quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Resultado da promoção "Vale Livro R$ 400,00" da Editora Parêntese




Segue abaixo a mensagem vencedora da promoção, o blog vencedor e os comentários do editor-chefe da Editora Parêntese. ^^

Vencedor: Regina Angicos
RG: X88509x-11
Blog:
http://bookaholic.com.br/
Instituição / Cidade: Lar para menores São Luiz / Bras de Pina - RJ
Resposta (trecho):

"Dentre vários problemas tais como falta de dinheiro para publicação, falta de leitores, qualidade dos textos, baixo hábito de leitura e outros o que eu entendo como mais crítico para a publicação de autores nacionais é a falta de originalidade do autor como da editoras. Se um livro estrangeiro sobre um tema "X" faz sucesso lá fora, quase que imediatamente ele é traduzido para o português e depois aparecem um monte de autores nacionais escrevendo sobre o mesmo tema e assim saturando a paciência dos leitores... Fora quando não fica caracterizado a cópia descarada de um livro de sucesso (as vezes mudando apenas personagens e algumas situações como já vi em um livros de ficção que comprei no início do ano). Pior são as editoras que concordam em publicar esses autores (creio que muitas preocupam-se apenas com valores a cobrar do autor do que com os leitores)...
...muitos autores, ou melhor pseudo-autores, não têm a menor condição de publicar livro pois não dominam a técnica de produção de um texto (acho que pensam que sentar na frente de um computador e escrever o que vem na cabeça é o suficiente) e esquecem que bem ou mal o leitor brasileiro está mais qualificado e exigente então não vai querer comprar qualquer coisa só por que está na moda ou por que tem uma capa bonitinha (se bem que tem quem compre)...”

Comentário do Editor Jack St. Clara

Recebemos durante o período da promoção mais de 2 000 respostas. Muitas respostas apontam como maior problema a falta de investimento e de apoio das editoras aos autores nacionais, o que é procedente pois muitas editoras realmente não abrem as portas aos autores nacionais (cenário que a Parêntese Editora gradativamente vem modificando com esforço próprio e apoio aos autores) mas isso não é novidade no mercado e algumas editoras dispoem de bons motivos para não trabalharem com autores nacionais.

Outras respostas apontavam como causa o excesso de originais e de autores atualmente interessados em publicação. Fato que também não é novidade dada a facilidade de se escrever um texto usando apenas um processador de texto e uma idéia inicial na cabeça.

Surgiram também afirmativas sobre os problemas culturais do Brasil e o baixo hábito de leitura dos brasileiros. Situação também já discutida pela mídia e pelo mercado editorial exaustivamente.

A questão de preço de capa também foi levantada e é louvável. Os esforços para redução de preço de capa são notórios e praticados pela maioria das editoras e livrarias (descontos e promoções, por exemplo), mas preço não é o fator primordial se comparamos com outros gastos que os consumidores fazem em produtos cujo valor agregado é bem menor que o valor agregado de um livro.

Algumas respostas foram taxativas em afirmar que o problema é a baixa qualidade das obras escritas pelos autores nacionais. Isso também é fato pois diariamente as editoras eliminam uma quantidade considerável de originais por problemas no conteúdo (problemas que nem uma boa revisão/preparação seria capaz de sanar, sendo preciso reescrever a obra).

Poucas foram as respostas que focaram as deficiências do autor tal como expos a vencedora selecionada ao usar como parâmetro o item Originalidade e Criatividade. Toda editora precisa de autores para sobreviver, mas acreditar que boas editoras irão publicar todo e qualquer original que chegue ao editorial é utopia. Com exceção das editoras que imprimem por demanda ou das qeu cobram valores absurdos dos autores, as editoras tradicionais, dentre elas a Parêntese Editora, são obrigadas a analisar cada obra recebida em diversos âmbitos incluindo o comercial, jurídico e promocional. Durante a análise é fácil perceber a influência negativa que outras obras já publicadas tiveram sobre o texto do autor em análise. Referenciar é aceitável mas com limites. Copiar ou adaptar é bem diferente e bastante problemático.

Se o autor não é conhecido amplamente no mercado nacional, sua obra terá que ser diferente para conseguir espaço no mercado e não ser caracterizado como “mais do mesmo”. Já para autores consagrados, manter a linha de atuação é plausível e funciona mas mesmo assim com o passar do tempo e após o lançamento de 3 ou 4 títulos o autor se vê obrigado a mudar o rumo provando, indiretamente, que mesmo autores já consagrados precisam ser se reinventar periodicamente (olha a originalidade e criatividade falando mais alto novamente).

Com base na íntegra da resposta da vencedora, vou usar esse espaço para passar algumas orientações aos autores nacionais (novos ou não):

  • Não é pelo fato de um determinado tema vender bem nos últimos 5 meses que ele continuará vendendo nos próximos 6 meses. Pode acontecer, mas não é regra! Originalidade é fundamental para publicação de uma obra pois tanto as editoras como as livrarias ficam “cansadas” de receberem todos os dias o mesmo tipo de material;
  • Nem todo autor nacional será um campeão de vendas. Mesmo que publique “temas quentes” no momento. Portanto, não se preocupe em escrever apenas analisando o cenário atual. Pense lá na frente, busque novas perspectivas (mas sempre com o pé no chão);
  • O leitor tem acesso a informação e com isso é capaz de escolher o quer deseja ler. Portanto, não escreva pensando no que você deseja que o leitor leia... Escreva pensando no que o leitor gostará de ler (exige conhecimento do mercado consumidor);
  • Viva o seu mudo e escreva sobre ele. Por exemplo, não escreva sobre o universo feminino juvenil sendo você um senhor de 56 anos que pouco utiliza a internet ou não escreva sobre economia sendo você um veterinário. Tenha foco;
  • Algumas editoras estão sim fazendo investimentos nos autores nacionais (tal como a Parêntese Editora), mas como investimento significa aplicação de recursos financeiros toda e qualquer editora busca o Retorno do Investimento e o retorno pode vir na forma de vendas do livro (faturamento) ou também na promoção da imagem da editora/obra/autor. Pense nisso, pois em alguns casos o livro pode não ser sucesso de vendas, mas a repercussão da obra/conteúdo poderá fazer valer todo o esforço.
  • A orientação mais importante: respeito, humildade e bom senso. Infelizmente, existe autor que mesmo antes de virar ícone editorial sobe no pedestal perante o agente literário, perante a editora e perante o mercado consumidor. Sim, o autor tem que valorizar a sua obra e o seu trabalho, mas não deve extrapolar certos limites éticos muito menos achar que o “Rei já está na barriga”. A postura agressiva em geral é vista como forte indicador que a relação comercial entre autor e a agente/editora está fadada ao fracasso e assim a obra nem é avaliada (mesmo que tenha um real potencial editorial). Experimente enviar uma obra para uma editora e depois ficar exigindo resposta a cada 20 dias para ver qual será a resposta que você autor receberá!

Passos para um provável sucesso de uma obra (e que também auxiliam na análise editorial pelas editoras):

  • Originalidade, criatividade e veracidade (esse último para algumas obras);
  • Um texto bem estruturado;
  • Uma boa definição das ações de marketing vinculada a cada capítulo (ou personagem) da obra. Escreva a obra sempre tendo em mente o que poderá ser feito no âmbito promocional para que a mídia tenha interesse em divulgar o livro. Claro, apresente o seu plano de marketing a editora quando enviar a obra para análise;
  • Título e capa bem afinado com o conteúdo de cada capítulo e que favoreçam as ações comerciais e promocionais;
  • Boa definição do público com real interesse no conteúdo da obra;
  • Um bom texto sobre o autor (nada de falar apenas que é formado em X pela universidade Y e que morou no país Z). É comum o leitor querer se identificar com a pessoa física do autor;
  • Coloque no livro uma forma efetiva, eficaz e permanente de contato com o autor (e-mail).
  • Não “viaje” muito na originalidade... Nem todo autor tem as facilidades (econômicas ou não) que os diretores de filmes produzidos por grandes produtoras cinematográficas onde uma idéia totalmente desproporcional vira um sucesso absoluto mesmo que faça pouco sentido para alguns ou vá contra alguns conceitos para outros.... Sim, gosto não se discute mas prepare-se para as críticas (positivas ou não);

Bom, você autor não vai publicar seu livro com a Parêntese Editora? Tudo bem, o mercado é amplo e segmentado. Mas se tiver qualquer dúvida sobre o mercado editorial em geral e desejar conversar comigo, estou a disposição para ajudar na medida do possível (meu e-mail é jack@parentese.com.br).

Ah, quanto aos autores indicados pelos participantes da promoção, o editorial entrará em contato com cada um para avaliar viabilidade de publicação.

Atenciosamente,

Jack St. Clara
Editor-chefe

10 comentários :

  1. Foram muito pertinentes as colocações da ganhadora dessa promoção. A Parêntese está de parabéns por incentivar a publicação de novos autores nacionais e por zelar pela qualidade editorial acima de tudo.
    Adorei!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. nem participei dessa promo :// parabens a quem venceu ! *0*

    Igor
    www.SomosCriativos.com

    ResponderExcluir
  3. A promo que eu sonhei ganhar.. =/
    Bem, não foi desta vez...
    Mais de 2000 participações. Deve ter sido de difícil escolha. Mas parabenizo a ganhadora! Ótimas observações!

    Daniii
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  4. Tbm não participei dessa, mas parabéns a ganhadora. Bjs

    ResponderExcluir
  5. R$400,00 ... uau! Se fosse eu ainda estaria pulando de felicidade. rs

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a ganhadora, foi clara e sincera e agora tem bastante dinheiro pra renovar a estante

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris