terça-feira, 20 de novembro de 2012

Resenha: "Ninguém enriquece por acaso" (Jacob Pétry)

Por Juny: Fique muito feliz ao receber para resenha um novo livro do autor Jacob Pétry, pois já tive uma ótima experiência de leitura com “O óbvio que ignoramos” (clique aqui para ler).

Nesse livro Jacob continua com o formato de autoajuda que não cai em clichês, muito bem embasado com estudos científicos e exemplos de pessoas famosas. Através dessas pesquisas e testemunhos ele nos mostra que essas pessoas não enriqueceram por acaso, que há muito esforço e persistência por trás do sucesso.
“Quando você cria um propósito definido, você desafia as suas convicções. Quando você cria um desejo, um propósito externo, você desafia sua autoimagem. De um lado, existirá o desejo de querer realizar seu propósito e, do outro, a sua autoimagem impondo as suas limitações. Nesse momento você terá uma escolha a fazer, e, para mudar, você precisará agir, apesar da sua autoimagem não ver aquilo o que você gostaria.”
Embora eu não simpatize com George W. Bush, por todas as guerras que ele causou ou participou, sua biografia, contatada no capitulo 1 me surpreendeu bastante. Por ser filho de um ex-presidente, pode parecer que foi fácil para ele chegar lá, mas não, foi exatamente ao contrario, os obstáculos foram maiores do que os de seus concorrentes.

Contamos também com relatos da experiência dos sobreviventes do pior desastre aéreo da história da humanidade, nas Cordilheiras dos Andes, os sobreviventes caíram no meio da neve e chegaram ao ponto de consumir carne humana. Onde a persistência de Nando Parrado deu forças para ir além de seus limites para buscar ajuda e conseguir salvar alguns dos sobreviventes.

“O que a criação do facebook, a descoberta da penicilina, do viagra e da estrutura do DNA tem em comum?
Destaquei apenas dois exemplos dentre dezenas de outros que podem ser encontrados no livro, falar sobre eles seria como estragar uma descoberta que deve ser realizada durante a leitura. Cada um tem a sua importância e mostra uma faceta de pessoas que investiram tudo em seus sonhos, convicções e propósitos. As teorias expostas por Jacob, são bem explicadas, de forma que não parece um livro técnico e o publico em geral consegue acompanhar seu raciocínio.
“Quase sempre nos envergonhamos com as derrotas, erros e fracassos. Por isso, nos empenhamos em campanhas bobas para defendê-los e evita-los. Por um estranho motivo, queremos evoluir sem errar. Podemos ter dois tipos de atitude diante do erro: justificar-se e colocar a culpa nos outros, nos fatos ou nas circunstancias; ou agir com naturalidade e assumir o erro.”
Comecei a ler esse livro quando estava estudando para concursos e busquei força nesses exemplos, que foram importantes, além do estudo, persistência e esperança, que somados me ajudaram a conquistar meu objetivo, fui a 5ª colocada de um dos concursos bancários mais concorridos do Brasil em minha região (concorrendo com mais de 8 mil pessoas) e consegui escolher exatamente onde gostaria de trabalhar devido a colocação. Não importa o fato que ninguém acreditava, porque eu acreditei e consegui realizar.

A mensagem que o livro me passou é que o impossível é só uma questão de opinião, que as pessoas de maior sucesso acreditaram e investiram todas suas forças em prol dos seus propósitos e isso que faz toda a diferença. Enriquecer é uma consequência. Recomendo muito a leitura!

2 comentários :

  1. Proposta interessante a desse livro, despertou meu interesse.

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos exemplos, adoro ler livros que contam essas historias que poucos conhecem sobre pessoas famosas.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris