sexta-feira, 17 de junho de 2011

Resenha: "Um amor para recordar" - Nicholas Sparks


Parabéns, Nicholas Sparks! Primeiramente, por construir uma história que teria tudo para ser igual as outras, mas tem um diferencial, ela talvez seja a história mais comovente de todos os tempos. Ou ainda a mais triste, a mais especial e ainda assim, a mais linda.
"Esta é a minha história - e prometo contar tudo.
No início você vai sorrir e, depois, chorar - não diga que não avisei."
Um amor pra recordar trouxe a mim, primeiramente o filme, e confesso que mesmo lendo a obra depois, não me decepcionei. O filme é diferente em vários aspectos, o que é normal de se esperar de todas as versões cinematográficas de adaptações de obras literárias, mas ainda assim também é tão bom quanto o livro.
As principais diferenças estão em algumas cenas e principalmente em Landon Carter. A história de Jamie e Landon, na verdade, não começa da forma como foi mostrada no filme. Landon opta por cursar as aulas de teatro por vontade própria, como ele mesmo diz, "era teatro ou física, então optei pelo mais fácil." Jamie Sullivan é conhecida por ele desde a infância, mas só vem a ter contato com o mesmo, nas aulas de teatro que é aonde surge o romance, que é como o filme.
As cenas entre eles, porém, são mais detalhadas no livro, certamente, e a magia que vai acontecendo aos poucos é imensa e nostálgica, não há como não se emocionar. Landon Carter, como havia dito anteriormente, também é diferente, aliás totalmente diferente do Landon Carter, interpretado por Shane West. O Landon de Sparks é mais doce, muito menos rebelde e mais consciente de seus atos. No filme nos deparamos com um verdadeiro rebelde, aliás, muito bem interpretado por Shane, mas na obra nos deparamos com um garoto que não teve o pai por perto e por esse motivo faz coisas estranhas, como comer amendoins no cemitério, nada rebelde para o que vimos no filme. O Landon, de Sparks, é doce sim, é romântico e especial, feito como uma luva à Jamie.
"Pela primeira vez desde que a conheci, seu cabelo cor de mel não estava preso em um coque. Em vez disso, estava solto e era mais comprido do que imaginava, bem abaixo dos ombros. Havia um pouco de glitter espalhado pelos fios, refletindo luzes do palco, brilhando como uma auréola de cristal. Combinado com o vestido branco feito especialmente para ela, era algo absolutamente incrível de se observar. Não se parecia com a garota que eu havia visto crescer ou com a garota que eu havia conhecido recentemente."
Já a protagonista, Jamie Sullivan, é verdadeiramente a mesma interpretada por Mandy Moore, e não tem nada de exagero no que vimos no filme. Ela é exatamente do jeito que a assistimos no cinema, cheia de fé, amor, perseverança e compreensão. Suas frases têm o mesmo impacto, suas vestimentas são descritas da mesma forma e ela nos encanta de forma muito maior.

"No momento em que me contou, senti o sangue fugir da face, e um turbilhão vertiginoso de imagens golpeou a minha mente. Era como se, naquele breve momento, o tempo tivesse repentinamente parado e eu conseguisse entender tudo o que havia acontecido entre nós. Entendi por que ela quis que eu participasse da peça de teatro; entendi por quê, ao final da primeira noite do espetáculo, Hegbert havia sussurrado para ela com lágrimas nos olhos, chamando-a de "meu anjo"; entendi por que ele parecia tão cansado o tempo inteiro e por que ficava incomodado quando eu ia até a casa deles, por que ela queria que o Natal no orfanato fosse tão especial, por que ela achava que não iria para a faculdade, por que ela havia me dado a sua Bíblia."
Foi um livro que não li com toda a velocidade que poderia, mas ainda preferi que fosse dessa forma, pois a complexidade e os sentimentos que essa obra aflora em nós são muitos e preferi ir me dosando pouco a pouco. Ultimamente, me emociono com mais frequência e a minha Maitê vivencia tudo comigo, por isso preferi ir chorando e sorrindo pouco a pouco, mas de forma profunda, pois o que Nicholas Sparks descreve em cada página é o mais puro sentimento do mundo, e não é exagero dizer exatamente essas palavras. Um amor pra recordar é uma obra que irei sempre me recordar mesmo!


33 comentários :

  1. Eu já li este livro há um tepão, nem se chamava "Um Amor Para Recordar"... É um ótimo livro.

    E esse é um dos raros casos em que o filme faz jus à qualidade do livro. =D

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço o filme há muito tempo, lembro que estava sozinha em casa e ele passou no Telecine, eu assisti, e nunca mais esqueci, anotei o nome na minha agenda, para poder me lembra. Tempos depois achei o DVD nas Lojas Americanas, quando vi chorei, pedi ao meu irmão e ele comprou, de lá para cá, eu vejo o filme ao menos duas vezes por mês. Um tempo depois descobrir que era baseado em um livro, na época eu ainda não conhecia no Nicholas Sparks, descobri essa informação em uma comunidade na internet, aonde inclusive tinha o e-book do livro em português de Portugal, mas eu acabei nunca lendo, pq ler no pc me incomoda. Quando fui descobrindo que existiam outros livros do mesmo autor e que tbm viraram filme, fiquei muito feliz, pq fui me apaixonando por esse estilo do Nicholas, mesmo que fosse só pelos filmes. No ano passado perguntei pelo Twitter para o Novo Conceito se eles iam lançar esse livro tbm, afinal, estavam lançando outros do autor, para minha surpresa, eles responderam que eu podia esperar que esse ano teria uma surpresa, nossa fiquei muito feliz. Ai sempre ficava vendo todos os lançamentos a espera desse, ainda não comprei o livro, pois tenho outros para ler, e estou sem $, mas ele é o primeiro lugar na minha lista. Adorei a sua resenha Paula, ela é especial, mostrou de forma linda o que vamos encontrar no livro. E uma história linda, triste, emocionante, mas acima de tudo encantadora. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei super feliz com o livro!
    E concordo q a Jamie do livro é identica a do filme (bem pelo menos nas ações e taL) mas o Landon do filme é um rebelde e o do livro é so um cara meio sem rumo... Huahua
    Mas acho que isso foi por conta de epoca q o livro se passa e o filme é mais atual...

    bjss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  4. Nossa ameei a resenhaaa , parabéns!!
    Quero muiito ler esse livro *_*
    Beeijos
    Clara

    ResponderExcluir
  5. Esse romance parece ser muito fofo. Todas as resenhas que li até agora do livro são ótimas! E sem contar que o filme parece ser muito legal também. Mal vejo a hora de comprar o meu! ~

    Abçs,
    http://leitorasanonimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu amo o filme, tenho ate o dvd! Aposto que vou gostar ainda mais do livro. ^^

    ResponderExcluir
  7. Li Um Amor para Recordar faz menos de um mês, o Landon do livro é realmente diferente do personagem do filme, o Landon de Sparks é um garoto que anda com populares mas é muito inseguro, não se acha bom em nada. Eu adoro o filme, mas prefiro o livro. Quando li esse livro, li metade final em uma madrugada, eu chorava tanto que as vezes era até ruim de ler, dia seguinte estava com os olhos super inchados.
    O romance é simples, puro, mas marca na memória mesmo, realmente é pra recordar.

    ResponderExcluir
  8. Asisti ao filme há um tempo atrás e amei é muito lindo e desde que descobri que é a adaptação de um livro que eu sou doida para ler.

    ResponderExcluir
  9. Quanto detalhe e emoção!!!
    eeu ainda não li este livro, mas já vi muitos comenta'rio por ai, mas esta sua resenha me comoveu. Sparks sabe mesmo conquistar nossas emoçoes e lágrimas.
    Bju

    ResponderExcluir
  10. Eu li esse livro, li super rápido, chorei horrores, tudo de uma vez só... eheheh
    O filme eu já tinha visto a um bom tempo atrás.
    Foi o primeiro livro do Nicholas que eu li, adorei a forma como ele escreve, quero ler mais livros dele sim!

    Bjus
    Gisele

    ResponderExcluir
  11. Não vi o filme e não li o livro oO
    Não gosto de filmes de choradeira... mas mesmo assim pretendo ler o livro em breve (mesmo sabendo que vou fazer uma choradeira)... considero um livro essencial... por ser uma história de amor diferente e tal...

    adorei a resenha, e pelo q eu percebi, é melhor preparar algumas caixas de lenços hehe

    ResponderExcluir
  12. A resenha ta muito forte! Como se passase mesmo, igual os trechos o que a(o) personagem esta sentindo!
    Isso eu acho simplesmente demais!

    Ja tinha ouvido falar nele, mais não tão profundamente!
    Quero ele pra mim!

    ResponderExcluir
  13. Olha, conheço o filme, ja vi algumas partes.
    Não é meu tipo de leitura/filme favorito. Posso até ler/assistir...mas nao gosto de historias tristes, ou dramáticas... Me deixa triste tbm, nostálgica!! rs Ihhh a vida ja tem tantos problemas/tristezas que prefiro evitar coisas assim.rs

    Beeijinhus!! ♥

    ResponderExcluir
  14. Ta aí um livro que tenho há muuuuito tempo e sempre que posso releio.... adoro este livro.... e o filme então assisti milhares de vezes... Adoro os dois.... mas no livro eu fico muito mais chororô, principalmente no final...

    Adorei a sua resenha, ficou maravilhosa

    ResponderExcluir
  15. Nicholas dispensa comentários né?!
    Ainda não li o livro, mas espero em breve ter a oportunidade de ler.
    Muito apaixonante, envolvnte e triste no final né?

    ResponderExcluir
  16. Eu assiti o filme e gostei muito. Outro filme baseado em liros do Nicholas Sparks que eu quero ler é "Diário de uma paixão" que é baseado na história doas avós do autor. Comprei "A última música" mais ainda não o li. "Um amor para recordar" e "Diário de uma paixão" já estão na minha listiha faz tempo.

    ResponderExcluir
  17. AMO AMO AMO a história desse casal, o filme é perfeitoo! Estou muito ansiosa pra ler esse livro.. ele já tá me aguardando aqui *.*
    Ótima resenha! :D

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Acho essa história muito linda. Quando vi o filme, chorei muito. Agora, quero ler o livro...
    Do Sparks, ainda estão na minha lista, "O Diário de uma Paixão" e "A Última Música".

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  19. Apesar de ter medo dos fins 'sempre tragicos' do Nicholas, acho esse bem bonitinho, nossa vi faz tanto tempo esse filme, acho que quero assistir novamente, o livro ainda não tive a oportunidade de ler, mas como o filme é bom devo gostar do livro, que tende sempre ser bem melhor rs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  20. Ah...Nicholas Sparks...ah...Landon Carter! Muitos suspiros para falar desse liro/filme que é um dos meus favoritos. Tenho os dois o livro e o filme, mas o livro ainda não li. Tá aqui na minha lista enorme de leitura! É um dos meus favoritos, amo! Ótima resenha, fez jus à grandiosidade da obra. Bjos!

    Ilmara
    www.vidadeleitor.com

    ResponderExcluir
  21. Eu já li este livro há um bom tempo atrás, pela Seleções do Readers Digest! Rs O filme me faz chorar horrores. Espero que o livro me encante sempre!

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito desse livro, acho super emocionante e triste ao mesmo tempo. Um lição de amor, paciência e solidariedade. Tenho o filme e o livro em versão antiga, agora quero esse novo para poder comprar as traduções. Além, do mais Nicholas nunca é demais... rsrs.
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  23. Me emocionei com a sua resenha e com as frases do livro inseridas nela. "Um Amor Para Recordar" é o meu filme favorito, eu procurei saber se havia o livro aqui, mas ainda não havia... E estou realmente louca para lê-lo! Em todas as resenhas que li sobre ele, nenhuma comparou com o filme do jeito que você fez. Chorei nas cinco vezes em que o assisti e choraria de novo se assistisse mais uma vez, e sei que no livro, eu chorarei. Vontade de levantar daqui do sofá e ir correndo comprá-lo! Eu gosto de coisas que me emocionem e o Nicholas Sparks sempre fez isso comigo. É bom saber que a adaptação é tão boa quanto o livro!

    ResponderExcluir
  24. Essa história é linda e o filme é ótimo. A gente chora muito mas não tem como não gostar desse romance. Para mim, é o melhor livro dele.

    ResponderExcluir
  25. Paula, muito emocionante sua resenha, tenho de ler esse livro com urgência, pois lembro o quanto amei ver o filme.

    Saúde e Felicidade para Você, a Maitê e seu esposo.

    Beijoask elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Eu achei esse livro muito lindo,eu chorei admito. Todos os livros de nicholas sparks são perfeitos TODOS!!!!

    ResponderExcluir
  27. Eu li esse livro com o título 'Um momento inesquecível', que é a tradução livre do título original. Como li primeiro o livro, acabei me decepcionando um pouco com o filme porque tinha cenas do livro que eu queria no filme... Mas chorei nos dois hehehehe, acho a história linda e é meu romance favorito sem dúvidas.

    Fernanda
    leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Esse livro é um dos mais lindos que já li na vida!!
    A história de Landon e Jamie mechem muito com a agente!! *-*

    ResponderExcluir
  29. Olá! Gostei muito da sua resenha e concordo com o que você escreveu em relação as diferenças do livro para o filme.
    É uma pena. Eu sempre espero que um BOM livro tenha uma FIEL reprodução para o cinema. Não que esse não teve, mas há alguns que não têm.
    Não assisti o filme todo, mas não gostei do que vi, pelas diferenças e eu acho também por causa da dublagem.
    Gostei muito desse blog e vou passar a segui-lo e a comentá-lo sempre que possível.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  30. Nossa amei sua resenha vc colocou em palavras tudo q eu senti lendo esse livro e a interpretação de Mandy Moore como Jamie esta perfeita depois q li o livro tive mas certeza disso e tb considero uma obra para se recordar é um dos meus livros favoritos ri no começo chorei no final e ja quero reler por que é muito bom <3 amo os livros de Nicholas!

    ResponderExcluir
  31. Sparks......como amo a maneira dele escrever(suspiros)
    Resenha perfeita(acho que uma das melhores que já li).
    Uma leitura rapida sim, até pq fica complicado deixar o livro de lado né?rs
    Ah, o filme ficou bom sim..eu gostei, pelo menos. Livros são só adaptações, não da pra ser fiel totalmente.
    Leitura imperdivel e filme tbém.
    Parabens pela resenha!!!!!

    abraços

    ResponderExcluir
  32. O Nicholas Sparks possui romances lindos. Não leio sempre, pois acho, ao mesmo tempo, romântico ao extremo. Enfim, acho que se eu lesse sempre o Sparks eu enjoaria. Mas eu gosto bastante! Esse livro, assim como o Diário de Uma Paixão, são os que eu quis muito ler e não li dele. Porém assisti ao filme desse. O filme é indescritível, de tão emocionante. É triste, sim. Porém, não deixa de ser lindo. É como você diz: há muitas diferenças entre um livro e uma adaptação cinematográfica. Eu prefiro sempre aos livros, por esses detalhes: as coisas são muito bem descritas, e você se envolve mais. Eu recomendo o filme! Espero poder ler o livro ainda :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Oi eu li o livro e assisti ao filme e adorei os dois..
    "Esta é a minha história - e prometo contar tudo.
    No início você vai sorrir e, depois, chorar - não diga que não avisei."
    Chorei e ri hehehe

    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/


    P.S: Aproveito a oportunidade para anunciar que tem sorteio de livro nacional. Venha apoiar. http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris