quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Resenha: “Bordados” (Marjane Satrapi)

Por Juny: Não resisti a leitura de mais um quadrinho de Marjane Satrapi, a autora de “Persépolis” (clique aqui para ler a resenha). Foi muito bom ver novamente em seus traços a mistura entre o bom humor e a realidade da sociedade iraniana.

“Bordados” é uma conversa entre Marje, sua mãe, sua avó e outras amigas e familiares. Depois do almoço, quando os homens fazem uma sesta, as mulheres arrumam a cozinha e depois vão tomar o samovar (um tipo de chá) e é onde tudo começa: a conversa é em tom de fofoca, cada uma contando a história de uma mulher (familiar, amiga, conhecida, vizinha, etc).

Tem de tudo mulher que atacou o marido, que fugiu na lua de mel, que casou com gay psicopata, que nunca viu o pênis do marido embora tenha 3 filhos, que foi vitima de golpe, que acreditou em vidente, que foi traída, que fez alguma cirurgia plástica, enfim, tem de tudo e é bemmmm engraçado. Morri de rir na maioria das histórias.

Na cultura iraniana “bordado, não é só a fofoca entre as mulheres, é também uma maneira de se referir a cirurgia de reconstrução do hímen, que tenta tornar as mulheres virgens novamente, é uma maneira que as mulheres mais ousadas que não abrem mão de ter uma vida sexual encontram para depois poderem casar, numa sociedade tão rigida, que isso tanto em conta. Incluise uma das histórias se refere à isso.

Se comparado à “Persepolis”, “Bordados” é um livro bem mais leve, com muito mais humor. E é uma leitura rápida, li suas 136 páginas em menos de 2 horas, a leitura flui muito bem. Recomendo muito!


20 comentários :

  1. Eu li esse também. Vc tem razão, é um livro bem leve e muito divertido! Eu já sou fã da Marjane, os livros são incríveis.

    abraços,
    Luciana
    Folhas de Sonhos artesanatos

    ResponderExcluir
  2. Só pelas situações que as personagens contam nessas conversas familiares, já imagino o quão divertido deve ser. Eu, como bom amante de quadrinhos, me sinto praticamente intimado pra ler esses da Marjane Satrapi.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Parece ser realmente divertido, ainda mais porque a ideia é realmente ótima: uma conversa leve para simplesmente divertir o leitor. Ainda não li nenhum quadrinho da Marjane Satrapi, mas quero muito.

    ResponderExcluir
  4. Que loucura, não conhecia o livro mas desde que assisti ao filme Persépolis fiquei imensamente querendo ler o livro. Já o folheei umas tantas vezes nas livrarias, mas acabo nunca levando. Achei curioso e interessante que Bordados seja uma história leve, com humor e que mostre um pouco mais da cultura iraniana.

    Bj
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  5. Que interessante esse livro em quadrinhos! Quando li os quadrinhos que você colocou na resenha eu não entendi nada...mas ja imaginei que fosse de humor, parece ser bem engraçado mesmo!! Bem legal =D

    ResponderExcluir
  6. Persépolis não chamou a minha atenção como Bordados, essa união das mulheres nem que seja apenas para fofocar e interessante, pois encontramos em todas as sociedades, sejam elas de religosas ou tribais, é um costume universal. Adorei!

    ResponderExcluir
  7. Eu preciso ler esse livro! Deu vontade de rir só de ler a sua resenha, imagina lendo o livro então. Ainda não tive chance de ler alguma outra obra da autora e me pergunto porque nunca li D:

    Beijos

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  8. Muuuuuuuuito legal, nunca li HQ assim e esses parecem ser mesmo muito divertidos, leves, pra ler e descontrair. E afinal, quem não gosta de uma fofoca?
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Morri de rir só com os scaners, imagine ler o quadrinho todo! Marjane é sensacional!

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkk, que livro maravilhoso! Gente, qual família não tem essa reunião de mulheres e suas fofocas? Muito bom! E saber que é ilustrada, fica mais interessante ainda, adoro ver as expressões dos quadrinhos, de cada personagem! Sei que vou identificar muita gente conhecida aí...
    Amei o livro, já para minha estante de desejados no Skoob!

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro. O que li aqui, despertou minha curiosidade. Vou procurar o livro e ler.

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas a história parece ser divertida, deu vontade de ler!

    ResponderExcluir
  13. Adoro livros assim... Interessado em ler!!

    ResponderExcluir
  14. Vamos nos identificar com váaaaarios personagens, né! aposto que sim

    ResponderExcluir
  15. Acho que histórias em quadrinho são engraçadas e podem até ter um certo charme, Aconselho ler sim, vão adorar!

    ResponderExcluir
  16. Esse livro deve ser uma delicia de ler. Mulheres juntas e fofocando...Não tem coisa melhor e sai cada história mesmo! E esses quadrinhos são bem legais. Amei
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  17. Parece ser bacana, mas sei lá se leria....não gosto muito desse tipo de leitura, fica só na dica mesmo...

    ResponderExcluir
  18. Diferente, interessante, mas acredito que não é algo que me prenderia.

    ResponderExcluir
  19. Parece ser bem divertido, gostei das ilustrações, não existe aquela ideia de que tudo tem que ser perfeito e regular. Bem charmoso.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris