segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Resenha: "A Filha do Louco" (Megan Shepherd)

Tradução Ivar Panazzolo Júnior

Sinopse: Juliet Moreau construiu sua vida em Londres trabalhando como arrumadeira - e tentando se esquecer do escândalo que arruinou sua reputação e a de sua mãe, afinal ninguém conseguira provar que seu pai, o Dr. Moreau, fora realmente o autor daquelas sinistras experiências envolvendo seres humanos e animais. De qualquer forma, seu pai e sua mãe estavam mortos agora, portanto, os boatos e as intrigas da sociedade londrina não poderiam mais afetá- la... Mas, então, ela descobre que o Dr. Moreau continua vivo, exilado em uma remota ilha tropical e, provavelmente, fazendo suas trágicas experiências. Acompanhada por Montgomery, o belo e jovem assistente do cirurgião, e Edward, um enigmático náufrago, Juliet viaja até a ilha para descobrir até onde são verdadeiras as acusações que apontam para sua família.Fonte: Skoob

Por Eliel: Amo releituras de clássicos, mas sei do risco que se corre ao tentar. Ao ler esse romance me veio muitas referências, podem não ser as mesmas (claro que não) usadas por Megan Shepherd. Entre as minhas referências estão: Penny Dreadful, Fullmetal Alchemist, Frankstein, O médico e o Monstro. Como podem ver são obras góticas, de terror e bem sombrios.

A Filha do Louco tem tudo isso, porém a fonte de inspiração veio de A Ilha do Dr. Moreau de H. G. Wells. Não se enganem, tem muitos elementos que lembram o clássico, mas esse romance é um novo olhar, uma nova história.

- Estar certo ou errado não tem nada a ver com o fato de eu ser mulher - disse-lhe, fazendo uma pequena pausa. - Além disso, a minha resposta está correta.

Vamos acompanhar a jovem Juliet, antes de se tornar uma órfã era parte da elite da sociedade londrina, porém nossa aventura começa justamente quando a dignidade da família de Juliet é esquecida. Pior, é manchada. Seu pai, um influente médico é tido como louco devido as técnicas nada ortodoxas desenvolvidas e aplicadas em pleno século XIX.

Sem os benefícios de viver entre os privilegiados a vida para uma jovem não é nada fácil, tendo que lutar por sua sobrevivência, por seu sustento. Devido aos favores de alguns poucos amigos de seu pai, Juliet, consegue um emprego na limpeza da faculdade de medicina.

Em uma noite cheia de emoções o passado de Juliet surge como uma tempestade de verão. Seu pai pode estar vivo. A suspeita surge ao reencontrar um amigo de infância e um velho amor, Montgomery. Adeus Londres ingrata e olá um mundo novo de aventuras.

Precisava saber que tipo de homem meu pai era - o monstro ou o gênio incompreendido.

Montgomery promete levar Juliet para reencontrar seu pai em uma distante ilha, porém no meio da viagem surge um misterioso naufrago, Edward Prince. Assim montamos um complexo triângulo amoroso.

Toquei levemente meus lábios ressecados e percebi que isso significava que eu passaria bastante tempo com ele. Um rapaz inteligente, marcado por cicatrizes e acometido pela loucura dos mares, e que jogava gamão muito mal: Edward Prince.

Chegar à ilha parece ser a solução de todos os problemas de Juliet. Mal sabe ela que é apenas o início do grande mistério da sua vida. Reencontrar seu pai e descobrir a verdadeira razão dele ter sido expulso da comunidade médica e da sociedade londrina.

Uma narrativa muito bem construída e envolvente, além de muito empolgante e diria até viciante. Um novo conceito de um clássico. Leitura daquelas que perturbam o leitor e o levam além do lugar comum.

E aqui vai apenas uma pergunta inquietante para aqueles que acreditam na evolução darwinista: E se os humanos tivessem uma outra origem, evoluíssem de outros animais? Ou como em nossa aventura, fossem CRIADOS partindo de animais?


Leiam e descubram.

Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta

0 comentários :

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris