sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

RESENHA "Esmera" - A. P. Ribeiro

A verdade é que a cada dia que passa tenho me convencido que os livros nacionais estão melhorando e muito. Com Esmera, da autora Ana Paula Ribeiro, não foi diferente. A história foi bem conduzida, exceto por alguns poucos detalhes, que explicarei posteriormente.

Esmera conta a história de Anika Atlantis Magnus, uma garota criada em um orfanato que sequer sabe sua descendência real em um mundo encantado. Logo nas primeiras páginas sentimos o êxtase da aventura, pois a saga começa cheia de ação. Kira, a irmã de Anika, tenta fugir dos demônios que estão atrás de toda a sua família para salvar sua irmã caçula. Anika se salva, mas Kira não.

A garota é criada por Padre Pedro em um orfanato, e é batizada com o nome de Annia, só que não é feliz com a vida que leva, mas quinze anos depois tem uma surpresa: em uma dia de visita em seu orfanato um gato lhe chama a atenção. Ele conversa com Annia, o que a surpreende. No entanto, a conversa não se alonga por muito tempo, pois o orfanato é invadido pelos demônios que estão, agora, atrás de Annia. Uma batalha é travada entre o bem e o mal e um portal finalmente se abre, nesse momento conhecemos Esmera, o mundo encantado, ao qual Annia pertence.

A orfã tem acesso ao mundo que nem imaginava existir e percebe que ali sempre fora o seu lugar. Ali conhece Marisca, Erick, Dante, uns dos integrantes da Guarda dos Nove e muitos outros personagens. O que ela não sabe, no entanto, é que naquele momento é uma foragida do império que se juntou aos rebeldes que são, na verdade, A Guarda dos Nove, soldados que lutam contra o tirano Baltazar, o imperador.

Nesse livro não contamos apenas com a história de Anika, mas sim com o príncipe Iriard, filho do imperador, que por motivos muito contundentes se junta aos rebeldes e proclama guerra contra o império e seu imperador. Pyro, um dos demônios, também se rebela e ao se afeiçoar com a Imperatriz da Água, Anika Magnus, torna-se um dos rebeldes, apesar de esconder sua identidade verdadeira. Katerine, a Capitã do Barco Coração de Esmera, também faz parte do time rebelde e se mostra uma corajosa e excelente personagem, além de Marfinos, um bravo guerreiro e rei rebelde.
_Rebeldes, há algumas horas, a fortaleza de Frontem foi atacada por Baltazar e seu exército. Fomos derrotados, massacrados e humilhados. Perdemos irmãos e irmãs, apenas para alimentar o ego do imperador. Há quinze anos perdemos tudo e todos que amávamos. Mas nossa hora chegou. Todos os que querem vingança, justiça e honra, encontrarão a oportunidade na floresta das almas, ao pôr-do-sol do dia da lua.
A história tem por base a retomada da família de Anika no poder, ou seja, a garota deverá lutar e ser coroada Imperatriz da Água, tirando Baltazar do poder, mas para isso precisa derrotar Os Sete Demônios, que assim como a Guarda dos Nove ostenta um poder incomparável e para sermos mais claros, são imortais, o único diferencial.
O alerta soou no castelo de Aquária. Os soldados que seguiam em direção à forca, correram para os muros da fortaleza. Uma grande bola em chamas aterrisou muito perto de onde estavam. Dante ria cada vez mais alto, e Iriard percebeu o motivo de tamanha alegria. Os rebeldes estavam atacando.
Não vou contar o que acontece, pois vocês têm que ler! Só digo uma coisa: vale a pena ler a batalha que é travada entre os rebeldes e o império. Ana Paula Ribeiro soube explorar muito bem esse lado guerrilheiro.

Agora, um dos detalhes que deixaram a desejar, primeiramente, fora a revisão do texto. Existem muitos erros, alguns gritantes, como omissão de algumas palavras que são necessárias para o entendimento dos diálogos e alguns erros de ortografia. Sério, gente, muitos erros gramaticais fazem uma obra por mais magnífica que seja perder o charme.

Por esse motivo, por favor, editoras, revisem o texto mais uma vez, se necessário.

Outro ponto, em questão, se deve ao desfecho do livro. Julgo o desfecho, pois aconteceu tudo muito rápido, e nas últimas quatro ou cinco páginas ainda estavam acontecendo as coisas, como se fosse último capítulo de novela, sabe? Aqueles que se resolve tudo no final. Poderia, deixo claro que é apenas a minha sugestão, ter um epílogo ou um capítulo a mais, nos contando sobre o que se passou após a batalha e não fatos que ficaram subentendidos.

Contudo, queridos leitores do Dear Book, vale a pena ler Esmera. Vale a pena continuarmos a incentivar nossos escritores, pois eles têm nos dado histórias realmente incríveis.

 

34 comentários :

  1. Ainda não conhecia a história de Esmera e fiquei com bastante vontade de ler. Parabéns pela excelente resenha.
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito!

    É uma pena mesmo que as editoras sejam tão relapsas em relação as edições...

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar desse livro, masnão sabia que era nacional, quero ler!!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser bem legal porém desanima ler um livro cheio de erros se for um ou outro da passar mas como você mesmo disse não muitos.

    O que eu mais vejo as pessoas comentarem em livros nacionais é isso que o livro é muito bom mas precisa de uma boa revisão.

    ResponderExcluir
  5. Acho válido ler, mesmo com os erros, pois a história parece ser ÓTIMA!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, confesso que nunca ouvi falar desse livro, mas estou tentada a ler, mesmo com erros, pois adoro literaturas com fantasias e talz.

    ResponderExcluir
  7. Vocês estão de Parabéns, pois o incentivo com os autores brasileiros é muito notável no Dear Book. Ainda mais quando se têm boas histórias para recomendar. Adorei a resenha, e vou ler!

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo e adorando, minha filha [Paula] quem recomendou. É ótimo!

    ResponderExcluir
  9. Faz teeempo que sumi, mas não sumi completamente rs. Só não tenho tido tempo de comentar, mas leio tudo! Adorei essa resenha e apesar de odiar erros na revisão, acho que vale a pena ser lido.

    Outro ponto que eu gosto é que vocês não puxam saco das editoras, mas falam a verdade e é isso mesmo que tem que ser feito. Meu, revisem os textos, faz teeeeempo que não pego um livro que esteja completamente perfeito.

    Parabéns como sempre, meninas.

    ResponderExcluir
  10. Adoreeeei a dica, parece muito bom o livro! *-*
    Mas é como você disse, livros que possuem erros gramaticais e tal chamam muito minha atenção e acabam até perdendo pontos comigo, contando que eu reviso fanfics para um site :/
    Mas apesar disso, nada como esperar uma edição com menos erros, não é? haha.

    tem selinho pra vocês lá no blog! xxx

    ResponderExcluir
  11. Fico muito chateada quando vejo a falta de atenção de algumas editoras quando se trata da revisão. E não só de títulos nacionais, mas o estrangeiros também.
    Acho que deve ficar claro que isso não é culpa do escritor, afinal é para isso que servem os revisores, né?!
    Já tinha ouvido falar, mas não sabia sobre o que era a história. Gosto muito de literatura fantástica e Esmera com certeza entrou para a minha wishlist!

    Beijinhos
    Naty
    http://ancalimefamily.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Muito bom saber que surgem cada vez mais livros nacionais bons.Uma pena os erros de revisão...

    ResponderExcluir
  13. ganhei esmera de presente e ameii ler, vale muito a pena, recomendo, mesmo c alguns erros a historia é muito boa..

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha!

    Depois vou pegar o livro com vc para ler tbm *-*
    Gostei muito da história parece um RPG!

    Em relação a revisão, a culpa é sempre da Editora que tem o dever de cuidar da revisão antes da publicação, pena que nem todos fazem bem seu trabalho... =/

    A. P. Ribeiro ta de parabens pelo livro ^^

    ResponderExcluir
  15. Nossa qe legal, nunca tinha ouvido falar desse livro,

    Beeijoo
    Jaine - Little Things
    (little-things-for-you.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  16. O livro parece ser muito bom mesmo. Estou super curiosa e com muita vontade de lê-lo. Espero fazer isso o mais breve possível. E, nossa, realmente me irrita quando não há uma atenção maior da Editora quanto à revisão.
    Beijão,
    Babi Lorentz.

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente autores com ótimas ideias estão sendo prejudicados por editoras bem relapsas; muito bom a resenha ter destacado este ponto. Mesmo assim dá muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  18. Tbm acho que os livros brasileiros estão melhorando muito, mas ainda estão deixando a desejar nas revisões. Cheios de erros que dão até dor de cabeça não dá para passar, e sem contar que alguns são tão caros quantos os internacionais.

    Estou meio sismada com livros com demônios e afins; mas tem muitos leitores que gostam.

    Desejo todo o sucesso para a Ana Paula Ribeiro.

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha ouvido falar do livro. Mas me parece ser uma surpresa agradável!
    A capa parece como se fosse um livro gasto... velho, desgastado do tempo... interessante.
    E livro com erros de revisão, realmente são broxantes.
    Resenha muito boa, como sempre. Rsrs.
    Fazia um tempo que eu não vinha aqui...
    Agora eu tô com um blog, se quiserem dar uma passada por lá...

    bjos.
    Dani - Por Trás das Letras.

    ResponderExcluir
  20. O resumo desse livro me interessou MUITO! Afinal, temos, num mesmo lugar:
    (i) Um reino mágico;
    (ii) Um imperador tirânico;
    (iii) Um exército rebelde lutando para colocar no trono a pessoa a quem ele realmente pertence.

    Sério, eu amo esse tipo de estória, não consigo evitar. Erros de concordância e ortografia prejudicam a leitura e muitas vezes me fazem desistir de um livro, mas estou disposta a dar uma chance à Esmera, apesar de tudo ;)

    :*,
    Léka

    ResponderExcluir
  21. sou muuuito afim de ler Esmera!! adoro uma boa fantasia, e a história do livro me chama muito a atenção. os erros de gramática e digitação não colaboram, mas posso dizer por experiência própria que, se passar batido por nós, escritores, e não tivermos como pagar por uma revisão, é desse jeito que a coisa fica mesmo, porque infelizmente as editoras não se dão ao trabalho - embora devam. realmente tira muito do charme da história.
    beijocas!

    ResponderExcluir
  22. Eu realmente gostei muito da ideia do livro e tudo mais. Eu acho realmente genial os leitores brasileiros leem os livros daqui e valorizar o que é nosso. Mas eu tenho uma pergunta, esse livro é publicado? Se sim, qual a editora?
    Parabéns pela resenha. :D

    ResponderExcluir
  23. É problema de revisão é fogo, mas se o livro é bom ele merece ser lido até com esse problema...rsrsr...mas apoio a revisão nas editoras, pois elas perdem de ganhar e muito, afinal elas estão por tras de tudo. E fica mais difícil a venda se o pessoal sabe que a editora não teve o cuidade de revisar antes.

    Adorei as palavras sinceras, a capa do livro e espero que se houver uma segunda edição o livro seja corrigido.

    Beijokas elis!!!

    ResponderExcluir
  24. Já tinha lido sobre Esmera e achado a estória bem interessante. Comecei a ler o livro e estou encantada! Acho ótima essa ascensão dos escritores brasileiros!
    P.S.: A capa é maravilhosa, não?

    ResponderExcluir
  25. Mais um combo nacional! \o/
    Realmente, cada dia que passa vem nascendo histórias incríveis dos nossos escritores!
    Que livro interessante!
    Muito boa a resenha!

    ResponderExcluir
  26. Os escritores nacionais estão cada vez mais em alta e acho isso fascinante.
    A resenha ficou fantástica. Já havia lido uma outra, boa, mas não tanto quanto a sua, parabéns!
    É mais um livro digno de leitura.
    cheirinhos
    Ruddy

    ResponderExcluir
  27. Eu gostei do livro, mas esses problemas de revisão me desanimam e não só em livros nacionais, esse problema vem sendo repetido em vários livros estrangeiros que são lançados aqui. As editoras deviam ter mas cuidado com isso, eu acho uma total falta de respeito, pagamos caro por livros que são colocados nas prateleiras sem o menor esmero.
    Bjs
    Camila

    ResponderExcluir
  28. Gosto da sinceridade de vocês.
    Parece ser uma historia boa historia,eletrizante, amo batalhas!! *-* .

    Se eu tiver oportunidade lerei.


    Cá entre nós, os errinhos fazem a gnt desanimar, afinal, pagamos caro e queremos algo perfeito né vrdd??

    Beeijo ^^

    ResponderExcluir
  29. Estou farto desses "pequenos errinhos" nos livros nacionais.Desanimam demais a leitura!

    ResponderExcluir
  30. xii, erros de portugues conseguem matar um livro!!
    sério mesmo, as editoras deviam se conscientizar disso, que é que custa contratar gente competente que possua um dominio BÁSICO da lingua? putz...

    além do mais, principalmente na hora de contratar tradutores, pq andei lendo uns livros aí que sinceramente tive que pegar o original em ingles porque estava simplesmente HORRIVEL!

    ResponderExcluir
  31. Olá, olha eu até concordo com essa questão de que os escritores brasileiros andam surpreendendo. Ma, não sei, sabe me parece que os temas são sempre muito parecidos.
    Agora a questão dos erros de português, por favor que a editora faça uma boa revisão e arrume!
    Não tenho paciência para ler livros com erros (mesmo de impressão), sendo que os preços dos livros no Brasil são bem salgados...
    Até,
    Mª Emília

    ResponderExcluir
  32. Reforço os comentários anteriores no que diz respeito à revisão. É um erro que não pode passar despercebido, tira o encanto da obra. Adorei a resenha e estou descobrindo gostar cada vez mais da literatura fantástica. esse, com certeza, vai para a lista.

    ResponderExcluir
  33. Esse livro é muito legal. Minha amiga que escreveu *-* que orgulho!

    ResponderExcluir
  34. Nossa um livro que parece ser muito bom..e quanto aos problemas de revisão..infelizmente ainda continuam mas bola pra frente...nossa sede de leitura nos incentiva a continuarmos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris