Mostrando postagens com marcador Editora Porto de Ideias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Editora Porto de Ideias. Mostrar todas as postagens
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

RESENHA "Esmera" - A. P. Ribeiro

A verdade é que a cada dia que passa tenho me convencido que os livros nacionais estão melhorando e muito. Com Esmera, da autora Ana Paula Ribeiro, não foi diferente. A história foi bem conduzida, exceto por alguns poucos detalhes, que explicarei posteriormente.

Esmera conta a história de Anika Atlantis Magnus, uma garota criada em um orfanato que sequer sabe sua descendência real em um mundo encantado. Logo nas primeiras páginas sentimos o êxtase da aventura, pois a saga começa cheia de ação. Kira, a irmã de Anika, tenta fugir dos demônios que estão atrás de toda a sua família para salvar sua irmã caçula. Anika se salva, mas Kira não.

A garota é criada por Padre Pedro em um orfanato, e é batizada com o nome de Annia, só que não é feliz com a vida que leva, mas quinze anos depois tem uma surpresa: em uma dia de visita em seu orfanato um gato lhe chama a atenção. Ele conversa com Annia, o que a surpreende. No entanto, a conversa não se alonga por muito tempo, pois o orfanato é invadido pelos demônios que estão, agora, atrás de Annia. Uma batalha é travada entre o bem e o mal e um portal finalmente se abre, nesse momento conhecemos Esmera, o mundo encantado, ao qual Annia pertence.

A orfã tem acesso ao mundo que nem imaginava existir e percebe que ali sempre fora o seu lugar. Ali conhece Marisca, Erick, Dante, uns dos integrantes da Guarda dos Nove e muitos outros personagens. O que ela não sabe, no entanto, é que naquele momento é uma foragida do império que se juntou aos rebeldes que são, na verdade, A Guarda dos Nove, soldados que lutam contra o tirano Baltazar, o imperador.

Nesse livro não contamos apenas com a história de Anika, mas sim com o príncipe Iriard, filho do imperador, que por motivos muito contundentes se junta aos rebeldes e proclama guerra contra o império e seu imperador. Pyro, um dos demônios, também se rebela e ao se afeiçoar com a Imperatriz da Água, Anika Magnus, torna-se um dos rebeldes, apesar de esconder sua identidade verdadeira. Katerine, a Capitã do Barco Coração de Esmera, também faz parte do time rebelde e se mostra uma corajosa e excelente personagem, além de Marfinos, um bravo guerreiro e rei rebelde.
_Rebeldes, há algumas horas, a fortaleza de Frontem foi atacada por Baltazar e seu exército. Fomos derrotados, massacrados e humilhados. Perdemos irmãos e irmãs, apenas para alimentar o ego do imperador. Há quinze anos perdemos tudo e todos que amávamos. Mas nossa hora chegou. Todos os que querem vingança, justiça e honra, encontrarão a oportunidade na floresta das almas, ao pôr-do-sol do dia da lua.
A história tem por base a retomada da família de Anika no poder, ou seja, a garota deverá lutar e ser coroada Imperatriz da Água, tirando Baltazar do poder, mas para isso precisa derrotar Os Sete Demônios, que assim como a Guarda dos Nove ostenta um poder incomparável e para sermos mais claros, são imortais, o único diferencial.
O alerta soou no castelo de Aquária. Os soldados que seguiam em direção à forca, correram para os muros da fortaleza. Uma grande bola em chamas aterrisou muito perto de onde estavam. Dante ria cada vez mais alto, e Iriard percebeu o motivo de tamanha alegria. Os rebeldes estavam atacando.
Não vou contar o que acontece, pois vocês têm que ler! Só digo uma coisa: vale a pena ler a batalha que é travada entre os rebeldes e o império. Ana Paula Ribeiro soube explorar muito bem esse lado guerrilheiro.

Agora, um dos detalhes que deixaram a desejar, primeiramente, fora a revisão do texto. Existem muitos erros, alguns gritantes, como omissão de algumas palavras que são necessárias para o entendimento dos diálogos e alguns erros de ortografia. Sério, gente, muitos erros gramaticais fazem uma obra por mais magnífica que seja perder o charme.

Por esse motivo, por favor, editoras, revisem o texto mais uma vez, se necessário.

Outro ponto, em questão, se deve ao desfecho do livro. Julgo o desfecho, pois aconteceu tudo muito rápido, e nas últimas quatro ou cinco páginas ainda estavam acontecendo as coisas, como se fosse último capítulo de novela, sabe? Aqueles que se resolve tudo no final. Poderia, deixo claro que é apenas a minha sugestão, ter um epílogo ou um capítulo a mais, nos contando sobre o que se passou após a batalha e não fatos que ficaram subentendidos.

Contudo, queridos leitores do Dear Book, vale a pena ler Esmera. Vale a pena continuarmos a incentivar nossos escritores, pois eles têm nos dado histórias realmente incríveis.

 
terça-feira, 23 de novembro de 2010

RESENHA "Cidade dos Desgraçados" - Paula Monterrey Sobral

Ao ler o título do livro parti do princípio de que teria em mãos uma história triste. A proposta que a obra traz me encantou de forma diferente, pois assim como a personagem eu lido com a dor da perda, faz pouco tempo que perdi meu pai e acreditem: não há dor como essa!

Partindo para análise da obra, o enredo é interessante, mas peca em alguns quesitos que apontarei posteriormente. Conhecemos a história de Isabel, uma garota de vinte anos, que após a perda do namorado, assassinado, resolve mudar de vida e ares e parte para uma nova cidade. Em busca da resolução para seus conflitos ela conhece novas pessoas que passam a ser sua família e se envolve com os problemas delas também, como a busca pelo filho perdido do dono do café e a vida precária com a qual vive Cristal e sua filha, Catherine. Temos também a aparição de Vítor. Um rapaz que mexe com seus sentimentos e a deixa culpada por acabar se apaixonando novamente. Temos várias situações que se misturam a temática do livro que é a superação de Isabel e o fato de ela refazer sua vida.

Primeiramente, julgo admirável a postura de Isabel, protagonista do livro, de sair de uma cidade que não lhe traz lembranças boas e principalmente que manche sua imagem. Escolher um novo lugar para fincar raízes é algo que todos podem fazer, desde que se tenha força de vontade para lutar. A obra traz uma verossimilhança muito grande em alguns aspectos, como nas pessoas em que a personagem encontra em sua nova vida. De fato, alguns encontros são rápidos e não são tão explicados, mas se analisarmos friamente, quem quer ficar sozinho aonde não se conhece ninguém? O viável é fazer amizades. E é nesse momento em que conhecemos um dos personagens mais cativantes da história, Félix, o dono do café. Isabel logo nutre um sentimento de compaixão e amizade por ele, assim como nós.

O incerto é tão fascinante que deve ser encarado como uma grande aventura.”

Não se determina que a personagem seja rica, mas fica subentendido que Isabel tenha boas condições financeiras, haja vista que tenha uma casa, se sustenta, e contrata uma assistente, sem sequer ter um trabalho. Cristal e Catherine, mãe e filha respectivamente, entram na vida de Isabel para iluminar um caminho obscuro, o da depressão em que a garota se encontra, por ter perdido o grande amor de sua vida. Aí entra uma das temáticas da histórias: a perda. Isabel vê o namorado ser assassinado e sem chão ou objetivos muda de cidade e de vida, a fim de superar o que julga insuperável. Tem um diálogo entre ela e Luiz, seu grande amor já falecido, que me tomou de forma especial e senti a paz que Isabel sentiria.

_ Preciso, pela última vez, pedir que deixe nossa história continuar viva através de outra pessoa. Mantenha nossa história de amor e todas as outras vivas... Sempre estarei com você, o amor é nosso elo, nossa ligação. O amor que transcende vida... e morte. Este é o verdadeiro amor. Aquele que deixa livre e quer a felicidade, sempre...”

O fato, porém, é que tudo acontece rápido demais. Deus, como senti falta de flahsbacks! Por que dessa maneira teríamos como entender realmente os sentimentos da protagonista e não teríamos a impressão de que tudo fora uma crise dos vinte anos. Tudo acontece rápido demais e, o tempo cronológico, apesar de estar explicitado que são por volta de dois anos, nada mais parecem que dias ou semanas. Isso se deve ao fato de acontecerem coisas demais, em tempos curtos e todas somente com Isabel como centro de todas as atenções. Pense em um assassinato, a busca por uma criança desaparecida, um amor nascendo em seu coração, a descoberta de uma paternidade jamais imaginada, e vários outros acontecimentos.

Em minha opinião esses são os fatos em que a autora peca, mas se você quer ler uma história bonita, com uma personagem corajosa e, que acima de tudo, tem coragem para enfrentar seus piores medos e ainda conta com a ajuda de personagens, que muitas vezes se parecem com nossos amigos, vai adorar Cidade dos desgraçados, que de desgraçados não tem nada. São pessoas lutadoras, dignas de respeito e que foram pegas pelas adversidades da vida, mas e quem não é? Você e eu já vivemos momentos difíceis e vamos viver muitos até o fim de nossas vidas, e o que de fato vale a pena é saber que em todos os lugares pessoas lutam para viver e que ainda há finais felizes e o melhor: não são apenas nos contos de fadas.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

INDICAÇÃO: "Cidade dos desgraçados" - Paula Monterrey Sobral

Existem aquelas histórias de que devemos esperar a hora certa pra tudo, você já ouviu, não? E, para falar a verdade, eu concordo, agora. Passei por uma barra e estou passando por uma fase que, sinceramente, eu não desejo a ninguém. O fato é que quando simplesmente a vida desmorona em cima de nós, acabamos imaginando que não teremos força para continuar, mas aí nos surpreendemos com a força que existe em nós.

Meu pai faleceu há quase um mês, e minha vida desmoronou literalmente, achamos, minha família e eu, que não conseguiríamos continuar, mas a verdade é que Deus nos deu conforto e nos dará sempre que preciso. E sabe a conversa do primeiro parágrafo, sobre a hora certa? Então, caros amigos, na hora certa alguém apareceu em minha vida, sem eu imaginar, sem procurar, apenas apareceu e me ajuda a preencher uma fase da minha vida que está tão difícil. Por isso, eu lhes dou um conselho, na hora em que mais estiverem desesperados não deixem de acreditar em si e na força que têm. A hora certa é verdadeira e vocês irão encontrar tudo o que querem e precisam, mas quando for a hora certa...rs

E agora querem saber a indicação? É um lançamento da Editora Porto de Ideias, "Cidade dos desgraçados", uma história que fala sobre tudo isso que vim contando a vocês. A hora certa para tudo. Não tenha pressa, a sua vai chegar.

ISBN: 9788560434688
Formato: 14 x 21
Páginas: 238
Peso: 200 g
Ano de Publicação: 2010
Gênero: Literatura
Clique aqui para comprar.

Sinopse: Isabel, uma jovem tímida, vê sua vida mudar radicalmente. Depois de perder o amor de sua vida, muda de cidade para viver em melancolia. Mergulhe nesse romance e descubra que nem tudo por trás da melancolia é tristeza, a vida pode nos surpreender quando menos esperamos.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

INDICAÇÃO: "O Engraxate que Virou Phd" - Gil Lúcio Almeida

A indicação de hoje é um exemplo de superação e determinação, de uma pessoa que começou sua carreira de baixo e não desistiu até alcançar seus objetivos. Estou falando de "O Engraxate que Virou PHD" da Editora Porto das Idéias.

O livro mostra a difícil trajetória de um homem que através do trabalho e do estudo mudou a sua realidade, conseguindo realizar seu sonho. Ele nos mostra que não importa sua classe social, suas dificuldades, se você estiver disposto a lutar, irá conseguir chegar aonde quer.

É uma incrível lição de vida para todos aqueles que sonham. Imperdivel!

O Engraxate que Virou Phd
Autor: Almeida, Gil Lúcio
Editora: Porto de Idéias
Categoria: Literatura Nacional / Biografias e Memórias
I.S.B.N.: 9788560434480
Número de Paginas : 190

O Engraxate que virou PhD é uma história de superação e otimismo, do garoto que enfrenta com a família as mais variadas adversidades, fazendo brotar, através do trabalho e do estudo, o caminho do sucesso.
O menino aprende os segredos do empreendedor, desenvolve-os no adolescente, aprimora-os e treina-os no jovem. Com a ajuda do conhecimento técnico-científico, ele refina esses aprendizados, instrumentalizando o adulto a influenciar o mundo.
O engraxate ensina seus segredos, instigando e provocando o leitor a ter uma influência global, a partir do pleno desenvolvimento de sua capacidade de aprender. Você vai se emocionar e se identificar com as histórias narradas e, antes que perceba, terá a sua atenção capturada até o final do livro.
domingo, 29 de agosto de 2010

Resenha "Mulheres Fascinantes, Fascinadas, Facetadas" - Edméa Ganem & Sylvia Jorge

Muitas vezes sabemos das existências das mil e uma facetas das mulheres, mas não a conhecemos. E hoje eu conheci cada tipo de faceta que uma mulher pode ter ao longo de sua vida. Maternal, Ciumenta, Mimada, Natural, Competitiva, Sedutora, Vítima... Cada faceta dessa nos é apresentada como um perfil de cada mulher, suas armadilhas e as dicas para sair desse estereótipo. Você vai se encaixar em uma dessas, com certeza. Não tenha medo de se assumir, independente de qual faceta, ainda há tempo de mudar. Sempre é tempo de mudança!

A obra é instigante do início ao fim, tanto é que li em apenas uma tarde. Com um toque de humor, letras musicais definindo cada perfil a leitura fica fácil de ser saboreada. A cada página um aprendizado, vários conselhos (que você pode usar ou não!), a dica que fica é que as autoras Edméa e Sylvia não fazem desse guia, um guia ou uma auto-ajuda, elas apenas te mostram o caminho errado que você anda seguindo. Não é fácil mudar, nós sabemos, mas é possível tentar.

Os homens também são privilegiados em “Mulheres Fascinantes Fascinadas Facetas", da Editora Porto de Ideias, pois têm um capítulo escrito apenas a eles. E que capítulo interessante! Mais uma vez o tabu, de que o homem nasceu para ser servido e a mulher para servir, foi derrubado. Chega de guerra entre os sexos! Já cansamos de tentar provar algo que não somos. Estamos nessa vida para ser feliz, para fazerem as pessoas felizes, para encontrar nosso espaço e, por que arrumamos tantos conflitos?

Pare um pouco. Pense no que te faz feliz. Pense em você, dedique-se a sua felicidade, mesmo que haja outras pessoas precisando de você. Se você é do tipo que se esquece que existe, pare com isso. Em algum momento você vai se cansar. Se você é do tipo que está acostumada a ser servida, saia dessa enquanto há tempo, uma hora você ficará sozinha e o tombo poderá te deixar impossibilitada de se levantar. Agora se você já é do tipo de que acha que o universo não conspira à seu favor, pare com suas lamentações... A vida não para e, você não vai ter tempo de se refazer enquanto se lamenta. Tem você, também, que adora competir, não é? Pare de ver todo mundo como um inimigo e passe a notar a essência da vida, você não está percebendo o sentido de sua existência.

Se você procura uma obra gostosa e fácil de ler, vai gostar desse livro. É curto: 147 páginas mais algumas com um teste divertido. (Eu fiz! rs) Quando menos imaginar você já estará chegando ao fim e com várias lições aprendidas, não tenha medo, ele pode parecer uma auto-ajuda, mas acaba sendo uma conversa com uma amiga, foi assim que me senti. Eu sei qual o tipo de mulher no qual me encaixo, mas não vou contar. Deixo você descobrir o seu. Finalizo com um trecho dessa divertida obra:

"Ria muito. Alegria é parte. E ame. Ame muito com afagos, beijos e abraços.

Amor é tudo de bom.

Sua alma está aberta e receptiva.

As armadilhas você já conhece, as saídas também, portanto, CORAGEM. Ser resiliente é fundamental.

Você pode fazer parte do grupo de pessoas que têm amor à vida, a sua própria vida.

E aceitam o que vier. Pois sabem que a caminhada é assim."

 
Ana Liberato