domingo, 17 de fevereiro de 2013

Resenha: "A sabedoria do Condado" (Noble Smith)

Por Sheila: Olá pessoas! Como estão? Em ritmo de férias? Eu estou trabalhando como nunca! Mas questões minhas à parte, hoje apresento a vocês o livro "A Sabedoria do Condado", para o qual resolvi abrir uma excessão em minha forma de escrita e transcrever a sinopse aqui para vocês. 
Sinopse: Um guia do Hobbit para a vida de milhões de fãs do J.R.R. Tolkien. Smith mostra que uma toca-hobbit é, na verdade, um estado de espírito e como até as menores pessoas podem ter o valor de um Cavaleiro de Rohan. Ele explora assuntos importantes para os hobbits, como cerveja, comida e amizade, mas também assuntos mais sérios, como coragem, vida em harmonia com a natureza e bem versus mal. Como prazeres simples como jardinagem, longas caminhadas e refeições deliciosas com amigos podem fazer você significativamente mais feliz? Por que o ato de dar presentes no seu aniversário em vez de recebê-los é uma ideia tão revolucionária? E como podemos carregar nosso próprio “anel mágico” sem sermos devorados por ele? "A Sabedoria do Condado" tem a resposta para essas perguntas.
Bom, para quem é fã de Tolkien e, principalmente, dos Hobbits, este é um livro interessante e encantador ... e para quem não é fã também! Afinal, a par dos  diversos livros de autoajuda que se proliferam e se encontram espalhados por ai, o livro de Noble Smith alia uma profunda análise dos comportamentos humanos da atualidade - e também à época em que Tolkien escrevia suas obras - com os personagens contidos nos livros que angariaram milhões de fãs ao redor do mundo.

Mas, para quem não conhece Tolkien, os Hobbits são, segundo a wikipédia, "um povo discreto e muito antigo, normalmente não ultrapassam um metro de altura, são bem menos robustos que anões e consideram a possibilidade de participarem de uma aventura como uma atitude insana, pois preferem a calma de sua vida rotineira, amam uma região campestre organizada e bem cultivada. (...) Andam descalços, porque a sola de seus pés é muito espessa, não necessitando de calçados. Vivem em tocas grandes e confortáveis (na verdade, casas subterrâneas com um só andar e várias despensas) em uma terra ao oeste da Terra Média, chamada Shire (no Brasil o nome do local foi traduzido para "Condado")".

O livro nos trás, baseados nos Hobbits, dicas de como levar uma vida mais plena, saudável, rica e feliz, simplesmente prestando atenção na forma como estes pequenos seres levam sua vida ou enfrentam as dificuldades que acabam por surgir. Cada capítulo possui no final um resumo do que foi discutido, com algumas palavras que contém o que o autor chama de "A sabedoria do Condado". Como:
A Sabedoria do Condado nos diz...
Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltarmos pra casa.


ou

Tudo o que temos a fazer é decidir o que fazer com o tempo que nos é dado.
O livro fala não só dos Hobbits, mas também de anões, elfos, orcs e outros personagens fantásticos. Faz diversas referências aos livros escritos por Tolkien, mas é escrito em uma linguagem simples e acessível, e tem uma filosofia cativante que pode ser entendida mesmo sem a leitura de livros como "Senhor do Anéis" ou Hobbit.

Ah, e o kit do livro, vem com um cordão, que a princípio eu não sabia bem o que era, mas descobri que é uma flor de Lothlórien, que pode ser usada tanto como colar (a flor como pingente) como usada como broche, um mimo! (Para quem não lembra, nas histórias de Tolkien, Lothlórien é o nome do reino, uma governado pela Rainha Galadriel e por seu marido Celeborn).

São 20 capítulos deliciosos de serem lidos, uma diagramação perfeita, e uma capa texturizada que é um encanto, tanto visualmente quanto "tatilmente" (nem sei se essa palavra existe rsrsrrs...). E, bem no final, tem um Teste Hobbit! Há várias gradações de Hobbit à Orc. Alguém fez o teste?!?!?!? Se fez, postem aí. Abraços.

13 comentários

  1. Acho que é o típico livro que agrada ate que nem é tão fã assim ou conhece a história né?rs
    Até o momento,não li nada negativo sobre o livro. E faço parte, dos q não conhecem assim, a fundo a história dos hobbits e afins.
    Vou ler, com certeza =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Free Data Entry Job Trial(11558)

    Get A Free Data Entry Job Trial When You Register In The $10biz.
    Get Paid Directly To Any Account Instantly.
    Earn $10 For Every Order Processed
    For Full Details Visit Http://www.Jobzinn.com
    Click On Email Processing Jobs

    ResponderExcluir
  3. Eu sou viciada nas obras de Tolkien, estou louca para ler este livro e ver o filme O Hobbit também, lendo essa resenha me deu mais vontade ainda. Lindo o presentinho, meu livro ainda não chegou, mas ansiosa demais para ele chegar.

    Beijos ;*

    www.lireliegostei.com.br

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito curiosa pra ler o livro. Concordo com o primeiro comentário. Eu nunca li nada de Tolkien (me julguem!), apesar de ter vontade e leria "A Sabedoria do Condado" sem dúvida nenhuma!

    Essa flor, que parece uma folha, é muito linda. Bem interessante.

    Bela resenha, Sheila. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Parece muito legal, pela sinopse eu não achei que seria bom, mas pela sua resenha fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  6. Parece muito legal, pela sinopse eu não achei que seria bom, mas pela sua resenha fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler este livro. Para quem curte este universo criado pelo gênio que foi o autor, é uma excelente pedida.

    ResponderExcluir
  8. Eu já ouvi falar bastante desse livro. Ainda não li nenhum livro do Tolkien (não me batam, pfvr, kkkkk), mas pretendo ler em breve. Queria ler "O Hobbit" primeiro, e depois ler esse livro. Não tenho muito a dizer sobre a estória, já que só vi os filmes de "Senhor dos Anéis", que nem lembro mais, e o de "O Hobbit", mas eu sei que deve ser muito bom. Como os filmes são incríveis, os livros devem ser magníficos.
    Achei o kit uma coisa fofa, essa flor de Lothlórien é um encanto *---*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nunca li Tolkien mas simpatizei com esse livro, porem só o leria se ganhasse de presente. Boa resenha!

    ResponderExcluir
  10. Hehe acho que "tatilmente" podemos adaptar para "tangível" (que pode ser tocado)?! Só uma sugestão!
    Quanto ao universo de criaturas idealizado por J.R.R. Tolkien, me desperta curiosidade e com certeza está na lista de futuras leituras. Agora atualizada com "A sabedoria do condado".

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li esse livro embora ele já esteja na minha lista de livros para ler faz um bom tempo. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  12. Já estava louco com esse livro, depois dessa resenha então!

    ResponderExcluir
  13. Free Work at Home Job (11558)
    Work at home completing simple surveys from home. No
    registration fees. Join today For more information
    visit: (http://www.eazy2earn.com)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato