segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Resenha: "Ligações" (Rainbow Rowell)

Tradução de Caio Pereira

Sinopse: Georgie McCool sabe que seu casamento está estagnado. Tem sido assim por um bom tempo. Ela ainda ama seu marido, Neal, e ele também a ama, profundamente – mas o relacionamento entre eles parece estar em segundo plano a essa altura. Talvez sempre esteve em segundo plano. Dois dias antes da tão planejada viagem para passar o Natal com a família do marido em Omaha, Georgie diz a ele que não poderá ir, por conta de uma proposta de trabalho irrecusável. Ela sabia que ele ficaria chateado – Neal está sempre um pouco chateado com Georgie –, mas não a ponto de fazer as malas e viajar sozinho com as crianças. Então, quando Neal e as filhas partem para o aeroporto, ela começa a se perguntar se finalmente conseguiu. Se finalmente arruinou tudo. Mas Georgie estava prestes a descobrir algo inacreditável: uma maneira de se comunicar com Neal no passado. Não se trata de uma viagem no tempo, não exatamente, mas ela sente como se isso fosse uma oportunidade única para consertar o seu casamento – antes mesmo de acontecer… Será que é isso mesmo o que ela deve fazer? Ou ambos estariam melhor se o seu casamento jamais tivesse acontecido?
Fonte: Skoob

Por Stephanie: Ligações é minha terceira experiência com a autora Rainbow Rowell. Diferente das duas outras leituras, aqui encontrei uma história mais madura e relacionável, com a dose certa de romance, drama e realismo mágico.

Não é fácil encontrar livros de romance que falem sobre relacionamentos longos. Geralmente os autores abordam o início da paixão ou o fim de um amor que logo engata em outro. Em Ligações, Rowell foca em um casamento que não está passando exatamente por uma crise, mas que tem seus problemas. Ela destrincha minuciosamente os pequenos acontecimentos cotidianos que podem ser vistos como dificuldades no relacionamento.

Gostei muito de Georgie. É uma protagonista crível e com profundidade, que demonstra suas camadas ao longo de sua história. Neal, seu marido, também é encantador; eu me imagino tendo uma quedinha por sua versão mais jovem (acho que pela mais velha também). Adorei o contraste do casal com suas diferenças de personalidade e preferências. Me identifiquei muito.

Não era esse o sentido da vida? Encontrar alguém com quem compartilhá-la?E se você já acertou nisso, o que mais poderia dar errado? Se você estivesse ao lado da pessoa que ama mais do que tudo no mundo, o resto não acabaria sendo só cenário?

Mais uma vez fiquei impressionada com a escrita de Rowell. Fluida, gostosa e envolvente, sem nunca se tornar cansativa. Eu me senti muito imersa em todos os ambientes criados pela autora e consegui viajar no tempo a cada flashback citado. As pequenas inserções de coisas típicas dos anos 90, como músicas, roupas e tecnologias, foram suficientes para me inserir no mundo criado sem sufocar com informações.

Ligações não é um livro com um desenvolvimento rápido, e isso pode incomodar alguns leitores. Como estamos falando de um casamento comum que já dura pelo menos quinze anos, é difícil inserir “ação” o tempo todo. Fica nítido que Rowell quis aprofundar nos dramas individuais de cada personagem e nas cenas fofas de Georgie e Neal, ao invés de forçar a barra tornando a história uma novelinha fajuta.

- Eu te amo. - disse. - Te amo mais do que odeio todo o resto.

A presença do realismo mágico é essencial para tornar Ligações uma obra apaixonante. O telefone amarelo me fez refletir bastante sobre o passado e as consequências de nossas escolhas. Como as palavras e atitudes que muitas vezes parecem insignificantes podem nos afetar grandemente no futuro, assim como às pessoas com quem convivemos.

Se você vive ou já viveu um grande amor, que já dura alguns bons anos, com certeza tem mais chances de gostar desse livro. Ele vai falar direto com aqueles que sabem bem como é dividir a vida com outra pessoa por um longo período. E se você não é muito fã de romances mas curte uma história simples e bem contada, Ligações é um livro mais do que recomendado.

Espero que tenham gostado, até a próxima!

Confira os melhores preços de Ligações no Buscapé clicando no banner. Sua compra gera uma pequena comissão ao blog!






Curta o Dear Book no Facebook

Siga @dear_book no Twitter e @dearbookbr no Instagram

0 comentários

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato