domingo, 18 de dezembro de 2011

Resenha: "Marina" (Carlos Ruiz Zafón)


- Clique aqui para ler a resenha de “A Sombra do Vento”

Por Juny: Carlos Ruiz Zafón mostra mais uma vez porque é um escritor tão conceituado e aclamado pela crítica. Ele me conquistou mais uma vez!

Em “Marina” acompanhamos a trajetória do jovem Oscar Drai, que estuda em um internato em Barcelona. Sua distração é nos horários sem aula, sair em uma das varias passagens sem vigilância que ele conhece e caminhar pela cidade.

Em uma dessas caminhadas no Sarriá, ele se sente atraído a adentrar uma casa, aparentemente desabitada. No jardim ele se assusta com um gato sinistro que acabou de caçar um pequeno pardal. Ao entrar na casa ouve uma Ópera maravilhosa, segue a música e vê que esta tocando em uma vitrola, avista um relógio de ouro e quando esta examinado-o alguém adentra no cômodo e ele assustado foge, só depois percebe que levou o relógio.

Ele verifica que o relógio tem uma dedicatória e se sente mal por tê-lo levado. Na manhã seguinte toma coragem e vai devolve-lo. Ao chegar na casa, da de cara com uma menina, que conta que o relógio é do pai dela e o convida a entrar e entregar pessoalmente. O dono do relógio é o velho German, a menina se chama Marina. O relógio foi presente da esposa de German, uma cantora de opera super famosa que faleceu depois de enfrentar a leucemia.

Depois desse dia Oscar e Marina se tornam amigos e ele sempre vai visitá-la. Num dia ela o chama para mostrar algo impressionante. Ela o leva ao cemitério do Sarriá e eles sentam e ficam esperando. Algum tempo depois aparece uma mulher super elegante com um véu negro tampando o rosto, vai em um tumulo sem identificação (só há uma borboleta negra desenhada) e deposita flores. Marina conta que ela faz esse mesmo ritual todo mês, sempre no mesmo horário. Em busca de aventura eles seguem a mulher misteriosa a fim de tentar descobrir mais sobre o assunto.
O cemitério do Sarriá é um dos lugares mais escondidos de Barcelona. Quem procura no mapa não vai achar nada. (...)  

– Isso está meio morto, não? Sugeri, consciente da ironia. (...) 


Marina me deu uma olhada que não consegui decifrar. 


– Está enganado. Aqui estão lembranças de centenas de pessoas, suas vidas, seus sentimentos, suas ilusões, sua ausência, os sonhos que nunca conseguiram realizar, as decepções, os enganos e os amores não correspondidos que envenenaram suas vidas... Tudo isso está preso aqui para sempre.
Ela adentra uma viela e some, eles entram no local, uma estufa abandonada, escura, tomada por plantas que cresceram desordenadas após o abandono. La eles acham um cômodo muito estranho, sentem uma presença e percebem que há um monte de marionetes sinistras suspensas no teto, todas inacabadas (umas sem olhos, outras sem braços, etc), Marina esbarra em um botão e todas elas descem. Além disso, em cima de uma mesa encontram um álbum de fotos sinistras, de pessoas deformadas, a maioria de circos, o álbum é como se fosse uma coleção pessoal. Assustados com a visão e o cheiro de carne morta eles fogem.

Essa é a introdução para um grande mistério que Oscar e Marina começam a investigar. Aos poucos eles vão conhecendo várias pessoas envolvidas nessa história e vão conhecendo os seus pontos de vista.
“Marina me disse um dia que a gente só se lembra do que nunca aconteceu. Ainda ia se passar uma eternidade antes que eu pudesse compreender essas palavras.”
Mas o livro, como todas as obras de Zafón, não é somente sobre isso, há espaço para o romance e muita emoção, principalmente com os acontecimentos finais. O autor nos leva de uma história de terror a um emocionante drama em um piscar de olhos! Eu me surpreendi e me emocionei muito com o drama final, o livro me marcou muito.

Uma obra que mistura vários gêneros literários, que é impossível parar de ler até desvendar o mistério e difícil não se emocionar com o final! Recomendo muito!

104 comentários :

  1. Uma resenha a altura do livro, adorei as citações e o jeito como vc contou a historia! ja é um dos meus favoritos!!

    ResponderExcluir
  2. Estou muito ansiosa para ler este livro depois da leitura desta resenha!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu li!!! E adoreiii!!
    =0)

    Bjo.
    www.livrosfilmesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse livro. É muito bom!
    Seguindo (:

    http://thebookofmydreams.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Este livro é realmente uns dos melhores de 2011. Eu também me emocionei com ele e fiquei pensando nele muito tempo após ter terminado!
    Bjs
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  6. Quando eu vi o temanho desse livro eu quase caí da cadeira! :3 Não pude deixar de pensar que a leitura dele vai ser bem rápida. Afinal, se os outros livros do Carlos eu já lia em 3 dias (e eles eram bem mais grossos) quem dirá esse...
    Só tenho lido resenhas positivas a respeito do lançamento, estou super ansiosa para ler *-*

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Amei a resenha! (Já li esse livro tem um tempinho, tava curiosa pra ler a resenha dele aqui).
    No início eu achei que por o livro ser muito fininho, fosse ter um conteúdo bem 'leve', tranquilo.
    Quando comecei a ler - devorei, li até na sala de aula,rs -,até achei graça de certas cenas/diálogos descritos. Depois me surpreendi com o "terror/suspense", e fiquei perplexa com o o desenrolar da trama.
    Zafón é um dos escritores mais fantásticos que existe! Esse livro é super emocionante. E lindo!

    (Tem que incluir ele nas dicas de livros para dar de presente! )rs

    Beeijo. =*

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum livro desse autor, porém já ouvi falar muuuuuuito bem dos livros dele e claro que fico bem curiosa para ler alguma obra dele! :)
    Marina parece ser maravilhoso!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Terror?? Desculpa, ms pela capa, nunca me passaria pela cabeça que o livro é de terror, ou mistério. Sério, é a primeira vez que eu levo uma resenha desse livro a sério e fiquei em choque aqui, haha. Adoreei demais, quero muito muito ler e desvendar esse mistério também *-*

    xx carol

    ResponderExcluir
  10. Oi Juny!!!

    Muito boa a sua resenha!!!
    Nunca li nada desse autor e nem tinha vontade, mas esse livro parece ser muito legal mesmo... Agora fiquei bem curiosa!!!

    Beijos, Ká!!!
    Walking in Bookland

    ResponderExcluir
  11. Estou super feliz por já ter o livro. Toda resenha que leio fala basicamente a mesma coisa, além de sempre elogiarem bastante.
    Quero saber qual é esse drama final, rs.
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Oi Juny!

    Quero muito ler esse livro! Até hoje não li nenhum livro do Zafón e toda resenha que leio sobre os livros dele são elogios atrás de elogios.

    Beijos,
    Amanda
    ^_^

    ResponderExcluir
  13. Bom dia.
    Desculpa o incomodo, mas venho hoje pedir que olhe com carinho meu blog de resenhas literárias, o O Leitor.
    Se puder fazer parte, agradecemos.

    Obrigada e uma ótima segunda-feira. Beijos,

    Pamela.

    ResponderExcluir
  14. Só de ver que a história se passa em Barcelona eu fiquei com raiva, kk. Odeio lá.
    Mas fiquei com vontade de ler mesmo assim. Nunca li nada do autor, e fiquei curiosa.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  15. acabei de comprar esse livro!
    Não vejo a hora de chegar! *---*

    beeijo

    ResponderExcluir
  16. Um livro que merece ser comentado! Parabens DEAR BOOK por ajudar o povo a conhecer livros que mudam as pessoas!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser bom, perfeito, na verdade. Terror, mistério, amo muito tudo isso. E essa história de mulher com véu escuro, marionetes no teto e cheiro de carne morta??? Muito assustador.

    Beijos, Paati'
    http://livros-resenhados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. A resenha ficou boa, mas sinistra. Será que você está nos prevenindo do que terá no livro? hehe

    Thiago Rapsys
    www.ecolivros.com.br

    ResponderExcluir
  19. Nossa e pensar que eu coloquei esse livro no meu carrinho de comprar e desisti, que burra eu viu! Lindo, se eu não ganhar na promoção certamento comprarei!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Hoje ainda falando sobre o mesmo autor, devo ressaltar que não conhecia esse livro dele, Marina, como por exemplo, também não conhecia O Jogo do Anjo. Mediante a resenha, de tamanha visibilidade sobre o romance, com certeza eu fiquei interessado em ler. Então, parabéns pela resenha, por que não é nada fácil falar sobre um livro de autor conhecido.

    Atenciosamente,
    R.S.Merces

    ResponderExcluir
  21. Zafón parece ter uma escrita espetacular. Eu AINDA não li nenhum livro dele. Marina parece ser muito bom!!Parabéns pela resena, Juny! ;D

    Beijos,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  22. Ótima resenha, não li o livro ainda mas com certeza deve ser ótimo como todos os outros ou ainda melhor!
    Zafón escreve muito bem, seus livros são muito envolventes, perfeitos!

    beijo

    ResponderExcluir
  23. Até pouco tempo eu pensava que os livros do autor eram sobre auto ajuda, mas, felizmente, me esclareceram sobre as obras do autor. Marina é o livro do autor que mais tem despertado minha curiosidade.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  24. O livro parecer ser ótimo, amei a capa.

    Beijinhos, MODA E eu

    ResponderExcluir
  25. OOOH, peguei esse livro HOJE na livraria ! AUHSUAHUSHAS' e infelizmente continuo com o mau habito de comprar livros pela quantidade de páginas ! :/ adoro livros volumoso *---* Mas pelo que li na resenha, que apesar de ser um livro curtinho, ele pode passar mta coisa para o leitor *--*
    e com certeza é isso que importa !
    Batendo um arrependimento por não ter comprado ..
    Mas enfim, ficaa para a proxima com certeza !
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  26. Amo a forma como esse autor escreve, após ler um livro dele, parece que fico vários dias lembrando da história... Ainda não li Marina, mas pela resenha, fiquei curiosíssima, deve ser fantástico como todos os outros de Zafón.

    ResponderExcluir
  27. Louca pra ler esse autor!Acho isso de conseguir transitar por vários gêneros muito empolgante!

    ResponderExcluir
  28. Uoooww, tô besta e com muuuuuita vontade de ler!! Amo de paixão livros que misturam vários temas, como romance, terror e algumas lições que podem ser extraídas para a vida... Realmente quero esse livro para mim !! Hahah *-*

    ResponderExcluir
  29. Nossa,
    O livro é lindo. E fica mais lindo ainda porque o meu nome é o nome do livro, mas isso é só um fato.
    O livro é um máximo, incrível mesmo. A resenha ta maravilhosa e o autor é extremamente bom e muito competente.

    ResponderExcluir
  30. Confesso que parei de ler o review antes da metade para evitar spoilers.

    A sinopse de "Marina" me deixou muito curioso. Está na minha lista.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  31. A capa deste livro é muito linda *-*... Marina parece ser uma estória que realmente marca, muitos gêneros misturados num mesmo livro *-*
    Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  32. Terminei de ler recentemente "A Sombra do Vento", e depois de ler essa resenha, estou convicto de que preciso ler os outros livros do Zafón o quanto antes.

    ResponderExcluir
  33. Com certeza entrou pra minha lista de livros que irei ler em 2012...

    Parabéns bela resenha!!!

    ResponderExcluir
  34. Quanto mistério! O enredo parece fantástico, e estou cada vez mais curiosa pelo autor.
    Ah... a capa é demais, muito curiosa e enigmática.

    abraços,
    Luciana

    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Acabei de ler a resenha de A Sombra do Vento e pelo visto os livros do autor parecem ser muito bons. Parecem ser no mesmo estilo, mas com erredos diferentes. Marina parece ter mais terror, e a capa é bem sinistra também, bdm curioso pra ler os livros do autor. Ganhei Marina em uma promo faz um tempo e ainda não chegou, agora q tô mais curioso ainda pra tê-lo!

    ResponderExcluir
  36. Caramba!A sua resenha foi realmente de perder o fôlego. Fiquei com uma baita vontade de me entregar a "Marina"!

    @luanq11
    http://batepapocomasorte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Mesmo se já não tivesse uma enorme vontade de ler os livros de Carlos Ruiz Zafon, eu leria esse livro sem medo, não sei por que esse nome me chama muito a atenção, apesar de ser simples. E a resenha está ótima, fiquei com mais vontade ainda de ler. Parabéns.

    ResponderExcluir
  38. Ainda não li, mas é lógico que não vejo a hora de poder ler este livro *-*
    Ja lí os dois livros do Zafón lançados no Brasil e eu adoro *-* Mal posso esperar por O príncipe da Névoa também *-*
    Creio que este não vai me decepcionar em nada, dada a genialidade do autor!
    Amei a resenha ><

    Ana Carolina .
    LivroeRiso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Já ouvi falar muito desse livro. Mega vontade de ler!

    ResponderExcluir
  40. Parece ótimo, acho que se eu ler vai ser igual "a menina que roubava livros" e "o mensageiro" (do mesmo autor: vou amar!
    ;*

    ResponderExcluir
  41. Mesmo autor? Que incrível! Essa é a melhor promoção do blog na minha opinião, torço muito para ganhar.

    ResponderExcluir
  42. Ui que sinistro. Mistério + Zafón= um ótimo livro. =D

    ResponderExcluir
  43. Marina foi o primeiro livro que li de Zafón e me apaixonei pela maneira como o autor escreve e pelo mundo que cria. Mal posso esperar para ler A Sombra do Vento

    ResponderExcluir
  44. To super afim de ler! Ainda mais sobre esse autor, que é super bem falado. Adooro essa capa. Gostei da resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  45. Nunca tinha ouvido falar sobre esse autor, mas só por essa resenha, fiquei com vontade de ler tooodos os livros!

    ResponderExcluir
  46. Eu ainda não li (porém morro de curiosidade. Zafón escreve muito bem, disso não tenho dúvida). Gostei muito da sinopse e dos seus comentários sobre o livro. Ele parece-me incrível.
    beijos
    Amy

    ResponderExcluir
  47. tô torcendo para ganhar esse livro, e começar o ano com o pé direito

    ResponderExcluir
  48. Que demais!!
    Quero muuuuito ler esse livro!
    Sabe aqueles livros que você lê a sinopse e a resenha e depois ficar querendo ler mais??
    Pois é... esse livro é assim
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  49. Diante de tanto elogio...muito anciosa para ler tbm;

    ResponderExcluir
  50. Zafón é um escritor fantástico!!
    vou ler esse livro! =)
    bjoss

    ResponderExcluir
  51. Eu acho os livros do Zafón incríveis apesar de ter lido somente um (A Sombra do Vento) e com certeza ainda vou ler outros livros dele, 'Marina' já tá na minha lista de leitura desse ano e essa resenha só confirmou essa vontade =)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  52. Por tudo que tenho lido sobre esse livro, me parece ser daqueles que faz o leitor ter várias sensações durante a leitura: amor, comoção, medo, etc. Parece ser uma obra bem completa.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    @LeitoraIncomum

    ResponderExcluir
  53. Fiquei super curiosa com relação a este livro ,eu adoro um mistério!
    Valeu pela resenha estava incrivel!

    ResponderExcluir
  54. dizem que este não é tão bom como a sombra do vento, eu espero que goste mesmo assim!
    bjs

    ResponderExcluir
  55. Ja queria ler este livro, a sua resenha só veio a calhar... desejo mais ainda!
    Belas palavras, bem colocadas e expressivas!
    Parabéns
    ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  56. To querendo muito ler esse livro. Só vejo ótimas resenhas sobre ele.


    http://saocoisasdesiguais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  57. Eu tô há um tempão querendo ler esse livro. Parece ser tudo o que eu mais gosto: mistério + terror + um pouco de emoção. E pelo que eu ouço falar do autor, ele é apaixonante em suas palavras.
    Ótima resenha, foi a que mais me fez entender sobre a história. E eu já li várias resenhas desse livro!

    ResponderExcluir
  58. Gostei da resenha e o livro parecer ser interessante.

    ResponderExcluir
  59. to louca pra ler Marina. eu li um pedaço de A Sombra do Vento, mas tive que devolver o livro, mas ja estou com ele de novo, e vou le-lo logo. Nossa, adorei a resenha, me deu mais vontade ainda de ler!

    ResponderExcluir
  60. Adoro um mistério com pitada de romance, aqueles que se prolongam desde a infância são os melhores, espero que eu tenha a oportunidade de ler!

    ResponderExcluir
  61. Me indicaram esse livro e já estou correndo atrás, parece muito bom!

    ResponderExcluir
  62. Muito interessante esse livro...espero ter a oportunidade de apreciar essa bela leitura.

    ResponderExcluir
  63. Ah, agora é que eu quero mesmo ler esse livro! Já tinha visto na livraria dia desses, mas nem cheguei a folhear! Agora que sei a sinopse, vou ler sim!

    ResponderExcluir
  64. Ainda acho que a escrita é profunda em Marina, pelos quotes (ainda não li o livro), mas parece que, levado mais ao terror, suspense, a profundidade é justificada e torna-se parte da história. Estou com vontade de lê-lo, procurando algo diferente do tradicionalismo YA. ^^

    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  65. esse livro parece ser muito perfeito, otima resenha!

    ResponderExcluir
  66. Ainda estou tentando imaginar este ponto "O autor nos leva de uma história de terror a um emocionante drama em um piscar de olhos", so esta frase ja me deixou mega curiosa.

    O cenario a principio parece ser bem sinistro, internatos e cemiterios, uma casa aparentemente desabitada, mas o autor ainda acrescentou notas de emocao e drama.

    Nao conheco nenhuma obra do autor, mas esta nao eh a primeira resenha que leio sobre seus livros, principalmente aqui no Dear book que ja resenhou outro livro dele que tambem parece ser muito bom.

    BJos

    Aline

    ResponderExcluir
  67. Participando do sorteio! Historia de terror com drama....aguenta as emoções , eu queroooooo!

    ResponderExcluir
  68. a resenha está otima e eu amo histórias que envolvem o terror , o romance e odrama somente em um livro, Parabéns pela resenha!!!*-*

    ResponderExcluir
  69. Adoro esse tipo de livro, vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  70. A história é linda! Digna de um roteiro de filme!

    ResponderExcluir
  71. Propaganda dele já me fizeram... mega curiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  72. Ótima resenha, Juny.
    É do Carlos Ruiz Záfon? Deve valer a pena. Aliás, a capa é linda. Mas, segundo a sua resenha, esse livro tem um toquezinho de terror, é? Ui! Mas acho que o que se sobressai nele é um encantador drama, certo?

    Espero ganhá-lo na promoção do blog.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  73. Ótima resenha, amei! Já tinha vontade de ler este livro, agora piorou.
    Tomara que que eu ganhe.
    Parabéns.

    @celiapatfer

    ResponderExcluir
  74. Uau, a gente só se lembra do que nao aconteceu... eu também ficaria tentando decifras essas palavras..

    ResponderExcluir
  75. Nossa, só pelo trecho do livro já posso afirmar que a Marina se tornou uma de minhas heroinas favoritas! *--*

    ResponderExcluir
  76. A resenha me despertou muita curiosidade. Principalmente por ser tanto misterioso! Gostei muito mesmo! Vou comprá-lo, com certeza! Um beijo!

    ResponderExcluir
  77. Estou na fase de ler este tipos de livros, amei a resenha, me senti já dentro da história, Marina parece ser uma ótima viagem!
    Um abraço.
    Amanda Ramos

    ResponderExcluir
  78. Já tinha ouvido falar sobre um outro livro do autor, 'A sombra do vento', e confesso que ele me despertou mais curiosidade que Marina. Obrigada pela resenha, suponho que este livro seja tão bom quanto o outro, espero poder apreciar a leitura de ambos!

    ResponderExcluir
  79. Ótima resenha de Marina, pois ela consegue cativar o interesse e curiosidade do leitor em ler a obra de Carlos Ruiz Zafón e procurar mais por ela.

    ResponderExcluir
  80. Terror e drama num livro só?! Wow! "Uma obra que mistura vários gêneros literários, que é impossível parar de ler até desvendar o mistério e difícil não se emocionar com o final! Recomendo muito!" = eu louco pra ler.

    ResponderExcluir
  81. Nem sei bem o que dizer...
    "Marina" é um nome que só de ouvir me remete à lembranças da infância. Não sei o porque.
    Conheci o livro faz bem pouco tempo, mesmo.
    A resenha me deixou com mais vontade ainda de lê-lo. Muito bom!

    Beijo.
    Bons dias.

    ResponderExcluir
  82. maravilhosa serenha, estou louca pra ler.

    ResponderExcluir
  83. Essa resenha eu li toda(ao contrário de A Sombra do Vento, pq estou lendo o livro! rs).
    Mais um mistério de Zafón!
    Com certeza, entrará na lista Vou Ler, do Skoob!
    Bjs

    ResponderExcluir
  84. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, deve ser ótimo *-*

    ResponderExcluir
  85. esse autor é maravilhoso! mais uma resenha elogiando esse livro! Marina deve ser muito bom e interessante!

    ResponderExcluir
  86. Há tempos quero comprar esse livro! Me interessei desde a primeira vez que o vi na livraria. depois dessa resenha, preciso dele mais do que nunca! Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  87. Adoro essa capa, e sendo um livro do Carlos Ruiz Zafón, não pode ser nada além de incrícel.

    ResponderExcluir
  88. Nunca tinha visto um livro que contasse uma estória do tipo. A história é diferente, e me deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  89. Marina tem tudo que eu gosto *-*
    Suspense, romance e esse ar de terror... adorei =P
    Sem falar que a capa é linda né rsrsrs

    ResponderExcluir
  90. Fiquei com muita vontade de ler, principalmente lendo os comments... quero muito mesmo...

    ResponderExcluir
  91. Carlos Ruiz Zafon, por si, já é um excelente autor. A resenha de vocês fez com que o livro ficasse ainda mais chamativo de ler! Quero muito ler, tanto que estou participando da promoção. Parabéns!

    ResponderExcluir
  92. Eu tenho uma amiga chamada Marina, eu agora pretendo dar esse livro a ela, é maravilhoso! @Katnissmalfoy

    ResponderExcluir
  93. Zafon é o mestre, como adoro esse escritor!!
    Já tinha lido O Jogo do Anjo, A sombra do vento..daí, uma amiga mais q especial me deu Marina de presente..e o devorei num intervalo pequeno, tamanho foi o prazer na leitura.
    Mesmo achando que o livro fugiu bem do estilo Zafon de ser no meio do livro, não se perdeu o encanto, o descrever dele pela velha Barcelona, seus becos(isso sempre me fascinou)
    Achei q seria um livro mais voltado pro romance, pro basico...e??
    Que suspense ele se transforma.
    Adorei a resenha!!!!!!!
    Livro mais q indicado!

    ResponderExcluir
  94. Todos elogiam muito o Zafon.
    As obras deles, todas possuem resenhas positivas. Tenho vontade de ler algum livro dele, mas queria começar por A Sombra do Vento. Marina parece-me ser uma obra muito interessante, principalmente por mistura vários gêneros.

    Ah, adoro o padrão que as capas dos livros dele seguem :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  95. Amei a resenha! Agora eu precisooooo ler este livro! Mais um para a lista! Obrigada! hahaha...
    Beijos.

    http://sucessoparaseublog.blogspot.com.br/
    http://vivianpitanca.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris