segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Resenha: "A Guerra dos tronos - As crônicas de gelo e fogo" (George R.R. Martin)

Por Juny: Estou me intrometendo aqui nesse post para lhes apresentar o novo integrante do nosso blog: Leonardo Rios (meu namorado! ;D AUHUHA)! Ele fará resenhas sobre épicos, livros de ação, mistério, terror e etc. Esperamos que o Dear Book continue crescendo! Agora fiquem com a resenha de estréia dele.

--------------------------------------------------------------------------------------


O inverno está chegando...

Por Leo: Com o lema da casa Stark, começo a comentar um pouco do livro de George R.R. Martin, a Guerra dos tronos - As crônicas de gelo e fogo (A Game of Thrones – A Song of Ice and Fire).

O livro conta a estória dos Sete Reinos, os jogos de poder e influência (daí o nome original do livro – “A Game of Thrones”) em relação ao reino de Robert Baratheon, onde a família Stark se torna a protagonista dessa brilhante trama.

É muito interessante a forma utilizada pelo autor de usar vários ângulos em uma mesma trama. Nem todas as estórias estão ligadas, pois os personagens estão vivendo em diferentes contextos dentro dos Sete Reinos. E o fato de a cada capitulo ter o ponto de vista de um personagem diferente em uma dessas tantas estórias, faz que o livro não fique cansativo.

Não quero estragar as surpresas que o livro trás, irei comentar alguns aspectos interessantes, e já irei dizer logo no começo desse texto... O livro é excelente! Realmente uma obra que você não pode deixar de conhecer. Eu estava relutante... Não pelo fato de não gostar da premissa, mas por pensar que o livro cairia em uma forma de clichê básica dos contos de fantasias envolvendo reis, guerras e etc. (10x enganado! =P). Tirando esse princípio errôneo, comecei a ler o livro, e posso garantir que não agüento esperar pelo próximo!

Bem, vamos lá... O livro gira em torno da família Stark, uma família honrada com o dever para com o rei e sua terra, a casa Stark (cujo símbolo é um lobo gigante) é situada no norte do chamado “Sete Reinos”, uma terra ancestral e muito fria chamada Winterfell. Dizem que o temperamento dessas pessoas são frias e duras como o gelo que encobre suas terras. Uma família descendente de reis que o patriarca Eddard Stark que conduz com valores e costumes. Sua senhora Catelyn Tully descendente de uma nobre família, possui os filhos Rickon, Brandon, Arya, Sansa e Robb, que tem personalidades muito diferentes.

Não poderia deixar de falar a respeito de Jon Snow, o filho bastardo (filho fora da união das casas Tully e Stark) do Eddard Stark com uma misteriosa mulher em tempos passados. Posso assegurar que você com certeza vai querer acompanhar a trajetória do jovem Jon, que é um dos pontos chave dessa obra. Ele está entrelaçado com ao destino dos irmãos da Patrulha do Norte, uma irmandade neutra de guardiões que se vestem de preto com objetivo de proteger os Sete Reinos dos males que a Muralha esconde para dentro e depois da Floresta Negra no extremo norte.

Outro caminho que o livro possui é a interessante trajetória da jovem sangue de dragão Dany (Daenerys Targaryen), cuja sua casa ancestral era uma das mais poderosas nos Sete Reinos, o Povo Dothrakis (novamente não irei entrar muito na estória porque não quero estragar possíveis surpresas!). A narrativa que envolve a apresentação de Dany é realmente tocante, sua vida, suas alegrias, suas tristezas, seus pensamentos, passando por situações dramáticas. Há também o seu relacionamento com o irmão mais velho Viserys Targaryen... Ah... Claro... O simpático Viseys o herdeiro legitimo do trono... Já preparo a você leitor... Muitas vezes você vai querer que ele sofra bastante! Pois o seu antagonismo é muito bem trabalhado pelo autor.

Contudo, nem mesmo o Viserys irá tirar a vilania dos Lannister. Eles com certeza farão você ficar com uma vontade imensa de entrar na estória e acabar com todos! (Aghhh Rigicida e Cersei!)! Mas calma! Isso não significa que a estória dos Lannister deixe de ser interessante e até... Digamos... (não quero dizer isso, mas)... Cativante... Principalmente quando você conhece o irônico Tyrion Lannister.

Em resumo, o livro contém muitos personagens interessantes tornando impossível falar de todos sem ao menos entregar momentos “chaves” da estória, todavia antecipo novamente que, existirão personagens que irão chamar sua atenção e que irão ter mais importância em livros futuros. (não é verdade Cavaleiro das Flores? rs).

Tentei passar um pouco das 500 páginas do livro, que é fantástico, tanto os personagens, como a narrativa, o ambiente, tudo realmente é bem explorado... E nós, leitores, nos sentimos parte desse mundo. Posso falar sinceramente que essa saga irá se firmar entre as grandes. E novamente falo... Não vejo a hora de colocar as minhas mãos no Segundo livro!


E não podemos esquecer da série que o HBO está produzindo sobre esse livro! Fiquem com o trailer!




27 comentários :

  1. Nossa... Muito legal!!
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro... E ver a série tbm!!
    Valeuuu

    ResponderExcluir
  2. Depois de uma resenha dessa não tem como não queer ler o livro..rs, eu ja tinha visto a capa e sinopse no skoob e tinha achado a proposta bem interessante, acho que vou colocar ele na minha lista de quero ler, beijos.

    ResponderExcluir
  3. nossa, estou doido para ler esse livro, mas minha lista tá tão grande D: ótima resenha (:

    Igor
    www.SomosCriativos.com

    ResponderExcluir
  4. adoorei a resenha
    concerteza vou ler =D
    adoorei essa capa
    bjokas

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é muito,muito,muito grande. Fiquei boba quando vi ele na estante da livraria XD
    Massss, eu não me importo eu quero le-lo mesmo assim *-*
    Na verdade quero ler toooodos os livros do mundo hauhauhauahuha
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Acho esta capa Muito linda, ótima resenha :D

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  7. adorei a resenha, fiquei c mais vontade d ler. meus deus são tantos livros...kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, adorei a resenha. Quando eu li a sinopse dele eu já fiquei com muita vontade de ler. Depois dessa resenha eu to loooouca. Vou ler com certeza. Ficou ótima :D

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Nunca tinha ouvida falar neste livro, mas gostei da resenho, acredito q seja o meu tipo de livro, vou procurar por aí...
    Bjoos da Gih*

    ResponderExcluir
  10. Começou muito bem no blog Leonardo Rios, ótima resenha, gostei muito da forma com a qual você descreve a estória do livro com tamanha inspiração, creio eu que seja muito bom mesmo, vou ver se o encaixo na minha lista enorme de livros ;D
    Boa sorte como novo integrante do Blog Dear Book, Beijo beijo ;*

    Myrella Dantas de Almeida

    ResponderExcluir
  11. Seja bem vindo a equipe amore mio! ;3

    Sou suspeita pra dizer que adorei a resenha e você esta intimado a fazer outras!!! Gostei muito da temática desse livro, quero lê-lo depois!

    Prometo nao editar nada /sei

    E mesmo contra sua vontade dps vou colocar uma fotinho e seus dados no menu do blog!

    Te amo! ;*

    ResponderExcluir
  12. A resenha está ótima, achei bem legal a idéia do seu namorado escrever no blog e espero que o continue crescendo.
    Por mais que a resenha esteja ótima eu não sou muito fã desse tipo de leitura e acho melhor esperar a série rs

    http://sojustsmilee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Seja bem vindo a equipe, Leo \o/ Ótima resenha! Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Cada vez que vejo esse livro na livraria pego e fico pensando se compro ou não.
    Agora percebi que vou ter que comrpar... parece realmente ótimo, envolvente e dinâmico.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha. Gosto muito desse tipo de livro. Já tá na listinha *--*

    ResponderExcluir
  16. Oi galera!
    Muito obrigado por lerem a minha resenha.
    Fico feliz! Isso realmente me motiva para fazer mais...hehehe
    e olha que tenho muitos livros na lista (Noturno, Torre Negra [Os 7 Vol), Bento, Vampiro Rei, Os homens que não amavam as mulheres [trilogia milenium], A mão esquerda de Deus, dentre outros...hehehe)
    Mais uma vez obrigado a todos! (thanks Paula e Mo =D)

    ResponderExcluir
  17. Gosto de vários gêneros diferentes... Mas um dos meus preferidos é fantasia.
    E agora com vc dizendo que o livro é excelente, tenho certeza que devo adicioná-lo a minha lista de Natal. Tomara que Noel se lembre de mim. (yn'

    beijos.

    ResponderExcluir
  18. Uauu. fiquei bem interessada! =)
    Vai para minha listinha. xD

    ResponderExcluir
  19. Parece ser um livro ótimo e realmente não deve ser cansativo.
    Ótima resenha :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Adorei o trailer! realmente será uma grande série, esperamos que eles não distorçam a história neh! (rs)
    Ainda não li o livro, mas já o conhecia de vista (rs), me apaixonei pela capa e pelo enredo. Gosto muito de histórias assim, por mais que eu goste de romances, ainda prefiro livros com mais ação (rs)
    Muito bom!! E seu resumo do livro foi fantastico Leonardo!! :)
    E parabéns pelo belo começo na equipe do Blog!

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu quero tanto, mais tanto esse livro. Adoro histórias épicas.
    E essa resenha me deixou com mais vontade de lê-lo.

    Quanto a série de TV, eu nem sabia da existência dela até ler essa resenha. Fiquei curiosa para assistir, mas só me arrisco a ver, quando eu ler o livro.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  22. Esse livro parece perfeitoooo... cheio de aventuras e personagens fantasticos. Sua resenha ta muito boa como semp, adoro como vc descreve os momentos sem quebrar os momentos chaves dos livros nem falar demais ^^
    Ja tou ansiosa p ler esse livro tb ^^

    ResponderExcluir
  23. essa esta na minha lista para 2011 desde q eu acabei de ler a renha

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho esse livro aqui, já li metade, mas parei. Sei lá. Uma pausa, depois de ler a menina que brincava com fogo e cidade dos ossos eu vou retornar pra ele.

    ResponderExcluir
  25. OMG!! Estou louca pra ler este livro há muito tempo!!! Fiquei ainda mais ansiosa pra ler com essa resenha.
    O único problema é que ainda tá bem caro (quase 40 reais).
    Mas eu ainda compro, áa se compro!! E o 2 tbm!!!

    ResponderExcluir
  26. Oi... estou lendo o livro e por isso só dei uma passada rápida com o olho rs... e li sua opinião no final. Eu estou simplesmente amandooooo é ótimo mesmo! Não dá vontade de parar de ler!!!!
    bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris