terça-feira, 18 de janeiro de 2011

FILME: "O Clube de Leitura de Jane Austen"

Título: O Clube de Leitura de Jane Austen (The Jane Austen Book Club)
Lançamento: 2007 (EUA)
Direção:
Robin Swicord
Atores:
Kathy Baker, Maria Bello, Marc Blucas, Emily Blunt.
Duração:
105 min
Gênero:
Drama

Sinopse:
Sacramento. Bernadette (Kathy Baker) foi casada 6 vezes e hoje vive sozinha. Jocelyn (Maria Bello) jamais se casou e está em depressão devido à morte de Pridey, seu cachorro. Sylvia (Amy Brenneman) é casada com Daniel (Jimmy Smits) e tem 3 filhos, mas sua vida está abalada pelo fato de que o marido está apaixonado por outra mulher. Allegra (Maggie Grace), filha de Sylvia e Daniel, é uma jovem gay que decide voltar para casa para servir de suporte à mãe, devido aos problemas em seu casamento. Prudie (Emily Blunt) é uma jovem professora de francês de colegial, que casou-se recentemente com Dean (Marc Blucas) e teve que cancelar uma aguardada viagem para Paris devido a um problema nos negócios. Grigg (Hugh Dancy) é um técnico nerd, que gosta de participar de convenções de ficção científica. Um dia Bernadette sugere a criação do clube do livro "Sempre Austen o Tempo Todo", dedicado aos livros da escritora Jane Austen, alegando que ela é perfeita para curar os males do mundo. Jocelyn, Allegra, Prudie, Sylvia e Grigg aceitam fazer parte dele, o que faz com que todo mês o grupo se reúna para discutir um dos livros da escritora. Com o tempo eles se abrem sobre suas vidas, percebendo as mudanças neles ocorridas.

Esse filme foi uma grande surpresa! Ainda não sou grande conhecedora das obras de Austen (confesso ainda não li os livros, apenas vi filmes, mas juro que vou corrigir isso em breve) e foi muito bom saber pelo menos um pouquinho sobre cada uma.

O filme começa meio confuso pela grande quantidade de personagens. Depois, com a formação do clube de leituras, as estórias de cada personagem vão se cruzando com os livros tudo fica muito mais interessante.

Os dramas reais são encontrados nos debates sobre os livros e é muito ressaltado a importância da leitura na vida das pessoas. Um filme muito bem produzido que mostra que as obras de Austen, que até hoje, continuam atuais. Recomendo!

Trailer:




Esse post participa do "Mês Jane Austen" do Coffie & Movies




26 comentários :

  1. Eu também quase não li nada de Jane A, mas agora quero muito ver o filme, vou deixar anotadinho aqui para não esquecer, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Heeee, mais um filme para eu ver,e se fala de livros....com certeza é bom...rsrsr...vou ver se consigo alugar pra assistir....beijokas elis!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto bastante deste filme, sou fã de JA e adorei as discussões sobre as obras! Dá até vontade de montar um Clube do Livro tb! rs
    Bjo;

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada lê, talvez chegou a hora de começar =)

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada pelos Filmes, esses dias eu li ¨orgulho e preconceito¨e recomendo.
    Amo a Jane, ela é minha Diva!
    Fiquei com vontade de ver esse ilme, parece ser legal!

    ResponderExcluir
  6. Eu vi um dia desses passando esse filme na sky e fiquei com muita vontade de ver só que como eu não li ainda nenhum livro dela preferi deixar para assistir só depois.

    ResponderExcluir
  7. Eu já vi o filme e amei! Gostaria de ler o livro que deu origem ao filme.
    Boa dica!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  8. Também nunca li os livros dela...

    Apenas assisti o filme "A Casa do Lago" com Keanu Reeves e Sandra Bullock (Adorooo!) que foi baseado no "Pesuarsão"....

    ResponderExcluir
  9. Eu já assisti esse filme e adorei, porem o livro que foi baseado o livro ainda não li.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  10. Também vou me corrigir imediatamente e assistir e ler Jane Austen!

    ResponderExcluir
  11. gostei da resenha do filme, da vontade de assistir!^^ tambem nunca li nada das obras da austen, mas acho q jah assisti orgulho e preconceito embora não me lembre d nada do filme! ç.ç

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  12. esse filme é ótimo super vale apena ver.Eu já assisti e recomendo.

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia o filme, mas parece ser bem legal e... tem haver com a Jane Austen! Isso já me faz sentir uma curiosidade maior! Assim que puder (e lembrar hehe) verei o filme e tirarei minhas próprias conclusões!
    Bjs ;*
    Isa.
    ~Portal dos livros

    ResponderExcluir
  14. Já vi esse filme :) Gostei também!
    Minha mãe que tinha recomendado o filme, acredita? ahuahuhuahua Ela adorou!
    Também achei um pouco confuso o início, mas compensou depois :) é um pouco paradinho!

    bjos :*

    ResponderExcluir
  15. Parece interessante e um tanto descontraído. Quero ver! (: valeu a dica, gente.

    ResponderExcluir
  16. Eu AMO-ADORO a Jane Austen... Orgulho e preconceito eh meu livr favorito desde adolescente e nenhum outro mudou isso ate hj. Ontem tava vendo outro filme a ver com a escritora Amor e Inocencia sobre um pouco da vida dela... Ja me falaram desse filme sobre o clube de leitura das obras dela e eu preciso ver p poder dar uma opiniao sincera, mas falando da Austen acho meio dificil conseguir nao gostar...

    ResponderExcluir
  17. Parace ser legal
    Nunca li nada de Jane Austen, e o único que assisti, e que na época nem sabia que era dela foi "A Casa do lago"

    Thiago
    http://outroconceito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito de Jane Austen, ainda não li uma de suas maravilhosas obras, segundo comentários. Já li muitos comentários positivos a respeito deste filme, confesso que nunca assisti.

    ResponderExcluir
  19. Gosto de ler os livros antes de assistir os filmes e coo ainda não li nada da Jane Austen, vou guarda a dica do filme para assistir no fuuro.
    Obrigada!
    cheirinhos
    Ruddy

    ResponderExcluir
  20. Mais um filme da pequena lista pra assistir!

    ResponderExcluir
  21. Paula e Juny \o/

    hmmm... Tenho que admitir que, em relação a Jane Austin, minha leitura se resume ao belissimo 'Orgulho e Preconceito'...^^

    Fico devendo ler e me aprofundar mais nos livros dela, não posso deixar este pecado continuar mais tempo de jeito nenhum ^^*

    E olha... Esse filme me chamou a atenção pelo fato de colocar um clube de leitura nele!! Ah, como eu queria participar de um grupo de leitura *_____________*

    Escolher conjuntamente um autor, uma obra, levar para casa e depois, reunir-me aos demais para comentarmos sobre nossos entendimentos a respeito do livro escolhido...

    O fato de sempre ter tido amigos e amigas que não se sentem muito inclinados para a leitura tornou-se um tanto frustrante, quanto ao quesito de poder trocar idéias sobre tais e tais livros... E um clube de leitura seria divino!! *_____________*

    Um abraço, meninas,
    E very thanks pela resenha do filme \o/

    Ana Paula Cabral de Melo
    Seguidora: Illyana HimuraWakai
    Email: illyana.himura@gmail.com
    Twitter: @IllychanHimuraW

    ResponderExcluir
  22. Grande fã de Jane Austen aqui \o/
    Presciso muito ver esse filme, mas deve ser estranho com essa quantidade de personagens. Já li varios livros dela e preciso ver o filme

    ResponderExcluir
  23. que vergonha! confesso que ainda nao li nada dela!
    mas tenho a intenção de ler pelo menos um livrinho que seja até o fim do ano!

    ResponderExcluir
  24. Eu amo Jane Austen, para mim é uma das melhores escritoras de ontem e de sempre, seu texto nunca sai de cena... ou seja, posso reler seus livros várias e várias vezes!
    O filme (que diga-se de passagem não é meu gênero preferido) me parece ser uma daquelas gratas surpresas para ver em DVD, (sim, sala de cinema somente para os meus top's).
    O início da sinopse me lembrou muito os livros da Nora Roberts com aquelas várias histórias de personagens que vão se entrelaçando e evoluindo cada um a sua maneira (adoro).
    Vai pra lista de DVD.
    Até,
    Mª Emília

    ResponderExcluir
  25. concordo com a Mila, Jane Austen é uma autora atemporal e nos encanta tanto com as histórias como com o jeito ímpar de escrever. O filme parece ser lindo, eu quero muito ver!

    ResponderExcluir
  26. É, os livros mudam mesmo a vida das pessoas. Da Jane eu só li o razão e sensibilidade, mas pretendo ler outros.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris