sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Resenha: "Mapa dos Dias" - Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares 4 (Ransom Riggs)



 Tradução: Giu Alonso e Ulisses Teixeira


Sinopse: Mapa dos dias é a aguardada continuação de uma das séries de maior sucesso dos últimos anos. Para os leitores que estavam com saudades do universo mágico criado por Ransom Riggs, esta sequência vai além do prometido e descortina um cenário ainda mais rico, com novas criaturas, mistérios que envolvem todo o mundo peculiar e uma infinidade de aventuras a serem exploradas. Fascinante e imperdível para os amantes da série e para os novos fãs que certamente virão.
Jacob voltou para sua casa nos Estados Unidos após vencer os etéreos no Recanto do Demônio, mas ainda não sabe como conciliar a vida normal e tudo o que viveu. Agora que Emma, a srta. Peregrine e seus outros amigos vivem com ele no presente, em sua casa na Flórida, vamos acompanhá-los no processo de reconstrução do mundo peculiar.
Mas essa ideia cai para segundo plano quando eles descobrem um bunker subterrâneo na casa onde seu avô morou. A partir daí, surgem pistas de uma organização secreta que caçava etéreos e ajudava peculiares por todos os Estados Unidos, e isso os inspira a sair em uma missão tão perigosa quanto significativa por esse território desconhecido. Um mundo novo, sem regras nem ymbrynes; um país em que clãs vivem em conflito e em que cada fenda temporal esconde criaturas nunca antes vistas.
A série de Ransom Riggs é sucesso absoluto no Brasil e no mundo, tendo conquistado milhões de leitores graças a uma encantadora combinação de mistério, romance, aventura, viagem no tempo e à sombria seleção de fotografias antigas, da coleção pessoal do autor – desta vez, muitas delas coloridas.

Por Jayne Cordeiro: Anos após o lançamento do terceiro livro da série Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, os personagens estão de volta com Mapa do dias, quarto livro da série. Todos os nossos personagens queridos estão de volta, e um universo completamente novo se apresenta para eles e os leitores. Um mundo peculiar destruído e precisa se recuperar, onde a direção das Ymbrynes (que sempre foram as líderes do povo), começa a ser questionada, e desa vez é os EUA, o local explorado pela série.

A escolha de tirar a história da Europa para os EUA é uma boa ideia. A cultura é diferente, a relação entre os peculiares é mais tensa, cheia de clãs e relações conflituosas. Agora os protagonistas peculiares estão tendo que se adaptar ao mundo moderno, e a essas diferenças e falta de regras que ronda o povos da América. Tudo isso cria situações bem divertidas e também tensas, criando a maior parte do enredo do livro.

Mas tudo é uma introdução para um mistério maior que começa a dar as caras nesse livro. E já dá para perceber que será uma história bem mai complexa e madura que a anterior. Envolvendo até questões politicas e a discussão sobre a saída dos peculiares do armário. O autor trás aquela mesma escrita rápida e  divertida, com uma história que controla bem os momentos calmos com os bem movimentados. E gostei de como ele aprofunda o relacionamento entre Jacob e Emma, e como o fato de ela ter tido um relacionamento como avô dele influencia os dois. Algo que não teve tempo de ser explorado na trilogia anterior.

A série volta com tudo nesse livro, e ele não deixa a desejar para os fãs da série. Ressaltando que a série continua trazendo fotos reais para complementar a história, mas acho as fotos da trilogia original mais impactantes. Ainda sim é uma ótima leitura, que super recomendo. Lembrando que não dá para ler este livro, sem ter passado pela trilogia inicial.



Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta



0 comentários

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato