sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

RESENHA: “Wake - Despertar” (Lisa Mcmann)

Antes de tudo, um agradecimento especial a Juh do Livros e Bolinhos que ama esse livro e me indicou diversas vezes!

“Wake” é aquele tipo de livro que divide opiniões, ou você ama ou você odeia (já vi varias resenhas detonando o livro por ai), é necessário ler para tirar suas próprias conclusões, já vou avisando que eu sou do time dos que amam!

9 de dezembro de 2005, 12h55

O livro de matemática de Janie Hannagan escorrega de seus dedos. Ela agarra a borda da mesa da biblioteca da escola. Tudo fica escuro e silencioso.
No começo é fácil estranhar a narrativa no presente, com data e hora dos acontecimentos, mas depois de umas 20 ou 30 paginas, você nem percebe mais isso, já entra no ritmo.

O livro conta a estória de Janie, uma garota de 17 anos, pobre, sem muitas amizades, que tem um problema: toda vez que alguém dorme perto dela, ela é sugada para o sonho (na maioria das vezes são pesadelos). Ela é uma garota muito esforçada, trabalha muito (num asilo) para juntar dinheiro para a faculdade e sonha com uma bolsa de estudos. Janie passa por diversas situações e se recusa a contar para alguém sobre seu “problema”, nem a sua mãe (que não faz muito o papel de mãe porque fica bêbada o dia inteiro) sabe.

Sua melhor (e única) amiga é Carrie, sua vizinha e colega de classe. Melinda e as demais patricinhas ricas do colégio a odeiam e a humilham.

Tudo vai indo nesse contexto até que Cabel entra na história e tudo fica mais intenso e misterioso. Cabel a principio é um gótico estranho, que parece usar drogas. Certo dia ele ajuda Janie a voltar de uma festa, em seu skate, ao invés de ir a pé, pois ela está com os pés descalços (não conseguia mais andar de salto). Depois de um tempo ele passa por uma transformação incrível e nem parece mais o mesmo garoto, vira o mais lindo e cobiçado do colégio e seu envolvimento com Janie vai aumentando. Até que ela entra em seus sonhos.

30 de Agosto de 2004

É o primeiro dia de aula. Janie e Carrie estão no penúltimo ano. Elas esperam pelo ônibus na esquina da rua onde moram. Algumas crianças da escola secundária estão de pé junto delas. Alguns estão ansiosos; Outros são terrivelmente baixinhos. Janie e Carrie ignoram os calouros.
O ônibus está atrasado. Felizmente para Cabel Strumheller, o ônibus está mais atrasado que ele. Janie e Carrie conhecem Cabel – ele é o garoto problema da escola desde a nona série. Janie não se lembra muito dele antes disso – dizem por ai que foi reprovado e foi parar na série delas. Ele vivia atrasado. Sempre parecia drogado.
Muitas vezes as aparências enganam, Janie e Cabel já são um dos meus casais favoritos da literatura, vocês precisam ler para entender o desenvolvimento desse relacionamento, os mistérios, as mentiras e o amor verdadeiro que se desenvolve ao decorrer da trama.

Abre a porta.
Entra sorrateiramente.

Ele está esperando, em seu sono, por ela.
Janie é o tipo de personagem que gera simpatia por parte do leitor, que torce para as coisas melhorem em sua vida tão cheia de desgraça, que as coisas dêem certo.

Além de um trechinho de “Fade”, o próximo livro da trilogia que termina com “Gone”, achei muito interessante o capitulo extra com um determinado acontecimento do meio da estória, só que com a visão de Cabel! Muito bom ver o outro lado.

O livro é muito envolvente, não é a toa que a obra de Lisa Mcmann é bestseller do New York Times e tem elogios de Cassandra Clare (autora de Cidade dos Ossos) na capa!

Se você procura por um livro com mistérios, romance e até um pouco de terror, Wake é o ideal! Não se deixe intimidar por resenhas negativas leia e tire suas próprias conclusões, surpreenda-se!

36 comentários :

  1. eu ameei esse livro
    é mt mt mt boom *-*

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha e deu vontade de compra-lo.Cada dia que passa,me envolvo mais com os livros,é uma viagem maravilhosa: a leitura!!

    ResponderExcluir
  3. eu amo esse livro,
    ele é mt bom e eu recomendo.
    PS:esperando ansiosamente pelo 3º livro.

    ResponderExcluir
  4. Meu pai comprou para a minha irmã e ela começou a ler, parou por um tempo, mas irá voltar. Eu soube do Wake desde as férias e quando eu li sobre o que a estório contava, amei. É super legal a pessoa entrar no sonho dos outros, é um enigma para a pessoa descobrir os sonhos dos outros. Parabéns pela resenha e lerei logo logo!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha =D
    E quero ler logo esse livro, mas pela minha lista vai demorar um pouco rsrsrs

    Beijoss
    Tem uma brincadeira pro seu blog lá no meu. Dá uma passadinha por lá ,)

    http://fernandadefaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de ler esse livro, primeiro era porque me lembarav de um filme que eu gosto muito com o menino que faz jumper e a jessica alba, haha. E também pela capa que eu adoro. Depois que eu li a sinopse e agora a sua resenha, então.. quero MUITO
    beijos,
    Zoe, De Fatto & Três Lápis

    ResponderExcluir
  7. Também fiz um agradecimento especial a Juh e pra Etiene. Eu amei esse livro. Primeiro pela narrativa diferente, que no início, causa uma certa estranheza, mas depois disso é sensacional. E pelo tema. É diferente. Depois claro, pela relação de Janie e Cabel. Fiz resenha a pouco tempo dele também!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. li ele graças à Juh do Livros e Bolinhos, curti ele pra caramba e resenhei no meu blog tbm. ótima resenha ;)

    Igor
    www.SomosCriativos.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha, me deixou com mais vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  10. Sem brincadeira, eu só queria saber o que algumas pessoas tanto gostam desse livro! Ele é tão chato, sem graça e não tem nada de envolvente. o.O

    ResponderExcluir
  11. Wake é bem estranho (eu achei) mas deve ser legal.

    ResponderExcluir
  12. Terminei agora de ler este livro e amei! Não sei se porque tanta gente criticou o mesmo, eu me surpreendi e estou louca para ler a continuação!!
    Bj

    ResponderExcluir
  13. eu amei wake ,apesar d algumas pessoas ñ terem gostado fui lá e li e adoreiiiiii ñ me arrependi, as pessoas q eu indiquei amaram tb.. agora se vc amou wake se prepare pq fade é perfeitoooooooooo..

    =)

    ResponderExcluir
  14. Wake é maravilhoso, a história é envolvente e vc louca pra saber como vai acabar!! Mas Fade e melhor ainda!!!
    Que, n leu n sabe o esta perdendo!!
    bjk

    ResponderExcluir
  15. Nossa, fiquei morrendo de vontade de ler, e pelo jeito tbm vou fazer parte do time que ama! hahahaha

    ResponderExcluir
  16. YEY!
    Fico MUITO feliz que você tenha gostado do livro e que minha dica não tenha sido um desastre! *____*

    Realmente a narrativa da Lisa é diferente e você leva algumas páginas para se acostumar... Mas depois que embala... <3

    E se você AMA Janie e Cabel agora... Querida, LEIA FADE IMEDIATAMENTE! HAHAHAHA :X

    O que mais gostei na versão nacional foi a Novo Século ter colocado o capítulo do Cabel no livro... Nos EUA ele só saiu online no site da editora ;D

    ADOREI seus comentários e fiquei MUITO feliz de vocês ter gostado \o/

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  17. Eu tinha visto uma boa indicação de leitura deste livro! Já tinha lido resenhas e tô gostando cada vez mais.
    Eu amei a capa e a história , ao que parece, é bem bolada.
    Ele já está no topo da minha lista de leitura!!!!

    Ameii!!!
    Daniii
    garotas e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    Li o wake mês passado e adorei a história é um pouco diferente do que tem saido por ai e o jeito da escritora também é bem diferente eu adorei...Muito legal ver a parte em que Cambel da sua opinião no final comprei o FADE esse mes so estou esperando terminar as aulas para começar a lê-lo...bjks
    Raquel Machado.
    Leitura Kriativa!

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da resenha, minha lista ( IMENSA )de livros está cada dia MELHOR por causa de suas resenhas, parabéns.

    ResponderExcluir
  20. adoreeei sua resenha ^^ eu acho q esse livro deve ser muito booom, mesmo ja tendo ouvido dizer q a narrativa eh meio lenta no começo, mas depois vai melhorando. Ja ta na minha lista de leitura a algum tempo e tou louca p começar a ler mais agora nas férias...

    ResponderExcluir
  21. Misterioso...

    Ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  22. esse livro esta pra chegar em casa, assim que eu o ler, comento novamente com melhores critérios, mas quem leu me contou q é muuuuito bom.

    ResponderExcluir
  23. A história parece ser bem interessante!
    Sonhos e Pesadelos.. são um mistério mesmo!!
    Adorei a resenha! me convenceu a ler! o/

    ResponderExcluir
  24. Gostei da resenha.
    Eu fiquei com vontade de ler.
    Quero ler todos, é uma trilogia não é?
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  25. Primeiramente amei a ideia de poder entrar nos sonhos das pessoas, sei que para a personagem deve ser ruim, mas eu adoraria. Sabia que esse livro tinha sido muito comentado, mas não sabia que ele podia ter essa história que pelo que li na resenha é meu estilo favorito, espero te-lo em breve, fiquei muito curiosa...Adorei a resenha muito bem escrita, afinal chega a doer saber que ainda não o tenho para ler.

    Beijokas elis!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Tenho muita vontade de ler tanto Wake, quanto os outros livros da trilogia.
    A idéia de alguém poder entrar em seus sonhos é muito legal mais ao mesmo tempo assustadora!
    Ainda não cheguei a ler resenhas falando mau dele, mas pelo que vc escreveu, wake deve ser igual a Halo, ou as pessoas adoraram ou odiaram, só lem mesmo para saber..
    ~~Bjsss ;*

    Samantha (@Samgirl_Sayane)

    ResponderExcluir
  27. Preciso lê-lo urgentemente. Mas o dindin não permiteee.

    Ai quando vou ganhar na loteriaaaa??????

    ResponderExcluir
  28. Também já li muitas resenhas que falam mal do livro até me desanimei um pouco mas mesmo assim continuo querendo muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  29. Dizem que é muito bom esse livro, nunca li para saber.

    ResponderExcluir
  30. Eu li Wake, ainda não me acostumei a forma de narrativa da autora, mas eu gostei bastante da história. Já li Fade também, só me falta Gone. *-*


    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Eu já tava doida por ele e agora to ainda mais, legal ela entrar nos sonhos dos outros, deve ser ruim pra ela, mas a transformação do carinha... louca pra ler

    ResponderExcluir
  32. Estava pensando qual próximo livro para ler e acho que vou de Wake. Sempre via e resistia comprar, mas a resenha e comentários animaram. xD

    ResponderExcluir
  33. Eu tava lendo a sua resenha e me prendi totalmente na leitura, essa resenha me deixou super curiosa e concerteza vou ler esse livro tmb! *-*

    ResponderExcluir
  34. Um amigo me falou desse livro...cheguei aqui, vi a resenha de vcs. Confesso que so cheguei ler o começo e fui direto ao livro.
    Li e gostei muito!
    A leitura flui! =)

    Otima resenha a propósito!

    ^^ Beeijo

    ResponderExcluir
  35. Ainda não li mas tenho ótimas indicações! Essa série é muito boa e merece ser lida.

    ResponderExcluir
  36. Ainda não li, mas pretendia ler antes mesmo da sua resenha... parabéns por ela, rs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris