domingo, 26 de junho de 2011

Resenha e #PROMO "Boa ventura! – A corrida do ouro no Brasil" (Lucas Figueiredo)



“A cobiça que forjou um país, sustentou Portugal e inflamou o mundo”.

Por Juny: A resenha de hoje não é sobre literatura, não fala sobre anjos e nem vampiros, mas nem por isso é menos interessante, muito pelo contrario, já está entre os meus livros favoritos.

Que tal conhecer momentos pouco comentados da História do Brasil, de forma interessante e algumas vezes até engraçada? Conheça o livro "Boa ventura! – A corrida do ouro no Brasil" do autor Lucas Figueiredo.

Tudo começa quando o rei de Portugal, Luís I, em 1876 está fazendo uma vistoria, das poucas riquezas que ainda lhe restam para escolher algumas para vender e pagar as dívidas do reino. Em meio a joias, relógios, pedras preciosas e peças de ouro, ele se depara com uma pepita de ouro 20 quilos extraída na época da corrida do ouro no Brasil.

A partir disso começa a história desde antes do descobrimento do Brasil até a independência. O autor escreve de uma maneira que em nenhum momento fica monótona, esqueça as aulas traumatizantes de história que você teve na escola, aqui a leitura é interessante e de quebra você aprende muitas coisas.

Portugal era um reino falido. Quando o Brasil foi descoberto só servia para extrair pau-brasil e como parada para quem ia as Indias, porque nem Cabral e nem outras expedições posteriores encontraram o tão sonhado ouro. Enquanto isso a Espanha fazia o maior sucesso conquistando muito ouro dos Astecas e dos Incas.

E começam a surgir as lendas do “Sabarabuçu” que é um lugar com montanhas e rios de ouro, escondido no sertão do Brasil, a parte até então não colonizada, já que os povoados eram quase todos no litoral, exceto o pequeno vilarejo de São Paulo, que ficava serra acima.

A cada nova expedição em busca do ouro o leitor fica na expectativa, tanto quanto o Rei, pensando que dessa vez dará certo. Mas muitos foram os fracassos até conseguir o tão sonhado ouro da América Portuguesa.

Muito se fala da importância dos paulista, que ficaram conhecidos na história como “bandeirantes” – sem idealizar e nem isentar sua violência contra os índios – na colonização do interior do Brasil. Conhecemos personagens como Fernão Dias e Borba Gato.
“Os paulistas eram tudo isso e muito mais: homens de negócios, nômades, guerreiros violentos. Dos índios que caçavam e matavam e com quem também se uniam com laços de sangue, herdaram o amor a liberdade, o domínio da natureza e as técnicas de guerrilha. Dos antigos conquistadores portugueses, legaram o gosto pela aventura levada com destemor e uma grande dose de imprudência.”
Foram 200 anos de expedições atrás do ouro. Até que um dos governadores, da parte Sul do Brasil, criou uma teoria que os paulistas podiam estar “escondendo o ouro” que se o Rei lhes desse garantias e incentivos, finalmente as descobertas aconteceriam. Não se sabe ao certo se era isso que acontecia, mas após essas medidas a corrida do outro deu inicio e foram descobertas as primeiras jazidas, num lugar que era conhecido como “Minas de Ouro de São Paulo” e hoje é o estado de “Minas Gerais”.

O ouro trouxe muitos forasteiros atrás do dinheiro fácil (metade da população de Portugal, moradores de outras regiões do Brasil e estrangeiros), e eles entraram em conflitos com os paulistas, que se sentiam donos do ouro, por serem os primeiros a descobrirem as jazidas. Tudo isso gerou a “Guerra dos Emboabas” (nome pejorativo que os paulistas davam aos forasteiros). Depois disso o ouro começou a aparecer por todos os lados: na Bahia, no Mato Grosso, em Goiás.

Portugal tinha tudo para ser o país mais rico do mundo se fosse pelos seus Reis fúteis que não paravam de gastar o ouro brasileiro para alimentar seu luxo, enquanto o país continuava na miséria. Foram incontáveis as obras grandiosas, doações a Igreja, os gastos com joias, com presentes, tudo para tentar mostrar uma riqueza superficial ao resto do mundo.
“A ideia de que não bastava possuir uma fortuna, era preciso exibi-la, tinha um mentor: d. João V. Filho, neto e bisneto de reis que deviam na praça, d. João V era obcecado em provar, a todo o instante e em todos os lugares, que sua condição era diferente.”
Eu contei apenas 10% de toda essa história, muito rica em detalhes, o livro mostra muito mais, com uma escrita encantadora. Como termina essa história? Leia o livro e descubra!

O livro conta também com anexos, que contém mapas, informações complementares, ilustrações. A única coisa que não gostei é que as notas, ao invés de serem no rodapé são no final de cada capitulo, o que faz que muitas vezes esqueçamos aquilo que queríamos conferir o detalhe. Mas após a leitura de alguns capítulos entendi que essa medida foi necessária, pois há partes que tem 80 dessas referencias.

É fascinante conhecer a origem de nosso país! Esqueça seus traumas com as aulas de história, aqui é tudo bem diferente, não da sono, é algo que da prazer em ler, descobrir, conhecer. Recomendo muito esse livro!



_______________________________________________________

PROMOÇÃO - VIA TWITTER


Prêmio
- 1 livro "Boa ventura! – A corrida do ouro no Brasil" (Lucas Figueiredo)

Regras

1. Seguir o Blog; (no menu ali ao lado, vide foto, basta ter uma conta no google, twitter ou yahoo)

2. Seguir o twitter do @dear_book e da @Record_Promo

3. Comentar nesse post (sobre o livro, com conteúdo)

4. Postar no twitter a seguinte frase:
#PROMO Quero ganhar o livro "Boa ventura! – A corrida do ouro no Brasil" no sorteio do @dear_book e da @Record_Promo! http://migre.me/57vcH
Informações

1. Inscrições até às 12:00h do dia 16/07
2. A editora tem até 30 dias para enviar o livro ao vencedor
3. Se o vencedor não seguir as regras será feito um novo sorteio
4. Os tweets podem ser feitos de 1 em 1 hora.
5. O sorteio será realizado pelo site twitRand

37 comentários :

  1. Eu sou apaixonadérrima por História. Meus autores favoritos são de romance histórico e nunca me arrependi de ser fã do gênero.
    Ainda não li nada da História do Brasil porque simplesmente são poucos os livros que tratam desse assunto tão próximo a nós.
    A sua resenha só me deixou com mais vontade de ler!!
    Espero ganhar na promo <3

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Eu sou apaixonada por História. Estou "namorando" esse livro a um tempão. E nunca achei as aulas de História chata, ler esse livro será um prazer!

    ResponderExcluir
  3. Não é muito o gênero que estou acostumada a ler... muito curiosa para experimentar esse tipo de leitura histórica e pelo visto regada a muita aventura.
    Participando!

    ResponderExcluir
  4. Adoro História, fiz História, um livro muito interessante, pela resenha deu muita vontade de ler.
    Participando!!!
    Marquinho
    @qmarquinho

    ResponderExcluir
  5. Bom, dessa eu vou participar, principalmente porque adoro essa parte da história do Brasil. Um dos meus lugares favoritos é justamente aquela região histórica de Minas e ainda pretendo fazer a viagem inteirinha pela Estrada Real.
    Se não ganhar, eu compro! rs

    Bjs

    Lilian - www.lanocafofo.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa... eu sempre vejo esse livro nas livrarias... e me dá muita vontade de comprar...
    eu sou muito fã de história.. e cada vez mais fico com vontade de conhecer tudo q se passou aqui e no mundo...

    E agora.. é lógico minha vontade aumentou ainda mais... ver q o livro é rico em detalhes.. pesquisas e gráficos.. qdo li 1808 e 1822 fiquei fascinada com isso... a vontade do autor de nos trazer o do melhor q ele pode achar em suas pesquisas.. e pelo visto esse segue o mesmo caminho...
    desejo demais o livro.. e sei q é complicado.. mas espero ganhar..

    ps: normalmente as pessoas odeiam história.. mas isso vai mais pela forma como aprendemos na escola.. tudo mastigado e os fatos contados não de forma interessante e nem sempre de maneira correta... se paressem para ler mais esses livros.. sem dúvida teriam outra visão

    bjs
    @DaniFuller2

    ResponderExcluir
  7. Esses livros novos sobre a história do Brasil geralmente são interessantes. Quebram aquele formalismo das aulas de história e trazem os fatos numa linguagem atual e acessível.

    Espero conseguir este, pois a nossa história é um terreno praticamente inexplorado pela literatuta, tanto documental quanto ficcional.

    Ótima sugestão de leitura,

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Vou adorar participar esse livro parece mt bom... sorte a todos

    ResponderExcluir
  9. Oie...sempre gostei de historia, uma das minhas materias favoritos..mas confesso que muitos livros não gostava pq eram numa linguagem chata mesmo para o pessoal jovem...acho muito interessante alguem pensar em aproveitar o momento de crescimento de leitores no Brasil e fazer livros sobre nossa historia...mas numa linguagem legal, facil, sincera...Gostei desse post...adoro historia...fiquei curiosa em ler este livro. Bjuss.

    ResponderExcluir
  10. Esse não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas parece que esse livro mostra a história de uma forma bem interessante. A resenha me deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  11. Biografias e livros de história sempre me fascinaram. Leio de tudo, mas estes gêneros são os que sempre me deixam preso no fim de semana, lendo, mesmo que o dia esteja maravilhoso para um passeio.
    Sei que em muitos momentos a fantasia toma conta do autor, mesmo em obras de não ficção, cada um interpreta passagens à sua maneira. Porém não há nada melhor do que saber um pouco mais sobre a história de nosso país, enfim nossa própria história.

    ResponderExcluir
  12. Nossa... sempre fui daquelas que amava as aulas de história,pq a maioria dos meus professores foram sensacionais e eu sempre adorei a matéria!Tenho muita vontade de ler livros relacionados a história e esse parece ser ótimo, amei a resenha!Participando claro!

    ResponderExcluir
  13. E não é que História era uma de minhas matéria preferidas?! Sempre me dei bem em Ciências Humanas (eu penso!). No início não gostava muito de estudar a história do Brasil, mas depois troquei de professor e as coisas melhoraram.
    Bons 10% que você contou. E como sei que história é o que o Brasil mais tem, nem consigo imaginar os outros 90%. Mas, talvez com a leitura do livro eu consiga me lembrar de algumas coisas já esquecidas do meu tempo de escola, ou ainda descobrir coisas novas, algo que sempre acontece quando estudamos história.

    ResponderExcluir
  14. Uma boa parte do meu amor por historia com certeza é resultado do meu maluco professor que consegue prender a atençao de todos falando de um assunto chato =) (Obrigada prof Leo)
    Vc falou bastante da extraçao do ouro e foi apenas 10% do livro? Uau!
    Agora eu com certeza estou curiosa a respeiro do livro =D
    Desde 1808 que eu nao leio nada com a tematica Historia do Brasil,por isso, estou com um saudades =)

    Hehehe


    Beijoooos

    ResponderExcluir
  15. Li a resenha do livro e achei bastante interessante. Tb vi alguns comentários , o que aumentou a minha vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  16. Li a resenha do livro e achei bastante interessante. Tb vi alguns comentários , o que aumentou a minha vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  17. Li a resenha... gostei mto... parece ser uma leitura bem agradável!

    =)

    ResponderExcluir
  18. Li a resenha e adorei! Acho importantíssimo conhecermos a história de nosso país, uma coisa que fazemos muito pouco. Gostei e estou participando da promo. Bjos!

    ResponderExcluir
  19. Nunca é demais nos informarmos sobre a história do nosso país. Aliás, devemos ficar sempre atentos aos livros sobre o assunto, assim como esse, e melhorar o nosso conhecimento sobre a nossa própria história.
    Parabéns pela promoção.
    Aline - www.leituraestanamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. É de extrema importância nos informarmos sobre a história do nosso país. Certamente este livro tem este objetivo. Uma história que aliás apresenta ser muito interessante. Ainda não li este livro, mas certamente seu conteúdo é extremamente relevante para acrescentar conhecimento e saber sobre a história da nossa pátria

    ResponderExcluir
  21. Bom, acho que esse livro tras um pouco da nossa história, relembra muito os acontecimentos que vemos nos livros didaticos da escola e é sempre bom sabermos sobre a nossa origem.

    ResponderExcluir
  22. Ah gente, não sei o que eu faço pois meu pai fica falando que os livro que eu leio não irão me ajuda no vestibula. Aí fui olhar o "Dear Book" atras de referências pra me compra livros e achei esse, pedi para o meu pai compra só que ele disse que não porque não iria me ajudar no enem, "choque", implorei e nada ai reslovir apela para voces do Blog. Please quero gahar esse livro.

    ResponderExcluir
  23. Oi!

    Engraçado, na escola eu não dava pelota para a matéria de História, nada mais chato que decorar todos aqueles nomes e datas, blerg.

    Antes fosse como esses livros, assim dá para aprender história de uma maneira lúdica, e você nunca mais esquece. Adoro. Ultimamente, têm sido meus favoritos! E a história do Brasil é tão boa!

    Vou adorar ganhar esse livro!

    ResponderExcluir
  24. Sou formada em História - Licenciatura/Bacharelado e gostaria de ganhar esse livro para saber do que se trata e saber a abordagem e a narrativa que o autor utiliza.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Nossa parece ser bem bacana esse livro. Não é tão o meu estilo,mas fiquei com vontade de ler esse...
    Adorei a resenha!!
    beijoos

    ResponderExcluir
  26. Eu amo história, sempre tive ótimos professores dessa matéria na escola por isso se tinha uma aula que eu aguardava com ansiedade era a de história. Infelizmente aprendi mais sobre a história de outros países do que a do Brasil, por isso ano passado pra me aprofundar eu li 1808 que é muito bom tem muitas curiosidades interessantes e até engraçadas, acho que esse livro deve ser num estilo assim né? Quero ler vou participar da promoção com certeza.
    Garota Eclética

    ResponderExcluir
  27. História sempre foi minha matéria favorita, mas preciso me aprofundar mais na história do Brasil. Esse livro parece ser muito, vou participar do sorteio e espero ter sorte.
    B-jus

    ResponderExcluir
  28. já sou direta quando digo que um livro é bom é pq realmente eh bom... e esse não é diferente, Boa ventura! – A corrida do ouro no Brasil além de engraçado é instrutivo preciso de livros assim q me diverte e ensina ao mesmo tempo!

    ResponderExcluir
  29. Eu já tive a oportunidade de dar uma olhada neste livro em uma livraria, mas, infelizmente, estava sem dinheiro pra comprá-lo. Quando vi a promoção, não podia deixar de participar. Acho interessante quando alguém se dispõe a contar a história de uma forma menos monótona, valendo-se também de mapas e ilustrações. Acredito que as disciplinas de maneira geral podem se beneficiar muito de livros que popularizem o conhecimento. E tenho interesse particular neste livro, que pode me dar um novo olhar sobre as origens da minha região (MG). Então, ficaria feliz se a sorte estivesse do meu lado nessa rs.

    ResponderExcluir
  30. sou estudante de história e sempre acho interessante ver como a história é retratada em livros que não tem cárater acadêmico. Me apaixonei por história lendo romances históricos. A resenha desse livro me motivou a lê-lo. Mesmo que não ganhe a promoção, planejo adquiri-lo.

    ResponderExcluir
  31. Sou suspeitíssima para comentar, pq qq coisa relacionada com Históri já me seduz rsrsrs
    Adorei a sua resenha! Parabéns!!!
    Eu tb recomendo e mto.

    ResponderExcluir
  32. Sou apaixonada por História e estou na curiosidade para ler este livro. Me parece uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  33. Ao meu ver, esse livro deve ser muito interessante! Sou apaixonada por história e quando leio qualquer coisa que aborda isso, me fascina. Estou participando da promoção :) e torcendo muito para que ganhe! e parabéns pela resenha, ótima!

    ResponderExcluir
  34. Adoro história e já tinha ouvido falar desse livro. Esse sorteio só aumenta o meu entusiasmo em lê-lo!

    ResponderExcluir
  35. Qualquer fato relacionado à história do nosso país é relevante, pois nada que acontece nos dias atuais é isolado, ou seja, um fato do passado sempre é a causa dos acontecimentos. Esse livro mostra uma fase importante do Brasil e deve ser apreciado por todos.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris