segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Resenha: "Solomon Kane - A Saga Completa" (Robert E. Howard)




Sinopse: 'Solomon Kane: A Saga Completa' é uma obra na qual o leitor terá oportunidade de conhecer diversas aventuras de Solomon Kane, o famoso puritano inglês. Histórias repletas de fantasia, seres demoníacos e misteriosos, além de batalhas épicas. 

Após o lançamento de Conan, o bárbaro, a Generale traz para o público brasileiro uma coletânea de contos de Robert E. Howard sobre Solomon Kane. Neste livro, são também publicadas cartas do arquivo pessoal do autor, incluindo a correspondência enviada por seu pai a H. P. Lovecraft, um tocante relato sobre o suicídio de Howard. 

Conheça as histórias que inspiraram grandes autores e roteiristas e que serviram de base para o filme Solomon Kane - o caçador de demônios. Leitura obrigatória para fãs de leitura de fantasia e do gênero espada e feitiçaria.


Por Jayne Cordeiro: Quando peguei o livro Salomon Kane - A Saga Completa, eu não tinha nenhuma noção sobre o personagem ou como suas histórias tinham sido fundamentais na época para a criação desse universo de fantasia tão explorado hoje em dia. O livro, que visualmente parece ter sido feito com todo o cuidado, também tem toda uma preocupação em não apenas nos entregar os contos sobre esse personagem, mas também de ambientalizar o que eles foram para a época em que foram lançados e como influenciaram hoje.

Se este é o seu primeiro contato com uma obra desse impressionante escritor, há algumas coisas que você precisa saber, como o fato de ele ser considerado o "pai" do gênero espada e feitiçaria, tendo precedido em muitas décadas expoentes que são referências no gênero, como J. R. R. Tolkien, Michael Moorcock e, mais recentemente, George R. R. Martin.


Esse prefácio é fundamental para que o leitor chegue na obra com um olhar bem diferente, e perceba as técnicas das histórias, não como algo batido (clichê), mas como o ponto inicial do que vemos muito hoje em dia. O livro é composto de vários contos envolvendo o mesmo protagonista, e são de tamanhos variados, sempre tendo um ponto inicial e final na aventura daquela vez. São aventuras que envolvem sempre o protagonista combatendo algum mal, seja ele humano ou sobrenatural. São histórias bem desenvolvidas e bem condizentes com a época em que foram escritas, começando na década de 20, então é possível perceber certos pensamentos comuns da época, mas que não atrapalham a história.

Kane, movendo-se com a velocidade de um lobo esfomeado, disparou utilizando a segunda pistola com o mesmo resultado ineficaz, desembainhou seu longo florete e estocou o centro do atacante enevoado. A lâmina cantou ao atravessá-lo por completo, sem encontrar resistência sólida, mas o puritano sentiu dedos gelados apertarem seus membros e garras bestiais rasgarem suas vestes e até a pele debaixo delas.

Salomon Kane é personagem bem interessante e complexo. Um homem que vaga pela Terra lutando contra homens e criaturas cruéis, buscando ajudar os indefesos. Um conto por si só não possibilita que muito seja feito ou analisado na escrita, mas quando você pega uma obra completa, com todos esses contos reunidos, é fácil ver a evolução do personagem a cada ano. Na verdade é uma evolução tanto do personagem, quanto do autor, a cada conto escrito. A escrita dele é envolvente e bem detalhada, sendo perfeita para o tipo de história que foi criada.

A vila silenciosa com seu fardo de morte e mistério desaparecia atrás dele. A mais profunda quietude reinava em meio àquelas terras altas, de secretividade absoluta, onde os pássaros não cantavam, e apenas uma silenciosa arara planava entre as grandes árvores. Os únicos sons eram as passadas felinas de Kane e o murmurar da bria assombrada pelos tambores.

Para quem gosta desse estilo de fantasia, com um guerreiro em combates contra seres sobrenaturais, com certeza precisa ler este livro sobre Salomon Kane. Não é de nenhuma forma uma história romântica, com foco total na aventura, mas continua sendo uma leitura bem legal. A editora está de parabéns pelo cuidado que teve em toda a elaboração do projeto, com direito a presença de cartas escritas pelo autor e pelo seu pai, além de informações sobre o filme que foi feito baseado nessa obra, e que apesar de não ter feito sucesso, agradou bastante. Então espero que deem uma chance a essa história que apesar de antiga, ainda é bem atual. Abraços!







Curta o Dear Book no Facebook
Siga @dear_book no Twitter e @dearbookbr no Instagram.

0 comentários

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato