sexta-feira, 21 de junho de 2019

Resenha: "Escrever Ficção: Um Manual de Criação Literária" (Luiz Antonio de Assis Brasil)

Colaboração: Luís Roberto Amabile

Sinopse: O criador da mais célebre oficina de escrita literária no Brasil transformou em livro o curso que formou muitos dos grandes escritores brasileiros contemporâneos.

“Este é um livro imaginado para auxiliar quem deseja escrever textos de ficção.” O escritor e professor Luiz Antonio de Assis Brasil registrou aqui sua experiência ao longo de 34 anos ininterruptos de trabalho com a Oficina de Criação Literária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e também no programa de pós-graduação em escrita criativa na mesma universidade. 


Com a perspectiva de um ficcionista dialogando com outros ficcionistas, ele apresenta ferramentas indispensáveis para a formação de um escritor. Avesso a fórmulas, Assis ressalta o papel da leitura constante de obras literárias para quem ser se tornar autor de ficção ― e são essas obras as grandes referências de seus cursos e deste manual indispensável, que contou com a colaboração do escritor e ex-aluno Luís Roberto Amabile.
“Assis Brasil não ensina ao autor como deve ou não escrever. Sua abordagem consiste em escrutinar o repertório técnico fornecido pela tradição literária para permitir ao autor que conduza seu próprio florescimento, destravando potenciais e refinando o estilo.” ― Daniel Galera, autor de Barba ensopada de sangue e Mãos de cavalo
“Não bastasse sua notável obra, Assis Brasil foi decisivo na formação e também na consolidação de vários novos autores brasileiros surgidos nas últimas décadas. Um escritor, grande escritor, que faz diferença em todos os sentidos.” ― Paulo Scott, autor de Habitante irreal e Ithaca Road

Por Eliel: Luiz Antonio de Assis Brasil tem uma vasta experiência no ramo da literatura ficcional, principalmente à frente da Oficina de Criação Literária da Escola de Humanidades da PUC-RS e, recentemente, dos programas de Mestrado e Doutorado de Escrita Criativa. Com toda essa bagagem está sintetizada nesse novo livro que tem como objetivo guiar novos escritores nessa arte. Porém, não pense que trata-se um passo-a-passo ou de um tutorial. Aqui são apresentadas ferramentas e reflexões que irão auxiliar a quem se propõe a contar uma história.

Um livro que foi feito pensando em um público tão especifico, como o dos escritores, mas que também dialoga sobre a escrita com o leitor final sem subestimá-lo e além disso, que mais parece uma conversa com um bom professor pronto a provocar discussões acerca do assunto.

São nove capítulos que abrangem a criação da ficção e um último que serve de recapitulação de todas as ideias apresentadas nos capítulos anteriores. Esse é um recurso muito interessante para a fixação dos conceitos. Essa recapitulação é apresentada na forma de uma construção de um romance linear e serve para qualquer fase do projeto literário, desde que ele já tenha sido idealizado.

Como professor ele vai além ao tratar até mesmo da postura que o ficcionista deve adotar, pois o mesmo deve ser um bom leitor, praticar sempre sua escrita e vivenciar histórias. Isso irá treinar o olhar critico para enxergar boas narrativas que merecem ser contadas. 

Com esse livro em mãos temos acesso à uma gama de bons romances recomendados pelo autor ao longo dos capítulos, principalmente para exemplificar os conceitos. Entre romances clássicos e contemporâneos o escritor que usar esse livro como um guia terá muito material de apoio e leitura. Lembrando que um bom escritor é um bom leitor.

Um dos conceitos mais frisados é a construção de bons personagens, além, de um capitulo totalmente dedicado a esse assunto, vira e mexe o autor retorna ao tema e dá mais dicas sobre como esse conceito de construção está intimamente ligado aos outros.

Recomendo o livro a quem quer escrever um romance antes de ter o filho e plantar a árvore, a quem quer se profissionalizar na área ou quem quer se aprofundar no assunto. Mas aqui cabe um aviso, é praticamente impossível não terminar o livro com a cabeça fervilhando de ideias para já começar a escrever.

Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta

Compre na Amazon através do link e continue ajudando o Dear Book a crescer:

0 comentários

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato