quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Resenha: "Apátrida" (Ana Paula Bergamasco)

Por Sheila: No interior da Polônia, no período após a 1ª guerra mundial, vive Irena, a mais nova de 8 filhos de humildes agricultores. Toda a história é narrada por esta mulher, desde sua infância até a meia-idade, suas crenças, lutas, dissabores.

Ainda pequena, aos 4 anos de idade, é visitada pela morte quando sua irmã Anna falece. No entanto, o enterro e a despedida dolorosa e difícil de entender a uma menina tão pequena, é também o momento de encontrar a pessoa que terá papel fundamental nos próximos anos de sua vida: Jacob, um menino judeu vindo de uma família que parece ter sérios conflitos com a sua, o que é evidenciado pelo comportamento reticente de seu pai.

Mesmo assim, seu interesse pelo menino acaba suplantando estas desavenças, tornando-se este um grande amigo e, mais tarde, um grande amor. Por questões culturais e ideológicas - a família de Jacob é judia e a de Irena católica ortodoxa - acabam não ficando juntos, casando Jacob com a também judia e refinada Ewa, deixando Irena sentindo-se miserável e preterida por ser apenas uma simples camponesa.

Parece que eu contei toda a história não? Mas este é apenas o início da trama. Irena, que debatia-se pelo desencantar de suas pretensões frustradas, não sabia que algo muito pior ainda estava por vir: a eclosão da 2ª Guerra Mundial, a caça Nazista aos judeus e - o que muitos as vezes esquecem - a miséria do povo Polonês, rendidos aos Alemães e levandos a vidas tão paupérrimas e miseráveis, se não nas ruas de sua pátria, em campos de concentração.

Logo no início, a autora fala sobre as agruras da Guerra pela voz de sua personagem Irena - que tem no livro a publicação de suas memórias:
Ainda não consigo entender o grau de loucura com que uma pessoa se reveste para, segundo ordens de seus superiores, matar seu igual ou atentar contra a vida de alguém, não importa o quanto este outro seja diferente. Autodefesa? Duvido. A maioria das guerras foram decididas por interesses econômicos. Então quando há o primeiro ferimento e a primeira morte não importa se de um soldado ou de um civil, as partes envolvidas se tornaram perdedoras. A vida tem um preço inestimável, imensurável. Nada justifica a sua perda. Desse modo, desconheço qualquer vencedor na segunda Grande Guerra. Todos tiveram baixas. Todos sofreram muito.
E é justamente dos sofrimentos e pesares vividos por esta mulher e seus familiares - pais, irmãos, sobrinhos e filhos - que trata a estória deste livro. Em meio aos sonhos destruídos, as lágrimas, traições e abandonos, a luta de alguns poucos por permanecerem HUMANOS apesar do status de menos que ratos infligidos pelo sistema Nazista, que além de lhes tirar a casa, afetos, dignidade, também lhes transformou em seres sem lugar: Irerna será uma Apátrida.
- Acho que tem alguma coisa errada no meu documento. Nasci na Polônia. Meus pais e avós, por séculos, são poloneses. No passaporte, na minha nacionalidades esta escrito: Apátrida. O que quer dizer isso?

O moço suspirou irritado. Parecia uma pergunta recorrente.

- Quer dizer que a senhora, daqui para diante, não tem pátria.
Eu não entendi. Como assim não ter pátria? A gente não nasce com ela? Inquiri o senhor, já quase em lágrimas. Ele suavizou a fala, um pouco mais condescendente.

- Sinto muito. Estas são as regras.
A narrativa é bem construída e amarrada. O livro possui capítulos pequenos, e é contado alternando entre o passado e futuro de Irena - os fantasmas do pretérito e sua influência na vida presente, chegando num ponto em que os dois acabam por culminar em um só e mesmo relato. A linguagem é clara e objetiva e, por mais que tenha-me feito emocionar mais de uma vez, em nenhum momento tende ao piegas ou ao sentimentalismo.

A par de outras obras existentes que tem por pano de fundo a Segunda Guerra, Apátrida mostra-se uma narrativa surpreendente, que emociona e também nos faz pensar. Mais do que falar das agruras do passado, vem para nos ajudar a refletir sobre o presente: quais são nossos valores? Por que temos tanta dificuldade em aceitar o que é diferente? Quem somos nós para julgar o Outro em sua singularidade? Dizendo que os ricos, os magros, os heterossexuais são o "normal", não criamos estigmas que fazem sofrer milhares de pessoas?

Por mais que o regime Nazista seja um exemplo extremado de até onde vai a intolerância pelos que são considerados "diferentes", é interessante nos perguntarmos o que temos feito para que a sociedade em que vivemos seja mais justa, e as pessoas possam viver em maior equidade ... Apátrida, vem para nos mostrar, mais uma vez, o quanto a literatura Nacional vem crescendo nos últimos anos, e nos brindando com obras tanto belas como bem escritas como esta. Super recomendo!

Continue Lendo

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Especial: OSCAR 2012

Olá senhoras e senhores! xD
 
Hoje, abriremos um espaço na nossa coluna sobre Cinema para falar única e exclusivamente sobre a maior premiação da sétima arte... O 84º OSCAR (Academy Awards) foi realizado neste domingo, 26 de fevereiro e contou com a presença de vários famosos e famosas.
Entre os astros e estrelas estavam os indicados George Clooney, Brad Pitt, Maryl Streep, Michelle Williams e Christopher Plummer.

Poster do OSCAR (abc)
Mas você quer saber um pouquinho sobre a história do OSCAR?
 
Reproduzo aqui parte do texto extraído do site OMELETE: “O Oscar é o mais conhecido e cobiçado prêmio do cinema hollywoodiano. Oferecido anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (no original: Academy of Motion Picture Arts and Sciences ou AMPAS) desde 1929, o prêmio foi uma idéia de Louis B. Mayer, chefe do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer (MGM).” Para ler mais, só clicar aqui.

Bom, acho que agora posso falar um pouquinho mais sobre essa última noite no tapete vermelho.
Eu vou comentar aqui as categorias principais, porque acho que o interesse maior é nelas. (Não que vocês não queiram saber quem levou o prêmio de melhor fotografia, mas enfim, se quiserem, cliquem AQUI)
 




Para quem está acompanhando ainda que muito pouco dessa fase de premiação, não será novidade eu dizer que o filme “O Artista” simplesmente levou todos os prêmios principais: Melhor Ator, Melhor Diretor e ainda, Melhor Filme.
Eu ainda não o assisti, confesso. (Isso porque fui hoje ao cinema e tinha um cartaz: “O Artista: em breve ¬¬).
Porém, sei que o filme é em preto e branco, com ótimo roteiro (apesar de não ter levado este prêmio em específico), ótima direção e ótimos atores. (Mas, momento fã: eu estava torcendo para o Clooney como melhor ator -.-)
Angelina "cinturafina" Jolie e Michelle
Williams. Arrasaram no look!

Surpresa ou não, outro filme que ganhou muito destaque foi “A Invenção de Hugo Cabret”, do diretor Martin Scorsese. Levou 5 OSCARS (todos em categorias técnicas, porém sei que é um filme cheio de efeitos. Muito bem produzido. Também, não é para menos: Martin Scorsese sempre arrasa em suas produções.)

Lógico que nós, brasileiros, ficamos um pouco ressentidos porque a animação “cute-cute” “RIO” concorria pela estatueta de Melhor Canção Original. Perdeu para “Os Muppets”. ¬¬

Agora, no geral: gostei da cerimônia, gostei do apresentador e adorei as celebridades e suas vestimentas. Hahaha

Brad Pitt disse para um entrevistador que é muito mais fácil os homens se vestirem para a premiação do que as mulheres.
Claro que isso é uma verdade, porque eles só escolhem um smoking e meu bem, VOCÊ É BRAD PITT, tem como ficar feio?!?!?!?!

Comentário à parte, adoro ver o “Pré-Show”, quando as estrelas chegam ao tapete vermelho, dão entrevistas e CLARO: pessoas fanáticas ficam berrando querendo um olhar de seu astro favorito, que seja.

E além dos vestidos das famosas, quem roubou na cena no tapete vermelho foi o humorista Sacha Baron (de "Borat") que aprontou com o apresentador do canal E!, ao vivo! Vejam:




E podem escrever: meta de vida dessa colunista é ir algum dia ao tapete vermelho, nem que seja só pra ficar sem voz de tanto gritar: “AHHH, GEORGE CLOONEY, AHHHH BRAD PITT, OMG, OMG, OMG!!!” =D
(Essa foto NÃO é do OSCAR, mas achei na internet e REALLY... *-*)

E vocês? Viram a cerimônia? Contem-me o que acharam ;)

Beijinhos,
Quel ^^

Continue Lendo

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

[Gastronomia e Literatura] Pão-de-Mel: Capítulo Vinte e Oito

Essa mensagem faz parte de uma série de postagens, capítulo a capítulo, com receitas inspiradas no enredo do livro "Pão de mel" (Rachel Cohn). Para ver as receitas anteriores clique aqui.

Bom Dia Pessoas,

Estamos a cada dia mais próximos do fim dessa parte da aventura de Cyd Charisse. E com isso a nossa coletânea de receitas só está aumentando e na minha modesta opinião, ficando a cada semana mais deliciosa...

Para a receita dessa semana me baseiei em um conselho de Pão-de-Mel (a boneca de Cyd) após ela conhecer sua meia irmã, Rhonda lisBeth., como vimos no último capítulo de uma forma um tanto abrupta.

O conselho: Sermos mais bonzinhos com gente infeliz.

A receita: Browie de Chocolate

Não conheço outra forma de ser bonzinho com gente infeliz sem ser com chocolate, então se alguém souber, por favor, deixe comentários.

Vamos à receita:

  • 3 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo
  • 1 xícara e 1/2 de chocolate em pó
  • 1 xícara de de óleo
  • 1 xícara e 1/2 de água fervendo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
          Cobertura:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sobremesa de margarina
  • 3 dedos de copo (250 ml) de leite de vaca
  • Chocolate granulado para enfeitar
 Preparo
  1. Bata tudo junto na batedeira, bater por uns 5 minutos
  2. Untar e enfarinhar a forma
  3. Levar ao forno pré-aquecido a 180º graus, por cerca de 40 minutos
    Cobertura:
  1. Misturar tudo, menos o granulado, levar ao fogo médio até ferver, cobrir o bolo e
  2. polvilhar com chocolate granulado

Super-Hiper-Mega-Blaster-Plus de fácil essa receita... não dá nem tempo de ficar triste hahahaha

Servido com sorvete então, hmmmm #ficaadica

Gostaram da receita dessa semana, pois então, não perca tempo e corre para a cozinha e depois volte aqui para comentar.

Até semana que vem com mais um capítulo da nossa aventura.

Boa Leitura e Bon Apetit

Continue Lendo

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Resenha: “Amante Sombrio” (J. R. Ward)

Por Juny: Esse é aquele tipo de livro que ao terminar você se pergunta: “Porque eu demorei tanto para começar essa série?”. Quem tem o livro ou está pensando se vale a pena começar a série “Irmandade da Adaga Negra”, não pense duas vezes, com certeza você não vai se arrepender.

Esqueça vampiros adolescentes que amam, são pacíficos, querem salvar o mundo ou algo do tipo. Aqui o negocio é sério. O livro é repleto de sexo e violência, com cenas de tirar o fôlego, muito bem escritas pela autora. E em meio a tudo isso há uma história muito bem construída. Como esse é o primeiro livro da série há muita introdução, que vai servir de base para os outros livros.

Os Vampiros são divididos entre os comuns, chamados de civis e os guerreiros que pertencem a irmandade da Adaga Negra. Um desses integrantes, líder do grupo e rei dos vampiros é Wrath, foco central desse livro.

Antes de morrer, Darius (outro membro da irmandade) dá a ele a missão de auxiliar sua filha, uma mestiça, que está prestes a passar pela transformação. Como Wrath é o único vampiro de sangue puro e o mais poderoso, Darius acha que é a única chance para que sua filha sobreviva.
Wrath: quase dois metros de puro terror trajado de couro. Seu cabelo era liso, longo e negro (...) Pesados óculos escuros escondiam-lhe os olhos jamais vistos por alguém. Os ombros tinham o dobro do tamanho dos da maioria dos homens. No rosto, a um só tempo aristocrático e brutal, transparecia o rei que era por nascimento e o guerreiro no qual o destino o transformara.
Beth é uma jornalista, muito séria e determinada, que tem uma vida normal, sem grandes expectativas até conhecer Wrath e todo esse mundo, até então desconhecido.

A Irmandade da Adaga Negra luta há séculos contra os “Redutores”, que são uma organização, liderada por Ômega que tem como objetivo eliminar todos os vampiros.

Nesse livro temos também a participação de Butch O'Neal, um investigador da policia, conhecido de Beth (a quem ela chama de “Bonzão” e não simpatiza muito) que começa a investigar mortes estranhas que vem acontecendo na cidade e acaba suspeitando de Wrath.

O foco desse livro é a eterna guerra entre vampiros x redutores e também o envolvimento entre Wrath e Beth. As coisas entre eles já começam eletrizantes, Beth não resiste aos encantos do desconhecido e bem antes de saber sobre seu passado já se envolve com ele.

Beth e Wrath - Deviantart, creditos aqui.

Wrath, apesar de insensível e muito sério, acaba mudando ao conhecer Beth. Apesar de ser quase cego ele é um dos irmãos mais fortes da Irmandade. Beth é uma protagonista forte, não se intimida facilmente e não perde tempo com besteira, enfrenta tudo com muita determinação. Os dois se completam, são um casal muito interessante, há muita química entre eles.
Wrath a puxou para si e abraçou-a forte, falando no antigo idioma outra vez. Quando a soltou, terminou seu monólogo com alguma coisa como leelan.

– Essa palavra para os vampiros significa "safada"? – perguntou.


– Nã
o. Justamente o contrário. - beijou-a. - Digamos que é digna de todo o meu respeito.
O desfecho da trama é muito bem escrito, cheio de ação e cenas de romance ardentes. Nesse livro conhecemos um pouco dos outros irmãos, mas só poderemos conhecê-los melhor nos próximos livros, afinal cada livro é referente à história de um deles.
Deixou escapar um suspiro de êxtase.
O paraíso; agora sabia como era o paraíso.
Há alguns erros de revisão no livro, não chega a atrapalhar a leitura, mas seria bem melhor se forem corrigidos nas próximas edições.

“A Irmandade da Adaga Negra” é uma série sobrenatural adulta que vale a pena ser lida. Recomendo muitoooo!


Continue Lendo

[Quadrinhos]: O Motoqueiro Fantasma


Chega as telonas o primeiro filme de herói do ano: Ghost Rider – O Motoqueiro Fantasma – que conta a famosa histórias dos quadrinhos da Marvel.

O personagem fora concebido no começo dos anos 70 onde os quadrinhos tentavam se livrar aos poucos da censura imposta sobre eles uma década antes, assim o personagem faria parte de uma linha de terror da editora.

O Herói é baseado em outro Ghost Rider dos anos 50, esse um Cowboy Fantasma que se vingava no velho Oeste. O protagonista da trama é Johnny Blaze que trabalha com acrobacias de motos em um circo e que após perder o pai e ser abandonado pela a família acaba morando no circo com uma família de motociclistas acrobatas e lá conhece sua mulher e amor da sua vida. Após perder seu padrasto Blaze vende sua alma ao que ele achava ser o Diabo, mas na verdade era o demônio Mefistofelis e vira o Motoqueiro Fantasma, encarnando o espírito da vingança e perseguindo as almas dos pecadores.
Nos anos 90 um novo Motoqueiro surgiu, Danny Ketch irmão de Blaze, apesar de ser corrente e ter sido o motoqueiro por quase uma década o personagem nunca caiu no gosto dos fãs como do Motoqueiro original.





Com isso esse mês nos cinemas o Motoqueiro esta incendiando as telas do cinema em seu segundo filme vivido por Nicolas Cage, veja o trailer:

Continue Lendo

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

[Séries] The Finder

Eu sei... Estou atrasada na postagem... Peço desculpas por não ter postado na semana passada, mas o note apagou tudo, depois foi o carnaval que me tomou todos os dias e horas seguintes. Virei pipoca atrás dos blocos e brinquei muito como bruxa, prisioneira e foliã alegre!! Espero que o carnaval de todos tenha sido maravilhoso, mesmo que passando em casa juntinho com o livro!! ^^

A série escolhida de hoje era para ser uma boa pedida para os dias de carnaval, mas como a colunista é lesa (please não me batem u.u), a indicação só sai na semana seguinte!! É tenso ser assim peeps!! Hi hi hi Então, quem aqui é fã de BONES?!?!?

Calma!! Muitos eu sei. E quem por aqui já ouviu falar da série engraçada, “investigativa” no melhor estilo Bones, e que por acaso é uma spin-off da série de sucesso???

Ainda não ouviu?!?! Venha comigo conhecer The Finder ...


  
The Finder foi apresentado pelo público pela primeira vez no episódio homônimo da 6ª Temporada de Bones (S06 X Ep19)...

Continue Lendo

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Novidades da Semana #28

Realmente,o Brasil INTEIRO pára durante o carnaval.Depois de muito tempo procurando... O Dear Book vem com as novidades dessa semana de carnaval. ;) Vamos lá!


F#d@-se o Cupido: Guia de Meninas Atrevidas Para Pegar Caras Gatos - Samantha Scholfield
Esse mês a Editora Best Seller traz para nós este lindo livrinho (interessante para as meninas, com certeza uma comédia para os meninos). Fiquem ligados, e aí vai a sinopse.
Sinopse:
Escrito para as mulheres que acreditam que não é apenas a carreira que se deve manter as rédeas da situação, F#d@-se o cupido! Revela o guia definitivo para quem quer romar a iniciativa e abordar os homens sem se meter em saias justas. A autora Samantha Scholfield estimula a autoconfiança da leitora oferecendo dicas para criar oportunidades de aproximação sem comprometer a autoestima e o bom humor. A leitora receberá orientações sobre os melhores lugares para fazer suas investidas e ainda aprenderá técnicas em que os homens nem percebem que estão sendo abordados. Com esse livro, as mulheres darão o primeiro passo de uma maneira natural e espontânea, virando o jogo da sedução à favor de todos!


Delírio - Lauren Oliver
A Editora Intrínseca finalmente, e pela graça de Deus, divulgou a capa nacional de Delírio, novo romance da escritora Lauren Oliver (a mesma de Antes Que Eu Vá) a ser lançado no Brasil, seguindo a linha da nova febre de romances distópicos. Sério, eu li o primeiro capítulo. É realmente delirante.

Sinopse:
Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que... Continue a ler aqui.


O Mundo Secreto de Johnny Depp - Nigel Goodall
*Suspiros máximos* Está chegando no Brasil uma nova biografia do super astro do cinema, favorito do diretor Tim Burton, gatérrimo-lindo-maravilhoso-tuuuudo-de-bom Johnny Depp. Se você NÃO SABE que ele é... Peraí, já estou contatando a NASA.
Sinopse:
Johnny Depp é um dos maiores astros de Hollywood e uma das personalidades mais idolatradas do cinema. Desde "Edward Mãos de Tesoura"- cujo papel-título o lançou ao estrelato em 1990- até as aclamadas interpretações do capitão Jack Sparrow, na série "Piratas do Caribe", e do Chapeleiro Maluco, em Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, seu estilo excêntrico e ótima aparência lhe renderam milhões de fãs em todo o mundo. Nesta biografia, Nigel Goodall traça o percurso do ator em direção à fama, da atuação na série de... Leia o restante aqui.

_______________________________________
NOVIDADES


A adaptação de Beautiful Creatures foi anunciada: o filme estreia dia 1 de Fevereiro de 2013 nos EUA. Veja mais:
Dirigido por Richard LaGravenese, o filme terá no elenco nomes como Viola Davis, Emma Thompson, Jack O’Connell e Alice Englert. LaGravenese também adaptará o romance de Kami Garcia e Margaret Stohl. As filmagens devem começar ainda em abril deste ano.
A Warner Bros. detém os direitos da adaptação desde 2009, quando o livro foi publicado originalmente. (fonte: Valerumlivro.mtv)
E aí, preparados?

Outro livro da rainha do sobrenatural que será adaptado. A bola da vez é A História Do Ladrão de Corpos.

‘A História do Ladrão de Corpos’, o quarto volume da saga do clássico vampiro Lestat, escrito por Anne Rice, será levado para o cinema. Ron Howard, através da Imagine Entertainment, adquiriu os direitos de adaptação do romance junto com um fundo indiano.
Lee Partterson roteirizará a obra, enquanto Alex Kurtzman e Roberto Orci atuarão como produtores. (fonte: Valerumlivro.mtv)


Muitas adaptações... E o livro O Circo da Noite nem foi lançado direito, e já corre a notícia da adaptação. A novidade é que Moira Buffini (roteirista do filme Jane Eyre de 2011) foi escalada pela Summit Entertainment para escrever a adaptação. Para a produção do filme, os nomes são David Heyman e Jeff Clifford. Vamos ver, né.



E, sem dúvida a notícia mais empolgante de todas (e que vocês provavelmente já devem ter visto): a diva da literatura contemporânea, J.K. Rowling, está se preparando para voltar à tona no mundo dos livros. Ela estará lançando um romance para adultos (já até assinou com a Little Brown), cujas informações, infelizmente, só serão liberadas mais para o final desse ano. Será que vocês, tal como eu, esperam algo épico? Imagina...
Sobre o livro, J.K. declarou:
Embora eu tenha gostado muito escrevê-los, meu próximo romance será muito diferente da série Harry Potter… A liberdade de explorar um novo território é um dom que o sucesso de Harry me trouxe, e com esse novo território parecia uma progressão lógica ter uma nova editora. Estou muito contente em ter uma segunda casa editorial na Little Brown, e uma equipe editorial que será um grande parceiro nesta nova fase da minha vida de escritora.
_________________________________________

E então, minha gente? O que vocês acharam? Essas novidades foram de MATAR, falaê? É. Tipo assim, eu NEM ESTOU desesperada por esse livro da Rowling que eu nem sei qual, como ou sobre o que é. Isso é normal? Sou só eu? Desesperada por novidades e comentários. Até semana que vem!

Continue Lendo

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Resenha: "O Assassinato de Roger Ackroyd" (Agatha Christie)

Por Sheila: Mais um Romance de Agatha Christie que tem como personagem principal o brilhante e extremamente meticuloso detetive belga Hercule Poirot. Decidido a aposentar-se da vida de investigações sobre assassinatos, traições, vinganças, Poirot resolve mudar-se para a pacata vila Britânica Kings About. No entanto, um grande amigo de seu mais recente vizinho, Dr Sheppard - que é quem nos narrará a história a partir de seu particular ponto de vista - é assassinado, cabendo a este narcisista homenzinho de bigodes pronunciados a sua solução.

A trama gira em torno do assassinato, logo no início do livro, de Roger Ackroyd que é um cidadão rico e proeminente, paciente e amigo do Dr Sheppard. Morto a punhaladas com adaga tunisiana de sua propriedade, Roger havia recebido uma carta de sua falecida amante, Mrs Ferrars, logo antes de ser assassinado.

A carta foi escrita por Mrs Ferrars antes de suicidar-se, onde esta revelava haver cometido tal ato por estar sofrendo chantagem. A partir desta, denuncia o nome do responsável por seu gesto, selando também o destino de Ackroyd - morto para não levar o criminoso à justiça. Dr Sheppard, que estava com Ackroyd quando este recebeu e começou por lê-la, é a única testemunha da existência da carta incriminadora.
Avançamos e curvamo-nos sobre aquele corpo inanimado. Ouvi o mordomo soltar um profundo gemido de angústia.

- Apunhalado pelas costas - murmurou - . É horrível! ...

- Olhe há cartas no chão. Olhei.

No soalho havia três ou quatro cartas, no lugar onde Acroyd as deixara pouco antes, durante a nossa conversa. Mas o sobrescrito azul que continha a carta de Mrs Ferrars desaparecera.
Começa então a caçada de Hercule Poirot, ajudado pelo Dr Sheppard, à solução deste mistério e busca da identidade do assassino. Escrito em 1926, O Assassinato de Roger Acrkoyd é considerado por muitos uma das mais famosas e intrigantes histórias de Agatha Christie, não só pelo jogo sutil entre verdades e mentiras e detalhes secundários que se explicam ao longo da trama e se encaixam no todo, mas por que o desenrolar da estória, inicialmente complexa, acaba por nos levar a um desfecho genial em sua lógica e simplicidade.

Uma das máximas mais utilizadas pelo detetive Poirot, neste e em todos os outros livros em que aparece como figura central, acaba sendo o ponto mais importante desta intrigante trama: numa investigação policial, nunca se esquecer que não se deve acreditar no que é dito, mas nos fatos. Se você é fã dos livros de Agatha Christie, esta é uma das leituras obrigatórias, onde nada é o que parece e o mistério não é solucionado até o surpreendente desfecho.


Continue Lendo

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

[Gastronomia e Literatura] Pão-de-Mel: Capítulo Vinte e Sete

Essa mensagem faz parte de uma série de postagens, capítulo a capítulo, com receitas inspiradas no enredo do livro "Pão de mel" (Rachel Cohn). Para ver as receitas anteriores clique aqui.

Bom Dia Pessoas,

Sinceramente, não tenho muito o que dizer sobre esse capítulo. Exceto que ele é quente... e vou deixar que a receita dessa semana fale por si só.

Bem, não nos demoremos muito e vamos a receita Corpos Ardentes (eu disse que era quente...)

Essa receita é bem simples e rápida. Vamos lá?

Ingredientes:
3 bolas de sorvete de chocolate
1 e 1/2 dose de licor de cacau
1 dose de conhaque

Modo de Preparo:

Bata tudo no liquidificador com três pedras de gelo. Sirva em um copo alto, com calda de chocolate na borda.

Essa receita rende 2 porções... então... deixa pra lá hahaha

Espero vocês na próxima semana para descobrirmos juntos o que as aventuras de Cyd nos reservam.

Até lá...

Boa Leitura e Bon Apetit

Continue Lendo

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Happy Hour #09 - O Carnaval

Olá, pessoal!! Como vocês estão nessa volta às aulas, hein? Espero que bem animados para estudar bastante! =P Já aproveito o embalo do nosso bate-papo para agradecer vocês ao carinho na Happy Hour #08. Os marcadores deram um show a parte! =D

Bom, vamos interromper nossa conversa e ir ao nosso assunto de hoje?! Eu não demorei muito para achar um tema bem bacana para a nossa coluna. Vou aproveitar que estamos em um dos feriados mais importantes do país e que, infelizmente, marca a real 'volta das férias' por aqui. Pois bem, o nosso ilustre tema de hoje é o Carnaval!!! Mas vamos ver essa data de um modo bem diferente. Hoje, vou apresentar para vocês um pouco da história da data , como é comemorado ao redor do mundo e, é claro, algumas curiosidades bem bacanas!!


Continue Lendo

Resenha: "Compramos um Zoológico" (Benjamin Mee)

Por Eliel: Imagine-se vivendo em um belo sítio com sua esposa (ou marido) e seus dois lindos filhos, trabalhando em casa e fazendo o que realmente gosta. Largaria tudo e compraria um zoológico? “Por que não?”, pensou Benjamin Mee. É exatamente sobre essa história real que trata o livro "Compramos um Zoológico".

Parece, às vezes, que ter tudo o que precisa não é suficiente para ser feliz. Às vezes, precisamos de um algo a mais que faça com que nossa vida tenha algum significado, e, acredito eu, que a realização de um sonho seja esse algo a mais.

Benjamin pensa assim. A cena retratada no começo desse texto é a clara descrição da vida que ele levava na França após se mudar da fria Londres. Parecia o Paraíso, mas é claro que também há problemas no Paraíso, como por exemplo, a necessidade de se construir uma casa que possa ter o mínimo de conforto para uma família.

Benjamin que é fascinado por animais, o que explica sua dissertação sobre a inteligência dos golfinhos, encontra ali uma fauna um tanto interessante, que vai de aves à insetos. Katherine, sua esposa parece se adaptar bem àquele novo ambiente, até mesmo cria uma rica horta em sua nova propriedade.

As coisas começam a ficar ruins quando Katherine é diagnosticada com um câncer no cérebro e terá que fazer uma cirurgia arriscada.
"Não havia muito o que dizer um ao outro, e dei-lhe um beijo de despedida sem saber se a veria novamente ou, se visse, quanto a operação poderia afetá-la."
A cirurgia foi um sucesso, porém não demorou muito e o pai de Benjamin falece. Quase que na mesma época surge a oportunidade da compra de um zoológico o que se torna uma solução para que sua mãe não fique tão só naquela casa enorme.

A idéia interessa a todos os familiares mais próximos e após um grande empenho fazem uma oferta para a compra do zoológico, porém esta é recusada. Mas eles nunca desistiram da idéia, até que novamente surge a oportunidade e junto com ela inúmeros obstáculos, a burocracia é um deles.

Benjamin não tinha a menor experiência. Nem sua esposa Katherine, sua mãe de 76 anos ou o irmão, todos os a quem tinha convencido a se unir a ele na busca de um sonho. Mas o que não tinham em experiência sobrava em entusiasmo. E isso contou muito para realização da compra.

Quando Benjamin chegou ao zoológico com sua família, descobriu que sua nova família incluía cerca de duzentos animais selvagens. Tomar decisões com respeito ao zoológico não era tão fácil quanto parecia, os primeiros dias foram os piores.
"A sensação de estar cercado de todos os lados aumentava, mas eu tinha a certeza de ter tomado a decisão certa com a informação palpável de que dispunha, e isso só me tornou mais determinado."
Jaguares em fuga, felinos com dor de dente e empréstimos bancários. Estes eram apenas alguns dos problemas com os quais Benjamin teve de lidar nos primeiros meses.

A grande reinauguração estava marcada para a primavera, mas havia ainda muito trabalho a ser feito e nada era fácil para um novato. Tigres fugiam, o dinheiro não era suficiente, os funcionários tinham dúvidas sobre a administração e as tensões familiares só aumentavam.

No entanto, nada se comparava à tragédia que atingiu a família. Katherine, depois de sobreviver a um tumor cerebral, recomeça a sentir os sintomas da doença. Cuidar da esposa torna-se mais uma tarefa a ser acrescentada aos problemas da gestão de um zoológico e da preparação de sua inauguração.
"Apesar de tudo, o tempo passado de forma tão íntima com Katherine era muito gratificante. Tínhamos nossos segredos."
Inspirados pela memória de Katherine e pelo poder de cura da incrível família de animais que eles aprenderam a amar, Benjamin resolve seguir em frente.
- Eu não quero chorar. Quero ser forte para você, papai.
"Compramos um zoológico" é uma história veridica que nos fará repensar nossos objetivos na vida. Uma narrativa inspiradora que tem muitas lições sobre sonhos e família.

Esse livro deu origem ao filme homônimo de Cameron Crowe com Matt Damon e Scarlet Johansson que estreou em 23 de dezembro de 2011. A capa do livro inclusive é a mesma do filme, que na minha opinião foi muito bem feita.

Com uma narrativa envolvente, apesar de ter algumas partes um pouco cansativa, o livro é altamente recomendável para aqueles que gostam de uma boa dose de realidade nas páginas dos livros.

Trailer do filme:

Continue Lendo

sábado, 18 de fevereiro de 2012

#PROMO Kit da HQ "Torre Negra" (Stephen King) - Via Twitter

A série "Torre Negra" do autor Stephen King foi um grande sucesso da literatura e agora pode ser conferida no formato de HQ.

Para celebrar o lançamento do terceiro volume dessa nova versão, estamos lançando um sorteio de um KIT com os 3 primeiros volumes do HQ!

1- Nasce o Pistoleiro [Sinopse]
2- O longo caminho para a casa [Sinopse]
3- Traição [Sinopse]

Quer participar? É muito fácil participar, basta ter um twitter e seguir as seguintes regras:

Continue Lendo

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Novidades da Semana #27

Hello, pessoinhas lindas! Como vão vocês? A vida está boa, com muitos livro e essas coisas? Espero que sim, hein! ;)
Eu aqui só posso dizer uma coisa: está CALOR. Ah, e é claro: CARNAVAL, GENTE! Quem está empolgado para esses dias de folga???! *--*
Vamos lá, então...

Alice de novo - Judi Curtin
Um novo livro que provavelmente segue um perfil bem levezinho para ocupar nosso tempo. Quem pressente uma história fofinha? Vamos conferir a sinopse, e saber uma pouco mais sobre ele...
Sinopse:
Megan está indo passar uma semana inteirinha com a amiga na Irlanda. Afinal, elas não se veem desde que Alice se mudou com a mãe e o irmão para Dublin. Os planos para a viagem não poderiam ser melhores: muitos passeios pela cidade, idas ao cinema e o melhor chocolate quente do mundo! Mas parece... Continuar a ler aqui.


Quatro Para Marcar (Uma Nova Aventura de Stephanie Plum #4) - Jane Evanovich
Bem, tirando o óbvio fato de que essa capa parece ter sido feita no Paint, o livro é de uma série que eu nunca ouvi falar e que já está no quarto livro. Alguém já leu? Bom, vamos logo para a sinopse.
Sinopse:
Stephanie Plum está às voltas com um novo caso. Desta vez, a caçadora de recompensas de Trenton, Nova Jersey, precisa encontrar Maxime Nowicki, a garçonete acusada pelo roubo do carro do ex-namorado Eddie Kuntz. Mensagens criptografadas, pistas nos lugares mais inusitados, suspense na medida certa, cenas bem-humoradas e pitadas de romance dão o ritmo de Quatro para marcar. O título chega às livrarias pouco antes da estreia de Como agarrar meu ex-namorado, adaptação para o cinema de Um dinheiro nada fácil, primeiro título da série protagonizada pela atrapalhada Plum. Aparentemente simples, o caso revela-se mais intrincado do que Stephanie imagina. Quanto mais vestígios reúne sobre o paradeiro de Maxime, mais Stephanie vê-se diante de uma história complicada, que se revela-se muito mais do que um simples ato de vingança contra um ex-namorado. Dia após dia, ela toma conhecimento de pequenos crimes cometidos contra os amigos de Maxime, um dedo decepado aqui, a mãe escalpelada ali, até a morte da funcionária de uma loja de conveniência que sempre atendia Maxime. Como se não bastasse tudo isso... Leia mais da sinopse aqui.



As Aventuras de Tintim - Hergé
Com a adaptação cinematográfica, surgem as edições especiais do nosso detetive Tintim. Este livro, que é uma junção de duas de suas histórias, nos leva às aventuras do personagem no qual o filme foi baseado. Eu ainda não vi, infelizmente. Vamos ler a sinopse, e dar uma olhadinha?
Sinopse:
Dois casos intrigantes enfrentados por Tintim chegam reunidos neste volume especial. Em O segredo do Licorne, Tintim compra para o amigo Haddock o modelo de um galeão antigo, que, por coincidência, é a réplica do navio de um antepassado do capitão, o cavaleiro de Hadoque. O modelo é roubado, e logo depois a casa de Tintim é toda revirada. O que os assaltantes procuravam? Por sua vez, o capitão acha no sótão de casa as memórias do cavaleiro. Nelas, ele narra seu encontro no Caribe com o pirata Rackham, o Terrível, que o captura com seu navio, para o qual transfere os tesouros que havia pilhado. O cavaleiro consegue escapar e afunda o Licorne com todo o tesouro a bordo. Hadoque divide o mapa com a localização do naufrágio em três partes, que esconde em réplicas do navio. Muitos anos depois, Tintim e seus amigos decidem buscar as partes do mapa, sabendo que para isso terão de driblar uma quadrilha perigosa. Em O tesouro de Rackham, o Terrível, Tintim e o capitão Haddock, já de posse das... Leia mais aqui.

Presentes da Vida - Emily Giffin
A queridíssima autora Emily Giffin tem mais um de seus comoventes livros publicados aqui, no Brasil, pela editora Novo Conceito, e esse lançamento simplesmente promete! Quem já leu os outros romances da autora sabe do que eu estou falando!
Sinopse:
Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar... Para ler o restante, clique aqui

Carolina se Apaixona - Federico Moccia
A editora planeta preparou para nós um lançamento interessante, do escritor italiano Federico Moccia, o livro Carolina se apaixona. Ele é um autor pouco conhecido aqui no Brasil, mas lá fora, principalmente Itália, Espanha e Portugal, ele é um fenômeno e já teve 5 de seus livros adaptados. Eaí, se interessaram?
Sinopse:
Carolina tem catorze anos de idade. Vive um momento mágico em sua vida. As amigas, sempre por perto. E os sonhos, quantos sonhos! E há os primeiros beijos roubados no escurinho do portão. E sempre aquela música que surge no momento certo. Festas, escola, brincadeiras, mas também existem as provas e outras coisas de gente grande. A avó é maravilhosa e sabe enxergá-la bem longe, lá no fundo de sua alma. Sobre o amor? O que se sabe? O que se vive? Como é realmente o amor? Talvez ele tenha os olhos de Massimiliano? O amor é aquilo? Quem sabe... Mas Carolina perdeu o... Continue a ler aqui.


Conselhos Amorosos de Emily Brontë - Anne Donovan
Este livro, que pelo que eu já vi por aí, é extremamente fofo, estará sendo lançado com o selo Essência da editora Planeta. Inclusive, terminou ontem um concurso cultural que elegeria cinco leitoras para tirarem uma "prova" do livro antes do lançamento, vocês viram? Então, vamos lá. Vamos ver um pouco mais.
Sinopse:
As coisas nunca são monótonas na família O'Connell. Ainda assim, Fiona, espremida entre seu quieto irmão e suas travessas irmãs gêmeas dançarinas de fila, pensa que a vida em seu pobre apartamento é muito menos interessante do que Emily Brontë. Mas a tragédia não se limita a romances vitorianos, e a vida para Fiona nesta feliz instalação doméstica está prestes a mudar para sempre. Na sequência dos acontecimentos devastadores de um só dia, a família pode nunca ser a mesma. Mas talvez novas relações irão se desenvolver - construídas sobre uma base sólida de amor.



Hunger Games: A Filosofia Por Trás dos Jogos Vorazes - Lois H. Gresh
Com toda a publicidade feita pela própria produtora, a franquia de Jogos Vorazes, que promete ser outra dessas milionárias, ainda pode ganhar muito mais publicidade vinda de todos os lados. A editora Lua de Papel divulgou uma foto em seu Facebook esta foto, que seria seu próximo lançamento. O livro é um guia não oficial do fenômeno mundial Jogos Vorazes, e está previsto para Março, mesmo mês de estreia do filme.
Sinopse:
Para todos aqueles que adoram Katniss e Peeta, e não pode ter o suficiente, este guia complementar para a popular série de jogos Fome é uma leitura obrigatória e um presente fantástico.
Vá mais fundo no mundo pós-apocalíptico criado por Suzanne Collins do que você jamais imaginou ser possível, um futuro alternativo onde meninos e meninas são escolhidos a partir de doze distritos para competir nos Jogos Vorazes, uma luta televisionada até a morte o. Quando Katniss, 16 anos, descobre que sua irmã mais nova foi escolhida, Kat dá um passo a frente para lutar em seu lugar - e os jogos começam. Este guia não autorizado leva o leitor por trás do palco.
Hunger Games: A Filosofia por Trás dos Jogos inclui fatos históricos fascinantes sobre a ação em todos os três livros, uma biografia reveladora da autora, e insights surpreendentes em temas principais da série e características - de natureza maligna, para armamento e rebeliões, para sobreviver ao fim do mundo. É tudo o que os fãs ansiaram desde o primeiro livro!
Este livro não é autorizado por Suzanne Collins, Scholastic Press ou qualquer pessoa envolvida no filme Jogos Vorazes.


Segurança Máxima (Cherub #3) - Robert Muchamore
A editora Fundamento está com um lançamento YA incrível: a sequência da séria Cherub, uma séri sobre espionagem. *--* Vamos ver a sinopse?
Sinopse:
CHERUB é uma agência de espionagem. Seus agentes têm entre 10 e 17 anos e costumam passar despercebidos no mundo dos adultos, que não veem uma criança ou adolescente como ameaça. Oficialmente, esses agentes não existem. Não há dúvida de que a presença de Lauren, irmã mais nova de James Adams, dá ao garoto forças para suportar a pressão de fazer parte de CHERUB. Por coincidência, ela irá participar de seu primeiro caso junto com o irmão. Eles e Dave Moss, que é muito experiente, viajarão aos Estados Unidos para tentar descobrir o paradeiro de uma traficante internacional de armas. James e Dave terão que se infiltrar em uma prisão para adolescentes e fazer amizade com o filho da traficante, um assassino confesso. O objetivo? Ajudá-lo a escapar de lá para que depois o garoto os... Leia mais aqui.
_________________________________________
NOVIDADES


Entrevista com a autora best-selling de O Circo da Noite (lançamento da editora Intrínseca), Erin Morgenstern. Para quem JÁ ESQUECEU, aqui vai um pouquinho do livro:
Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos ... Continue a ler aqui.

[#Atualização] Sorry, gente! Acabei me distraindo e esqueci de postar o vídeo da entrevista. Vocês me perdoam? Agora sim, aqui está:



Prontinho! ;) [#]

 
Novo trailer de Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros, baseado na obra de mesmo nome. O autor, que também escreveu Orgulho e Preconceito e Zumbis, é autor best-seller do New York Times, e para adaptar seu livro, ninguém mais, ninguém menos que Tim Burton dirigindo a versão cinematográfica. Empolgados?Abaixo, o trailer legendado.


_________________________________________


E então? O que vocês acharam dessas novidades? Gostaram? Detestaram? Algo interessante que queiram comentar? Digam-me aqui embaixo, nos comentários ^.^ Adoro saber a opinião de vocês. Até semana que vem!

Continue Lendo

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Resenha: “Shadowspell - O misterioso Reino de Avalon” (Jena Black)

- Clique aqui para ler a resenha do livro anterior, “Glimmerglass - O encontro de dois mundos”

LinkPor Juny: Dana é uma “faeriewalker”, uma espécie raríssima que pode transportar tecnologia para Faerie e magia para o nosso mundo. No primeiro livro acompanhamos sua descoberta dos poderes e de todas as tramas políticas que a envolvem.

Em “Shadowspell” as coisas ficam mais tensas, Dana precisa morar na “Casa Segura”, um local que poucos sabem como chegar, escondidos nos túneis de Avalon e também só pode sair de casa com dois seguranças, afinal há várias pessoas que a querem morta ou querem se aproveitar de suas habilidades de faeriewalker.

Tudo piora quando o Erlking (bárbaro, imortal e sanguinário; temidos pelas duas rainhas de Farie) e seus cavaleiros bárbaros vem para uma caçada em Avalon e resolvem ficar um tempo. Erlking ou melhor Arawn (para os íntimos) é extremamente sedutor e Dana não consegue ignorar isso. E ele tem vários tipos de interesses em Dana.
Seus lábios demoram um segundo a mais nos sobre os meus antes de ele interromper o beijo, com as mãos em meus ombros para me amparar. Eu me senti tonta e fraca, atordoada demais para me lembrar exatamente onde eu estava e o que eu fazia.
Em meio a tudo isso, como todo bom YA Book, o que não falta é romance. Dana se vê em um relacionamento problemático com Ethan, em meio a momentos de paixão e ciúmes. Há também Keane, que embora seja muito reservado demonstra certo interesse por ela. E não podemos esquecer do Erlking, que é extremamente sexy e também quer Dana.
–Você vai me deixar de cabelos brancos antes dos 20 anos.
Dei de ombros.
– Você tinge o cabelo mesmo, então ninguém vai notar.
Ele Riu com isso.
– Então, amigos de novo? perguntei, estendendo a mão.
Ele me lançou um olhar inescrutável, depois segurou a minha mão e a apertou em vez de balançar.
A maioria das personagens nesse livro parecem ter duas caras, ora agem por seus sentimentos, ora só pelos seus interesses políticos. O que mais me intrigou foi o Erlking, ainda não consegui defini-lo muito bem como vilão e muito menos como mocinho, porém é inquestionável que ele acabou por se tornar a personagem mais interessante da série.
Havia uma pontada de preocupação em seu olhar, mas aparentemente não havia nada de errado com ela, e ela lançou seu sorriso maligno para mim mais uma vez. Fechei meus olhos em desespero. Eu tinha fracassado.
A única coisa que me decepcionou foi que mais uma vez esperei por ver Dana adentrar Farie, conhecer o outro lado da fronteira e as rainhas que a querem morta, porém a trama se passou só em Avalon.

Embora a capa da versão brasileira seja muito linda, gostei mais da original (vide imagem a direita), pois tem tudo a ver com o enredo (o veado é o símbolo do Erlking).

Gostei do primeiro livro da série, “Glimmerglass”, porém após a leitura de “Shadowspell” a série subiu consideravelmente no meu conceito e está entre as minhas favoritas. A série “Faeriewalker” é repleta de intrigas, ação, mistérios e romance! Recomendo!

Continue Lendo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris