Explosivo. Sarcástico. Eletrizante. São as palavras
exatas para definir o sucesso de “O Vendedor de Armas”, de Hugh Laurie , o premiado ator da brilhante série “House” (que eu amo, por sinal!) e lançado pela Editora Planeta.
exatas para definir o sucesso de “O Vendedor de Armas”, de Hugh Laurie , o premiado ator da brilhante série “House” (que eu amo, por sinal!) e lançado pela Editora Planeta.
O livro já começa com a seguinte frase: “Imagine que você precisa quebrar o braço de alguém.” Sim, a história já se inicia com ação e uma ação que não para até a última página. Envolvente demais! É um daqueles livros que exigem “Dedicação total a você”, a lá Casas Bahia...rs Pois é uma história cheia de conflitos, ação sangrenta, terrorismo e medo, já que nos vemos na pele de Thomas Lang, o protagonista, em todo o momento e, por esse motivo você tem que, saber, saborear na dose certa. Parar, refletir, entender e saber a hora de continuar. Justamente acontecia comigo o fato de ter que parar sempre quando estava na melhor parte, mas foi bom, pois os acontecimentos ficavam em minha mente, como se eu estivesse fazendo parte de tudo e você vai se sentir assim, quando ler.
Uma frase marcante do livro acontece logo no início, quando Thomas Lang nos brinda com essa citação: “A dor é um evento. Ela acontece com você, e você lida com ela da melhor maneira possível.” O personagem não é um super herói, é apenas um homem sarcástico, ex-militar e a meu ver, injustiçado, mas isso é algo que nós descobrimos com o decorrer das páginas.
A vida de Thomas Lang nos é contada primeiramente em horas, e horas de extrema ação, já que ele terá de se defender com uma estátua de Buda, jogar cartas com bilionários impiedosos e colocar sua vida (entre outras muitas coisas) nas mãos de mulheres fatais, enquanto tenta salvar uma linda moça e impedir
um banho de sangue mundial. Complicado, não? Pois você ainda não viu nada. Cada parte aqui citada é um show de narrativa, (Parabéns, Hugh!) é como se pudéssemos visualizar cada cena de cada capítulo, torço para que sua versão cinematográfica tenha logo uma data de estréia.
um banho de sangue mundial. Complicado, não? Pois você ainda não viu nada. Cada parte aqui citada é um show de narrativa, (Parabéns, Hugh!) é como se pudéssemos visualizar cada cena de cada capítulo, torço para que sua versão cinematográfica tenha logo uma data de estréia.
O livro é dividido em duas partes: Parte I e Parte II, ou seja, a Parte I é marcada pelos acontecimentos e conspiração contra o protagonista e sua inserção ao terrorismo. A segunda retrata as missões junto "À Espada da Justiça", o grupo terrorista ao qual ele é inserido e, detalha todas as missões com riqueza, como se estivéssemos presente em cada um desses momentos.
Um trecho marcante e visual acontece na segunda parte, quando Thomas Lang narra um dos planos ao fiel amigo, David Solomon, e você pode dar uma espiadinha aqui:
“Amanhã de manhã, às 9h35, Latifa vai pedir um formulário de visto no Consulado Norte-Americano. Às 9h40, Bernhard e eu nos apresentaremos para uma reunião com o senhor Roger Buchanan, o adido comercial. Às 9h47, Francisco e Hugo vão chegar com um carrinho carregando quatro garrafões plásticos de água mineral e com o pedido feito por Sylvie Horvath, da seção consular.
Ela pediu mesmo a água – mas não as quatro caixas de papelão que estão embaixo das águas.E às 9h55, um segundo antes ou depois, Cyrus e Benjamin vão bater com o Land Rover na parede oeste do Consulado.MAS PRA QUE servirá isso?, perguntou Solomon.”
E chega ao ápice da história, sem perder seu efeito enigmático por nenhum momento, a resposta eu não lhes darei aqui, afinal, seria muito spoiler e falta de dignidade, de minha parte, lhes contar um final tão eletrizante, quanto esse.
O personagem Thomas Lang, é um misto de Gregory House, James Bond, Daniel Ocean, de Onze Homens e Um Segredo e outros e, sem dúvida, nos conquista logo na primeira página. Ele é o tipo de homem que não leva nada a sério, faz piadas nas horas erradas, não tem medo de quem deve ter e mesmo não sendo um herói, acaba agindo como tal. Qual candidato a “assassino” alertaria sua vítima de que ela estava com os dias contados? Pois bem, o nosso inesquecível Lang não só faz isso como luta para que esses dias sejam prolongados.
Você que é fã de ação e curte cenas eletrizantes não vai querer deixar de ler e conhecer um pouco do universo de uma conspiração, além de que ainda conhecerá todos os nomes e tipos de armas, munições... Não é à toa o nome de “O Vendedor de Armas”. Nada no livro é desperdício, tudo é interligado, deixando a trama com aquele sabor ácido, mas gostoso de ser digerido. Controvérsias? Sim. O próprio Lang tem as suas, os seus momentos, medos, as loucuras e as escolhas conscientes, afinal, todos nós sabemos até onde podemos ir. A própria sinopse, na contra-capa, já lhes diz o tipo de pessoa que iremos conviver nas próximas páginas:
“É possível ter um caráter duvidoso, respostas afiadas, humor destruidor e, ainda assim, ser uma pessoa genial.”
E em uma palavra encerro e/ou defino essa ideia que você deve estar começando a imaginar: GENIAL!
"A expressão é dançar conforme a música."

















Li o livro e gostei muito. Achei o estilo original, as metáforas inusitadas e o humor britânico afiado!
ResponderExcluirO enredo e a história não são lá aquelas coisas, mas o estilo do autor, compensa e sobra!
Ótimaaa resenha! Fiquei com vontade ler! Parece um filme de ação /we
ResponderExcluirE o Hugh deve por mt humor no enderredo! ^^
Amo o House! Tenho que ler isso! Nem sabia que ele escrevia livros... rs
ResponderExcluirOi meninas,estou fazendo o sorteio do livro Pobre Não Tem Sorte,lá no meu blog.
ResponderExcluirAté dia 23/08.Se quiser participar,será bem vinda.
http://fadadoslivros.blogspot.com/2010/07/sorteio-do-livro-pobre-nao-tem-sorte.html
Bjs!
Oi meninas, Tudo Joia???
ResponderExcluirTem um selinho pra vocês no meu blog...
deem uma passadinha lah e olha...
http://abstraia-se.blogspot.com/2010/07/eba-ganhei-mais-um-selinho.html
Bjuss
Parabéns pela resenha, adorei!
ResponderExcluirAinda não decidi se é mais um livro que entra para a minha wishlist, mas a resenha ficou bem legal mesmo :D
Ah, aproveitando indiquei você para o Selo Cantinho Intelectual!
http://daydream.outtamind.com/2010/07/selos/#more-510
Beijos
Nossa vindo de Hug , td se pode esperar sabe é não é pelo House, mas ele tem textos maravilhosos e já tive a oportunidade de ler, adorei!
ResponderExcluirNao sabia que ele era escritor. oO
ResponderExcluirDeve ser extremamente ilário ler esse livro. O cara tem um humor sensacional!
Gostei do livro.
Eu também não sabia que ele era escritor
ResponderExcluirEu estou louca para ler o livro principalmente porque eu amo o ator e não vejo a hora de ler
Baaaaaaaaaaah eu até hoje nao sabia. quero ler
ResponderExcluir