domingo, 8 de abril de 2012

Happy Hour #12 - Mini Especial Páscoa [Parte I]

Olá, meus queridos!! Como vocês estão? Espero que muito bem! =D Afinal, hoje é Domingo de Páscoa!!! *-* Queria agradecer a vocês pelo carinho com a Happy Hour #11. Muita gente ficou por dentro da história do Twitter, né?! =D 

Mas conversas à parte, vamos ao assunto de hoje. Bom, eu pensei bem e resolvi inovar um pouco nessa Happy Hour!  É o seguinte: desta vez, teremos um Mini-Especial Happy Hour!! *-* E como estamos no mês de abril... a PÁSCOA será nosso destaque!! Hoje vocês descobrirão a história dessa data, suas origens, os símbolos e várias curiosidades... Já o assunto da próxima coluna, bem... vou deixá-los curiosos... Aguardem e verão!! Mas eu acho que vocês irão aprovar!!  ;D rsrs 

Então, vamos lá...

O que é a Páscoa?!

O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.



Ao longo da História...
Agora que já conhecemos o significado e as origens da palavra "Páscoa", vamos ver como essa data foi celebrada ao longo dos anos e por diferentes povos.

Nas antigas civilizações

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. 

Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.



Entre os Judeus...

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.


Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.


Para os cristãos...
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de março). 

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém. Clique aqui para conhecer detalhes de cada dia desta semana assim como suas celebrações e significados. 


Simbologias
O Cordeiro

Simboliza Cristo, que é o filho e cordeiro de Deus, sacrificado em prol de todo o rebanho (humanidade). Embora tido como símbolo da Páscoa cristã, o cordeiro já era muito importante na Páscoa judaica e nos cultos Teutónicos, onde era frequente o sacrifício de animais aos deuses.

A Cruz da Ressurreição
Representa o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo. 


Pão e Vinho
Representando o corpo e sangue de Jesus, o pão e o vinho são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.


O Círio
Vela de enorme dimensão que se acende no sábado de Aleluia, que simboliza "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Coelho da Páscoa
Esta tradição de trazer o lúdico para a Páscoa nasceu na Alemanha, há muitos séculos, pelo que se dizia às crianças que os coelhos levavam os ovos e os escondiam nas ervas. Na manhã do dia de Páscoa as crianças tinham de procurar os ovos escondidos pelos coelhinhos.



Ovos da Páscoa
Os ovos de Páscoa são um costume típico de muitos países. Quer sejam ovos de galinha pintados, tradicionais sobretudo na Polónia e na Ucrânia, quer ovos de chocolate envoltos em papel decorativo brilhante, recheados de amêndoas e enfeitados com bonitas fitas, segundo os costumes mais ocidentais, o que é certo é que os ovos fazem parte do nosso imaginário pascal.
Nossos irresistíveis ovos de
chocolate!! *-*
Ovos pintados, tradição
 na Ucrânia e Polônia! 






Peixe

Peixe é um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, ao se referirem a Jesus Ressuscitado. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador. Assim, nas casas, nas roupas, nas conversas e nos túmulos, a figura e a palavra peixe passaram a ocupar um lugar de destaque. Na multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus se torna presente.

A relação com a Páscoa se acha no fato de as aparições de Jesus, após a Ressurreição, estarem sempre ligadas à presença do peixe.



Sinos, vestes brancas e o Aleluia


Os sinos festivos, que repicam na noite da Ressurreição, recordam o momento da subida de Jesus Cristo aos Céus.


Nas cidades pequenas, todos os sinos da Igreja repicam de maneira solene e alegre no canto do Aleluia. Soltam-se rojões e o ar se enche de festa e alegria.
As vestes brancas e paramentos, que se usam na noite da vigília Pascal, recordam a alegria dos primeiros batizados, que se revestiam de vestes brancas, simbolizando a vitória sobre a morte.

As Igrejas se adornam com toalhas de linho e flores brancas. Essa cor foi adotada pelos primeiros cristãos como símbolo da alegria, da vitória e da pureza de Deus .

Cântico do Aleluia é um dos símbolos mais expressivos das aclamações de louvor e de alegria. É uma expressão hebraica: HALLELUI-YAH que significa: Louvai o Senhor.



Girassol



O girassol é um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões. É porém muito rico em conteúdo. Assim para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, também os cristãos precisão estar voltados para o Sol-Cristo. Cristo é a luz, a força, a energia. O cristão sem uma ligação com Jesus não encontra significado para sua vida.




Semana Santa pelo Mundo!! 
Confesso que essa parte da coluna não foi planejada. Mas enquanto atualizava minha timeline no Twitter vi uma galeria no Portal UOL sensacional, cheia de imagens incríveis das diversas celebrações desta semana em vários lugares do mundo. Aqui irei colocar as que achei mais bacanas, mas vocês podem conferir todas elas clicando aqui. *-*

Pessoas fantasiadas de penitentes participam de uma procissão em
 Sevilha, na Andaluzia, na Espanha, como parte das celebrações da Semana Santa na região
Penitentes se autoflagelam durante ritual para expiar seus pecados na
Semana Santa em Mandaluyong, nas Filipinas










Centenas de pessoas participam da procissão de Jesus Nazareno de Candelária Cristo Rei,
nesta quinta-feira, na Cidade da Guatemala, na Guatemala

Judeus ortodoxos na cidade portuária de Ashdod (Israel) preparam o matzoh,
tradicional pão da Páscoa judaica
Imagem noturna do Coliseu e da cruz (ao fundo) às vésperas da Via Crúcis,
nesta sexta-feira (6), em Roma. A celebração da data, que marca a crucificação
 de Jesus Cristo, vai até o domingo (8), dia da ressurreição de Cristo
Pessoas carregam estátua de Jesus Cristo durante procissão na Cidade do México, 
no México, durante o Domingo de Ramos














Então pessoal, essa foi nossa coluna de hoje. O que vocês acharam?! Gostaram de descobrir esse tanto de coisas sobre a Páscoa?! Imagino que devem estar lendo esse post e se deliciando com chocolates, hein?! DELÍCIA!! *---* rsrs Ah, se sobrar alguma coisa, a colunista aqui é uma choco-addicted, hmm?! rsrs (brincadeira, gente!)


Estou esperando os comentários de vocês, ok?! E se quiserem bater um papo comigo, fazer alguma crítica e tals, podem me encontrar no twitter: @gabiipascoal.

Quero também lembrar a todos que a Páscoa vai muuuuito além da troca de chocolates, hein! Vamos aproveitar o tempo com a família e os amigos e curtir os simples momentos da vida!! *-*

Beijos beijos e até a próxima!! *-*
Fontes: Com AmorPortal São FranciscoSua Pesquisa.

12 comentários :

  1. Bem legal ler sobre isso, adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Segundo a Bíblia Jesus morreu no dia em que os Judeus estavam comemorando a pascoa e não ressuscitou nesse dia.

    ResponderExcluir
  3. Legal esse post!
    Muita coisa eu não sabia e outras eu não lembrava. hehehe
    Feliz páscoa pra todos! :)

    ResponderExcluir
  4. Gente, que post maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!
    Conhecia apenas o significado da Páscoa para os judeus e para os católicos, não imaginava que era assim tão diferente e ao mesmo tempo,tão igual a outras doutrinas, povos ou religiões.
    Os simbolos....a do girassol eu nunca imaginaria. Maravilhoso!!
    Bjs pra vc, Feliz Páscoa e obrigada pelo post =)

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post! Alguns desses simbolos eu ainda não conhecia o significado. E é bom ressaltar o fato que a Páscoa é muito mais que chocolate, há todo esse contexto histórico. ^^
    Feli Páscoa a todos! \o/

    ResponderExcluir
  6. Ana Livia Moraesdomingo, abril 08, 2012

    Adorooooo seus posts! Vejo muito desses simbolos na pascoa, mas a maioria não sabia porque. É otimo poder conhecer toda essa historia, parabens pelo conteudo e feliz pascoa!!!!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post.
    Várias coisas que eu não sabia.
    Adorei o significado dos simbolos.
    Feliz Páscoa! ;)

    ResponderExcluir
  8. ótimo post ;)

    Feliz Páscoa pra todo mundo!!!muito chocolate e paz pra vcs, haha xD
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post,muito bacana 'lembrar' desse momento santo que é a Páscoa Cristã. Feliz Páscoa pra vc.

    Bjaum
    Roberta Ribeiro
    NO MEU QUARTO EU LEIO MUITO

    ResponderExcluir
  10. Que lindo post, bem diversificado, muitas coisas interessantes, adorei o peixe!! Parabéns, e feliz pascoa!!

    Adorei o blog, seguindo, se puder dá uma passadinha lá no meu serietrinita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Seria tão legal se voltasse essa tradição de procurar os ovos que os coelhos esconderam ^^

    ResponderExcluir
  12. Que lindo o post *-------*
    Feliz Páscoa pra equipe do blog e aproveitem seus ovos de Páscoa, porque eu estou curtindo muito o ovo de coração que eu ganhei do meu amor :D

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris