sábado, 17 de dezembro de 2011

[Anime e Mangá]: O melhor de 2011 e o que esperar de 2012.


Os mangás e os animes viveram anos bem diferentes nas terras nipônicas e no Brasil, enquanto os mangás vivem sua melhor época no país, os animes se fortalecem no Japão, então Let’s go:
2011 na terra do sol nascente: É um fato que os mangás vivem uma crise de vendas por lá, já que hoje se vende cerca de 4 milhões, quando há 10 anos atrás se vendia quase 10 milhões de unidades. Apenas um mangá faz milagre no Japão, ironicamente, ele nunca foi muito famoso ao grande publico, One Piece vendeu 15 milhões de mangás e tem um dos animes de maior audiência. Os animes seguem com ótimas audiências e com bons nomes lançados durante o ano, que confirmaram isso como: Bakuman 2, HunterxHunter –Remake, Guilty Crown, Gundam Age, C3, Fate/Zero e boas surpresas como Tiger&Bunny. Vale lembrar que por causa da Tsunami que devastou o país este ano, foi obrigatoriamente cortada qualquer cena de Tsunami em animes e mangás.
Já por aqui, os animes são coisas raras na TV e para o ano de 2012, as coisas devem piorar, apenas a Bandeirantes deve passar Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball, enquanto a Rede TV e a Cartoon ficam com Pokemon. Os próprios programas matinais como TV Globinho irão ser semanais e se focar em uma programação mais infantil.


Já os mangás vivem seu melhor momento no país, esse ano tivemos a volta da Conrad e a entrada da L&PM POCKET no mercado dos nanquins, além da NewPop e da Panini e JBC que lutam acirradamente pela liderança do mercado. Nos lançamentos deste ano tivemos uma chuva de lançamentos com destaques para: Evangelion (versão tankoubon), Bakuman, Highschool of the Dead, Cavaleiros do Zodíaco – Episódio G, Code Geass, Basilisk e Deadman Wonderland. 

Mas as vendas andam tão em alta que a briga pelo topo do mercado fez com que a Panini e JBC anunciassem seus títulos para o ano que vem, entre eles estão: One Piece, Dragon Ball, Monster, Mad love Chase, 20th Century Boys pela Panini que ainda pode confirmar o lançamento de Sailor Moon. Pela JBC, Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho, Samurai X e Sakura Card Captors. Vale lembrar que muitas dessas obras foram lançados entre 2001 e 2003 em formato de quadrinhos, onde cada edição era equivalente à metade ou até um terço do original, agora vários desses títulos serão lançados em versão tankoubon, que é idêntica a japonesa e forma já adotada nos lançamentos atuais no país.

Algo se pode afirmar, pouco a pouco o país vem se tornando em um país que consome mangá que há 11 anos vem ganhando mais e mais forças por aqui. Semana que vem especial de natal e comentem qual o anime ou quadrinhos que você gostaria de ver por aqui (seja no Brasil ou nessa coluna).

8 comentários :

  1. Vi hoje no facebook a noticia do possivel lançamento do manga de Sailor Moon aqui e fiquei emocionada, serio! XD Espero isso ha uns 15 anos, eh mt emoçao, melhor noticia pra pra 2012 *-*

    ResponderExcluir
  2. É verdade que o mercado dos quadrinhos cresceu bastante esse ano, e eu fico MUITO feliz com isso! Só sinto falta é de alguns shoujos que eles ainda não pensaram em traduzir... eu geralmente não me interesso muito por esses mais "clássicos" por serem mais antigos e muito longos.

    Mas adorei a notícia! Ótimo post :)

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  3. Tiger % Bunny foi o melhor de 2011, sem dúvidas.

    ResponderExcluir
  4. Esse ano não comprei muito mangá, mas comecei High School of the Dead e gostei. Que legal Sailor Moon vai ser publicada ano que vem \o/.

    ResponderExcluir
  5. NÃO ACREDITO!!! Ver o mangá de Sailor Moon para mim será MUITO especial, adorava assistir o desenho!!! É uma otima noticia!

    ResponderExcluir
  6. Conheci os animes e mangás através de meu filho que é um fã (eu sei que tem nome para isso, mas não me arrisco kkk).
    Muitos títulos ciados fazem pare do meu dia a dia.
    Mil bjs

    ResponderExcluir
  7. se eu fosse escolher um anime pra durar minha via seria one piece é perfeito e ainda mais n tem previsão de término

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris