quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Algumas considerações....

[O que está no singular é o meu ponto de vista e no plural é o ponto de vista geral do blog ok?]

Ontem houve uma polêmica no twitter quando estava pedindo para outros blogueiros, como sempre faço quando temos uma promoção nova, divulgarem o link no twitter ou dar RT. Nunca tive problemas com isso quem não gosta simplesmente ignora.

Ai alguns disseram educadamente que não gostam disso, que tem que ser uma atitude espontânea, blz, é direito de cada um dar RT no que quiser, sem problemas. Até ai tudo bem.

Eu peço esse tipo de divulgação, e o faço para qualquer blog que vem nos pedir. Essa é a minha concepção de parceria, os blogs se unirem numa divulgação mútua, ainda mais quando é uma promoção, os leitores só tem a ganhar com isso. Fora que boa parte dos blogueiros que eu solicito divulgação, acabam vindo participar das promos também.

Desse conflito de filosofias de divulgação, algumas pessoas, aproveitaram a deixa para levantar outro assunto, o preconceito com os novos blogs. É verdade que a cada dia surgem mais, cada um com os seus objetivos, mas não se pode generalizar, sempre tem os que querem fazer um trabalho sério e os que tem outros interesses. Eu quero acreditar que seja só esse o motivo, que não seja "medo" da concorrência ou de os blogs mais antigos perderem espaço, afinal, quem é bom sempre se sobressai, seja com um 1 mês ou 5 anos, cada um sabe do seu potencial.

Eu não tenho blog para ganhar livro de graça, como alguns insinuaram no twitter, muito pelo contrário, sempre tive um "problema" em gastar demais com livros e trabalho para isso, não parei de comprar por causa do blog, ganhamos alguns, mas ainda compramos a maioria. Quando as Editoras nos dão a opção de mandar para resenha ou só promoção, normalmente optamos por promo, tanto é que estamos sempre com umas 3 ativas.

Sempre fomos apaixonadas por leitura e a ideia do blog veio para podermos compartilhar isso com os outras pessoas. E gostamos de fazer promoções, dar oportunidade a outras pessoas de lerem bons livros.

Eu, como administradora (ou quase isso.... XD Faltam menos de 4 meses para acabar *-*), tenho um espírito empreendedor e sempre me empenho na parte de marketing (Meu TCC é sobre Marketing Internacional, "respiro" Kotler dia e noite para produção desse trabalho) e coloco isso em pratica no blog, seja na divulgação, na busca por boas parcerias, eu quero resultados e minha ansiedade faz com que eu os queira rápido. A Paula escreve muito bem (ainda iremos ver o livro dela publicado) e eu cuido dessa parte "administrativa" e me esforço para escrever, mesmo não tendo lá tanto talento nisso. Por isso encaro o blog tanto como diversão quanto como negócio.

Nós não vivemos só de blog: trabalhamos de dia, fazemos faculdade de noite, temos vida social ativa e temos que dar atenção aos namorados, ufa! E mesmo assim, se achamos tempo para o blog é porque realmente gostamos disso. Se cada um usasse seu tempo vago só para ler livros e cuidar do próprio blog teríamos um maior numero de informações e novidades todos os dias, pena que sempre tem os que querem fazer hora extra e administrar a vida alheia.

Só peço a cada um que ler esse post, dê uma olhada pelo blog e tire suas próprias conclusões, não queremos ser nem vítimas, nem bandidos, só não vamos abaixar a cabeça para acusações levianas no twitter ou em qualquer outro lugar.

Sei que tem pessoas que gostam de ler nossos posts e visitar o blog e é para vocês que vamos continuar. Sei também que tem editoras que valorizam nosso trabalho e gostam dos nossos textos.

Um agradecimento especial, pelo apoio, a Talita (Mundo Editorial), Danilo (Literatura de Cabeça), Clô (Abstraia-se), Juh (Livros e Bolinhos), UP! Brasil, Celle, Mandy Porto e Vanessa (Nerds Leitores!)!!! ^^

E assunto encerrado, não voltaremos mais há nos desgastar com esse tipo de coisa.

Juliana Almeida [Juny K.]

29 comentários :

  1. Que fique o nosso muito OBRIGADA aos nossos amigos, pois são por vocês que continuamos! Acima de tudo, vocês, leitores, visitantes, amigos, são por vocês que continuamos e que continuaremos sempre!

    O nosso tempo é corrido, mas nós nunca deixamos de atualizar e de correr atrás de promoções pra vocês, pois sabemos que vocês são essenciais para que tudo isso aconteça!

    Por isso, contem sempre conosco, pois o Dear Book e todos vocês são especiais para nós, Juny e Paula.

    ResponderExcluir
  2. Tem gente que não sabe o trabalho que dá manter um blog e sempre trazer o melhor para os leitores.

    Para mim o objetivo é sempre incentivar a leitura, mas infelizmente acho que nem todos pensam assim e acabam encarando os outros blogs como "concorrentes" como você disse.

    Quanto a ganhar livros, nós ganhamos pelo trabalho de divulgação, isso é uma prestação de serviço que o blog faz.
    E eu, assim como vocês, não paro de comprar! Quem realmente gosta de ler sabe como é.

    Belo texto Juny. Não se desgaste mesmo com isso. O blog é ótimo e continue assim!

    Bjos da nerd =)

    ResponderExcluir
  3. Não liguem para esse povo que se acha melhor do que os outros. Esses blogs que se "acham" grandes não estão com nada. Eles tem um pedestal embaixo dos pés e acham que são melhores, mas a verdade é que são um bando de mimadas que não sabem nem escrever. Vocês são mulheres maduras, solícitas e atenciosas que sabem como dirigir um blog. Parabéns e contem comigo!

    ResponderExcluir
  4. Na boa me dá vontade de rir ao ver esses blogs que pensam ser grandes. Para mim vocês são grandes! O Dear é um blog consistente, com excelentes parcerias e com duas integrantes que sabem muito bem o que fazem! Adoro os textos de vocês, adoro a atenção que têm com os leitores e principalmente o carinho que vocês mostram nas indicações e nas resenhas. Pode ser um blog novo, mas não tem nenhum como o de vocês atualmente! Contem comigo também!

    ResponderExcluir
  5. Que coisa! Não acredito que existe gente invejosa a ponto de querer tentar manchar a imagem do blog de vocês! Basta ler uma resenha para ver que é um trabalho sério! As resenhas de "A menina que roubava livros" e "Mulheres, comida e deus" me emocionaram muito e eu tive que comprar os livros para poder ver tudo aquilo que vocês descreveram com tantos detalhes!

    Ganhar livros é consequencia do trabalho de vocês.

    O sucesso de vocês ta fazendo mal para outros blogs que não pensam no coletivo, se sentem ameaçados porque querem garantir só o deles e esses novos blogs podem ser um problema no caminho deles.

    ResponderExcluir
  6. Meninas, eu fico preocupada com vocês quando acontece algo assim. Porque eu sei que vocês abriram esse blog com o intuito de se divertirem e dividirem o amor pela leitura, não merecem esquentar a cabeça com esse tipo de preconceito e má vontade.
    Continuem com essa divulgação, deu certo até agora e é por isso que vocês já são grandes assim ^~ Quem não quer ajudar, paciência, eu sei que tem muitos blogs amigos que não ligam pra esse tipo de coisa e só querem todos crescerem :]
    Brilhem sempre!
    ;*

    ResponderExcluir
  7. Eu acompanho o blog desde o início e, posso afirmar o quão o trabalho de vocês é sério!

    Sou uma pessoa exigente e não gosto de entrar em um blog e não ver atualizações. E o que aconteceu com o blog de vocês foi diferente, me encantou, me prendeu e o resultado: entro todos os dias!

    O trabalho de vocês é sério e não se deixem abater por essas pessoas que adoram criticar, mas trabalhar que é bom? Nada! Muitos desses blogs mais antigos nem atualizar o blog, atualizam e eu posso afirmar, pois visito bastante os blogs literários. Então, meninas, não se preocupem, isso é puro despeito, porque todos estão vendo o potencial que vocês têm e o espaço que conquistaram. Difícil que não conhece o Dear Book atualmente. Força, meninas e contem comigo!

    ResponderExcluir
  8. Perdi essa parte ontem!

    Beeeem, beeeeem!

    Como falado pela Bianca, há casos e casos.
    Não sei o que aconteceu ontem, mas sei que há muitos e excelentes blogs que surgem no dia-a-dia, como dito, não se pode generalizar!

    Adoro seu blog, e sempre dou uma passadinha por aqui...

    Att,

    ResponderExcluir
  9. O meu comentário vai ser um pouco mais escrachado... Esse blog bota pra fudê, eu adoro e sempre participo das Promoções. Até agora não ganhei nenhuma, mas não vou desistir. hehe.

    Também tenho um Blog, que na verdade nem é meu, é dos 14 autores que postam suas poesias, desenhos e outras artes.
    Eu entendo que o amor de vocês pela literatura é sincero, assim como o meu também é.

    Acredito que as parcerias são um meio ótimo de divulgar mais livros, fazer os autores venderem mais e mais pessoas ficam felizes sendo sorteadas.

    Poxa, todo mundo cresce! Qual o mal disso tudo?
    Inveja.

    Fiquem frias, a maioria esmagadora AMA esse blog. Eu amo! Assim como amo tantos outros blogs lindos que existem na Blogosfera.

    Eu agradeço por esse blog! Um beijão e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Gente eu gosto bastante de vocês, mais acho demais fazer um post sobre isso, por uma coisa tão boba e que agora ficará um clima super chato entre ambos os blogs!

    Eu vi a "cena" ontem via twitter e não vi nada demais, apenas o menino do Sobre Livros colocou a forma de pensar sem ofender ninguém ( e não é defendendo eles porque na realidade acho que aquele site ACHA q tem o rei na barriga se acham demais).

    Claro que ele podia ter ficado calado ou mandado um email para vocês falando sobre o assunto, certo?!

    Não acho que custa ajudar blogs em promoções, realmente não vi nada demais em vocês pedirem para ajudar na promo!!!

    Enfim só acho que não precisa de nada disso!!

    :)

    é só meu ponto de vista claro!

    beijosss Meninas
    :*

    ResponderExcluir
  11. Na boa, esse povo que falou de vocês não sabe de nada, nunca leu um post aki ou uma resenha e fica e quer aparecer nas costas de vocês.

    Eu AMO esse blog visito e comento todos os dias e quero mais que esse povo invejoso se dane, não podem de postar por causa disso.

    Eu vi a cena ontem no twitter e acho que o Sobre Livros não fez nada demais, vi outra pessoa que se aproveitou isso e quiz tentar prejudicar voces a partir daquela historia, acredito que essa parte a Francine perdeu.
    So porque essa cidadã fez um texto sobre os blogs novos, preconceituoso, diga-se de passagem, quis por vocês de exemplo na "inquisição" para tentar causar e serem os primeiros a ser apedrejados pelos outros blogs. Eu não caio nesses lances de panelinhas invejosas. Continuem com o blog de forma independente, livre de algumas pessoas que formam uma corja de blogs mal intenciosados.

    PS: Não tenho blog, não estou ganhando nada para dizer isso e defendo na consição de leitora assidua.

    ResponderExcluir
  12. Meninas vcs fazem um trabalho excelente com o Dear Book!!! E as congratulos por isso e já considero, sinceramente, este um blog q já alcançou certa grandeza e credibilidade... Sempre passo por aqui para ver as resenhas pq eu gosto sim e sempre dou RT nas promos e sempre to participando!!!
    Eu vi metade do assunto ontem no twitter, e como li o post da Bianca, eu concordo com ela em vários ponto e exitem casos e casos como lembrou a Lariane...

    E vcs mesmo com pouco meses, alcançaram muito...continuem fazendo o trabalho de vcs que é excelente e nós leitores só temos a ganhar e a prender!!! Esse blog é excelente!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, concordo com vocês, ter um blog só para ganhar livros é uma decadência.

    Fiz o Falando de livros por puro prazer de escrever resenhas e ver as pessoas inteiradas em um mundo de informações extensas.

    Também tenho gastos com livros, compro sempre que eu posso. Fora o envio de exemplares, pois nem sempre ganhamos de 'graça'.

    Existem pessoas sem noção pra tudo, que criticam sem entender, em suma é pura inveja.

    Já vi algumas críticas a meu blog, como eu mudar o template, pois não estava ajustando-se, entre outras.

    Muitas vezes os blogueiros ficam desanimados com esse mundo por trás dos blogs.
    Não quero concorrer com ninguém, se o FL adquire espaço é por mérito.
    Como vocês estão conquistando.

    Escrevi demais, rs.
    Parabéns pelo post meninas, adoro o blog de vocês, bjos.

    ResponderExcluir
  14. Ops Danyz então essa parte eu não vi O_O

    Eu sai logo um tempinho depois hehehe

    ResponderExcluir
  15. Isso aí meninas, concordo com vcs e apóio 100%. Estamos aqui para mostrar o que gostamos para os nossos amigos e não para ganhar livros! Eles que precisam disto. É só ver o trabalho que temos para trazer o melhor para esta galera! Amo vcs! Serei amigo e parceiro sempre!

    ResponderExcluir
  16. Gente, eu tb AMOOO DE PAIXÃO o blog de vocês, tou semp lendo as resenhas e comentando semp q posso tou por aqui, rs... pq acho o blog de vocês superlegais e voces dão dicas incriveis mesmo ^^
    depois de entender a situação de ontem no twitter só dá pra crer que é pura e inveja e insegurança da pessoa que tentou denegrir a imagem do blog de vocês. O que é lamentavel pq acho q aqui na blogosfera tem espaço pra todo mundo expor suas opiniões, é uma pena q tenham pessoas q não pensem assim... só se pode lamentar.

    ResponderExcluir
  17. Eu não estava presente,podia está presente participando das promoções e não notei o que aconteceu,uma coisa eu posso dizer:
    Meninas vcs fazem um trabalho excelente com o Dear Book,vcs são muito bacana,as promoções são boas e os RTs são de hora em hora(adorooooo) e é um blog que deu sorte para mim ;)

    Pedir para divulgar o blog ou solicitar divulgação das suas promoções é absolutamente normal,parceria faz parte do segredo do sucesso!!

    Bola prá frente!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu vi também essa história no twitter ontem... mas o pior e o que me da mais nojo é o pessoal se gabando la hoje, depois que você postou isso, querendo ridicularizar seu desabafo sincero.

    Pessoas sem escrupulos, que não tem amor ao proximo, ficaram todas felizes la falando mal, querendo a desgraça alheia... E fico perplexa que elas acham bonito expor isso aos seus seguidores, deviam é ter vergonha.

    Na boa eu não visito mais aqueles blogs, aprecio gente de carater como vocês.

    Parabéns pelo blog, que o sucesso venha em dobro!

    ResponderExcluir
  19. É mais uma vez lamentável...comecei meu blog no início desse ano com a intenção pura e simples de troca de livros...mas a coisa é tão fascinante que o objetivo principal tornou-se secundáario...sou uma pequena gota nesse imenso oceano...faço minhas próprias promoções...e simplesmente ADORO participar das promo de outros blog´s...acabei até com meu estigma de pé frio...nunca ganhei tanta coisa como agora...então seja com parceria sem parceria...o que importa é fazermos o que realmente gostamos.
    Tenho um amigo escritor que passou por sérias dificuldades como essas "pessoinhas" e o twitter é onde elas mais se atacam...acompanho muito de fora...e já aprendi a separar o joio do trigo.
    Portanto meninas bola pra frente..continuem o trabalho..façam muita promo "eu gosto muito"...aqueles que realmente seguem vocês é o que importa...o resto é resto.

    bjs....

    ResponderExcluir
  20. GAROTAS NÃO SE ABALEM, O SUCESSO DE VCS COM CERTEZA É MOTIVO DE INVEJA P/ MUITOS POR AI.
    PASSO POR AQUI QUASE TODOS OS DIAS E VEJO O AMOR E A DEDICAÇÃO DE VCS EM CADA LINHA ESCRITA.

    VCS SÃO M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.A.S !!!

    ResponderExcluir
  21. Nossa, existem mesmo pessoas que não gostam de ver o sucesso dos outros! E sim, vocês são excelentes e não importa quanto tempo se passarem continuarei acompanhando sempre *--*
    E, ah, o que seriam de nós sem as promoções? Nós que amamos livros, queremos todos do mundo, e não dá sempre pra pagar por todos... Então, continuem de cabeça erguida, pois tudo que é feito com amor dá certo!

    Beijooookas a todas*

    ResponderExcluir
  22. Conheço o Dear Book há pouco tempo (menos de 2 semanas) mas já gosto bastante do trabalho desenvolvido aqui. Conheci o blog no Twitter, e mesmo não tendo acompanhado o acontecido "em tempo real", dei uma lida ontem no que aconteceu.

    Gente, sim, tds os dias pipocam blogs literários. Sim, tem alguns que existem apenas para ganhar livros. E eu não vejo problema nenhum nas duas coisas. Cada um faz o que quer, do jeito que quer, quando quer. A internet é livre!

    Não entendi quando o rapaz do Sobre Livros colocou que existe uma "cortesia" em relação à RTs e que seria "feio" pedir os mesmo...Bom, nunca vi isso de cortesia. O que vejo são pessoas pedindo para divulgar promos, ou simplesmente colocando o tweet no ar e outras dando RT... e tb não vejo como falta de educação pedir RTs. Vc dá se quiser, ngm te obriga a nada.

    Sobre o aparecimento de novos blogs todos os dias, ainda não entendi o problema nisso e não vejo pq alguns se sentem tão abalados com o fato. Meu pequeno blog tem mais de um ano no ar. Não faz promoções, não tem parcerias e tem menos de 100 seguidores. Será que eu deveria considerá-lo melhor que outros, por ter mais tempo, ou pior, por não ter parcerias? Lê quem quer... e ele é escrito pura e simplesmente pelo meu prazer pessoal de divulgar coisas que eu, egoisticamente, acho bacanas.

    Bom, me alonguei demais. O que queria mesmo deixar registrado é que não se abalem com isso meninas. O blog é ótimo, tem resenhas super bem escritas (coisa que a gente não vê em mts blogs por aí, e nem por isso fica apontando dedo) e vcs estão mais do que certas em pedir RTs nas promos... Sempre que aparece alguma twittada de vcs, dou RT.

    Beijos,

    Laura - www.millivroseideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Meus argumentos são simples matemática. Notem:
    2 meses de blog +
    14 resenhas +
    23 editoras parcerias (muito mais que resenhas) = esse não é um blog pra "ganhar livro de graça"*. Ahan.

    Vocês tem que aprender a lidar com críticas negativas. Eu acompanhei o caso no twitter e não vi ninguém acusá-las de fazer blog para ganhar livros. Esse é simplesmente um típico caso de "a carapuça serviu". E se alguém te deu uma dica que pedir RT não é legal (e não é MESMO) aceite a crítica e tente aprender com isso. Não tente transformar um comentário em espetáculo.

    *frase utilizada no pela autora do post.

    ResponderExcluir
  24. Essa Laura ai deve ser ou fake (não põe a conta google, posta anonima) ou amiguinha daquelas meninas que estavam atacando o blog de vocês. Vem aqui plantar mentiras kkkkkkk
    Eu estava on, ninguém me contou e eu vi elas insinuarem muitas coisas contra o Dear Book, por isso esse post tem todo o direito de ser uma resposta, liberdade de expressão dos dois lados.

    E Laura, você acha que quantidade é melhor que qualidade? Leu alguma dessas resenhas? São 14 muito bem feitas, elas leem os livros e não são uma produção em massa com resenhas que são mais sinopses com textos curtos que não ajudam em nada o leitor. (quem quer só ganhar livro aos montes nem os lê posta resenhinhas meia boca para enganar as editoras e os leitores)

    Querida, não adianta vir aqui fazer intriga da oposição nos leitores fieis desse blog vamos defende-lo com unhas e dentes. Vai falar besteira no seu blog ou no das tuas amigas, recalcada! rs

    ResponderExcluir
  25. Concordo com a Laura. Desculpa, mas com esse pouco de resenhas e o tanto de editoras (só falta falar que foram eles que procuraram vocês né, ninguém nunca aqui foi atrás de editora) não dá pra acreditar. E sim, já vi as resenhas... Sinceramente, o blog precisa saber lidar com as críticas. No dia que vocês ficaram pedindo RT, só deu na minha timeline a promoção de vocês. Isso encheu e me fez dar um unfollow, assim como outros talvez tenham feito. Todo mundo aqui começou com blog pequeno, e que eu me lembre, eu ou outros amigos blogueiros meus nunca ficaram pedindo ao mesmo tempo para 300 blogs maiores darem RT nas promoções. Então, fica a dica...

    Sinceramente, também acho que foi um caso de "a carapuça serviu"... deixar um comentário contra é fazer intriguinha? Hum... cresce gente. ¬¬

    ResponderExcluir
  26. Hahaha eu nem ía falar mais nada, mas foi inevitável. A super Luciana que ficou horrorizada falando que não comentei logada na minha conta, nada mais é que um perfil recem criado. Provavelmente só pra vir aqui e deixar esse comentário.

    Poxa que ótima ideia. Vou ali criar uma conta no blogger e volto aqui pra comentar logada, tá bom? ¬¬

    ResponderExcluir
  27. queridas, desculpem a demora para dar sinal d vida, mas como sabem, estou fora do brasil e nao to direto no computador. mas acompnhei d longe oq aconteceu com vcs e qdo voltar ao brasil, qro conversar melhor sobre isso, ok?
    mas saibam q eu sempre dei a meior forca para vcs pq acredito na qualidade do trabalho d vcs: sao boas,a tenciosas, escrevem bem, com paixao e atencao aos detalhes. sou fa e nunca escondi isso!! torco mto para vcs sempre!! bjos

    ResponderExcluir
  28. Não pude deixar de ver o que aconteceu no twitter.

    Pelo que eu vi, o Sobre Livros só deu uma dica. É chato mesmo ficar pedindo RTs. É bem mais interessante, você pedir pra cada um em intervalos. As pessoas não ficam online no mesmo horário. Então do que adiantaria pedir pra todos ao mesmo tempo?

    Não custa dar RT, mas mesmo assim tem que haver uma sociabilidade entre blogs. Uma coisa que eu vejo e algumas faço e dar bom dia pros blogueiros que está vendo online. Desculpa perguntar, mas vocês procuram retribuir visitas? Como não conheço os perfis de vocês, não sei dizer.

    Acho que vocês se equivocaram ou a Juny ao achar que o texto da Bianca Briones era pra vocês. Pois o que o Sobre Livros disse foi a noite e o post foi pela manha. Eu sei porque eu li. O que a Bianca disse está acontecendo mesmo e vocês não deveriam tomar as dores, porque não foi pra vocês. Ela em momento algum citou nomes.

    Ninguém está atacando o blog de vocês. A blogosfera costumava ser mais cordial, não entendo sinceramente o que está acontecendo. Um ir visitar o outro, tornar-se parceiro. Tenho meu blog, mas não faço tanta divulgação e nem posto tanto quanto gostaria. Mas a um bom tempo tenho estado nos bastidores, compreendendo todo esse mundo bloguistico. Ou tentando.

    Essa foi minha opinião sincera.

    Beijos,

    @IsaSouz

    ResponderExcluir
  29. Gente, só estou passando pra dizer que vocês não devem dar bola para essas pessoas. Está mais do que provado que a maioria gosta do que vocês fazem aqui, quem não gosta, simples: PAREM DE VISITAR!

    Continuem com esse trabalho maravilhoso de vocês, pois nós sabemos qual o intuito de vocês. E outra, deixem falar, enquanto eles se preocupam com vocês, o Dear só cresce fica famoso e o melhor: a custa dessas invejosas kkk

    Adoro vocês e o Dear!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris