quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Resenha: "Encruzilhada" (Marcelo d'Salete)


Por Juny: Hoje temos a estreia de uma nova resenhista, deem boas vinda a Carol. Ela tem um gosto literário bem variado. É a namorada do Taka (Colunista de quadrinhos, animes e mangás) e minha melhor amiga ^^ Fiquem agora com a resenha!


Por Carol: "Encruzilhada" é uma HQ brasileira da Editora Leya e publicada com selo Barba Negra, foi feita por Marcelo d'Salete e é dividida em cinco histórias que relata: a vida de criança que mora nas ruas, a criminalidade, a injustiça, o preconceito, a violência, o desemprego e outras coisas que acontece na vida de muitas pessoas, ainda mais para quem mora em favela nas grandes cidades.

Os desenhos são muito bem feitos, na capa ao fundo, atrás da criança é um parque de diversões e ao invés dessa criança estar como as outras se divertindo, ela está ali sentada com sua vida miserável, tentando sobreviver a cada dia e apenas sonhando, as cores dão um ar bem melancólico. A capa e o miolo foram feitos de papéis recicláveis.

Os traços da HQ, como diz o Marcelo Yuka: 'O traço é sujo e poético'. Ficou bem legal à parte do metrô de São Paulo onde está a prima do Ney e o Beto (página 39).

Também nas ilustrações têm várias marcas conhecidas como: Ford, Carrefour, Omo, Motorola, etc. Mostra-se uma crítica do capitalismo, que todo cidadão é influenciado, o tempo todo.

Recomendo essa HQ porque simplesmente é a realidade, não tem super-herói salvando e muito menos final feliz, algo que trata do dia a dia das pessoas que vivem nas periferias das grandes metrópoles. Ao terminar de ler, você fica pensando nesse mundo que vive e pelo que essas personagens sofrem, é o que acontece com muita gente. Um trabalho muito bem feito, para quem ficou interessado o site do Marcelo d'Salete é http://www.dsalete.art.br/

Vale lembrar que a Editora Leya está entrando desde 2010 com força total no mercado de quadrinhos e já chega a bater de frente com a Companhia das Letras, que vinha sendo a maior editora em quadrinhos (tirando os de heróis). O ano de 2012 promete ser um grande embate de títulos, melhor para os fãs de quadrinhos.

5 comentários :

  1. Sabia q vc no DB seria so uma questão de tempo ;D UHAUHAUHU Seja bem vindaaaa!
    Eu não dava nada pro HQ, achei a capa meio estranha, mas pela sua resenha, parece bom!

    ResponderExcluir
  2. Nao conhecia essa HQ, parece um trabalho bem diferente, curti

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vinda a equipe do meu blog favorito! S2

    Vc relatou bem os sentimentos da hq, mas eu não gosto desse tipo de leitura...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Carol ^^
    Bem-vinda!
    Olha que pela capa eu ia passar batido, rs.
    Mas, gostei da resenha e vou procurar.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Interessante, ainda mais por ser brasileira, com a realidade das favelas.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris