quarta-feira, 25 de abril de 2012

Resenha: “Eu não consigo emagrecer – A dieta da Princesa Kate” (Dr. Pierre Dukan)

Por Juny: A resenha de hoje é sobre um livro diferente, não é parceria, não é um dos mais desejado na blogosfera literária (embora, de fato, seja “a última moda em Paris”) e surgiu em minhas mãos por acaso.

Nunca fiz nenhuma dieta, fui bem magra até os 21 anos, mas depois comecei a adquirir hábitos alimentares péssimos, muitas vezes motivados pela falta de tempo e pelo vicio em fast-food. Conseqüentemente, em 3 anos, passei de 46 kg para 62kg!

Cheguei em um ponto que precisava tomar uma atitude. Ano passado durante 8 meses fiz academia, algumas vezes treinos bem pesados e só consegui “manter” o peso. Percebi que o problema não era exercício e sim rever os hábitos alimentares.

Não sabia por onde começar, até que minha colega de trabalho apareceu com esse livro e me contou sobre como a dieta era famosa, que varias celebridades são adeptas (Princesa Kate, Jennifer Lopez, Beyoncé, Jennifer Aniston, etc) e que iria começá-la. No inicio não dei muito crédito, mas depois de um tempo ela já havia perdido 7 kg e fez exames médicos que mostravam que estava tudo ok! Fiquei impressionada e decidi que era a minha hora de tentar.

Na Internet tem milhões de blogs e sites que tentam ensinar a dieta, mas segui o conselho da minha colega e não me arrependi: li o livro. Não tem nem comparação, pois na Internet, são informações “jogadas” e algumas vezes contraditórias. No livro o Dr. Dukan explica todo o contexto, como chegou no “Plano Protal”, o que essa dieta provoca no seu organismo, porque pessoas que seguem dietas o tempo tempo demorarão para conseguir resultados, enfim, muito didático. A dieta consiste em 4 fases que são:

PROTAL I: Também conhecida como “Fase de Ataque”, pode durar de 3 a 7 dias, em média. Durante este período, você só deve consumir proteínas puras. Os carboidratos, frutas e as gorduras são extremamente proibidos. Alimentos permitidos: ovos, carnes magras (carne bovina, frango, peixe e frutos do mar), leite desnatado, queijo branco e iogurte desnatado. Detalhe interessante é que “Coca Zero” é liberada, pois segundo Dukan o “falso açúcar” dela ajuda a amenizar a vida dos viciados em doces.

PROTAL II: É a fase de alternância, permite atingir sem interrupção e sem pausas o peso escolhido. Além das proteínas você também poderá comer verduras e legumes. Porém terá que alternar dias de “Proteína Pura” com dias de “Proteínas + Vegetais”. No livro ele cita varias formas de seguir essa alternância (5/2, 5/5, 1/1). Os vegetais desaceleram um pouco o ritmo de emagrecimento, mas tem vitaminas essências a saúde.

PROTAL III: É a fase de consolidação do peso, serve para prevenir o fenômeno de recaída que ocorre sempre que há uma perda rápida do peso. Para cada 1 kg perdido nas fases anteriores, é necessário fazer 10 dias dessa fase, ou seja se perdeu 10 kg, seguirá por 100 dias. Além das proteínas e vegetais, são liberadas frutas, massas integrais, féculas, entre outros. Com direito a 2 “refeições de gala” por semana, que podem ser qualquer coisa, desde que não repita a refeição e não sejam em dias seguidos.

PROTAL IV: A fase de estabilização definitiva, que deve ser seguida por toda a vida. É necessária para a manutenção do corpo como desejado sem recuperar o que se perdeu. Toda quinta-feira, durante toda a vida, deve-se seguir a dieta da proteína pura (de forma mais rígida, explicada no livro) para ter liberdade total e sem culpa nos outros 6 dias da semana. Outra regra é 3 colheres de farelo de aveia por dia, também por toda a vida.

Além da recuperação da saúde e um pouco da auto estima, devo muito mais ao Dr. Dukan, não é exagero falar que esse cara fez diferença na minha vida. Aprendi a comer coisas que sempre rejeitei, minha mãe no começo odiou e achou a dieta bizarra, mas ao me ver comendo coisas que nunca comia como brócolis, ovos, vagem, espinafre e etc, passou a simpatizar bem mais com o metódo.

O livro comenta cada fase nos mínimos detalhes, coloca lista dos alimentos indicados, modo de preparo (esqueça óleo e azeite!) e demais dicas. Também tem um capitulo com receitas criativas (acredite, depois de tantos dias comendo carne você vai precisar inovar HAUAHAU =x), o ultimo capitulo comenta o plano protal em todas as fases da vida, como aplicar (de forma branda) em crianças, adolescentes e até mesmo grávidas.

No momento em que escrevo estas linhas, nos ateliês e laboratórios dos maiores grupos da indústria agroalimentar, gênios do marketing e professores de psicologia, especialistas em profundas motivações dos comportamentos humanos, trabalham na elaboração de novos produtos para se beliscar. Esses novos produtos têm tantas formas, cores, sabores e uma publicidade tão sofisticada que é praticamente impossível resistir a eles. (...)

Em resumo, todo ser humano vive em uma sociedade dita de consumo (...) Embora, tanto por motivos de saúde quanto por imposições de moda e culturais, tenha se tornado social e culturalmente incorreto engordar.
Demorei para publicar essa resenha, pois queria comentar sobre meus resultados. Comecei a dieta em 23/02, fiz 5 dias na primeira fase e perdi quase 2,5 kg. Na Fase II, que escolhi fazer 1/1, perdi em média 4 kg no total. Deu uma diferença bem legal e depois de 1 mês entrei na fase III, por escolha. Em meados de Abril acabei abandonando a dieta (rotina maluca do dia-a-dia não ajudou), mas tenho que admitir que os resultados permanecem, algumas lições incorporei a minha rotina (3 colheres de aveia por dia, forever!), e também a preocupação com a saude e a alimentação. Voltei a comer pizza e chocolate por exemplo, mas jamais do jeito descontralado que fazia antigamente. O importante é a moderação, "pensar" antes de comer.

Minha intenção com essa resenha não é ensinar a dieta, como já disse a leitura do livro é fundamental para quem quiser segui-la, gostaria apenas de compartilhar a minha experiência e dar uma força para quem quer tentar. Nunca é tarde para ter uma vida mais saudável! ^^ Lembrando que NENHUMA dieta faz milagre se você não estiver disposta a fazer um sacrifício.
[Edit 26/04] A Babi levantou uma questão muito importante nos comentários, que eu esqueci de citar. Conversei tanto com meu Médico quanto com a Nutricionista sobre a dieta.
O médico não conhecia essa dieta, mas não me reeprendeu, disse que só podia tirar conclusões depois de exames atualizados. Ao ver o resultado deles, disse que a curto prazo foi bom (diminuição de colesterol total, glicose e triglicérides, além da perda de peso), mas não recomenda que o plano seja seguido por muito tempo, pois o organismo precisa de alguns nutrientes que a dieta exclui.

A minha Nutricionista já conhecia a dieta e não recomenda, também devido ao fato de excluir alguns tipos de alimentos.
Conclusão: cuidado com o tempo em que você vai seguir a dieta e peça orientação médica.
Alguem conhece essa dieta? Ja tentou fazer? Quais foram os resultados? Compartilhe conosco! ^^
Sobre o Autor:

O Dr. Pierre Dukan iniciou sua carreira como clínico-geral em Paris. Há mais de 30 anos, tornou-se especialista em comportamento alimentar e em reeducação funcional e nutricional.

Escreveu vários livros sobre emagrecimento, todos de grande sucesso editorial, sendo esse "Eu não consigo emagrecer" o mais prático e que não sai dos primeiros lugares das listas francesas desde seu lançamento.

58 comentários :

  1. UAU
    Livro de dieta


    Selene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROMOÇÃO COM BlackBerry

    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  2. Quero muito o livro *-* Meu único porém é que sou vegetariana, então tem coisas que não vou comer e terei que substituir, comecei uma dieta ontem mesmo só cortando doces e frituras, quero muito perder uns quilos e acredito que essa atitude talvez já ajude um pouco :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc é vegetariana, esquece... Como vc vai fazer a dieta da proteína sem comer carne??

      Excluir
    2. ela pode comer ovos, proteína de soja...

      Excluir
    3. No livro tem algumas partes que informam corretamente a forma da dieta para vegetarianos compre sem medo.
      *-*

      Excluir
    4. Não tem não. A proteína de soja é alimento tolerado e pode NO MÁXIMO:
      1 tolerado por dia na primeira fase
      2 tolerados por dia na segunda fase
      3 tolerados por dia na quarta fase
      ATÉ 2 ovos por dia em qualquer fase.
      3 colheres de sopa de proteína de soja pura contam como 1 tolerado. Faça as continhas e veja que NÃO rola fazer essa dieta se for vegetariano.

      Excluir
  3. Espero nem tão cedo estar morrendo com esses troços de dieta. Ainda, eu eu disse ainda, sou magra- seca - pau de vira tripa e espero ficar assim por um bom tempo! xD gente, me dá medo esses troços de dieta. Avê Maria eu ter que fazer isso, consigo não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala isso porque e magrinha né manequim de cemiterio hahahahhahah

      Excluir
  4. Não gosto muito desse tipo de livro...
    beijos. Tá lindo aqui.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do plano dessa dieta, vou procurar o livro aqui na minha cidade, espero que tenha! Parabens pela resenha! Dificilmente vejo isso nos blogs literarios, as vezes é bom tratar de assuntos mais sérios.

    ResponderExcluir
  6. Sabe que a leitura desse livro me interessou e muito??
    Mais ainda por saber q vc acabou seguindo regras e isso ajudou e muito.
    Vou procurar saber mais sobre o livro..ou quem sabe, não role uma promo aqui né?? rs

    Abraços..

    ResponderExcluir
  7. achei muito lgl a resenha! não sabia q existiam livros desse tipo e dietas assim tbm, achei lgl explicar td direitinho, assim fica bem fácil de seguir! mto lgl ver os resultados tbm *-*

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus to precisando urgente desse livro.....vou até pesquisar hoje a noite...acho que vai ser esse que vai quebrar minha promessa de não comprar livros esse ano...o meu problema é o controle...rsrs..e as tentações....mas vou conseguir, ai preciso.....beijoaks elis

    ResponderExcluir
  9. Gente!! Esse livro foi feito pra mim!! Preciso urgentemente!!

    ResponderExcluir
  10. Já ouviu falar da dieta dos 17 dias? É bem parecida e pode comer vegetais no inicio. Eu emagreci 3 kg em cinco dias. Tenho um blog tb: http://dieta17dias.wordpress.com/ Beijos

    ResponderExcluir
  11. Mas o que?? Vou comprar esse livro com URGÊNCIA kkkkkkk tô fazendo dieta há um mês, já vi diferenças, óbvio. Mas mesmo assim, nada como se informar mais e descobrir novas formas de ser saudável! *-* Abraços

    ResponderExcluir
  12. Não conheço essa dieta, mas depois de ler que deu resultado, fiquei completamente com vontade de comprar, porque também preciso rever meus hábitos alimentares que são péssimos! Com certeza, irei comprar e ler! Amei mesmo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar, mas parece interesse. O ideal seria levar pro seu médico pra que ele desse uma analisada, porque cada um tem um sistema diferente e tudo mais, né? =)

    ResponderExcluir
  14. Juny, que beleza de dieta! Já tem um tempo que tenho precisado voltar a fazer algo assim e gostei dessa dica. Vou procurar o livro e ler para poder começar. Pelo visto, os resultados são reais. Obrigada pela dica. Beijão

    ResponderExcluir
  15. Estou precisando MUITO seguir uma dieta como essa, adorei a dica!

    ResponderExcluir
  16. Um livro de dieta.... nunca me interessei por coisa assim. Mas ele parece orientar bem.

    ResponderExcluir
  17. Queria fazer essa dieta, mas minha mãe não deixa :(

    ResponderExcluir
  18. voces que querem comprar este livro, dou uma dica, confiram este blog antes de fazer a compra

    www.anapaulafaraujo.blogspot.com.br
    é de uma nutricionista fenomenal, e hoje ela postou sobre essa dieta de proteinas

    ResponderExcluir
  19. Aparecida terça-feira,julho,2012
    Comprei o livro, estou adorando. Eu e minha filha começamos a dieta, estamos no plano 1. Estou bem animada.

    ResponderExcluir
  20. Gizeli Regina Meisterquinta-feira, agosto 16, 2012

    Não sou adepta de dietas.
    Mas com certeza preciso de uma educação alimentar...
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  21. POdem ajudar-me? Onde compraram o livro em portugues? obg

    ResponderExcluir
  22. Neste link tem o livro em espanhol:
    http://xa.yimg.com/kq/groups/17974686/375468761/name/Dukan,+Pierre+-+No+consigo+adelgazar.pdf

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber onde posso comprar esse livro e quanto esta custando hj.

    ResponderExcluir
  24. Não acredito em dietas milagrosas e gerneralizadas. Se a dieta foi pensada pra Kate, deve funcionar pra ela, que tem um organismo x, mas nada garante que funcione pra mim, que tenho um organizmo y... Na verdade, o problema da maioria de nós gordas é não fazer o óbvio: parar de comer besteira e fazer exercício. Poucas são as pessoas que REALMENTE têm um problema físico pra perder peso, geralmente é preguiça e acomodação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dieta não foi feita para a Kate, essa dieta ja tem mais de 10 anos. Acontece que a mesma resolveu fazer deu certo e ai virou febre, então colocaram na capa do livro.

      Excluir
  25. O livro parece ser bem interessante, hoje em dia, são poucas as pessoas que não estão em luta com a balança, pois com essa oferta de comidas não saudáveis, fica difícil manter a boa forma e a saúde.

    ResponderExcluir
  26. Esse livro mudou minha vida!!! Nunca consegui fazer dieta e ele me ajudou a recuperar meu peso ideal e tbm a ver e comer os alimentos de outra maneira. Quem pensa q a dieta é mto radical tem q entender q é apenas um pontapé inicial para verdadeira Reenducação Alimentar, pois o livro promove uma verdadeira mudança de dentro para fora. Nunca mais tive TPM, minha taxas estão ótimas e hoje sou o incentivo de várias pessoas onde trabalho. Me considero a pessoa mais feliz e saudável deste mundo! :)

    ResponderExcluir
  27. Sei que é uma dieta da moda - mais uma. Mas, como seguidora oficial de uma reeducação alimentar séria e correta, posso dizer que vale dar uma mudada quando o peso estaciona. É onde me encontro atualmente. A parte da dieta com mais proteína pode dar alguns efeitos, como dor de cabeça - sim, já fiz. Mas compensa. Pra dar aquele choque no organismo e voltar a emagrecer. Estou bem tentada a comprar o livro e fazer, sim.
    Excelente post!

    ResponderExcluir
  28. Esse é um livro que eu não leio. Sempre fui magra, nunca tive problemas em comer e depois ficar me preocupando com o que comi porque eu iria engordar. Felizmente, pois meus hábitos alimentares iriam me derrubar se eu fosse diferente. Mas gostei por você ter trazido ao conhecimento de todas mais esse livro. Creio que servirá para muitas leitoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. ahh vai passando ... idiota!

      Excluir
    3. Nossa, que mulherzinha imbecil! Se nao vai falar nada de útil, é melhor ficar quieta!

      Excluir
  29. OLHA SÓ !.....
    VI A REPORTAGEM NO PROGRAMA DA ANA MARIA E FUI DIRETO PROCURAR NA INTERNET.
    COM O POUCO QUE CONSEGUI TIRAR DA INTERNET, COMECEI MINHA DIETA E EM APENAS 7 DIAS EMAGRECI 5 KG. AGORA ESTOU QUASE LOUCA PROCURANDO O LIVRO QUE JÁ ESGOTOU EM TODAS AS LIVRARIAS DA MINHA CIDADE. E HOJE CONSEGUI ENCOMENDÁ-LO PELA INTERNET, NAS LIVRARIAS SARAIVA.
    ORES.- CANOAS- RS

    ResponderExcluir
  30. ESTOU ADORANDO A DIETA, POIS GOSTO MUITO DE CHURRASCO. ENTÃO COMO MUITO CHURRASCO MAL PASSADO E COM POUCO SAL E SEM AS GORDURAS. OU FAÇO PEITO DE FRANGO COM UMA PITADINHA DE SAL E BASTANTE CEBOLA, BEM REFOGADO E SÓ. SEM AZEITE. ATÉ MINHA PRESSÃO ARTERIAL QUE NÃO SAIA DOS 17/11, BAIXOU. EM SEMPRE TOMAVA REMÉDIO E AGORA TIVE QUE PARAR COM A MEDICAÇÃO POIS MINHA PRESSÃO BAIXOU PARA 11/7. MAS TAMBÉM EM 7 DIAS ME LIVREI DE 5 KG E AINDA FALTAM UNS 20 KG, PRA CHEGAR AO MEU IDEAL.
    MAS A MINHA FILHA QUE NÃO GOSTA MUITO DE CARNES, NÃO CONSEGUIU CHEGAR, EM 7 DIAS, COM 5 KG.
    MAS TAMBÉM ELA QUEBROU A REGRA E COMEU PIZZAS E MASSAS NO PERIODO.
    ASSIM NÃO DÁ, QUANDO A GENTE QUER EMAGRECER DE VERDADE, TEM QUE FECHAR A BOCA PARA OS ALIMENTOS PROIBIDOS E COMER SÓ O QUE FOR LIBERADO, ASSIM OS RESULTADOS SERÃO MUITO ANIMADORES.
    E MUITO SUCESSO PRA QUEM QUER MESMO COMEÇAR ESTA DIETA. QUE ACHO QUE É MARAVILHOSA PRA QUEM PRECISA EMAGRECER BASTANTE.

    ResponderExcluir
  31. Emagreça de vez em dez dias!!

    ||Copie e cole no seu navegador para mais informações:

    http://adv.li/skc7

    ResponderExcluir
  32. galera estou querendo adrquiri um livro de dieta, mas estou em dúvida entre este do dr dunkan e o "Dieta de 14 dias" do dr. Mike Moreno..

    Alguém poderia me dizer qual o melhor e se tem alguma diferença entre eles??

    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  33. Comecei hoje, depois conto o resultado!

    ResponderExcluir
  34. Boooooooooooora tentar né KKKK não custa nada se esforçar pra dar uma emagrecidinha (já que to precisando), me desejem sorte meninas, vou perder meus quilinhos bem longe daqui pra nenhuma de vocês achar KKKKKK um beeijo, boa sorte pra mim e pra todo mundo que também vai tentar :D

    ResponderExcluir
  35. comecei a dieta do livrro dia 08.04.13 vamos ver o resultado!

    ResponderExcluir
  36. Completei hoje o 5o. dia e consegui eliminar 2kg! vou continuar, com certeza para eliminar mais 10kg!

    ResponderExcluir
  37. hje estou completando 09 dias, e passei pela balança e imaginem minha tristeza;;; não obtive nenhum resultado. se tiver alguém q possa me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem tomado 2 litros de água??? estou tomando muita água! esotu indo para o 4 dia e já emagreci 2 kg.

      Excluir
    2. Sim...as vezes tomava até + q 02 ltrs, mas acabei desistindo da parte só proteína e estou firme comendo legumes,frutas e proteínas; vamos ver no q vai dar. Volto p/ compartilhar os resultados. bjos!

      Excluir
  38. PARABÉNS A SEU SITE ! VENHO AQUI, MOSTRAR DICA PARA PERDER ATÉ 7 KG EM 14 DIAS acesse www.sattvanatural.com.br NÃO TRABALHAMOS COM: shakes, chás, ervas, suplementos, remédios e outras variantes,

    nossa dieta é alimentação e vendemos muito a mais de 30 anos, criada por nutricionista e endocrinologista juntamente com nosso restaurante natural.

    NOSSA DIETA É RECOMENDADA POR MÉDICOS E FOI CRIADA POR 1 MÉDICO E UMA NUTRICIONISTA são mais de 30 anos de sucesso !!!

    NOSSA DIETA NÃO TEM GOSTO DE DIETA, SÃO 28 REFEIÇÕES DIFERENTES TODAS COM ACOMPANHAMENTOS, SÃO BEM SERVIDAS E SABOROSAS PARA VOCÊ NÃO PASSAR FOME !

    ResponderExcluir
  39. Fiz essa dieta 2 semanas e emagreci 9kg. Semanas depois retomei a dieta e ´perdi mais 2kg.
    Vale a pena o sacrificio.

    ResponderExcluir
  40. O tema sempre gera muita polêmica, afinal para muitas pessoas, perder peso é um pesadelo.

    ResponderExcluir
  41. There's a lesson to become learned here, at the least for
    anyone people with open minds. In short,
    they offer shoppers the probability to buy more, while saving lots of money.
    Framed art work on wall, with bright light touch, and bold colors can also help to include visual interest into a room.


    Take a look at my web blog :: kohl kohl's coupons and discounts

    ResponderExcluir
  42. As you sit from the porch or flip some hamburgers around the
    barbecue, you are taking notice from the details:
    some landscaping improvements for an additional day,
    maybe new shutters for ones windows. For this season, Sears had exploited giving
    its promotional products - the so-called doorbuster offers - weeks prior
    to main shopping day. Likening it to this of folks to New Orleans,
    he concludes which they can't wait to "go and find loose along with the rest of America as well as the world.

    Here is my web blog :: sears printable
    coupon apparel

    ResponderExcluir
  43. As you sit on the porch or flip some hamburgers about the barbecue, you're taking notice
    in the details: some landscaping improvements for one more day, maybe result-oriented shutters to
    your windows. Having a clean kitchen is essential since it is that you
    cook your meal, and you wish to feel clean if you
    are doing that. Likening it compared to that of folks to New Orleans,
    he concludes which they can't wait to "go and have loose along with the rest of America along with the world.

    My homepage; sears coupon air conditioner

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris