domingo, 29 de abril de 2012

Resenha Dupla: "Estilhaça-me" (Tahereh Mafi)

Por Juny: “Estilhaça-me” para mim foi uma grande surpresa! O livro já chama atenção pela bela capa e a leitura flui muito bem, é viciante.

Conhecemos Juliette, uma garota que vive em uma cela e tem pensamentos bem contraditórios, muitas vezes fala algo e pensa outra coisa bem diferente e irônica (lemos exatamente desse jeito, com o texto tachado).
Tenho uma maldição.
Tenho um dom.

Sou um monstro.
Sou sobre-humana.

Meu toque é letal.
Meu toque é poder.

Sou a arma deles.
Lutarei contra eles.
Muitos mistérios a envolvem e ela sabe muito pouco sobre sua prisão e seus poderes. Só há uma certeza: seu toque é letal. Ela não pode ter contato com ninguém, pois acaba sugando a energia da pessoa e pode até mesmo matar.

Tudo muda quando Adam aparece. Ele é enigmático e não da para saber porque ele esta lá e se é confiável. De uma narrativa focada no psicológico da personagem, passamos para uma trama cheia de ação, romance (um pouco caliente!) e um regime totalitário que além de dominar a população acabou com a natureza (essa mensagem da destruição do meio ambiente é bem forte no livro).
Eles pensam que podem apagar as minhas memórias, minhas lealdades, minhas prioridades com algumas refeições quentes e um quarto com vista para fora. Eles acham que eu sou fácil de ser comprada.
O vilão Warner é um personagem bem marcante, apesar dos seus atos insanos e violentos, eu confesso: gostei dele! É um vilão bem espirituoso e carismático. (podem me xingar nos comentários da resenha HAUAHAU). Ele como todo bom vilão quer dominar o mundo e para isso precisa ter Juliette ao seu lado.
– Bem, você é o assassino – digo-lhe. – Então deve estar certo.
Seu sorriso é atado com dinamite.
– Vá dormir.
– Vá para o inferno.
Ele movimenta a mandíbula. Caminha até a porta.
– Estou trabalhando nisso.
Juliette é uma protagonista que sofreu muito, a principio é bem confusa, depois começa a ter personalidade e força para lutar pelo que acredita. Adam é muito fofo e sexy, suas cenas com Juliette são ótimas.

O que me incomodou para onde a estória caminhou. A autora teve uma idéia muito boa e original durante boa parte da narrativa, mas acaba caindo num clichê, deixando a trama idêntica ao quadrinho/desenho/filme “X-Men”. É impossível não fazer essa comparação! Espero muito pela continuação para ter certeza sobre o que Tahereh Mafi pretende com isso.

No geral é uma leitura muito agradável e difícil de largar, o livro proporciona boas horas de entretenimento, além de trazer uma reflexão sobre a relação da humanidade com a natureza e os problemas que isso pode acarretar. Recomendo!

____________________________________________________________________


Por Debie: Você já sabe sobre o que o livro se trata, certo? Tem que saber, pois acabou de comprá-lo. Digamos que você leu uma resenha dele em algum blog por aí, ou mesmo só a sinopse e o booktrailer, nas nossas "Novidades da Semana". Mesmo isso nunca poderia prepará-lo para o que está DENTRO dele. A história já começa impactante: você não sabe nada sobre nada. A primeira frase já é o início do mistério que se estende por pelo menos mais da metade do livro:
Estou aprisionada há 264 dias.
Ao ler, você fica perdido no meio da pouca informação que a autora dá sobre o que está acontecendo. Porque se existe uma verdade inegável é a que você vai querer saber. E desesperadamente. Até que um certo indivíduo que, pelo menos por hora, tira a sua atenção disso.
Deus!
Eles estão tentando me matar.
Eles fizeram de propósito.
Para me torturar, para me atormentar, para eu nunca mais dormir durante a noite. Seus braços são tatuados até os cotovelos. Na sobrancelha falta-lhe uma argola, que eles devem ter confiscado. Olhos azul-escuros, cabelos castanho-escuros, linha da mandíbula definida, físico forte e magro. Deslumbrante. Perigoso. Aterrorizante. Horrível.
Só digo uma coisa: quando você menos perceber, já terminou. A história não flui, ela anda de metrô, tal a rapidez. No começo a forma com que o texto foi escrito vai assustá-lo, pois ele perde pontos, vírgulas, espaços, e você começa a sentir raiva de quem revisou e não viu aquilo. No entanto, à medida que vai percorrendo as páginas você vê que está imerso nos pensamentos de Juliette (esqueci de mencionar, ela é a protagonista). A autora usou da falta desses pontos (e dos ricos nas palavras através do livro) para expressar a urgência com que ela pensava, o desespero.

O livro é um pouco clichê, sim (e não vou contar por que, ou como ele parece com outras coisas por aí, senão não vai ter tanta graça...), mas não deixa de ser uma boa leitura. A forma como ele foi escrito me cativou (mesmo com a falta de pontuação), e, tenho que admitir, fez com que eu ficasse ávida pela continuação.

Boa leitura para quem comprou e, para quem ainda não o fez, O QUE ESTÁ ESPERANDO?

30 comentários :

  1. Toda pessoa que respira e tem pulsação quer ler esse livro :)

    ResponderExcluir
  2. Ana Livia Moraesdomingo, abril 29, 2012

    Gostei bastante da resenha dupla, vcs deviam fazer mais assim! Muito legal os pontos de vista diferentes. Só tenho uma certeza: PRECISO DESESPERADAMENTE DESSE LIVRO! E faça mais resenhas Debie, gostei bastante do seu estilo de escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada, Ana! ^^ You made me happy! haha'
      Se eu CONSEGUIR ler alguma coisa (o que anda meio difícil ultimamente - esse é o primeiro livro que leio em MESES), faço, sim.
      Beijos *u*

      Excluir
  3. Gostei da resenha dupla!! ^^

    Então, desde o início, tinha achado parecido com “X-Men” (por isso fiquei super curiosa pra ler, por que AMO o desenho/filme). *-*
    Adorei saber que a personagem é bem irônica!
    E a forma 'tachada'em algumas partes.
    E olha, prefiro alguns vilões do que mocinhos. rs

    Ahhh, preciso desse livro!! *-*

    Beeijo

    ResponderExcluir
  4. to loca pra ler esse livro desde que o vi na livraria, mas ainda nao deu pra comprar...
    amei a resenha dupla...
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Gostei da idéia de fazerem resenha dupla! As resenhas ficaram ótimas! Desde que o livro foi lançado, morro de vontade de comprar, pois me encantei com a sinopse e parece ser tão interessante! Com certeza, irei comprar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Patricia Andradedomingo, abril 29, 2012

    Adorei ver esse livro em dose dupla! Conseguiram me conquistar com a resenha. Como não assisti nada relacionado a X-men, essa semelhança não vai fazer diferença quando eu ler.
    E Debie, você escreve boas resenhas, mas só não nos deixe sem as Novidades da Semana, muitas saudades da sua coluna! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huhaushuahsuhas' Eu tento, Patricia! Minha vida anda uma correria só (cursos, estágio, técnicos, etc, etc, etc), e a resenha já estava pronta há algum tempo, então... Mas pode deixar, vou me organizar pra poder dar tempo de fazer tudo! hahaha' Cx
      E muito obrigada ^^

      Excluir
  7. Resenhas espetaculares, adorei! Quero muito ganhar ele na promoção de comentarista!

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha e quero ler esse livro *-* Amo clichês (:

    ResponderExcluir
  9. Amei as resenhas e necessito muito desse livro kkkk

    ResponderExcluir
  10. Mario L. Machadodomingo, abril 29, 2012

    Curti o lance de X-Men ai na historia, deve deixar o livro cheio de ação!

    ResponderExcluir
  11. Nossa,quer coisa mais interessante?Torço pra que um dia possa ganhar aqui no site ou comprá-lo *-*

    ResponderExcluir
  12. E que venha Xman, a segunda parte.................rs
    Desculpe, mas com tantas resenhas que li, fica dificil olhar a capa desse livro e não me lembrar de Xman.
    E sim, quero muito ler essa obra.
    Acredito tbém, como uma amiga falou, que há tantos livros que a gte tá lendo que nos remetem a outros livros, que um a mais, outro a menos, é indiferente.
    Se é sucesso, que hajam 2,3 ou mais.

    Abraços..

    ResponderExcluir
  13. KKK Você não é a única que se interessa por vilões, acho eles bem atraentes tbm.
    As resenhas sobre esse livro são sempre bem legais, apesar das comparações com XMan que vi em alguns lugares :S
    Rafa :)
    Blog MELODY
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olha, fui hoje em uma feira de livros e tinha lá Estilhaça-me, por 28,90... não é que eu não ache que vale, eu acho! Lindo, maravilhoso e super badalado!!! Mas eu tenho 25 livros pra ler então achei melhor não ceder a ganância, é claro que após uma resenha dupla como essa, fico me perguntando se mais um teria feito algum mal xD

    ResponderExcluir
  15. Gostei dos trechos, de verdade :) mesmo clichê, quem se importa? Personagens bem trabalhados são tudo!!! *---* eu quero! beijão

    ResponderExcluir
  16. Aii eu amo livros assim, que tenham uma maldição coma perçonagem e que ela poem em risco a vida das pessoas ate que encontra o amor da sua vida... kkkk e geralmente tambem gosto dos viloes! Como eu comentei em outro post, ainda nao tinha ouvido falar e vim aqui para saber um pouco mais e amei a resenha parabens

    ResponderExcluir
  17. Todos que leem este livro falam maravilhas dele..acho que terei que passar ele na frente de outros que pensei ler antes, heheh. bjus.

    ResponderExcluir
  18. Legal a resenha, deve ser um bom conto sobrenatural dentro do fim do mundo! Tomara que seja criativo e não imite as histórias já contadas apenas pra vender! Abrc!

    ResponderExcluir
  19. Estilhaça-me é muitoooo viciante!!! Eu também gostei de Warner :P, ele é um vilão bem maldoso que tem tudo para odiarmos, mas eu acabo torcendo por um final feliz para ele.
    Juliette certamente se tornou forte ao passar das páginas e Adam ainda me tira suspiros :DD

    ResponderExcluir
  20. Acabei de terminar d eler Estilhaça-me e realmente é muito gostoso de lê-lo.

    Gostei até da parte x-men da coisa, rss.
    Só achei que tudo acabou muito rápido =/ Queria mais.

    Vou ter que ficar esperando o segundo volume.

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha, só me deixou ainda mais ansiosa pra ler esse livro!! haha

    Parabéns pela resenha, ficou ótima!! bjs

    ResponderExcluir
  22. Todos que leem este livro falam muito bem dele..acho que terei que passar ele na frente de outros que pensei ler antes, rs.

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito da resenha dupla , as vezes um mesmo livro pode ter uma conotação ou deixar uma impressao totalmente diferente para um ou pra outro né ?? Quero muitoooo ler esse livro , parece ser otimo .Bjus Mih

    ResponderExcluir
  24. Adquiri o livro começarei a ler, a qualquer momento !

    ResponderExcluir
  25. Adorei esses trechos! E quero muito ler esse livro, li ótimas resenhas e me animei.

    ResponderExcluir
  26. Esse livro também me prendeu! Eu amei ler! Valeu muito a pena. Alguns trechos mostrando o pensamento confusos de Juliette foi bem interessante e diferente!
    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris