitério. Cacos de vidros deitam-se sobre túmulos. Enquanto os ataques se tornam mais sinistro, Lin não sabe em quem confiar. Ela está se aproximando da verdade por trás de descobertas arrepiantes, mas com cada movimento o perigo se intensifica. Alguém quer que Lin se vá- e não desisitirá até que tenha se livrado dela e de sua família. Para sempre.

____________________________________________
Novidades

Trilogia Millennium #1 - Os Homens que não amavam as mulheres.
Pra quem está boiando, é um thriller de três livros, escritos por Stieg Larsson. 



E, mais novidades por aí: quem já leu As Crônicas do Gelo e do Fogo e viciou totalmente nos livros, já sabe por conta própria o sucesso que eles são. Pra quem não leu e não foi convencido pelos livros, a série diz tudo. Agora estão querendo levar Guerra dos tronos para outra dimensão: dos games, literalmente. Estará disponível para Xbox 360, Playstation 3 e PC. Dá só uma clicada nesse vídeo:

____________________________________________

Como vocês bem devem se lembrar, falta pouco para o lançamento de Silêncio, 3º livro da série Hush, Hush. E, para que está completamente desespelouco para dar uma espiadinha no que acontece nesse livro, a Intrínseca liberou a primeira parte do livro. Confiram AQUI.


Decidido o título do quinto volume da série Vampire Academy, Laços de Espírito.   O que vocês acharam, ein?!

____________________________________________

Então gente, é isso! Essas são as novidades dessa semana... Quero ver o que vocês acharam disso, quais livros interessaram vocês, se viram os vídeos... Tudinho! Um ótimo rèveillon pra vocês e que o ano comece e continue cheio de realizações! 2012 pintando aí!

Continue Lendo

Resenha: "Crepúsculo - Graphic Novel volume 2" (Young Kim)


- Clique aqui para ler a resenha de "Crepúsculo - Graphic Novel volume 1"

Por Juny:
Como já disse na resenha anterior, a minha "Fase Crepúsculo" já passou faz tempo, mas não resisto a qualidade do Graphic Novel.

Em "Crepúsculo - Graphic Novel volume 2" continuamos a história do primeiro livro da saga, referente aos acontecimentos do meio até o final.

Os traços de Young Kim continuam maravilhosos dando outros ares a trama, nos mostrando os acontecimentos com outras perspectivas.

Nessa parte vemos quando Bella conhece a casa dos Cullen e é apresentada a eles. Edward lhe conta a história de Carlisle, é muito mais interessante que no livro, o fato de poder visualizar tudo que lhe aconteceu antes de começar a formar essa familia de habitos alimentares restritos. Tem também o jogo de Beisebol em que há a primeira aparição de James, Laurent e Victoria. E os momentos finais do livro que quem ja leu ou assistiu ja esta familiarizado.

Muitos podem achar desnecessario ver novamente uma história que ja esta um tanto "batida", mas eu não me arrependo porque a arte de Young Kim transforma a história e alguns detalhes que passam desbercebidos na leitura, ficam bem interessantes em seus traços.

Eu como fã de animes e mangás, respeito muito o trabalho de Young Kim nessa adaptação que não deve em nada a outras obras desse genero. Os diálogos são bem ágeis e resumidos, sem perderem a essência do livro.

Posso ficar a tarde toda ressaltando a qualidade do "Graphic Novel", mas vocês precisam ver para sentir tudo que eu disse, por isso seguem algumas paginas que escanei:

Continue Lendo

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Resenha: "Cira e o velho" (Walter Tierno)

Por Sheila: Cira, ser mitológico de nosso país, aparece estampada em uma figurinha de jogo de "bafo". O narrador do livro, suposto dono deste grande e única preciosidade, embrenha-se no interior de uma pequena cidade onde vive Dona Nhá que, em sua linguagem truncada de negra velha conta a história de Cira e sua perseguição ao Velho, que fez nesta invencível e surpreendente mulher uma inimiga.

Mas para contar a história de Cira, Dona Nhá precisa ir mais longe e resgatar a lenda: de cobra Norato e Maria Caninana, o inusitado nascimento destas duas cobras meio humanas, filhos de um pai-cobra e uma mãe índia humana. A partir do desejo de Maria Caninana, quando já adulta, em poder virar gente, começa a história e o entrecruzar dos diferentes personagens, já que o desejo, que é atendido pelo Senhor das Mentiras, o fará mediante sacrifício de sangue inocente - incluindo uma das filhas de Norato, seu irmão cobra, e a bruxa Guaracy, que foi batizada por uma sereia.
- Que esta criança cresça forte e afiada. que domine o tempo e a vida, tornando-se um tributo de seus pais a estas terras, leitos de minhas águas. que seu nome seja Cira. (...)O cobra-pai viveu com Guaracy e Cira por mais dois anos, porém Norato não era criatura de se fixar e acabou retomando suas andanças. Porque Guaracy fosse a amante mais amada, tanto quanto Cira a filha preferida, apenas a elas o cobra-pai pagava visitas regulares.
Como a história passa-se no tempo do Brasil colônia, quando muitas matas ainda eram virgens e escravos eram trazidos de além-mar para trabalhar nas fazendas, o Velho, inimigo de Cira, é um sertanista que arrecadava aventureiros para embrenhar-se nas florestas atras de escravos fugidos, e que acaba cedendo à tentação do ouro e se tornando algoz dos filhos de cobra-Norato, selando assim seu destino.
O Velho nada mais disse. Apenas passou a lâmina no pescoço de Cira, que não soltou um som sequer, resignando-se a fechar os olhos e deixar sua vida esvair como seu sangue. (...) Guaracy e cira foram deixadas diante da casa em chamas. o Velho não sabia que bruxas como Guaracy são difíceis de matar. Mesmo que parem de respirar, um último suspiro é suficiente para lançarem um derradeiro feitiço, que é dos mais perigosos, pois o cérebro de um moribundo é confuso, ilógico e passional.
Devido aos seus sortilégios, mãe e filha escapam da morte, cabendo a esta última ir atrás da vingança contra o Velho, que nem desconfia que tal pudesse ser possível. Confesso que comecei a ler o livro com algumas ressalvas, não por envolver personagens folclóricos, mas porque é necessário que o autor saiba tornar a história interessante, o que Walter Tierno realiza com maestria.

A linguagem utilizada para explicar até mesmo as coisas mais banais, é revestida de uma sutileza e simplicidades que fazem do livro uma leitura divertida e inteligente, sem pontos soltos. e com descrições surpreendentes dos fatos. A própria morte é descrita numa linguagem que é pura poesia
A Morte, na verdade, não é uma ceifadora, vestida de preto, carregando uma enorme foice, com uma caveira no lugar do rosto. A Morte, na verdade, é uma menina de tranças vermelhas, vestida com uma toga azul-escura. é muito mimada.
Considero o choro da Morte por ver frustrada sua vinda, ao descobrir que as almas de Cira e Guaracy escaparam-lhe das mãos por obra de um feitiço um dos pontos altos do livro, bem como seu monólogo choroso tentando entender o pavor que "os de nossa raça" tem de si. Mesmo para quem não se interessa pelo gênero, é uma leitura que vale muito a pena, pelo resgate de nossa cultura ao mesclar fatos históricos com a lenda. Recomendadíssimo.

Continue Lendo

[Meme] TOP Piriguetagem Literária 2011!


Não costumamos responder memes, mas esse do Viagem Literaria é tudo de bom!

Segundo o post original:

“De acordo com o dicionário Aureliânus sofre de piriguetismo literário aquele(a) que troca de paixão platônica fictícia toda semana, e usa a expressão ‘é meu’ quando descreve algum personagem. Este tipo de piriguete usa ou usará óculos e sente frio (característica principal que a diferencia das outras espécies).”
Cuidado!!! Post extremamente perigoso e ilustrado! ;D Veja por sua conta e risco!

LISTA DA JUNY

1) Dimitri Belikov de Vampire Academy
Esse é o numero 1 no meu coração! Guardião moreno, sexy, forte e eficiente, faz de tudo para disfarçar seu amor e seguir com as suas responsabilidades. E aquele sotaque russo, OMG! E fase malvada dele é ainda melhor!


2)Patch de Sussurro
Anjo caído, sexy, bad boy, convencido, roupas pretas, joga sinuca... Precisa de mais alguma coisa?

3) Damon Salvatore de The Vampire Diaries
Um vampiro como deve ser! Bad Boy, lindo, sexy, irritante, algumas vezes cruel, mas faz de tudo pela mocinha da trama. E o ator Ian Somerhalder representa tudo isso MUITO bem! *-* Que olhar!



Continue Lendo

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

#PROMO: "Marina" + "A Sombra do Vento" (Carlos Ruiz Zafón)


Fiquei MUITO ao saber que poderia lançar essa promoção no blog, são livros incriveis que todo apaixonado por livros PRECISA ler!

A promoção consiste em regras simples, com várias opções para "chances extra" para os que querem aumentar as possibilidades. Confira:


Continue Lendo

[Gastronomia & Literatura] Pão-de-Mel: Capítulo Dezoito

Essa mensagem faz parte de uma série de postagens, capítulo a capítulo, com receitas inspiradas no enredo do livro "Pão de mel" (Rachel Cohn). Para ver as receitas anteriores clique aqui.


Bom Dia Pessoas


Voltamos à nossa aventura e devo confessar que a cada semana fica mais difícil encontrar receitas que encaixem na nossa história.


Bem, depois de muito procurar um receita que representasse algo esperado, mas que devia ser surpresa (quem ler vai entender, espero hahahaha) encontrei essa receita de Bombom Aberto.


Vamos lá:
  • 500 g de chocolate ao leite
  • 500 g de uva italia
  • 1 lata de leite condesado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de margarina
Preparo:
  1. Derreta o chocolate em banho-maria e separe
  2. Misture o leite condensado e a margarina
  3. Leve em forno brando até obter o ponto de brigadeiro e separe
  4. Misture o creme de leite no chocolate derretido
  5. Coloque as uvas em uma vazilha
  6. Coloque o creme de leite condesado por cima das uvas
  7. Depois jogue o chocolate derretido
  8. Leve à geladeira até esfriar
  9. Coma gelado
O capítulo é curto assim como o post dessa semana, mas nem por isso é delicioso não é verdade. Eu sei que vocês que amam doces não é mesmo? E aproveitando, essa receita pode ser a sobremesa do almoço de hoje... o que acham?



Espero que a semana de vocês seja muito especial... afinal é a última do ano. E que esse desejo que venho fazendo a vocês acompanhe nesse novo ano...


Boa Leitura e Bon Apetit


Fonte: Tudo Gostoso

Continue Lendo

domingo, 25 de dezembro de 2011

Happy Hour #05 - I Especial de Natal


Olá, meus queridos!! Saudades da Gabi aqui?! Espero que sim, hein?! rsrs  ^^ E como passaram as últimas semanas?! Espero que aproveitando muito bem as férias!  Muitos filmes, livros, viagens, descanso.... ai que delícia!! '-' 

Vocês foram lindos na Happy Hour #04. Continuem comentando mais e mais, eu amo!! =D E pegando um gancho no agradecimento, queria compartilhar com vocês que essa louca que vos fala agora vai atacar de resenhista de vez em quanto por aqui. E a bola da vez foi O Natal De Poirot, que está bombando na nossa Semana Especial de Natal!!
E hoje é um dia muito especial!! Sim, o tão esperado 25 de dezembro, chegou!! É Natal!! *-* E aqui na Happy Hour não poderia faltar um post bem divertido e informativo na nossa linda Semana De Natal, uai!! ;D

Vamos começar conhecendo mais a respeito dos símbolos e superstições natalinos. Assim como eu, vocês vão se surpreender! Então, bora lá...

Visgo



Se quiser ganhar um beijo de Natal, fique embaixo de um visgo! O visgo há tempos é considerado afrodisíaco, além de ser associado à vida e à fertilidade. Também é usado para decorar a casa desde antes da era cristã. Por que as pessoas se beijam quando passam embaixo do visgo? Era isso que os casais faziam como parte de um ritual primitivo de casamento. Casais que brigaram sempre se beijam embaixo do visgo para fazer as pazes.


Papai Noel


O gorducho de barba branca e risada alegre é conhecido no mundo todo por nomes diferentes. Porém, a maioria concorda que um bispo do século IV chamado São Nicolau serviu de inspiração para a criação do homem de vermelho
que todos conhecem tão bem. São Nicolau de Mira era famoso por seus presentes generosos aos pobres e ainda é retratado com túnicas vermelhas e barba branca até hoje.




Árvore de Natal

A tradição de se ter uma árvore de Natal em casa vem do século XVI, na Alemanha, quando as pessoas decoravam pequenas árvores com maçãs, flores de papel e até mesmo queijo para as crianças pegarem. Hoje, a árvore guarda todos os presentes maravilhosos até que possam ser abertos na manhã de Natal. A estrela que às vezes aparece no topo da árvore simboliza a Estrela de Belém.



Cartões de Natal


É um inglês, Sir Henry Cole, que leva o crédito por apresentar ao mundo o primeiro cartão de Natal. Ele andava ocupado demais para escrever mensagens pessoais a todos os amigos. Então, chamou um artista para fazer a ilustração num papel cartão dobrado. Dentro, escreveu: "Feliz Natal e um ótimo Ano Novo para você!".



12 dias de Natal

Essa aqui é para aqueles que amam uma comemoração em família bem prolongada. Esta comemoração de 12 dias é comum em diversas partes do mundo e é celebrada de várias formas. Alguns ganham presentes só no 1º. dia, outros ganham no 12º. Os mais sortudos ganham um presente em cada um dos 12 dias de Natal!


Agora que já sabemos mais a respeito dos símbolos que fazem parte de nosso Natal, chegou a hora de conhecer como essa data tão simbólica é comemorada mundo a fora?! Escolhi 4 lugares com culturas bem variadas e comemorações típicas para ficar mais dinâmico!! Então, vamos lá...


O primeiro país é o México ! Arriba, muchachos!! Os mexicanos celebram o Natal como um feriado religioso. Como preparo para o Natal, eles comemoram tradicionalmente a La Posada, em homenagem à jornada de Maria e José de Nazaré até Belém. À meia-noite, as pessoas estouram fogos de artifício,  tocam sinos e apitam. Só que as crianças mexicanas precisam ter muita paciência: só ganham presente no dia 6 de janeiro!
Luzes de Natal na Praça Zocalo, a mais importante na Cidade do Mexico


Passemos agora à turística e exuberante Suécia. Lá o Natal dura pouco mais de um mês. =O A partir do primeiro domingo do Advento, velas são acesas todo domingo que antecede o Natal. As comemorações e banquetes começam no dia 13 de dezembro, quando os suecos comemoram o dia de Santa Luzia. Aquela que é escolhida como Luzia ou Rainha da Luz se veste com uma túnica branca e usa uma coroa de velas na cabeça para oferecer comida a todos. Na véspera de Natal, a festança começa com um jantar farto, repleto de delícias natalinas, seguido de uma visita do Papai Noel com presentes para os bonzinhos. O clima festivo dura até janeiro, quando finalmente desmontam a árvore de Natal.
Velas do Advento
Santa Luzia



Continue Lendo

sábado, 24 de dezembro de 2011

[Especial de Natal] Indicação de Livros


 
Já falamos sobre culinária, filmes, séries, contos, animes, mangás e quadrinhos, mas não podemos esquecer da maior paixão que nos une: os livros.

Tentei fazer uma lista bem eclética: tem clássicos, infantis, romances, mistérios, culinária e etc. O Natal é um tema bem versátil na literatura.

Esse "Especial de Natal" só está sendo possível graças ao empenho de toda a equipe do blog e o feedback dos leitores, seja nos comentarios ou nas Redes Sociais do blog, só temos a agradecer!

E hoje, vespéra de Natal, não posso deixar de desejar um FELIZ NATAL e um ótimo 2012 a todos nossos leitores queridos e essa equipe que eu adoro! ^^




- Um Conto de Natal (Charles Dickens)
"Um Conto de Natal", do britânico Charles Dickens (1812-1870), está, certamente, entre as histórias mais difundidas da literatura ocidental. O enredo nos traz a figura de Scrooge, um rabugento homem de negócios de Londres, sovina e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Não deixa que ninguém rompa sua carapaça e preocupa-se apenas com seus lucros. No frio natalino, ele é visitado pelo fantasma de Marley, seu sócio, morto há algum tempo. Esta visita muda a sua vida.

A história foi escrita entre outubro e novembro de 1843, para ser publicada em capítulos de jornal, com ilustrações de John Leech, em dezembro do mesmo ano. O enredo é familiar a todos: foi filmado várias vezes, televisionado, adaptado para o teatro, para crianças, transformado em desenho animado e até em histórias em quadrinhos. [Skoob] // [Comprar]




- O Natal de Poirot (Agatha Christie)

Véspera de Natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada. Mas quando Hercule Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinham suas próprias razões para detestar o velho... [Skoob] // [Comprar] // [Resenha]




- Dom de Natal (Nora Roberts)
Após 10 anos longe de sua cidade, o jornalista Jason Law retorna para New Hampshire sob a égide do filho pródigo. Ele agora pensa em somente uma coisa: reencontrar Faith Kirkpatrick, seu primeiro amor, e sua primeira decepção na vida... Mas talvez ela não tenha mais tempo para Jason... A não ser que, inspirada pelo espírito natalino, crie coragem para tornar realidade seu maior desejo...
Nosso pedido de Natal Os gêmeos idênticos Zeke e Zach tinham somente um pedido para Papai Noel: uma nova mãe! Ao conhecerem a srta. Dayse, a nova professora de música, mal podiam acreditar em tamanha sorte. Por outro lado, convencer o pai deles, Mac Taylor, poderia ser muito mais difícil do que imaginavam. Será que Zeke e Zach ganhariam o presente que tanto queriam? [Skoob] // [Comprar]



- Esquecer o Natal (John Grisham)
Nada de árvores, estresse de shopping lotado, despesas sem controle, cartões com mensagens de paz e felicidade.
O Natal dos Krunk será diferente: no lugar da festa, do panetone, do peru ou das luzinhas piscando no quintal, o plano é fazer um cruzeiro ao Caribe e desprezar qualquer emoção natalina que ponha tudo a perder.
John Grisham provoca boas gargalhadas no leitor com esta hilariante fábula de Natal para os tempos modernos. [Skoob] // [Comprar]


Continue Lendo

[Animes e Quadrinhos] Especial de Natal


Seja nos animes ou nos quadrinhos é muito difícil você achar uma obra que aborde sobre o natal, entretanto o que não falta são especiais de natal e contos curtos, então trarei aqui alguns desses especiais.

Quadrinhos - Turma da Mônica – Um Natal Empacotado
Dentre os tantos especiais da turminha essa história ganhou uma versão on-line gratuita para todos entrarem no clima dos almanaques de natais da turma. Veja aqui .


Quadrinhos - Charlie Brown - O Natal Do Charlie Brown
Lançado inicialmente em quadrinhos nos "Peanuts” e ganhou sua animação em 1965, tendo sua exibição na Rede Record. A animação tem cerca de 25 minutos.

Anime - Love Hina – Especial de Natal
Feito no ano de 2000, o anime que é uma das comedias românticas mais famosas, mostra Keitaro tentando aproveitar todo o clima natalino para declarar seu amor por Naru, enquanta outras garotas também pensam no mesmo. O Especial aborda todos os dias que antecedem o Natal até a sua chegada e claro tudo com muitas trapalhadas.


Anime - Sakura Card Captor – Ep 35 – O maravilhoso natal de Sakura.
Nesse episódio a pobre Sakura não sabe que presente dar para o Shaoran, porém durante um passeio no parque ela se vê obrigada a unir forças com o garoto para lutar contra a carta do fogo.


Anime - Love Complex – Episódio 2.
Sem duvida a melhor comedia romântica dos últimos tempos, no segundo episodio de Lovecom, enquanto todos passam o natal com os namorados, Risa se vê sozinha, até a ex-namorada de Otani tem sua aparição, tudo regado a varias reviravoltas de como tudo isso vai acabar.


Mangá - A Longa Noite de P'ier Noel
Um romance em one-shot (Capitulo único) que conta a história de Mitsumori e Sido. Enquanto tudo que ela pretende é ter uma noite de natal com o namorado,ele odeia a data, a obra explora os motivos de Sido.

Mangá – Holy Glory
História em 4 capítulos que mostra um conto de natal durante a Inglaterra do século XIX. Contando as aventuras de um jovem ladrão, Salt e seu sócio Pierre que ao roubar uma bússola de um viajante qualquer entra em uma aventura ligada diretamente com o natal.

E tenham todos um FELIZ NATAL!!!

Continue Lendo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris