quinta-feira, 27 de setembro de 2018

[Cineclube]: A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata





Cineclube é uma coluna semanal que tem como objetivo trazer para os leitores do Dear Book, críticas sobre filmes (do retrô até os últimos lançamentos), além de alguns especiais sobre temas do universo cinematográfico, passando eventualmente pelas séries que tocam nossos corações (seja por amor ou total aversão mesmo). Qualquer assunto da sétima arte que mereça ser discutido você vai ver por aqui, no Cineclube.





Titulo: A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata
Data de lançamento (Brasil): 10 de agosto de 2018
Diretor: Mike Newell
Elenco principal: Lily James, Michiel Huisman, Matthew Goode, Jessica Brown Findlay, Tom Courtenay, Penelope Wilton, Katherine Parkinson e Glen Powell
Gênero: Drama, Romance


Juliet Ashton (Lily James) é uma escritora na Londres de 1946 que decide visitar Guernsey, uma das Ilhas do Canal invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, depois que ela recebe uma carta de um fazendeiro contando sobre como um clube do livro local foi fundado durante a guerra. Lá ela constrói profundos relacionamentos com os moradores da ilha e decide escrever um livro sobre as experiências deles na guerra.


Este filme com um nome bastante peculiar é um dos filmes originais e recentes da Netflix e que trás suma história bem interessante. Para os amantes da leitura, ele tem um gostinho bem especial, porque há várias referências a clássicos literários, além da mensagem legal que o filme trás, sobre como os livros podem mudar a vida das pessoas, e uni-las nos momentos difíceis. E uma das coisas que mais me atraíram nesse filme, é o fato de ele se passar durante e logo após a 2ª Guerra.


Assim temos um momento histórico bem interessante e que pode ser bem aproveitado. É daí que o roteiro puxa toda a sua carga dramática, mostrando como a invasão alemã mudou a vida dessas pessoas e como influenciaram suas atitudes. A história é simples, mas contada de forma doce e com uma dose de mistério, já que nenhuma informação é dada de qualquer forma ou espontaneamente. Os cenários que retratam a ilha são espetaculares, e o figurino e detalhes foram colocados de forma bem condizente com a época.


Lily James (atriz que sou apaixonada) está um verdadeiro doce nessa história, como uma autora que ainda guarda sequelas emocionais dos tempos de guerra e parece não se adaptar facilmente ao fim dela. Conhecer esta Sociedade é fundamental para que ela consiga lidar com os seus sentimentos e descubra quem ela quer ser ou onde estar. O elenco também trás outros poucos nomes conhecidos como Michiel Huisman (que já vi milhares de vezes em A Incrível História de Adeline) e Matthew Goode ( da série Downton Abbey), que estiverem bem em seus papeis.


O filme A Sociedade Literária é um filme interessante e atraente de se assistir, principalmente se você gosta de filmes baseados em momentos históricos, com um elenco carismático e a dosagem certa de drama e romance. É uma boa opção para quer assistir algo bem feito e realista, e ainda fantasiar um pouco. Vale a pena dar uma chance a esse filme.







Jayne Cordeiro é de Salvador-Bahia, e tem 26 anos. Enfermeira, com pós graduação em auditoria, sempre foi apaixonada por livros e filmes, e entrou no universo dos blogs em 2015, ao se tornar resenhista literária da página Maravilhosas Descobertas. Além disso, hoje ela também participa do blog O Clube da Meia Noite, como resenhista literária e esporadicamente na crítica de filmes. E agora faz parte do blog Dear Book com a nova coluna sobre filmes, Cineclube.

     Redes Sociais de Jayne:
                                                         SKOOB
                                                        FILMOW

                         E você, o que achou da coluna? Deixe seu comentário!


Até o próximo Cineclube!
#blogdearbook #dearbookbr
#cineclube









Curta o Dear Book no Facebook
Siga @dear_book no Twitter e @dearbookbr no Instagram.




0 comentários

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato