domingo, 12 de setembro de 2010

Resenha: "O Óbvio que Ignoramos" - Jacob Pétry

Terminei o livro há algum tempo, mas demorei para escrever essa resenha por querer tentar ter inspiração suficiente para transmitir a essência desse grande livro, porém, cheguei a conclusão que só Jacob Pétry pode lhes mostrar isso de modo tão cativante e revelador.

Se você espera que "O óbvio que ignoramos" seja apenas mais um livro de auto-ajuda, você pode se surpreender tanto quanto eu me surpreendi. Não esperava muito, quando o livro chegou para a resenha, estava lendo outro e por curiosidade ia ver só as primeiras paginas para ver se era bom... acabou que quando eu percebi já tinha lido mais de 50 páginas.

Não é uma história maçante, de "faça isso e seja feliz =D" é bem mais interessante e produtivo. São contadas histórias de personalidades mundiais (Gisele Bündchen, Stalone, Einstein, Elizabeth Gilbert e etc.) parece que elas chegaram no topo tão facilmente, mas ele nos mostra um pouquinho da biografia deles, antes do sucesso e que atitudes foram decisivas para chegarem até lá. São mostrados também diversos estudos e pesquisas com temáticas bem legais, como a que prenderam varias pessoas (voluntariamente) para ver os efeitos que a prisão causa no psicológico e o cientista que teve 3 filhas e fez que desde criança elas fossem treinadas para jogar xadrez até serem campeãs mundiais, mas o plano não deu muito certo porque apesar do treino excessivo elas não tinham talento nato e genialidade para isso.

Talento, essa é uma das coisas óbvias que Jacob tenta nos mostrar que é essencial e muita gente não dá a mínima, descobrindo nosso talento podemos ir muito mais longe do que se fizermos qualquer outra coisa, mesmo com muito treino, só o talento alcança níveis espetaculares.

Muito se fala de Gisele Bündchen, olhando-a sem saber do antes da fama, parece que ela nasceu para estar lá, sem esforço nenhum. Pouca gente sabe dos “não’s” que ela ouviu, do povo falando que “com aquele nariz ela nunca faria uma capa de revista”, “que seu andar na passarela era estranho” e que "modelo não era uma profissão pra ela", isso aos meados de seus 14 anos... E ela desistiu? Não. Trabalhou todos essas características que geravam críticas, continuou sempre tentando até conseguir chances para chegar no patamar que ela está e que até hoje não caiu, diferente de modelos como Kate Moss e Naomi Campbell, que chegaram lá e não tiveram estrutura psicológica para se manter devido as criticas, drogas e escândalos.

Jacob fala sobre diversas teorias para o sucesso, de maneira de simples, tentando mostrar-nos o "óbvio ignoramos" e que com muito treino e dedicação só iremos chegar ate certo limite em nossa carreira, só vão além aqueles que seguiram a área em que seu talento está. Pode-se destacar a “lei da tripla convergência”, como uma das mais importantes, pois ele nos mostra que para chegar ao sucesso é preciso unir os seguintes fatores em sua atividade: Paixão, Renda e Talento.

E eu li o livro num momento muito decisivo na minha vida, que me vi em meio a um desafio, com muito medo de tentar, me dando por derrotada antes da hora, apos uma reflexão em meio a muitas dicas e estudos do livro, criei coragem para enfrentar uma entrevista de emprego que eu pré-julgava que jamais passaria devido ao meu nível (inseguro) de inglês. Acontece que fui lá, sem nada a perder, enfrentei meus medos e dificuldades, com pessoas muito mais qualificadas, acabei sendo muito sincera, sem o nervosismo e as habituais respostas decoradas. O resultado foi surpreendente, quando soube nem acreditei: fui contratada para Atendente Bilíngüe de uma grande multinacional do ramo aeronáutico! Boa parte disso se deve a leitura desse livro. Obrigada Jacob!

Posso ficar o dia todo citando trechos do livro e tentando convencê-los do quanto é bom, mas mesmo assim não consigo mostrar nem metade da magnitude dessa obra.

E uma pergunta fica para aqueles que lêem esse livro: você sabe qual é o seu talento? Eu ainda estou descobrindo o meu, que parece ter ficado meio esquecido em um canto e que precisa ser resgatado.

15 comentários :

  1. Gostei desse livro, será q ele ajuda a descobrir qual meu talento? queria saber qual eh o meu...

    ResponderExcluir
  2. Linda resenha, parabens pelo emprego!
    Quero descobrir o meu talento! Vou comprar!

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto, fiquei super afim de ler, porque parece uma auto ajuda diferente, com exemplos de vida e dicas fundamentais paar o sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Que livro mara! Gostei da filosofia desse autor! Quero descobri mais obre o meu talento e descobrir as formulas para o sucesso! Entrou no meu top 10!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a filosofia do livro! Mas é uma verdade: são as nossas atitudes que fundamentam o nosso sucesso! Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, os comentários a respeito do livro. Não é muito meu estilo, mas agora fiquei pensando que pode ser bem interessante!

    Enfim, PARABÉNS Juny!
    MUITO sucesso! *-*

    :*
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  7. Adooorei essa resenha! Nunca tinha lido uma resenha sobre esse livro e pensava que era só mais um livro de auto-ajuda. Acho que agora ele merece lugar na minha lista! ^^
    Beijus, Gabi
    A Bookaholic World

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sua resenha! Curti o fato de mesclar a auto ajuda proposta com exemplos de vida de varias celebridades, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  9. Eu ja tinha lido a entrevista com esse autor que vcs fizeram mês passado e achei super legal a proposta do livro, agora, depois dessa resenha então, eu TENHO que comprar, maravilhoso!

    ResponderExcluir
  10. Ótima a proposta desse livro! Porque às vezes nos saímos bem em algumas atividades, outras vezes não e ficamos nos perguntando o motivo. Acredito que conhecer qual o nosso talento ajuda a saber o que é preciso melhorar e também em que áreas podemos nos arriscar e obter sucesso. Fiquei com muita vontade de ler! Valeu pela dica =D

    ResponderExcluir
  11. Ficou simplesmente ótima! Você sabe que a cada dia que passa escreve melhor. Adorei cada frase, você captou a essência de Jacob Pétry! Parabéns, prima!

    ResponderExcluir
  12. E agora? hoje é domingo, as livrarias só abrem de tarde, e você com esta resenha deliciosa me deixou com uma vontade imensa de ler este livro. Obrigada e parabens!
    um abraço
    Mariliz

    ResponderExcluir
  13. Olá Juliana, Paula e leitores desse blog tão especial. É estranho, mas ao mesmo tempo muito gostoso, como autor do livro, entrar nesse bate-papo. Mas como falei desde o início para a Paula e a Juliana,estar entre os leitores é um compromisso que assumi, pois afinal, é com eles que eu aprendo. Juliana: fiquei muito emocionado com teu relato sobre o emprego. Poxa...isso é muito gratificante para um autor. Em verdade, a idéia do livro era simplesmente apresentar uma compreensão detalhada sobre fatores essencialmente humanos como criatividade, inteligência, talento, convicções, disciplina, e otimismo, e através de estudos científicos realizados por grandes universidades dos EUA e Europa, analisar qual a importância de cada um destes fatores, e como eles refletem no nosso comportamento e consequentemente, no nosso desempenho. Para facilitar essa compreensão e tornar a leitura agradável,usei exemplo de pessoas reais, como a própria Juliana relatou.
    Todas as idéias e conceitos apresentados no livro,entretanto, não são meus. Tudo é emprestado. O fundamento do livro, na verdade, é basicamente centrado sobre teorias científicas e filosóficas. É claro, tive o cuidado de apresentá-las em linguagem popular. Um dos fatores da Lei da Tripla Convergência, (a paixão, ou vontade de poder) por exemplo, é extraído de Nietzsche. Outro capítulo, A Lição de Delfos, é baseado nos estudos do físico austríaco Fritjof Capra, e envolve a Teoria da Cognição, dos filósofos e biólogos Francisco Varela e Humberto Maturana, além de uma boa dose de filosofia clássica grega. Outro capítulo, sobre a Síndrome do Excesso de oportunidades, pode ser comparado com a teoria do sociólogo Niklas Luhmann. Sempre imaginei que condensar tudo isso num livro de leitura fácil e atraente poderia ajudar as pessoas, assim como me ajudou. Que bom saber que consegui passar a mensagem, mesmo que fosse para uma única pessoa, já me satisfaria.
    Obrigado meninas... Luz e força para todos nós, sempre.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  14. Excellent blog! I genuinely enjoy how it's quick on my eyes in addition to the info are well written. I'm wondering how I may be notified whenever a brand new post has been created. I've subscribed to your rss feed which have to do the trick! Have a nice day!

    ResponderExcluir
  15. Fiquei intrigada com a resenha e colocarei este livro na lista de leitura. Parabéns pela conquista Juny.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris