segunda-feira, 28 de maio de 2018

Resenha: "Dona Casmurra e Seu Tigrão" (Ivan Jaf)

Sinopse: Barrão é lutador de jiu-jítsu: passa os dias na academia esculpindo os músculos. Impulsivo e ciumento, ele entrou numa fria: agrediu um homem com quem imaginava que a namorada o traía. Por isso, perdeu a namorada, a confiança dos pais e responde a inquérito policial. Para piorar, vai muito mal no colégio e corre o risco de levar bomba. Mas talvez ele ainda consiga limpar a própria barra lendo Dom Casmurro, célebre romance de Machado do Assis e assunto da prova de fim de ano. Para enfrentar esse desafio, barrão vai contar com a ajuda de Lu, uma estagiária zangada e esquisitona que trabalha na biblioteca do colégio. Juntos, eles lerão o clássico machadiano sobre o ciúme, aprendendo algo sobre a dinâmica desse sentimento em relação à estrutura social do Brasil no século XIX.

Fonte: Skoob

Por Eliel: Geralmente, os clássico machadianos tem uma linguagem um pouco mais difícil de compreender logo na primeira leitura, fazendo do dicionário um fiel amigo nessa jornada. Entretanto, a proposta de Ivan é contextualizar e simplificar para que os jovens do século XXI possam ter contato com esse clássico sem ter traumas com a língua.

Lu irá ajudar o valentão e muito ciumento Barrão a entender Dom Casmurro e assim ter a chance de terminar seus estudos. O guia dessa jornada será Machado de Assis que com trechos de o Dom Casmurro irá ser a salvação de um aluno rebelde que já perdeu tudo e já não pode arriscar mais nada.

Será uma leitura extensa para Barrão, porém Lu fará de tudo para simplificar a história de Bentinho e Capitu. E não pense que será fácil para Lu e muito menos para Barrão conviverem enquanto estudam juntos. Lembrem-se que Barrão é extremamente ciumento, provar se Capitu traiu ou não Bentinho será uma das coisas mais frequentes nesse livro.

Uma leitura leve que instiga a conhecer mais a fundo Dom Casmurro. Acredito que esse é um daqueles livros que dão passagem e suporte para encarar leituras mais densas e assim criar um hábito de leitura nos leitores iniciantes.

Recomendo fortemente, antes ou depois de Dom Casmurro.

Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta

0 comentários

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato