quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Resenha: "Carnaval" (Luiza Trigo)

Por Gabi: Oi pessoal! Hoje venho trazer um livro nacional, publicado pela Rocco através do selo Jovens Leitores. Direto de terras cariocas para o Dear Book, vamos conhecer o primeiro livro da Luiza.

Somos conduzidos ao longo das 152 páginas pela carioca Gabriela, estudante de arte e mais conhecida como Gabi, que acabou de terminar um relacionamento quando viu o ex com outra garota. Ela fica super chateada. Ela pode não gostar tanto assim dele, mas uma situação assim já é demais.

Não há tempo para tristeza, porém, já que o Carnaval se aproxima e ela logo decide passar o feriado em Recife. Uma cidade que ela ama, não só pela alegria que exala sua colorida arquitetura, pela deliciosa culinária, pelo sotaque cantado ou pelo abraço aconchegante que os recifenses distribuem como ninguém, mas porque é onde ela reencontra as primas, amigos e... paqueras

As primas Bel e Juju já trataram de planejar os dias de folia, garantindo muitos shows e animadas festas e viagens. Já na primeira festa, a fantasia, Gabi acaba ficando com Pedro, um garoto lindo e super fofo, engraçado e que faz Arquitetura ainda. *-* . Mas a química forte rolou mesmo entre ela e FelipeEis que um dia aqueles que nunca ligam para nada, são laçados.  Ele, assim como ela, gosta de arte, toca violão, canta e é super carinhoso e protetor e, principalmente, aquele com a voz doce. Essa situação já está delicada o bastante, se não fosse por um detalhe: Felipe não está sozinho.  
Ele mexeu mesmo com você, hein? Não consegue nem falar - acrescentou ela rindo.

Eu voltei a olhar pra ele. Me encantei, a beleza dele não era aquela óbvia e comum como a do Pedro. Ele era interessante, não muito alto e nem muito baixo, certamente passava de mim, e o corpo era largo. Se abraço deveria ser uma delícia. O cabelo era curto, meio cacheado e todo bagunçado.
Mas a farra não pode parar... Tatá, Fernando, Duda, Bia, Jean Marc, Bel e Juju, eles não brincam em serviço quando o assunto é diversão no carnaval! Mas Gabi precisa definir uma posição e tomar uma atitude. O que ela não esperava era uma surpresa tão grande nesse feriado...

Li esse livro em poucas horas. Sentei no sofá e, quando dei por mim, já estava terminando essa estória. Pela sinopse já imaginei que se tratasse de um romance bem leve e de rápida leitura, mas não achei que fosse nesse ritmo. Mas a narrativa é muito acelerada. No começo, principalmente. A sensação era de uma amiga estava me contado uma história, mas não poderia se dar ao luxo de delongas, porque tem um compromisso. Coisa rápida, pelo telefone mesmo. E, assim como a narrativa, o romance se desenvolveu de forma muito rápida. Não é muito natural duas pessoas se amarem em uma semana, não é mesmo? De não conseguirem ficar separadas e etc. Não houve nem aquela "abertura" para imaginarmos o futuro dos personagens. Acabou ACABANDO. 
A tarde foi muito alegre e fresca com os mergulhos na piscina. Às oito da noite, a galera já estava bêbada e a zona era maior ainda.
Mas é preciso citar os pontos positivos. É clara a veracidade dos personagens. Como é possível imaginar sua turma de amigos ali. As viagens, os romances de verão, as bobeiras, enfim, muito gostosa essa parte. Muito bacana também o tour que fizemos por Recife e arredores. O plano de fundo pernambucano foi muito bem montado. Além de pontos famosos pelas comemorações, ainda fomos apresentados a outros locais e pontos turísticos, além das várias referências culturais nas conversas de Gabi e Filipe.
-Fernando Pessoa... - falou ele - "Aquela senhora tem um piano, que é agradável, mas não é o correr dos rios, nem o murmúrio que as árvores fazem. Para que é preciso ter um piano? O melhor é ter ouvidos e amar a Natureza."

- Alberto Caieiro - falei admirada.

- É uma das minhas favoritas.

Derreti por dentro. Ele gostava de poesias.
Destaque para o acabamento do livro. O único ponto que pecou foi nas folhas brancas, que tornam a leitura bem menos confortável, mas, no mais, tudo muito bem feito. A capa é muito fofa, alegre e colorida, assim como nossa protagonista. Os detalhes no interior também. Lindas as sombrinhas de frevo no início de cada capítulo. 

Enfim, "Carnaval" é aquele chichê bem manjado, com seus altos é baixos, é uma boa pedida para uma distração. Se você estiver no aeroporto, e o voo atrasou ou se está voltando da faculdade ou do colégio, naquele engarrafamento, dentro do ônibus. Acho que Luiza poderia ter ido mais a fundo nessa história, explorando um pouco mais, poderia nos proporcionar um chick-lit bem bacana. 


E vocês aí pessoal, já leram o livro ou ouviram falar da autora? Qual impressão vocês tiveram? Não deixem de comentar, hein?

Beijos beijos e boa leitura!

8 comentários :

  1. Adorei a resenha, a capa do livro é suuuuper lindinha e é muuito bom ver que escritores nacionais estão recebendo cada vez mais destaque.Confesso que não conhecia o livro, mas depois de ler a sua resenha,que está maravilhosa por sinal, eu me interessei bastante!

    ResponderExcluir
  2. Legal a resenha, deve ser um daqueles livros para "passatempo". Mas, até que dá para ficar um pouquinho interessado.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece uma gracinha, estou louca pra ler!

    ResponderExcluir
  4. Ja vi esse livro na livraria e ele é tão curtinho! Mas achei a historia bem fofa, apesar das criticas.

    ResponderExcluir
  5. A julgar pela resenha é um livro muito juvenil e descompromissado. Do tipo de ser ler numa tarde sem graça, achar divertido e bem gostosa a histórias, mas ao terminar acabar esquecendo, por ser curto e não marcante.

    ResponderExcluir
  6. Curto, rápido e divertido igual ao carnaval recifense.

    ResponderExcluir
  7. Curto, rápido e divertido como o carnaval recifense.

    ResponderExcluir
  8. Ver Recife, minha cidade, retratada em um livro dá um super orgulho!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris