quarta-feira, 4 de abril de 2012

Resenha: "Em Chamas" (Suzanne Collins)

- Clique aqui para ler a resenha do primeiro livro, “Jogos Vorazes”

- Resenha com spoilers somente para quem não leu o primeiro livro (ou não assistiu ao filme).

Por Juny: Se você acha que “Jogos Vorazes” foi um livro impressionante, você ainda não viu nada! O restante da série é espetacular.

“Em Chamas” mostra os acontecimentos após os jogos, Katniss e Peeta precisam fazer a “turnê da vitória” em todos os Distritos. Porém antes de começarem a viagem o Presidente Snow vai pessoalmente a casa de Katniss e a ameaça, alega que ela tem que convencer a todos nessas apresentações do quanto ama Peeta e de que o uso das amoras foi motivado por esse amor e não um ato de rebelião.

“O cheiro de sangue... estava no hálito dele. O que ele faz?, imagino. Será que ele bebe? Eu o imagino tomando em uma xícara de chá. (...) Uma visita do Presidente Snow. Distritos a beira de levantes. (...) E quem sabe quem mais vai pagar pelas minhas ações?”
Mesmo com os esforços de Katniss a insatisfação da maioria dos distritos não é contida e a rebelião pode estourar a qualquer momento. Há também uma crescente de especulações e questionamentos a respeito do que aconteceu com Distrito 13 nos “Dias Escuros”.

Suzanne Collins mostra seu talento e faz reviravoltas jamais imaginadas pelos leitores em diversos momentos, as regras aplicadas no “3º Massacre Quartenário” (edição especial e comemorativa dos “Jogos Vorazes” que acontece a cada 25 anos é consegue ser ainda pior) e as declarações de Peeta em entrevista com Caesar Flickerman são exemplos disso.
“A única coisa que consigo pensar é nos corpos flácidos de nossas crianças em nossa mesa de cozinha, enquanto minha mãe receita o que os pais não tem condições de dar a elas. Mais comida. (...) E aqui na Capital eles vomitam pelo prazer de encher seus corpos initerruptamente. Não por causa de uma enfermidade do corpo ou da mente, nem por causa de alguma comida estragada. É o que todo mundo faz numa festa. É o esperado. Faz parte da diversão.”
Nesse livro conhecemos outros vitoriosos dos jogos, destaque para Finnick Odair, Johanna Mason e Beetee, que fazem participações importantes na trama. Também conhecemos a história de Haymitch, como ele conseguiu ser o vencedor do 2º Massacre Quaternário e que conseqüências isso trouxe a ele. Queria comentar sobre diversos outros acontecimentos desse livro, mas infelizmente os melhores envolvem spoilers, por isso paro por aqui.

Katniss continua em seu dilema amoroso, nas horas vagas, já que o foco do livro é sempre a luta. Por mais que ela seja uma protagonista de dar orgulho e que enfrenta tudo, sua frieza e incapacidade de perceber os sentimentos seus e dos outros me irrita profundamente. Peeta continua sendo maravilhoso e faz de tudo para proteger Katniss, de sua maneira, já que é fato que ela é muito mais preparada para combates do que ele.

O inicio pode parecer um pouco parado ou até previsível, mas “Em chamas” é um livro que melhora ao decorrer da trama, até chegar em um final eletrizante em que você precisa ler a continuação (e último livro da série) “A Esperança” para saber o que está realmente acontecendo. Acho que nem preciso dizer o quanto recomendo essa série, personagens convincentes, livros impressionantes, muito além do que estamos acostumados a ler nos últimos anos! “Must read”!

81 comentários

  1. Não sei o porquê, mas Jogos Vorazes não consegue me atrair. A leitura parece ser gostosa, a história parece ser bem legal, mas sei lá. Há algo que me afasta demais desse livro. Preciso assistir o filme para ver se desperto um interesse maior na série.

    A resenha está ótima, de verdade. Mas não foi desta vez que a série me despertou o interesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, talvez pelo incrível sucesso que faz você se sinta repelido, talvez sinta que é modinha ou sei lá. Acho que no início eu também não dava muita importância, mas é legal. Já li os dois primeiros.

      Excluir
  2. UAI!
    Acho esse livro pesado, não sei se conseguiria ler.
    Mais parece bom!

    Selene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROGROÇÃO COM BlackBerry

    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  3. Nem preciso repetir que a leitura de Jogos Vorazes é uma das minhas prioridades. Esse segundo livro da serie, deve ser muito bom.
    Tô torcendo pra ganhar o box daqui..rs daí, lerei os 3 de uma vez.
    O centro do livro continua sendo a luta, a esperança. Certeza de sucesso, já é sucesso.

    bjs..

    ResponderExcluir
  4. Eu estou doente de vontade de ler a série, e a resenha me adoeceu ainda mais rs Quero muito! Mas não li nem o primeiro ainda. Então, vou assistir o filme antes de ler o primeiro, e até chegar no Em Chamas... vai demorar rs

    ResponderExcluir
  5. Saí do cinema louquinha para saber o que ocorre depois!
    E vc saciou um pouco dessa vontade \o
    Preciso urgentemente começar a ler a trilogia...

    ResponderExcluir
  6. Adorei resenha, mal posso esperar pra começar a ler a trilogia inteira! :D

    ResponderExcluir
  7. senti que o livro todo acabava cada capitulo com um BAAAAM!!! Porque eu lia um capitulo, acabava e quase morria querendo ler o outro, um desespero, muito bom. Mas aí foi chegando pro final e senti uma coisa como...um...gelo. Parou de ser tão bombástico e começou a ficar normal =/ não fui lá muito com a cara do final de Em Chamas não, mas o liro todo é muito bom! A série é muito boa, isso sim!

    ResponderExcluir
  8. Caraca,eu quero tanto esse livro *-*

    ResponderExcluir
  9. Foi nesse livro que senti que meu ♥ ia ser partido...rsrs
    Sério, me encantei com alguns personagens - apesar de terem defeitos...
    E foi mais violento - amei. =D

    Fiquei mais encantada com o Peeta. Tão cavalheiro, amoroso. *-*
    Kat, tão fria, chata...fiquei com muita raiva dela. Aff


    Foi muito bem na sua resenha, se falasse mais ia ter spoiler. rs

    Beeijo

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite, Juny!

    Não tinha me interessado nos livros dessa trilogia. Agora minha vontade é de sair comprando loucamente!

    Beijos
    Luciana(✿◠‿◠)
    ♪♥ Apaixonada por Romances♥ ♪
    http://www.apaixonadaporromances.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Muito legal este post, eu estava com uma idéia muito limitada do que esta série de livros aborda. Agora já conheço um pouco mais sobre o clima dos livros com uma sociedade problemática e um regime ditatorial ministrado por uma Capital que controla todos os distritos através da força,opressão e medo.Abrc!

    ResponderExcluir
  12. amei, rs. Vou chorar se eu não ganhar esse livro. Você está fazendo eu querer mais. Eu não ia clicar para ler mais eu cliquei pra sofrer e querer logo a saga SAHUSAHSUASHUDD. Parabéns amor.

    ResponderExcluir
  13. Hey! Tudo bem? Adorei teu blog, achei super fofo! Os posts estão muito legais! Parabéns! Eu fiquei louca para ler esta série!
    Quando puder, retribui?
    No meu blog tbm há resenhas, até mesmo de HQ's :)
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    xoxo

    ResponderExcluir
  14. vou confessar que dei uma lidinha rápida por cima morrendo de medo dos spoilers!! kk nao li esta serie nem assisti o filme, mas estou precisando urgente começar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. amei a resenha, só para deixar a gente ainda mais curiosa *-*

    Quero muito ler o livro antes de ver o filme =D

    e pelo jeito o livro promete muita aventura...

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Li "Jogos Vorazes", e assisti o filme. Achei simplesmente sensacional!!!! Não vejo a hora de continuar lendo a série. Todas as resenhas que leio sobro "Em Chamas", falam o quanto ele é bom. Ansioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Ah, eu não devia ter lido a resenha. Agora tô mais curiosa ainda! haha Preciso desse livro urgente! *-*

    ResponderExcluir
  18. assisti ao filme de jogos vorazes, tentei ler o livro mas não gostei D: não pela história eh claro, mas pelo modo como katniss conta a história, como vc msmo disse na resenha, eu não aguentei a frieza dela D:

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Eu não vi o filme porque não li o livro, mas vontade não falta. Tenho certeza de que "Em chamas" deve ser tão bom quanto tantas resenhas positivas que tenho visto. Preciso acelerar meu processo de leitura ...

    ResponderExcluir
  21. Oii
    Não consegui ler a resenha para não endoidar..rsrsrs...preciso ler urgentemente o livro e quero evitar spoilers, mas tenho certeza que o livro é tão bom quanto o primeiro!

    bjus

    ResponderExcluir
  22. Já tenho esse livro e ele está entre minhas próximas leituras! Jogos Vorazes é muito bom! (tanto o livro quanto o filme!)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Quero ler todos! *-* resenha ta otima

    ResponderExcluir
  24. Não li nadinhaaa de THG, MAS espero que consiga ler a trilogia ainda esse ano! *-*

    ResponderExcluir
  25. Quero ler tudo sobre Jogos Vorazes. Gostei muito da trilogia. A sua resenha, apesar do spoiler, não atrapalha o prazer de ler, pelo menos é o que me parece.


    Abraço

    ResponderExcluir
  26. Bom saber que o último livro da trilogia consegue se mante à altura dos anteriores. querendo muito ler.

    ResponderExcluir
  27. Quero muito ler esse livro!!

    Dizem que é otimo,ansiosa para ver o segundo filme!

    ResponderExcluir
  28. nem que eu tenha que me prostituir, eu quero esse livro!

    ResponderExcluir
  29. ainda não li, nem o primeiro mais quero muuuito!

    ResponderExcluir
  30. Assim que terminei de ler Jogos Vorazes fiquei DESESPERADA para ler Em Chamas. Caaraaaaaaamba, a minha curiosidade era demais! Dei um jeito e consegui ler o livro: li em um dia! Meldeeeeeeeels, que incríííível. Não acredito que isso tudo tenha mesmo acontecido. Mais um JV com a dupla? Maravilhoso! Amei cada segundo do livro. Acho que em Chamas e Jogos Vorazes são os melhores livros da série, coooom certeza!

    ResponderExcluir
  31. Em Chamas é uma sequência emocionante, e tudo o que eu conseguia pensar em quanto eu lia é: Dá pra ficar pior?? Talvez por isso mesmo seja uma narrativa de tirar o fôlego, super recomendável, mas nem chega perto de A Esperança!!! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  32. O segundo livro da sequência de Jogos Vorazes que todos falam tão bem!
    Eu quero muito esse livro! *-*

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  33. Esta é a continuação do Jogos Vorazes né? Bom eu nunca li o primeiro ainda, entao vou ter que esperar um pouquinho, mas gostei da resenha. Espero ganhar todos de uma vez.

    ResponderExcluir
  34. Ansiosa para ler esta trilogia.
    Farei isso assim que possível.

    ResponderExcluir
  35. Eu assisti o filme e achei que não tinha como continuar, essa autora realmente tá surpreendendo. Adorei a resenha, só me deixou com mais vontade de ler ]=

    ResponderExcluir
  36. Já li Jogos Vorazes e adorei e apesar de ter lido algumas resenhas falando que a continuaçao não é muto boa, parado como você mesmo disse, quero muito ler esse livro. Ainda mais depois dessa sua resenha que me deixou bastante ansiosa.

    ResponderExcluir
  37. Eu estou muito ansiosa para ler a trilogia. Li tantos elogios que me dá uma danada vontade de comprar os três logo... haha A resenha ficou excelente!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Meu, sensacional! O começo é meio "zZZzZzZZZzz" mas depois fica ótimo! super recomendo

    ResponderExcluir
  39. Ainda não li Em Chamas, mas só vi resenhas positivas. A resenha ficou muito boa mesmo e me deixou com mais vontade ainda de começar logo a ler a trilogia. Beijos, Luiza (4ever-books.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  40. Nossaaaaa, não vejo a hora de ler! Gostei mto das citações!
    Preciso mto terminar a trilogia! Só li o JV até agora... ;-(
    Bjs

    ResponderExcluir
  41. O livro que tirou minha respiração.
    A Suzanne é incrível, sem mais!

    ResponderExcluir
  42. Assisti ao filme do 1ª livro e simplesmente amei! Estou querendo muito ler a trilogia! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  43. Oi!

    Bom, ainda não li o primeiro livro. Penso em comprar os três volumes somente quando aparecer uma boa promoção. Mas é certo que a história parece boa, reunindo personagens interessantes e muita ação.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  44. essa é uam serie que não posso deixar de ler. ótima resenha e boas definições

    ResponderExcluir
  45. Na verdade amei a resenha e já terminei de ler o Livro em Chamas eu quase morri no final do livro!!! Quando Gale conta p/ ela o que aconteceu com o distrito 12...

    ResponderExcluir
  46. Com certeza lerei após Jogos Vorazes! Os livros parecem ser excelentes.

    ResponderExcluir
  47. Depois que li Jogos Vorazes fiquei super ansiosa para ler Em Chamas. E não me arrependi. O começo pode ser meio sem graça, mas o livro é maravilhoso, esse Suzanne sbe escrever como ninguém e consegue nos envolver totalmente com a leitura. Em Chamas você percebe o quanto de injustiça existe em Panem e quão assustadores são os segredos que a Capital esconde, a violência é mais presente que em Jogos Vorazes e pode ser meio assustador o que as pessoas com o poder são capazes de fazer. Katniss é uma personagem inspiradora, dá gosto de ver ela batalhando por aquilo que ela acredita e que apesar de todo o sofrimento por qual ela passa, ainda assim ela não desiste. Peeta é a minha paixão *---* acho ele encantador!! Enfim, a trilogia todo vale a pena ser lida, a leitura é prazerosa e não fica cansativo, pois vocÊ fica tão envolvido que nem vê o tempo passar. Recomendo muito!! Boa resenha, parabéns pelo blog :D

    ResponderExcluir
  48. Tô na pag 100 e to achando muito fraco.

    ResponderExcluir
  49. Vou começar a leitura do primeiro, depois quero ir para esse! Essa estória me interessou um pouco, mas quero ler mais por causa do filme mesmo! ^^

    ResponderExcluir
  50. A entrada do Finnick foi a melhor coisa!

    ResponderExcluir
  51. Tem muita gente que começou e me desanimando de ler o segundo livro, mas eu ainda estou muito curiosa! Adoro a história, o filme me encantou, eu quero continuar agora !!

    ResponderExcluir
  52. Nossa essa continuação tem tudo para ser perfeito, como diz nada resenha né. Mal posso esperar pelo filme *-* no primeiro eu me apaixonei no final pelo Peeta ele é muito fofo!! espero mais dele rsrsrs

    ResponderExcluir
  53. Apesar de nem ter lido Jogos Vorazes já amo o livro, só pelo que os outros dizem S2
    beijos

    ResponderExcluir
  54. Tô com muita vontade de ler chamas parasse ser ótimo parabéns pela resenha !

    ResponderExcluir
  55. Maais um \õ/ Livro arrebatador! haahaha, quando vou tomar vergonha na cara e ler hein? lalala

    ResponderExcluir
  56. PERFEITO. Preciso começar a ler Jogos Vorazes urgentemente. *-*

    ResponderExcluir
  57. Confesso que não li a resenha pq vc avisou dos spoilers e eu anda não li JV. EStou louca para ler a serie tão comentada, mas ainda não tenho AE, o jeito é esperar, sem trocadilhos, hehehe. Bjkss

    ResponderExcluir
  58. Ok, ok... Vamos ao comentário: Ainda não li o primeiro. Frustante lendo sobre esse segundo, e já vi que vou ter que possuir logo o terceiro pra não chorar. Trilogia viciante, não? E resenha perfeita. Amei, amei, amei! Quero ler logo!

    ResponderExcluir
  59. Eu amei esse livro, nos deixa curiosos com o fim. Lindo demais, sou um tributo!

    ResponderExcluir
  60. Gostei da resenha me deu muita vontade de ler...

    ResponderExcluir
  61. Meu, quero mto ler esse livro sério sou viciadonaa em Hunger Games.. mais ate agra não comprei.. Adorei a resenha.. pq retrata bem oq acontece no livro.. ao msm tempo que fico com medo desse livro.. fico com mta vontade de ler! Ja assistir jogos vorazes e quero que saia logo o filme de em chamas!

    ResponderExcluir
  62. Esse livro parecer ser muito bom, estou pra ver Jogos Vorazes no cinema mas ainda tenho que ler o livro, afinal não é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  63. Quero muito ler The Hunger Games a um tempo, tanto que não fui ver o filme ainda, porque preciso ler. O duro é dinheiro pra comprar né... kk

    ResponderExcluir
  64. Louca para ler o Livro e assistir ao filme! Estou lendo e comentando suas resenhas e cada vez minha vontade de ler os livros fica maior, também assistir à continuação!
    Um grande abraço.
    Amanda Ramos

    ResponderExcluir
  65. Achei bem repetitivo no começo mas depois o estilo imprevisível da Suzanne agarra todo mundo. E sempre tive curiosidade de saber mais sobre Haymitch. Tô morrendo pela continuação na tela.

    ResponderExcluir
  66. Louca para ver o livro e como disse ele é apaixonante, e só faço renitir sua resenha é adorável e encantadora, encanta quem vê tenha certeza, muito boa!

    ResponderExcluir
  67. Louca para ler esse livro!! Na verdade, louca para ler toda a trilogia, por que só assisti ao filme JOGOS VORAZES, e é muito bom!! Fiquei super apaixona, só conhecia a série pelos blogs e resenhas do livros e juro que me surpreendi muito ;DD
    Bjbj e sucesso!!

    ResponderExcluir
  68. Muito curiosa para ler a história contida nessa trilogia, parece ser muito criativo e interessante!!

    ResponderExcluir
  69. Minha próxima leitura, se não aparecer algum mais urgente. hehehe

    adorei a resenha... hmm sera q vou gostar dele tbm, mais q o primeiro?

    bjosss

    ResponderExcluir
  70. luiz henrique abreu nogueiraterça-feira, abril 24, 2012

    Espero que esse livro seja tão surpreendente quanto o primeiro

    ResponderExcluir
  71. Amo essas continuações, ansiosa para ler... !!
    Quem sabe será minha próxima leitura??

    ResponderExcluir
  72. VOu ler o vol1 ainda, mas Em chamas já vai estar incluido nas proximas compras, com certeza.

    ResponderExcluir
  73. amei sua resenha e faz uns 10 minutos que acabei de ler esse livro nossa conseguiu superar o 1º e é mesmo muito bom , nossa eletrizante e agora estou doida pra ler o 3 e espero naum me decepicionaaaa por favor Suzanne naum me decepicione por favooooooor !

    ResponderExcluir
  74. Eu necessito ler os três!! Preciso ler antes de assistir o segundo filme *-*
    Embora ñ tenha lido ainda, alguns spoilers já foram ditos pra mim hehe. (Para minha tristeza, aumenta minha vontade U.U)

    ResponderExcluir
  75. amo demaisss , meus queridinhos jogos vorazes eu amo !!!!


    Otima resenha como sempre !

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato