quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

RESENHA: "Lendas Indianas" (Andrea Prior)

O que eu adoro são histórias diferentes. E isso você encontra facilmente em qualquer lenda, não? Por isso esses tipos de contos me agradam tanto! Devo parabenizar a equipe da Editora Salesiana por essa coleção de lendas, está ótima! Li apenas as Lendas Indianas, mas já fiquei curiosíssima para ler os outros exemplares da coleção. É muito delicioso de ler! Você aprende sobre o país e sobre as culturas de uma forma dinâmica e divertida.

O livro contém nove lendas e um pouco sobre a história da Índia. As nove lendas são as mais diferentes possíveis e o mais legal de se notar é a forma simples que se é explicada cada termo indiano usado e o vocabulário simples utilizado. Devo chamar a atenção também para a revisão gramatical: ótima! Nenhum erro. E as ilustrações? Excelentes! O foco da Editora pode ter sido os de livros infantis, porém, essa coleção desperta também o interesse dos adultos.

Dentre as nove lendas, "A menina que cheirava peixe", foi a qual eu mais achei interessante. Tudo começa quando um rei, que viaja há algum tempo e está longe de sua rainha, solitário pensa em sua esposa. Ao sonhar com ela verteu o fluído da vida, recolheu-o imediatamente em uma folha e mandou um falcão como mensageiro levar a rainha, porém, quando estava a caminho do reino o mensageiro deixou a folha cair em um rio. Resultado: um peixe que estava sob encantamento e era uma mulher engoliu o líquido ocasionando em uma gravidez posterior.

Um pescador ao pescar descobre existir a menina quando abre a barriga do peixe. A ela dá-se o nome de Satyavati. A garota cresce bonita, generosa e feliz, mas o odor de peixe ao qual ela tinha ninguém consegue suportar, ou seja, a pobre Satya nunca encontraria um marido.

Com o passar do tempo ela conhece um homem poderoso e ele lhe propõe que se deite com ele e promete tirar todo o odor e transformá-lo em pefume. A garota aceita e num piscar de olhos o homem lhe deixa com um perfume que inebriava a todos, mas o homem vira névoa. Algum tempo depois ela dá a luz a um menino, Vyasa, o filho da névoa, que tem o mesmo destino do pai.

Satyavati depois de um tempo conhece um rei e ele se apaixona por ela, mas o pai da garota apreensivo por ela ser de origem pobre teme pelo futuro e só aceita o casamento caso o filho do rei renuncie a todos os seus direitos de princípe, inclusive o de ter um herdeiro. O filho para ver a felicidade do pai acaba aceitando, mas a nova rainha e o rei tiveram dois filhos e nenhum viveu para deixar um descendente. Foi a hora de Vyasa, o filho da névoa, aparecer. A mãe e rainha, Satyavati, pediu a seu filho que intercedesse pelo reino e trouxesse algum herdeiro, o filho então, visitou as princesas viúvas, que ficaram chocadas com a visão do eremita, tamanha era a repugnância que Vyasa causava nas pessoas. Apareceram dois herdeiros, mas um cego e outro pálido. Os filhos de Dhritarashtra, o cego, e Pandú, o pálido foram os primeiros guerreiros e rivais, que travaram longas batalhas por séculos e séculos. Quanto a garota que cheirava a peixe, ela é, portanto, a avó dessa grande civilização.

Resumindo: todas as lendas têm uma história diferente que nos leva a Índia atualmente e o prazer de se conhecer uma cultura tão famosa nos é imenso. Parabenizo uma vez mais à Editora por investir em livros coerentes e tão bem escritos. Recomendadíssimo!

23 comentários :

  1. Olá!

    Nossa, adorei as lendas! Histórias de novas culturas - mitologia, lendas, folclore - são algo que deveria-se ver com mais frequência... E como você, parabenizo a editora pela iniciativa.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Um livro cheio de lendas! Adorei!
    Eu não conhecia e fiquei muito curiosas para ler!
    A capa e tão fofinha!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Nossa, você deve aprender MUITO mesmo sobre os outros países! Quero muito esses livros! Principalmente os das lendas japonesas *_* Sou encantada pelo Japão!! (Quem sabe um dia vou dar uma passeadinha lá ehehuehuehue)!

    Sobre explicar direitinho os significados de algumas palavras indianas, eu acho fundamental. Existem alguns livros que colocam trechos em outra língua e não colocam uma nota de rodapé explicando o significado (acontece muito nas edições da Agatha Christie e em outros livros também, é claro)!!

    Nossa muito diferente essa lenda aí hein O_O hauhuahua

    Vocês vão ler as lendas japonesas? *-*

    ResponderExcluir
  4. Também gosto muito de livros que falem sobre lendas e seus mistérios...

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha!!! Nada como conhecer uma nova cultura e suas histórias ^^
    Quero ler toda essa coleção (Lendas Indianas, Japonesas, Chinesas, Arabes, Americanas, Judaicas, Africanas e etc)! *-*

    ResponderExcluir
  6. Parece ser bem interessante essas histórias e o conehcimento de outras culturas.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro lendas e mitos de qualquer origem, mas é uma pena que grande parte do material publicado a respeito fique restrito a mitologia greco-romana, egípcia e, quando muito, nórdica.

    É muito legal poder ter acesso às lendas indianas, africanas, judaicas...E ilustradas *--*!

    Se o preço fosse mais amigo, definitivamente eu comprava =]

    Adorei o resumo de "A menina que cheirava peixe" !

    Beijos :**,
    Léka

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de lendas, curti muito ''lendas Indianas''. muito maneira...

    ResponderExcluir
  9. Que interessante!!!!

    É tão dificil encontra livros bons sobre a Índia, mas feliz ainda em saber que a revisão gramatical é ótima, o que hoje em dia está ser tornando muito dificil encontra, pelo fato de muitas editoras lançarem os livros correndo sem prestar atenção a esse detalhe que é fundamental.

    Myl@

    ResponderExcluir
  10. super interessante
    deve ser beem legal
    =D
    bjo

    ResponderExcluir
  11. Adoro lendas de outro países, mutio legal!

    ResponderExcluir
  12. as história daquela região são lindas, vou dar uma olhada se encontro esse livro pra ler.

    ResponderExcluir
  13. o livro é surper interessante, adoro coisas sobre a india e as lendas então devem ser maravilhosas..

    ResponderExcluir
  14. Eita, eu sempre perco o endereço do blog! rsrs.
    Hehehehe...Achei interessante de transformar um homem em perfume!!!
    O livro parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  15. Acho super importante o papel que as lendas tem de representar a cultura de um determinado lugar. É através dos mitos que as pessoas explicam a sua realidade e num mundo cheio de diversidade como o nosso é impossível enxergar o mundo somente sob o nosso prisma. Por isso é importante conhecer as lendas e as culturas de outros países e continentes. A Índia é riquíssima e este livro é uma boa pedida para jovens e adultos. Amei e quero ler!

    ResponderExcluir
  16. A Índia é um país fascinante, místico e contraditório... As lendas indianas povoam nosso imaginário com seus cheiros, cores e sabores diferenciados.
    Vou querer ler.
    cheirinhos
    Ruddy

    ResponderExcluir
  17. Interessantíssimo, como já falei por ai amo lendas, e esse livro parece ser muito bom, fiquei imaginando a garota que cheirava a peixe, não deve ter sido fácil para ela. E tenho certeza que as outras lendas devem ser tão boas como essa. Com certeza vou querer ler uma hora dessa.

    E a capa ficou show de bola.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  18. Sempre legal conhecer novas culturas deve ser mto bom o livro!

    ResponderExcluir
  19. Deve ser interessante, mas não curto muito sobre lendas.
    Mas quem gosta, eu respeito, claro! :)

    ResponderExcluir
  20. Lendas, eu as adoro! E essa capa SUPER charmosa é um adendo tão convidativo...

    ResponderExcluir
  21. eu adorooooooo lendas *0* e semp tive um encanto especial pelas Indias bem antes de novelas ou filmes de Bollywood ganharem moda... entao algo a mais p ler sobre as lendas desse país tao enigmatico parece incrivel...

    ResponderExcluir
  22. Couldnt agree more with that, very attractive article

    ResponderExcluir
  23. Olha quantas coisas acontecem no mundo inteiro! Fico encantada com o poder que a leitura tem... o poder de interligar culturas e fazer com que tenhamos a sensação de que o leitor da índia é o mesmo que do Brasil. Que podem ambos trocarem experiências através de suas lendas e costumes.
    Tô divagando, mas tudo bem, esse também é um bol resultado da leitura, fazer com que fixos num lugar conheçamos vários mundos.

    Até,
    Mª Emilia

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris