quinta-feira, 18 de novembro de 2010

RESENHA: “Querido John” (Nicholas Sparks)

Primeiramente um conselho: Jamais vejam o filme antes de ler o livro! Me arrependo muito disso... Pois, como sempre, o livro é muito melhor. Demorei a ler esse livro maravilhoso, porque achei que fosse exatamente como o filme, mas por sorte me enganei. O filme não é ruim, porém não consegue expressar 30% da magnitude da obra.

O livro é narrado por John, um jovem meio revoltado, que não parava em nenhum emprego, que não tem um relacionamento muito bom com o pai (que só fala sobre sua coleção de moedas) e tudo muda em sua vida quando decide entrar para o exercito. O serviço militar o transforma num cara calmo e controlado, que sabe respeitar as ordens e no campo de batalha luta pela vida de seus amigos.
“Mas eu a conheci. E é isso que torna minha vida atual tão estranha. Eu me apaixonei por ela enquanto estávamos juntos, e me apaixonei ainda mais nos anos em que ficamos separados. Nossa história tem três partes: um começo, um meio e um fim. Embora seja assim que todas as histórias se desenrolam, ainda não consigo acreditar que a nossa não durará para sempre”.
Em sua licença (férias) volta para sua cidade natal, gosta de surfar e ficar na praia sozinho, refletindo. Até que em um dia desses na praia, aparece um grupo de jovens universitários, dois garotos de camisa pólo e duas garotas, uma loira e uma morena. John se encanta pela morena, além de sua beleza, ele gosta do seu jeito simples. A bolsa da garota morena cai na água e nenhum dos rapazes que a acompanha é capaz de ir busca-la, ai John se intromete, mesmo achando que não deveria fazer isso e mergulha e pega. Então, a garota morena, chamada Savannah o agradece muito e o convida para uma festa na beira da praia. E esse é o começo de um grande amor. Sei que a minha descrição da cena não foi lá muito romântica, por isso leiam o livro e vejam como Nicholas Sparks consegue fazer desse encontro, o inicio de uma paixão épica.

Apenas um esclarecimento: embora no filme/capa do livro, Savannah seja loura, na descrição do livro ela é morena. Achei meio confuso isso, bastava a atriz pintar o cabelo...
Ela sorriu, exibindo o pequeno espaço entre os dois dentes da frente. “Exatamente. Pode ser moedas, esportes, política, cavalos, musica ou fé... as pessoas mais tristes que já conheci na vida são as que não se importam profundamente com nada. Paixão e satisfação caminham lado a lado. Sem elas, qualquer felicidade é apenas temporária, porque não há o que faça durar. Adoraria ouvir seu pai falar sobre moedas, porque seria ver alguém em seu melhor momento, e descobrir que a felicidade geralmente é contagiosa”.
Savannah é o tipo de garota perfeita: estudiosa, faz caridade (ajuda na construção de casas para pessoas carentes), quer montar um centro de tratamento para crianças especiais através da equitação. John além de amá-la e admirá-la, aprende muito com ela ao decorrer da trama.

Mas nem tudo gira em torno somente do casal, a relação entre John e seu pai, a evolução do vinculo entre eles apesar das adversidades, é muito emocionante, outro ponto chave da trama.

“Até hoje não sei como aconteceu. Em um instante estávamos conversando, no seguinte, ela inclinou-se sobre mim. Por um segundo, quis saber se o beijo quebraria o feitiço que nos envolvia, mas já era tarde demais para parar. Quando os lábios dela tocaram os meus, soube que poderia viver cem anos e visitar o mundo todo e nada se compararia ao momento único em que beijei a mulher dos meus sonhos e soube que meu amor duraria para sempre”.
Me apaixonei por John e pela forma como ele narra o livro, é raro ver um romance como esse do ponto de vista masculino, sua paixão, seu sofrimento, seus conflitos, tudo descrito de forma tão real, tão encantadora.

Em alguns momentos Savannah acaba agindo de forma questionável, porém é muito fácil para o leitor culpá-la sem analisar o contexto de suas decisões. Não quero contar spoilers por isso vou parar por aqui com a história.

Nicholas Sparks ganhou uma fã, preciso ler A Ultima Musica, Noites de Tormenta, O Milagre e Diários de uma Paixão urgentemente! Sério, o cara escreve muito bem!

Se você quer descobrir uma das histórias de amor mais lindas já contadas e se emocionar muito não pode perder de jeito nenhum esse livro! Não é a toa que esse já vendeu mais de 5 milhões no mundo todo e há meses aqui no Brasil está entre os 5 mais vendidos, John e Savannah são uma espécie de Romeu e Julieta modernos, um amor lindo e dramático marcado pela guerra e pelo destino. Altamente Recomendado!

 

36 comentários :

  1. É sempre assim ( na maioria das vezes na verdade ...) o livro é melhor que o filme...
    Ainda não vi o filme pra poder ler o livro, estou louca pra ler.
    Muitas pessoas me indicam ele , falam que é lido.
    Não espero a hora de ler!
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Realmente não é nada aconselhável ver o filme antes de ler. Felizmente eu li primeiro e assim que terminei corri para ver o filme e foi uma decepção sem tamanho!
    A única coisa verdadeiramente BOA no filme é o ator ;x (alias, que bela foto vc escolheu)
    Também virei super fã do Nicholas Sparks - mesmo que ele me faça sofrer com os seus finais trágicos - depois de ler o John.
    Espero voltar para ler as próximas resenhas de A última música, Noites de Tormenta, etc.

    Bjo;*

    ResponderExcluir
  3. Não assisti o filme e não tenho nenhuma curiosidade. Acredito que poquíssimos filmes adaptados conseguem ao menos captar a essência do livro.

    Sou apaixonada por Nicholas Sparks e suas obras. Adoro a forma mágica e intensa com que ele descreve as mais simples cenas.

    Ainda não tenho este livro, e não me arrependo pois agora que vi o lançamento do Box sei que é o momento de comprar!

    ResponderExcluir
  4. eu ainda não vi o filme mas me falaram que o livro e o filme são muito bons

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito desse livro, mas A Última Música eu amei. Vi os filmes depois e não gostei muito, alías até no filme preferi AUM. Já Noites de tormenta vi o filme primeiro e só agora irei ler o livro o filme eu amei então estou esperando muito do livro...vamos ver. E como vc quero ler tudo do Sparks que vier...rsrsrs...
    Ótima resenha.
    Bjos!!!
    http://sentimentonoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que resenha linda, parabéns :D
    Também fiz a bobeira de ver o filme antes de ler o livro e não conseguia ver a Savannah morena, foi frustante ;X

    Mas o livro é muito bom e também quero ler todos os livros de Sparks :D

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  7. o q dizer d querido jonh, PERFEITO amei o livro, e claro preferi ele ao filme, olha eu vi o filme primeiro e me acabeic o livro só faltei rasgar por causa d savannah...kkkkkkkkk..eu só li esse livro dele, mas o meu a ultima musica acabou d chegar e vou ler logo é claro...ah parabéns pela resenha...

    ResponderExcluir
  8. Eu li o livro primeiro e fiquei muito feliz por isso, não gostei do filme.O livro é mil vezes melhor com certeza!

    Sim me apaixonei pelo John e esse livro se tornou um dos meus preferidos! *-*

    E já fiz uma resenha dele no meu blog :)
    http://gabiiem.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  9. Oiee
    Nossa...
    Não sei pq eu não tive interesse nesse livro... mas depois de ler sua resenha, eu simplesmente adorei! :)
    E realmente, raro o filme que não distorce ou não representa direito o livro.
    Mas, ja esta na minha lista os dois (livro e filme!)
    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Eu li Querido John e amei. Me apaixonei pelo Nicholas Sparks assim, de primeira. E quando li A Última Música estão, virei fã! Agora preciso ler os outros.

    ResponderExcluir
  11. Já li Querido John e ADOREI. O livro é lindo, triste e tem uma lição de vida maravilhosa. E como sempre, Nicholas Sparks me fez chorar muito. Todo mundo fala que o filme não tem nem comparação com o livro, tenho o filme aqui e até agora não vi porque não quero me decepcionar. A resenha ficou ótima, amei :D

    ResponderExcluir
  12. Nunca mais assisto um filme antes de ler o livro. Aconteceu a mesma coisa com A Última Música e eu não vou cometer o mesmo erro duas vezes.
    Quero ler Querido John, mas vou ter que esperar mais um pouco, só preciso que o natal chegue *--*
    Beijinhos, K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  13. Esse foi o livro de romance que mais me emocionou esse ano. Fiquei abalada por vários dias. Digo que fiquei deprimida.

    Ainda bem que não vi o filme antes do livro, pois achei uma caca tremenda. O lance da Savannah ser loira filme/capa do livro, sendo que a personagem de Sparks é morena também me incomodou bastante.

    A sua resenha ficou ótima! Quem não leu, realmente precisa ler essa incrível história de amor.

    beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Todo mundo comenta sobre esse livro e sobre as obras do Nicholas Sparks, parece ser mt lindo mesmo.
    A resenha ficou MARAVILHOSA!

    beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Todo mundo comenta sobre esse livro e sobre as obras do Nicholas Sparks, parece ser mt lindo mesmo.
    A resenha ficou MARAVILHOSA!

    beijos.

    ResponderExcluir
  16. Aiii... eu adorei o filme!
    A história é linda...
    Acho o Nicholas Sparks maravilhoso...
    Mas o livro ainda não li, mas quero muitoooooo

    ResponderExcluir
  17. Eu vi o filme, confesso que fiquei decepcionada, eu querooo muito ler o livro! Não quero ficar com essa sensação de que eu perdi algo... O filme é bom... Adoro o John, ele é "durão", porém sensível e confesso que fiquei com um pouco de raiva da Savannah, mas depoois parei para analisar os fatos e entendi o lado dela também.
    Dói muito o sofrimento do John :s
    Eu quero o livro para poder entender melhor toda a história!

    ResponderExcluir
  18. Aaah, achei que o filme seria pelo menos 50% da história do livro, geralmente é assim que funciona, eeer..achei estranho também o fato da Savannah ser loura no filme e morena no livro. Bom, este filme, Dear John, digo que é o meu preferido, mas essa resenha me intrigou, quero ler o livro agora para ver o que realmente acontece com os dois, sendo que no final eles não ficam juntos ;s
    Já tenho lido várias resenhas dos diversos livros de Nicholas Sparks, e todas elas me chamaram a atenção, acredito que seja por eu sempre ouvir elogios como tal, "ele escreve muito bem", huuum isso me atrai.

    ResponderExcluir
  19. Comprei A Última Música semana passada. Mas fiquei na maior dúvida na hora de comprar. Queria muito Querido John, mas acabei comprando AUM msm. Ainda não chegou (passou até do prazo de entrega), mas não vejo a hora de lê-lo. Ainda não vi o filme Querido John, pq eu quero ler o livro primeiro.

    ResponderExcluir
  20. 1º Sou doida pra ler esse livro há tempos!

    2º Channing Tatum é um pedação (muito bom!) de mau caminho! huahuahuahuahua

    3º Quase botei um filho quando abri o site e vi a resenha! hahahahahaha

    ResponderExcluir
  21. Ai, caramba!
    Já quase chorei só vendo o trailer! =(
    E eu não sou o tipo de garota que chora! O_O

    Lindo! Lindo!

    Já vou preparar a caixa de lencinhos e já vou marcar uma consulta com um psicólogo ou terapeuta... huahuahuahuahuahuahuahua

    ResponderExcluir
  22. O John é uma das minhas novas paixões! *_*
    Também me arrependi de ter visto o filme antes. Sempre prefiro ler antes pra depois ver o filme, principalmente com boas histórias assim. E fiquei meio irritada com o fato da Savannah ser morena no livro, ignorei e continuei imaginando que era loira, hahaha.
    Eu entendo a Savannah em diversos pontos, mas confesso que fiquei irritada com ela mesmo assim :P Mas perdoei né, hahahaha. E eu AMEI que foi o John que narrou a história, não esperava mesmo por isso, foi delicioso.
    Quero todos estes livros do Nicholas que citou na resenha *_* A última música já está aqui me esperando na fila :P
    Espero que o comentário não esteja confuso, mas fico eufórica com Querido John.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Eu amo o Nicolas Sparks, eu acho tudo q ele escreve perfeito... Um ano inesquecivel (dele tb) eh o livro mais lindo e triste q ja li na minha vida... e querido john e a ultima musica vao nessa mesma linha, historias tao lindas e tao tristes q mostram a beleza e o amadurecimento q o amor pode nos trazer. Pra mim tudo q ele escreve eh perfeito.

    ResponderExcluir
  24. Eu não gostei muito do fim do filme não. =/ daí fiquei até desanimada de ler o livro e ser parecido. =/

    ResponderExcluir
  25. Li o livro, e mesmo me decepcionando um pouquinho com a situação final dos personagens gostei muito! Mas o filme deixou a desejar na minha opinião.

    ResponderExcluir
  26. Li esse livro *-*
    e a resenha ficou tão boa quanto o mesmo.
    O livro foi um dos melhores que já li...

    ResponderExcluir
  27. Nossa, comecei a sua resenha e já agradeço muito! Eu iria ver o filme antes de ler o livro. Nunca li nenhuma livro do Nicholas Sparks, mas todos falam que os finais são muito tristes ;_; Não gosto de final triste e acabo enrolando pra ler um livro dele :/

    Agora, continuando, a história realmente parece ser linda! Mas as vezes me da raiva uma personagem ser tão perfeita assim :P Não sei se esse é o caso da Savannah, mas pareceu!

    Dei para uma amiga o livro "A Última Música" que falaram que o Nicholas Sparks arrasa também! Vamos ver! Tenho alguns livros na frente :P

    Abraço o/

    ResponderExcluir
  28. Oi...
    Parabéns pelo blog, pela resenha...ela só me incentivou ainda mais a querer ler este livro-logo, tbm quero ler A Última Música.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  29. é um dos melhores livros que li ! Conheci os livros do Nicholas Sparks só esse ano e acho ele um dos melhores escritores. Ótima resenha :)

    Igor
    www.SomosCriativos.com

    ResponderExcluir
  30. esse filme tem uma historia tao triste
    aiai
    *-* Nicholas arraza

    ResponderExcluir
  31. querido john foi um dos primeiros romances que realmente me fez chorar, uma historia maravilhosa assim como a ultima musica, e o john ne, qualquer um queria ter um KKKKK

    ResponderExcluir
  32. As vezes é melhor ficar somente no livro...
    Livro muito bom história envolvente. Para quem ama romances recomendo

    ResponderExcluir
  33. Assim, a atriz no livro ela é representada como uma morena de olhos castanhos, mas na capa ela esta loira, no começo eu pensei q ele ia trocar a morena pela loira..
    Depois vi q a morena era na verdade a loira, muito confuso :S

    e o filme ahh o filme, é um grande desastre, eu queria chorar quando vi o filme --' coisa mal feita

    ResponderExcluir
  34. Olha o filme foi bonito mas fugiu muito das descrições do livro . A savannah nunca foi loira!!! Foi dificil ve-la asim. O Jonh até que se encaixou no perfil mas o final tbm foi diferente e menos triste. Um livro que deixa uma lição sobre o amor. Lindo!!!

    ResponderExcluir
  35. Vou ser bem sincera...
    Eu li esse livro, depois de 6 meses assisti ao filme. Graças a Deus, pois se eu houvesse assistido, com plena certeza eu não haveria lido. Pois eu, francamente, fiquei indignada com o filme. Li o livro todo com uma expectativa encima de um verdadeiro romance, para no final o Sparks me decepcionar. Quando leio um romance romântico, quero um romance romântico feliz, que dê certo. Sabe quando você tem um personagem favorito na estória? Então, o John. O livro é maravilhosamente bem escrito, mas o que me indignou foi o fim - não que seja ruim, simplesmente não ocorreu o que desejei. Resumindo em palavras: achei a Savannah uma traidora; Não, ela não traiu ele (quer dizer, mais ou menos), mas ela traiu à si mesma. OK, é uma história que nos demonstra o tamanho do amor verdadeiro, o que faríamos se amássemos verdadeiramente; essa é a lição. Mas não gostei; e desapontou. E o filme, além de ser a mesma história (obviamente), tem o detalhe de que os personagens não foram tão bem descritos quanto no livro. Faltaram detalhes - acredito.

    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris