quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

RESENHA: “Gone” (Lisa Mcmann)

- Clique aqui para ler a resenha de “Wake – Despertar”, o primeiro livro da série.

- Clique aqui
para ler a resenha de “Fade – Desvanecer”, o segundo livro da série.

- ATENÇÃO!
Essa resenha pode ter spoilers para quem não leu os livros anteriores.

Gone” começa com o pânico de Janie ao depor no julgamento dos professores, devido aos fatos ocorrido em “Fade” e a sua revelação como agente de narcóticos. Todos a reconhecem nas ruas, fazem perguntas sobre o caso e ela não aguenta mais. Até que ela e Cabe viajam para a Califórnia para a cabana do irmão dele.

O relacionamento dos dois começa a se desgastar, Cabe tem sonhos terríveis com os problemas futuros de Janie (cegueira, perda dos movimentos dos membros e etc), ele não os lembra mas Janie participa deles na maioria das vezes e não está aguentando mais, pois tudo que ele não diz sobre suas inseguranças acaba ocorrendo nos sonhos.

– Certo, obrigado – diz ele – Você por acaso gostaria de me contar o que está acontecendo ultimamente?
Janie engole seco.
Passa o dedo pelos cabelos e fica olhando ele. Inclina a cabeça e pressiona os lábios, unindo-os, para fazer com que parem de tremer.

Ela não consegue fazer isso.
Não consegue contar a ele.
Não consegue dizer.

Então, ela mente.
Tudo muda com uma ligação urgente da Carrie avisando que a mãe de Janie está surtando e que irá levá-la para o hospital. As férias de Janie e Cabe são interrompidas. “Gone” aborda muito mais que nos livros anteriores, o alcoolismo, o grande problema da mãe de Janie, que a carrega como um fardo, ela é incapaz de fazer nada sem estar alcoolizada e às vezes se torna agressiva, são problemas reais muito bem retratados.

Não quero contar muito sobre o que acontece a partir disso e sobre quem é Henry, mas posso garantir que ele é um personagem que será muito importante para Janie, a ajudará a entender as suas escolhas, que são um dos grandes dilemas do livro. Isolar-se, tentando viver uma vida normal ou usar o dom e ficar cega e torta? As coisas não são tão simples assim, há muito mais nessas opções é “Morton’s Fork” (um termo explicado no livro para dizer que as duas escolhas são péssimas).

Dói ainda mais isso.
E então eles se beijam.

Devagar, gentilmente.

Porque, com a pessoa certa, às vezes, beijar parece que vai curar.
Dá para sentir raiva de Cabe no começo, mas apesar de tudo ele é um cara legal e faz tudo por Janie, não é a aquele romance lindo e feliz, é realista, mas funciona, os dois se amam, cada um a sua maneira. Carrie aparece um pouco mais nesse livro, ajudando Janie com seus problemas, fazendo bem o papel de amiga. Janie continua honrando sua personalidade, responsável, independente, forte.
Janie ri baixinho, mas por dentro sente um pouco de dor.
Por um instante, deixou todo esse problema para trás.

É difícil ficar animada com isso.
Mais a vida continua.
Tudo progride, em uma direção ou em outra.
Gostei muito desse livro pois a narrativa de Lisa Mcmann é bem sincera e realista, não há formula magica para resolver tudo ou final 100% feliz, mostra que apesar de todos os problemas, dá para tentar, ter esperança, mesmo que as coisas não sejam perfeitas. Achei que a autora fechou bem a estória de forma coerente com o que construiu sobre seus personagens e quero muito ler mais obras dela. Recomendo muito toda a trilogia (Wake, Fade e Gone)!

34 comentários :

  1. Também quero ler mais obras da Lisa!
    Adorei este livro mais vou sentir falta de Janie!
    Adorei a resenha!

    http://www.blogmundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Bom, parece ser um livro bem realista e envolvente. Ainda não tive a oportunindade de ler um dos livros da trilogia mas, ppelo que tenho lido, mal posso esperar para tê-lo em minhas mãos e me envolver com a história de Janie e Cabe :)

    Parabéns pela resenha e pelo blog
    Mil Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não posso ler a resenha :/ não li nem o primeiro livro ainda! mas depois volto pra comentar :P

    Ahhh.. eu não sei o que fazer também.. tenho dúvidas sobre esse série.. li em alguns blogs e resenhas no skoob que os livros tem muitos palavrões... e que a história é meio louca! e agora?! :S

    ResponderExcluir
  4. Ahh pulei a resenha hehehe, ainda não li Fade!!
    Preciso urgente ler!
    beijocas nas duas
    Livros e blablabla

    ResponderExcluir
  5. Juny parabéns flor!!
    Deus te abençoe sempre, muuuito sucesso!
    beijoooooos

    ResponderExcluir
  6. ai ai ai...quero a trilogia pra minha estante, com certeza será a próxima que eu comprar quando tiver dinheiro na reserva....kakakaka.... A resenha ficou muito boa, bem explicada, clara como água, e não revela nada muito importante que eu considere spoiler. Arrasou nas palavras vocês não tem ideia do quanto estou desejando essa trilogia.....Amei o post.

    Beijokas elis!!

    ResponderExcluir
  7. Não vou ler a resenha porque ainda não li fade.
    Mas espero que a série tenha melhorado.

    Thiago
    http://outroconceito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Já vi bastante gente que não gostou de wake, mas parece que a história foi melhorando a partir da continuação não é? :*

    ResponderExcluir
  9. Awwwmmmm... Nem vou ler a resenha...
    Ainda nem li os outros dois! Louquinha aqui!!!!

    ResponderExcluir
  10. O povo está sendo muito cruel com este livro, e eu não entendo, eu adorei mesmooo. As verdades, os fatos, as descobertas... Eu realmente entrei no mundo da Janie.

    O que eu gostei é que foi um final realista, sem um felizes para sempre, mais ou menos. É merda vs bosta, como a Janie diz.

    ótima resenha!

    ResponderExcluir
  11. Ótima resenha, principalmente pelos trechos destacados. A única coisa que, de fato, me incomoda na trilogia são os títulos em inglês. O mesmo acontece com Halo, infelizmente. Acho que também deveriam ser traduzidos. Eviataria esse tom destoante entre o livro em si e o título.

    ResponderExcluir
  12. Todos falando sobre tender a realidade o final, estou ainda com mais medo do que pode vir a acontecer e ficar triste com o desfecho da historia. :(

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda nao comecei a ler essa serie mas ela ta na minha lista de mais desejadas. Pq parece ser diferente da maioria das coisas q eu ja li... E suas resenhas dos 3 livros aumentaram mais ainda minha vontade de lê-los. Espero nao me decepcionar com o final da serie como acontece com alguns livros...

    ResponderExcluir
  14. Pulei a resenha 2. rs Eu ainda não li nenhum, mas eu realmente pretendo ler. Enfim, estou louco para começar a ler logo! :D

    Bruno - minhaestante.com

    ResponderExcluir
  15. Passando longe da resenha pois ainda não li os outros livros, me arrependo até agora de não ter comprado na promoção que estava no Submarino por R$10,00 cada o Wake e Fade.

    ResponderExcluir
  16. Por enquanto eu só liWake, mas eu quero muito ler Fade e Gone, até por que eu gostei da história de Wake

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. eu ñ gosto dessa série. ¬¬

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    Adorei Wake e Fade e estou enlouquecida pelo Gone. Gosto muito da narrativa da autora por ser direta e objetiva mas que da para entender numa boa tudo. Depois de descobrir os tais efeitos do dom de Jane estou louca para saber o que ela vai fazer da vida porque parece nao ser uma escolha muito fácil ne. Fico feliz que a autora tenha fechado bem a história e assim que der estou adquirindo o último livro. Adorei sua resenha. Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  19. to loka pra ler gone, amei fade, pra mim ele foi perfeito...adoroooooo a serie Wake...parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  20. Mesmo sem ter lido o 1º acabei lendo a resenha..kkkkk Sou curiosa, não é?kkkkkkkk É que escuto falar tanto nessa série que amo ler todas as resenhas que posso sobre ela.
    Obrigada!
    cheirinhos
    Ruddy

    ResponderExcluir
  21. Nossa mta gente fala dessa série tem quem ame e quem odeie mas como ainda não li não dá pra falar muita coisa mas as capas são lindas!

    ResponderExcluir
  22. em breve eu to comprando o meu

    ResponderExcluir
  23. Olá, meninas o/

    Estou numa cilada enorme - na Confraternização de fim de ano onde trabalho, ganhei o FADE... por engano! Jurava ter colado WAKE, na lista de sugestão de presentes.

    Viram agora como estou, após ler a resenha de GONE? Surtadinha, surtadinha, podem acreditar XD Afinal, preciso comprar o livro 1 e conseguir o livro 3, pois a resenha dele me deixou alucinada aqui - heeeeelp ^~

    Nossa, faço parte da turma que AMA a trilogia, nem se preocupem \o/

    O roteiro escolhido pela autora me ganhou logo que li uma resenha ainda em inglês, sobre WAKE... O fato de Janie 'entrar nos sonhos' das pessoas me fascinou, pois era uma temática que eu não tinha visto ser trabalhado ainda.

    Tanto que, quando houve a estréia do filme de Leo DiCaprio - que também aborda o mesmo tema - corri para o cinema, hohohoho

    Oh... e de tudo o que já li a respeito da trilogia, a Lisa me deixa cada vez mais ansiosa para conhecer Cabel... e depois de ler as resenhas de vocês aí é que ele se apossou de meu coração, ohhoho

    Ah, tentação é a palavra da ordem, pois tive que esconder FADE no mais profundo da minha estante, senão eu não iria resistir!! ^__^

    Outra coisa que me cativa é o sofrimento do Cabel em relação ao futuro de Janie... Por meio da resenha, fico muito satisfeita em saber que realmente tudo em relação aos dois é retratado por meio de sentimentos bastante realistas.

    E... e... e...

    Oh, Deus, vou parar por aqui, senão vou correndo pegar o FADE para ler e não posso, não seria justo!!

    Vou indo embora, sonhando em conseguir comprar o 1, ao menos, pois assim já consigo um pouco mais de paz no coração *_______*

    Abraços, meninas o/

    Seguidora: Illyana HimuraWakai
    Email: illyana.himura@gmail.com
    Twitter: @IllychanHimuraW

    ResponderExcluir
  24. A primeira resenha que li sobre a série foi aqui, e gostei bastante, a séire só fica melhor a cada livro. Bem passaei só o olho na resenha até por que ainda não li nem o primeiro, mas pretendo comprar os três pra não ficar na agonia de ter de esperar.
    Bjo

    ResponderExcluir
  25. o meu problema com essa série foi achar q focaria mais no lado sobrenatural ou do 'poder' dos sonhos.. e na verdade.. foi mais drama.. e toda situação familiar.....
    Fade é o melhor dos 3.. mas sem dúvida é uma leitura válida

    bjs

    @DaniFuller2

    ResponderExcluir
  26. Juny,

    Fiquei feliz com a resenha! Não estava esperando muito de Gone, pois tinha ouvido dizer que era o + fraco da série, mas se Mcmann fechou a estória de Jane de maneira coerente com os demais livros da trilogia, estou satisfeita =]

    E acho ótimo que: (i) a mãe da Janie receba mais destaque e o problema do alcoolismo seja tratado com mais profundidade; e (ii)Carrie apareça mais, pois até então me parecia que ela só estava lá para dizer que Janie convivia com alguém além de Cabel (chatooo rs).

    :**,
    Léka

    ResponderExcluir
  27. Ahhh... li Wake e Fade e já encomendei Gone... qnta aflição... o livro não chegaaa!!!!
    Resolvi comprar a série apesar de ler algumas resenhas negativas e não me arrependo de não me deixar influenciar!!!!
    Amooo de paixão o Cabe e a série!!!!!
    Carteiro pq a demora hein????
    Bjinhos meninas >.<

    ResponderExcluir
  28. Nem sabia que já tinha lançado Gone! Li Fade há bem pouco tempo e agora estou morrendod e vontade de ler o final da história.

    Gostei muito da resenha!!!

    ResponderExcluir
  29. Ainda nao tive a chance de ler nenhum dos livros, mas o pretendo fazer em breve!
    pena que eu ouvi dizer que nem é tão bem escrito assim.

    ResponderExcluir
  30. Sei que vai parecer meio fru-fru mas sinceramente mesmo que a história em si não fosse boa, teria comprado os livros só pela capa! Oooohhhh o_O! Sério! Amo as capas com fundo negro...
    Mas nesse caso se não bastasse as capas (que não se disse: são lindas) ainda tem cada livro com seu quinhão de história M A R A V I L H O S A S!
    Está na minha estante...
    Até,
    Mª Emília

    ResponderExcluir
  31. Esta coleção está em minha listinha, que está cada dia ficando enorme. Uma amiga me recomendou e depois disso já li várias resenhas que me deixaram com vontade de ler. Vi uma promoção e quero aproveitar para levá-los direto para minhas estantes.

    ResponderExcluir
  32. Eu quero muito ler os livros dessa série. A capa me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  33. Velho, só eu que nunca tive vontade de ler esse livro?
    AKOSKAPSKOAKSPOAKSOK.

    Ah, porque fui ler a resenha, agora me deu curiosidade :X

    :D

    Parabéns
    Beijinho!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris