quinta-feira, 15 de novembro de 2018

[Cineclube]: Mente Sombrias





Cineclube é uma coluna semanal que tem como objetivo trazer para os leitores do Dear Book, críticas sobre filmes (do retrô até os últimos lançamentos), além de alguns especiais sobre temas do universo cinematográfico, passando eventualmente pelas séries que tocam nossos corações (seja por amor ou total aversão mesmo). Qualquer assunto da sétima arte que mereça ser discutido você vai ver por aqui, no Cineclube.




Titulo: Mentes Sombrias
Data de lançamento (Brasil): 16 de agosto de 2018
Diretor: Jennifer Yuh Nelson
Elenco principal: Amandla Stenberg, Harris Dickinson, Miya Cech, Mandy Moore, Bradley Whitford, Mark O`brien, Skylan Brooks e Patrick Gibson.
Gênero: Ficção Científica

Em um mundo apocalíptico, onde uma pandemia mata a maioria das crianças e adolescentes da América, alguns sobreviventes desenvolvem poderes sobrenaturais. Eles então são tirados pelo governo de suas famílias e enviados para campos de custódia. Entre elas está Ruby (Amandla Stenberg), que precisa se esconder entre as crianças sobreviventes devido ao poder que possui.


Mentes Sombrias é um filme que eu estava ansiosa para ver, pois logo quando vi o trailer meses atrás eu me identifiquei muito. Sua história misturando mundo pós apocalíptico e super poderes é uma receita certa para mim, que adoro ficção científica. Por isso corri atrás do livro e o devorei em pouco tempo. Essa semana pude assistir o filme e aproveitei para para trazer o que achei para vocês.

Bom, estamos falando de um filme de ficção cientifica juvenil. Se esse não é seu gênero de escolha, então provavelmente Mentes Sombrias não é o filme para você. Ele tem como pano de fundo um mundo em que as crianças foram dizimadas por uma doença desconhecida e as que sobraram foram trancafiadas, pois adquiriram poderes especiais. Junto a essa temática, temos uma protagonista que passou quase metade da vida nesta prisão e que aprendeu a temer seus poderes. A história também apresenta aquele momento mais leve, mostrando as interações sociais e as descobertas da juventude. Por isso, acredito que esse seja um filme que os jovens vão se identificar.

Gostei da escolha do elenco. A protagonista Amandla tem conquistado bastante espaço nas telonas, e logo mais ela vai estrear com o filme O Ódio que Você Semeia, uma outra adaptação que o livro já fez muita gente se emocionar. Ela pode não ser uma atriz espetacular, mas tenho visto uma evolução nela, e acredito que possa se consolidar no meio. Quando aos outros atores, como fã do livro, posso dizer que os outro integrantes do grupinho foram bem escolhidos e conseguiram (mesmo que de forma rápida) passar um  gostinho de como eles interagem. Quanto a Mandy Moore (nome mais conhecido ali) o papel dela não tem muito destaque, então ela passa mais desapercebido. 

O enredo segue um bom fluxo, entre momentos emotivos, divertidos e de ação. Os efeitos são bem feitos, e o filme prende você até o final. Para quem já leu o livro e está curioso em saber se foi uma boa adaptação, posso dizer que foi sim. Sem grandes sustos. Fizeram algumas mudanças, para poder condensar o filme, isso era o esperado. Mesmo que eu tenha sentido falta de uma das cenas finais, que para mim são um dos pontos altos do livro. No filme, Ruby está mais decidida com ela mesma, com meno medo em relação aos poderes dela. Mas no geral, foi uma adaptação bem fiel, ao contrário de outras coisas que temos visto por ai.


Mentes Sombrias é um filme de ficção juvenil divertido, e que prende o leitor, mas não consegue passar todo o potencial do livro, não por falta de tentativa, mas porque o livro abre muito mais possibilidades. No final, você sente que gostou do livro, mas ele não consegue marcar realmente. Acaba sendo mais um filme do gênero, que vale a diversão, mas que não te faz dizer "Uau!". Mas vale a pena ser assistido por quem leu o livro ou por quem gosta do gênero.





Jayne Cordeiro é de Salvador-Bahia, e tem 26 anos. Enfermeira, com pós graduação em auditoria, sempre foi apaixonada por livros e filmes, e entrou no universo dos blogs em 2015, ao se tornar resenhista literária da página Maravilhosas Descobertas. Além disso, hoje ela também participa do blog O Clube da Meia Noite, como resenhista literária e esporadicamente na crítica de filmes. E agora faz parte do blog Dear Book com a nova coluna sobre filmes, Cineclube.

     Redes Sociais de Jayne:
                                                         SKOOB
                                                        FILMOW

                         E você, o que achou da coluna? Deixe seu comentário!


Até o próximo Cineclube!
#blogdearbook #dearbookbr
#cineclube









Curta o Dear Book no Facebook
Siga @dear_book no Twitter e @dearbookbr no Instagram.


0 comentários

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato