quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Resenha: "Floresta dos Corvos" (Andrew Peters)

Por Sheila: Oi pessoas! Como estão? Espero que todo mundo indo muito bem! Hoje vim apresentar a vocês um lançamento de literatura fantástica lançado pela intrínseca, "Floresta dos corvos". Ark, personagem principal da trama, é apenas um adolescente com um pai doente e recursos financeiros seriamente limitados, que precisa assumir o lugar do pai como encanador para sobreviver e dar auxílio a sua família.
Ark repassou o dia em sua mente. Apenas mais um esgoto entupido, dissera seu patrão, sem querer sujar as mãos brancas e limpas. Você pode resolver isso, Arktorious Malikum. É um trabalho. Na verdade, é um "grande trabalho"! E, convenhamos, você já é marrom ... então, enfiar a mão em uma grande pilha daquilo não vai fazer muita diferença! O homem riu da própria piada. Era o que sempre fazia. Mas aquilo não era motivo de riso.
A princípio, pode parecer uma estória comum, de um garoto vivendo em uma sociedade de desigualdades sociais. Só que Ark não vive em uma cidade, não do que convencionalmente chamamos assim. Ark vive em árvores. Na verdade, as últimas árvores que restam no mundo. Junto com seu povo, os Dendrianos, Ark percorre as árvores da ilha de Arborium desde que se lembra, e a terra lá embaixo é motivo de lendas e muito medo por parte do povo desta cidade suspensa.

Mas o que começa com um dia normal, promete transformar-se numa caçada de vida ou morte, e uma aventura sem precedentes. Acontece que, fora de Arborium, existem outras cidades, mas todas elas de vidro e metal - apesar de que Ark não entende muito bem o que isso venha a ser. Na sordina, espreita o vasto império de Maw, que interessa-se pelas árvores de Arborium. Afinal, num mundo sem árvores, cada lasca de madeira vale muito mais que seu peso em ouro. 

Enquanto Ark consertava os esgotos de um político poderoso de sua terra, conselheiro do Rei, acaba escutando planos que nunca deveria ter presenciado: uma enviada do império de Maw aliando-se ao conselheiro para invadir as terras (opa, os trocos suspensos!) de Arborium, exaurindo suas florestas e fazendo o povo trabalhar como escravo.
Sua mente disparava. O que ele ouvira na área de serviço era uma sentença de morte. Precisava fazer alguma coisa, mas o quê? (...) Palácios grandiosos de vidro espelhado e máquinas de metal que voavam. Para a maioria dos dendrianos, o império distante era mais como um rumor, uma história que espreitava em seus sonhos. Agora esses sonhos, esses pesadelos, estavam prestes a ganhar vida. Pelo que ele ouvira mais cedo, Maw mais parecia um monstro horrível e guloso, ávido por engolir sua pequena ilha e cuspir os pedaços.
Agora, Ark terá que correr contra o tempo, já que o ataque está previsto para acontecer em sua tradicional festa da Colheita - ou seja, dali a cinco dias. Com a ajuda de seu colega de trabalho Mucum - que acaba virando um sincero e bravo amigo - e outras pessoas que encontra por sua jornada rumo ao castelo do rei Quercus, Ark terá de empreender uma jornada surpreendente para salvar a si mesmo, sua família, e todo o estilo de vida de um povo, que conseguiu encontrar uma forma de viver em comunhão com a natureza.

Devo confessar que me apaixonei pela capa. Se a foto aqui em cima é bonita, vocês deveriam ver a original que eu tenho em mãos! Simplesmente fabulosa, cheia de detalhes, e que nos fazem entender melhor algumas das passagens do livro, visualizá-las de forma mais concreta - os encanamentos, por exemplo. Fazia muito tempo que não me deparava com uma capa que me encantasse tanto!

A estória em si é leve, muito bem escrita, faz com que a leitura flua, e quando você percebe o livro já está nas últimas páginas. Apesar de ser mais infanto-juvenil, não deixa de ser uma narrativa interessante e encantadora, que emociona mas também nos faz rir em algumas passagens.

Fora que a ideia do povo das árvores me parece claramente conter uma alusão ao esgotamento de nossos recursos naturais, a ambição desmedida do ser humano, que leva a utilização sem consciência e em pouco tempo do que a natureza leva as vezes milhares de anos para criar em seu processo paciente. Ou seja, uma forma de pensarmos a repeito de ecologia e preservação ambiental. Recomendo!

61 comentários :

  1. Eu gosto de infanto-juvenis, mas esse não me chama a atenção. Nem mesmo pela capa bonitinha. Mas se um dia tiver a oportunidade de ler não vou desperdiçar, já que muita gente está falando que é bom.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da história, do enredo ser diferente e dessa mensagem mas acho que não leria... Mas como a Amanda disse, se eu tiver a oportunidade não vou negar.

    ResponderExcluir
  3. Esses livros infanto-juvenis são ótimos. Livros de leituras leves, rápida e boa. Gostei da resenha, está ótima. Parabéns. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Sabe, eu gostei muito da capa, mas essa história de viver em árvores, a capa e o título passam uma outra ideia entende...Claro que a temática do esgotamento de nossos recursos naturais é muito importante. Bem, a sua resenha está ótima e ajudou-me a tirar essa dúvida.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. parece muito bom.Esta na minha lista literaria

    ResponderExcluir
  6. Elisa da Luz Adornadomingo, dezembro 09, 2012

    parece bom, preciso ler

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha! Já tinha visto esse livro em tanto lugares e nunca soube do que se tratava, mas parece bem o tipo de história que eu gosto: cheia de fantasia !
    Não me importo do livro ser infanto-juvenil, li vários livros assim e gostei, então esse com certeza não ficaria para traz! Linda a capa dele!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. gosto muito da nova leva de infanto-juvenis e pelo jeito, este aqui não deixa nada a desejar... ao mesmo tempo que traz a tão consagrada fantasia (pela qual sou apaixonada), mostra uma realidade diferente, de um mundo diferente... fiquei super interessada em ler!! e a capa também é muito bonita, traz um clima de mistério!!

    ResponderExcluir
  9. Esse parece ser o tipo de livro que vai me conquistando aos poucos, e por conta da mensagem contida por trás me conquista de vez! Sou adepta a defesa da natureza então uma civilização que mora em árvores me agrada em cheio!
    Tô bem curiosa para ler, e essa capa tá mto legal!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho varios infanto juvinil..não é meu genero preferido rs, mas compro para meu filho e acabo lendo rsrs,
    Estou bem interessada para le lo, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro me chamou atenção justamente por ter essa temática mais 'ecológica'! E claro, tem essa capa maravilhosa! *O*
    Enfim, parece ser uma boa história, leve e encantadora. Acho que vou gostar! ;)

    ResponderExcluir
  12. Achei o livro bem criativo e tem cara de ser bom. A história é bem legal.

    ResponderExcluir
  13. Também achei a capa linda, e parece misturar fantasia e preocupação com sustentabilidade, achei ótimo!

    ResponderExcluir
  14. Namoro esse livro desde seu lançamento. Apesar de ser um infanto-juvenil, costumo não abrir mão de ler obras assim.
    Ainda mais, quando além da história, elas trazem consigo uma carga de questionamento, de perguntas que fazemos a nós mesmos, sobre como agir ou como ajudar(nesse caso, o meio ambiente)
    A capa é belissima!!
    Com certeza, esse eu vou ler..rs

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Adorei a capa! Dependendo do livro infanto-juvenil, leio sem problema algum. Esse parece ser bem bacana pela mensagem que passa.

    ResponderExcluir
  16. Me pareceu muito triste, uma responsabilidade e tanto para um adolescente, mas o livro parece ser muito bom, adorei a resenha!
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Achei a capa linda, mas a sinopse não tinha me interessado taaanto... Já assisti várias animações que os personagens são animais, mas em livro não estou acostumada.
    Gostei bastante da sua resenha, é um mundo bem diferente, fiquei bastante curiosa!

    ResponderExcluir
  18. Gostei da história e não me importo de ser infanto juvenil, até porque já li muitos livros assim, com esse toque de fantasia e para esse público e me encantei! =)

    ResponderExcluir
  19. Apesar do enredo diferente e da capa que é bem legal, o livro não chamou muito minha atenção.. Talvez um dia em que eu estivesse sem muito o que fazer, talvez eu até pegasse pra ler. Não sei se prenderia minha atenção..

    ResponderExcluir
  20. adoro livros de fantasia, e já li várias vezes a sinopse deste livro e me chamou a atenção. creio que isto seja um sinal pra eu lê-lo

    ResponderExcluir
  21. Muito boa a resenha *-* Amo livros assim, que mexem com a nossa consciência... E o fato de ser uma leitura adolescente não interfere em nada no meu interesse. Ainda não o li, mas depois de ver essa resenha, desejo muuito ler, rs :))

    ResponderExcluir
  22. Eu já me apaixonei pelo titulo. Gosto muito de infanto-juvenis, por ter narrativas ótimas e histórias variadas, divertidas e inovadoras! Diferente dos clichês de YA, mas não devemos misturas gêneros. Gosto de histórias com uma moral mais elevada e espero que eu goste muito, pois tenho muitas expectativas.

    ResponderExcluir
  23. Me apaixonei pelo titulo, e lendo a resenha me apaixonei ainda mais pela história. Louca pra ler!

    ResponderExcluir
  24. A resenha está muito boa! E eu não fazia ideia de que esse livro falava sobre sustentabilidade, pensei que fosse só mais uma história de fantasia. Livros infato-juvenis são rápidos de se ler, e ainda por conter uma história dessas, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  25. A cada resenha eu quero ler mais esse livro. Fora que a capa é linda,eu preciso ler !!

    ResponderExcluir
  26. Amei a sua resenha, eu gosto bastante de infanto-juvenis :B Tem uns clichês que gosto, se o livro se tratasse apenas de desigualdade social já iria ficar muito interessada, mas o livro ainda mistura com preservação do meio ambiente e fantasia, me apaixonei só pela resenha. Quero ler!

    ResponderExcluir
  27. Ótima resenha, espero conseguir ler logo, acho que esse tipo de história nos faz até "entrar de cabeça" e imaginar cada detalhe na nossa mente...
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  28. Difícil imaginar esse mundo em uma árvore... Parece ser uma história bem diferente, estou bastante curiosa pra ler! Sem contar que a capa é linda demais!!

    ResponderExcluir
  29. Leria o livro só pela capa, mas depois dessa resenha entrou para minha lista de must read *-*

    ResponderExcluir
  30. Parece uma trama interessante, e a capa dispensa comentários. Gostaria muito de ter a oportnidade de ler Floresta dos corvos.

    ResponderExcluir
  31. Parece ser bem interessante. Não só algo fantástico, mas também um enredo que nos faz refletir sobre nossa situação atual. Ansiosa para ler!

    ResponderExcluir
  32. Eu não curto esse tipo de literatura, mas tua resenha me deixou curiosa.. VOu concorrer aqui na promoção!

    ResponderExcluir
  33. Acho demais esta capa! Quero muito conhecer esta aventura de Ark e seus amigos! Abração!

    ResponderExcluir
  34. Adoro histórias com corvos desde quando fiz um trabalho no 1º Ano com um conto de Edgar A. Poe. A capa me chamou muito atenção, já que ainda não tinha ouvido falar do livro. Gosto de lit. infanto-juvenil, e gosto ainda mais qnd elas têm um ritmo legal. Não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  35. Confesso que o livro não me chamou a atenção à primeira vista, mas ao ler a resenha e ver esses quotes acabei ficando muito curiosa.. Esse tipo de temática e linguagem leve sempre me atraem!
    Torcendo pra ganhar a promo!

    ResponderExcluir
  36. gostei bastante da capa, me chamou muito a atenção , e adorei o livro, fiquei super curioso para ler o livro, parece otimo, abraços

    ResponderExcluir
  37. De vez em quando eu gosto de ler um infanto-juvenil... Esse me pareceu bem interessante, uma leitura leve e que nos tenha algo a ensinar.

    ResponderExcluir
  38. Eu adoro infanto juvenil e assim como vc curti bastante a capa.
    Interessante essa ideia de eles viverem em árvores e terem medo do chão.

    É livro único?

    ResponderExcluir
  39. Parece bem interessante, gosto dessas histórias que parecem começar como qualquer outra e apresentam coisas do nosso cotidiano, como a dificuldade do personagem!
    =)

    É livro único ou é série?

    ResponderExcluir
  40. Ark é um nome tão bonitinho *---* UAHSUAHUSH Ah, eu olhei a original e realmente a capa é muito bonita. Não comprei esse livro porque o achei um pouquinho caro na livraria. Eu quero esse livro *-*

    Brunna Carolinne - My Favorite Boook - @MFBook
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Gostei da resenha. Gosto de livros de aventura inclusive YA. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  42. Adorei a resenha, a historia parece ser bem diferente fiquei com vontade de ler o livro

    ResponderExcluir
  43. Parece ser um livro muito interessante, espero poder ler em breve !!

    ResponderExcluir
  44. Me apaixonei por este tipo de literatura incentivada pelos livros dos meus filhos. Eles são fanáticos por livros de aventuras e eu vou na onda. Adoro!

    ResponderExcluir
  45. Essa capa ta incrível! E adoro esse tipo de leitura, que mistura aventura e suspense, que acaba me convencendo a não largar o livro nunca!hahah

    ResponderExcluir
  46. Me encantei pela capa e história do livro, parece ser exatamente um livro que eu leria sem problemas! Adorei a resenha, ela despertou ainda mais a minha curiosidade. Beijos

    ResponderExcluir
  47. Participando da promoção! Ansioso! Tenho uma enorme paixão por literatura :)

    ResponderExcluir
  48. Amei a capa é linda!!! Sempre vejo na livraria, mas tá difícil comprar.
    Com certeza vou ler, adorei a ideia de morar em árvores é bem original.
    Valeu pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  49. Deve ser mesmo uma delicia ler esse livro. Morar em arvores, ter cidades de vidro e ainda ter lutas. A capa é mesmo linda, me encantei com ela e vc ainda disse que pessoalmente ainda é melhor! Deve ser mesmo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  50. Acho muito legal essa pegada ecológica no livro, principalmente por ser mais juvenil.

    ResponderExcluir
  51. Ai... acho que não faz muito o meu estilo... Fora a capa, nada me chamou a atenção! #pena

    ResponderExcluir
  52. Oi, amo livros desse tipo. Muito legal. Amei a resenha é bem interessante a estória. A capa me chamou bastante interessante. Tanta coisa nela.
    http://ligandodelondres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. Adoro livro infanto-juvenis! São narrativas fáceis, e geralmente prende o leitor! A capa é linda!
    Parabéns pela resenha!

    Dá uma passadinha no meu blog:http://entreamigas-nayemi.blogspot.com.br/
    Fanpage:https://www.facebook.com/pages/Entre-Amigas/183190631815037

    Nayara Storbem

    ResponderExcluir
  54. a resenha está otima! amei tudo, quero muito ler este livro, mesmo

    ResponderExcluir
  55. Parece ser um livro interessante, vou gostar de ler.

    ResponderExcluir
  56. Uma história diferente, me chama um pouco a atenção. Mas parece que tem uma história cansativa

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris