quarta-feira, 18 de abril de 2018

[Além das páginas] Extraordinário (livro de R.J. Palácio)



Por 💝Sheila💖:


OI pessoas! Trago a vocês hoje o primeiro post de nossa nova coluna! A proposta da mesma você encontra no nosso primeiro post aqui. E para nosso estréia, gostaríamos de discutir um livro/filme com uma proposta muito bonita: Extraordinário, da autora americana R.J Palácio.

Nesse drama, seremos apresentados a August Pullman, ou Auggie para seus amigos e parentes. Auggie nasceu com uma síndrome genética cuja sequela e uma severa deformidade facial, que o fez passar por inúmeras cirurgias e outras complicações medicas. Em função disso, nunca havia frequentado a escola, e é justamente a respeito desta transição difícil que o livro irá tratar.

Assim, Auggie terá de lidar com as dificuldades de ser um novo aluno, começando a frequentar a escola somente no quinto ano, tendo um rosto bastante diferente. A autora irá abordar a temática de uma forma simples, mas cativante, alternando a narrativa entre os diferentes personagens, todos muito bem construídos, para nos contar uma história cheia de emoção e superação.

O longa que foi para as telonas em dezembro de 2017 foi estrelado por Jacob Tremblay (O Quarto de Jack) no papel do protagonista, Julia Roberts como Isabel, mãe de Auggi e  Owen Wilson, no papel de Nate (pai de August). No elenco infantil teremos   Izabela Vidovic (Via)  Jack Will (Noah Jupe),  Summer (Millie Davis)  e Julian ( Bryce Gheisar).

No filme, vamos encontrar Auggie em meio aos preparativos para conhecer, já no dia seguinte, a escola em que estudará, após passar muitos anos estudando em casa. Num primeiro momento, ele usará bastante um capacete, o que nos fará ficar na expectativa sob como será seu rosto, principalmente se você, como eu, preferiu não ver os trailers.

Aqui, confesso que, pela descrição da autora do livro, esperava que existisse algo visualmente mais difícil, uma deformidade maior. Mas entendemos que talvez isso tenha sido atenuado de maneira proposital, a fim de não chocar em demasia as pessoas que assistiriam.




A caracterização dos personagens fica muito fiel ao livros, bem como o desenrolar da história em si, principalmente levando-se em conta de que a produção segue o estilo da autora, pegando os diferentes pontos de vista dos diferentes personagens que compõem o enredo, e dando sua perspectiva dos acontecimentos.

Uma pequena observação poderia ser feita a respeito do final, pois parece que a parte que fica sob a perspectiva de Miranda é estendida, talvez a fim de evitar a repetição de personagens, o que deixou um pouquinho, levemente, confuso. Claro que provavelmente isto não tenha nem sido notado aos que apenas assistiam ao filme, sem ler o livro.

O papel de Auggie é muito bem interpretado por Jacob, bem como a atenção dada a construção do personagem em si, situações narradas que são excluídas do longa, mas que transparecem em cuidados e pinceladas sutis ao longo da história: sua propensão às ciências, ao espaço, sua predileção pela saga Star Wars, o que nos faz remeter ao livro a todo momento.

Claro, como uma boa amante da literatura, senti falta de algumas passagens, de ver exploradas algumas nuances, mas isso não torna o filme ruim, bem pelo contrario. A excelência da interpretação pelos atores fez inclusive com que eu me emocionasse um pouquinho mais com algumas cenas do filme do que me emocionei lendo o livro.

Ou seja, como adaptação, funciona muito bem ao conseguir trazer para as telas o essencial da obra.

Recomendo


0 comentários

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato