quarta-feira, 6 de junho de 2012

Resenha: "Malas, Memórias e Marshmallows" (Fernanda França)

Por Juny: Ano passado li “Nove minutos com Blanda” da autora Fernanda França e gostei muito. Ao receber “Malas, Memórias e Marshmallows” minhas expectativas estavam bem altas, e sim, elas foram superadas! É muito bom ver um livro nacional com uma qualidade tão grande!

Tudo começa no dia do aniversário de 23 anos de Melissa Moya, uma jornalista que mora em São Paulo. Um dia que tinha tudo para ser bom, torna-se seu pior pesadelo. Ela é demitida sem razão nenhuma (mas não sai sem deixar um “recadinho” para o chefe idiota), pega o metrô lotado e quando encontra com o vizinho novo no elevador ele acaba derrubando terra, do vaso que estava segurando, em seu vestido! E em sua “festa surpresa” há meia dúzia de convidados e Lady Gaga (sua gata). Mas o pior é que, do nada, seu chefe chega na festa com um buquê de rosas, pede desculpas pela demissão, diz que a ama e a convida para acompanhá-lo em um Congresso de Jornalismo no Uruguai! Bem “WTF” né?
“Todo fim é um novo começo”.
Após todo esse desastre, Melissa arruma a bagunça da festa, passa a mascara anti-idade estranha que ganhou de sua melhor amiga (que a deixa com a cara laranja) e vai jogar fora os sacos de lixo. E eis que ela acaba dando de cara, mais uma vez, com o novo vizinho, Theodoro Brasil. O que seria mais um mico acaba se tornando engraçado e os dois viram grandes amigos.

Ela conta todos seus problemas a Theodoro. E revela que seu maior sonho é viajar pelo mundo. Então ele a aconselha a ir a viagem com o ex-chefe ao Uruguai, e como Theodoro trabalha em uma agencia de noticias, da a oportunidade de Melissa fazer um trabalho free-lance sobre turismo enquanto estiver no Uruguai. Ela adora a idéia e aceita.

Após diversas confusões e belos passeios no Uruguai, Theodoro manda um novo trabalho a Melissa, se chama “América sob rodas” e consiste em viajar por várias cidades dos EUA, conhecidas e desconhecidas, e mostrar o que há de bom. Mais uma vez ela aceita e parte para o desafio. E ai começa a aventura!
Naquele momento, sozinha quando o sol se escondia, eu quis ter companhia. Pela primeira vez no dia, com a chegada da noite e a brisa do mar, naquele castelo branco enorme, com os quadros ao redor e todos aqueles gatos na parede, pensei em Lady e em quem gostaria que estivesse ao meu lado. E cheguei a conclusão de que só gostaria de ter meus amigos comigo. Eu ainda não sabia, áquela altura da viagem, por quantos lugares ainda passaria e o que o destino reservava para mim. Mas não me importava. Só o que me preocupava era por que eu tinha medo de me sentir tão feliz.
Lá Melissa conhecerá pessoas importantes em sua jornada (seja para bem ou para mal) como Caio, Alan, Viviane (namorada de Theodoro que também esta realizando um trabalho lá pela agencia), Emily e Daniel. Mesmo estando longe ela sempre mantêm contato com a sua família, Samantha (sua melhor amiga) e Theodoro.

A cada cidade visitada seus relatos são tão bons que dá a impressão que também estamos lá. Viajamos com ela por Nova York, Memphis (casa do Elvis), Little Rock, Detroi, Atlanta, e etc. Não posso deixar de citar a inesquecível cena do ano novo em Orlando, na Disney, é tão lindo, um verdadeiro conto de fadas, uma das minhas cenas favoritas do livro, só não conto o porque para não revelar spoilers!

Como todo bom chick-lit não faltam cenas engraçadas e inusitadas, e é claro romance! Além de surpresas com a família e até descoberta de traições.
– Você não gosta mesmo de cozinhar?

– Eu cozinho bem e sou ótima aprendiz. – disse. Não mentia, porque cozinhava bem miojo com requeijão e salsicha, e sempre fiz o melhor brigadeiro que as pessoas poderiam experimentar, mas cozinhar, de fato, não estava nos meus planos. Alan me olhou de forma estranha, um tanto indignado, e eu poderia até arriscar que ele esperava que eu dissesse que era excelente cozinheira e nasci para agradar os outros.
Sabe aquele livro que você se identifica com a protagonista, com as impressões que ela tem do mundo, com os sentimentos, com as atitudes e tudo mais? Sim, foi isso que senti ao conhecer Melissa. Ela convence tanto que dá a impressão que quando for a São Paulo você poderá encontrá-la por lá. E Theodoro é um carioca, muito gente boa, encantador, que todo mundo gostaria de conhecer.
– Depois vamos aprender sobre abertura do diafragma, mas adianto: nenhum conceito é tão importante quanto o primeiro. Fotografe com amor, mesmo com uma câmera sem ajustes manuais, e você terá fotos lindas.

(...) Naquele dia, Théo disse que gostava de fotografar comida porque havia poesia nos detalhes do dia a dia que as pessoas não observavam.
– Poesia na comida, Théo?
– Poesia nos detalhes da vida, Mel.
Além das viagens que são o foco do livro, também lemos sobre amizade, família e a descoberta do amor verdadeiro. A autora consegue abordar todos esses sentimentos durante a aventura de Melissa.

A capa é um espetáculo a parte, adorei as fotos dos lugares visitados durante o livro junto com gatinhos, marshmallows e etc! A maioria dos livros nacionais tem tido problemas sérios com a revisão, porém “MMM” está de parabéns, não notei nenhum erro, se tem algum é bem sutil.
“Enquanto o homem planeja, Deus ri.”
Me apaixonei pelo livro! E fiquei muito feliz, pois o final tem a brecha para a continuação, que poderá ser com o projeto “Europa sob trilhos”. “Malas, Memórias e Marshmallows “ é um chick-lit nacional de qualidade que vai lhe encantar! Recomendo muito!

59 comentários

  1. Tal como Melissa, amo viajar! Tenho gostado muito também nas novidades nacionais. Ainda não li esse livro e nem "nove minutos com blanda", mas ambos estão na minha listinha de "quero ler".

    ResponderExcluir
  2. Bem, qdo li a primeira sinopse desse livro, nada me chamou a atenção..Essa é a primeira resenha que leio sobre a obra e ainda não me convenceu.
    Não sei o pq...mas não consegui ver o livro como objeto de leitura.
    A resenha está ótima, é só eu que não me encantei com a história mesmo..rs

    Abraços..(ah e viva a leitura nacional)

    ResponderExcluir
  3. Ela fica sozinha? :B
    HUAHUAHU, que coisa, que eu tenho com casais *-*
    o livro parece bom, mesmo, beijoo


    Selene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROMOÇÃO COM BlackBerry, E OUTRAS ESPECIAIS
    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  4. Resenha incrivel para um livro que parece perfeito! Depois dessa so me resta juntar dinheiro para compra-lo!

    ResponderExcluir
  5. Daqueles livros que pedem pra ir pra minha estante :)
    Adoro chick-lits e as situações inusitadas que trazem... acompanho o trabalho da Fernanda pelo Novas Letras, mas ainda não tive a oportunidade de ler algum livro dela. Quem sabe não esse? Sorte vem ni mim.

    ResponderExcluir
  6. Awwwn nunca fui pra Orlando nem para o Uruguai! =(
    Europa? Acho que iria adorar ler e reviver meus grandes momentos lá! *_*
    São Paulo? Adoooroo!!!
    Será que não rolava uma ida ao Chile, também? hehehe

    Eu adoorooo arrumar as malas e viajar!

    ResponderExcluir
  7. Eu queroooooo muito ler esse livro...o/
    E sei lá identificação imediata com o livo, quero fazer jornalismo (assim que terminar o porre de engenharia) e moro em São Paulo, e enfim dever ser fantástico fazer o que gosta, ser pago para isso e ainda viajar o mundo neh??
    Adorei a resenha, e frase que deve ser do livro "Enquanto o homem planeja, Deus ri".
    Beijos Camila

    ResponderExcluir
  8. Parece ser divertido...
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  9. O enredo parece ser interessante, mas histórias assim não me agradam. Vou deixar ele passar. Quem sabe um dia?

    Beijos
    Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha ouvido falar do livro. Me interessei bastante! Já foi pra wish list.

    ResponderExcluir
  11. Acho super interessante a capa desse livro... já a sinopse... não sei se leria... *sorry*

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro, todo mundo fala bem da autora, e esse livro dela me chamou mais a atenção do que o anterior.

    ResponderExcluir
  13. Ah, que delícia estar descobrindo livros e mais livros nacionais super bacanas. Viajar assim pelo mundo. aaah, que delíciaa!!! *-*

    ResponderExcluir
  14. Tô doida pra ler "MMM" e essa resenha me deixou mais curiosa ainda. Já li outras resenhas sobe o livro, mas a cada nova que leio percebo novos detalhes que me enchem de vontade de saber toda a história. Realmente parece ser uma leitura muito agradável e quero ler logo,logo ;)

    Beijos,

    Paula

    http://tri-books.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  15. eu aaaamo viajar!! queria fazer a mesma coisa que ela fez! hahaha to doida pra ler esse livro!! *-* beijitooos

    ResponderExcluir
  16. participandoooooooooooob essa resenha é show de bola quero muito leer e ganhar o livro

    ResponderExcluir
  17. Aaah esse eu quero muito ler! Tem viagem eu gostei. Gosto dessa coisa dos livros nacionais (já me conquistou pela capa hahah) finalmente estarem tendo espaço, parece bem interessante, vou logo colocar na minha lista do skoob *--*

    ResponderExcluir
  18. Fiquei com uma super vontade de ler este livro. A história do livro parece ser muito interessante.
    ;*

    ResponderExcluir
  19. Viajar nos livros é a minha especialidade, por isso acho que vou gostar muito desse livro. Muito bom ver novos autores brasileiros ganhando destaque.

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro! Amo viagens, e já fui com a cara da história logo ao ler a sinopse. Só de ler "Orlando" já me bate uma nostalgia!!! E... uma continuação na Europa? Demais! Com certeza vou relembrar minhas andanças nestes últimos dois anos!

    bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Deve ser muito bom o livro! Não conheço a autora, e pouco já ouvi de seus livros. Além disso, não tenho o costume de ler chick-lit, mas gosto quando leio algum (:

    E viajar... quem não gosta?! haha

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela resenha!
    Apesar de eu não conhecer a autora, o livro parece ser bem legazinho! Tomara que eu ganhe no sorteio pra poder ler haha

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela resenha!
    Apesar de eu não conhecer a autora, o livro parece ser bem legazinho! Tomara que eu ganhe no sorteio pra poder ler haha

    ResponderExcluir
  24. velho, achei incrível. preciso arrumar um livro desse pra mim. *-*

    ResponderExcluir
  25. Mas esses livros de viagens são um problema,hein?
    Me dão vontade de sair por aí,dando uma de mochileira xD

    ResponderExcluir
  26. Linda resenha, me fez ter uma vontade incontrolavel de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  27. Amei a resenha , essa mistura de romance e comédia é bem legal, faz a estória ficar mais ativa e viagem então é demais né !

    ResponderExcluir
  28. Eu adorei a capa, a sinopse e a resenha. Já tem um tempo que o título desse livro me chamou atenção e estou cada vez mais curiosa! E, arr, livros sobre viagens eu amo! *-*

    ResponderExcluir
  29. amei, ainda mais pelo título ser tão fofo haha :3

    ResponderExcluir
  30. Ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro, mas depois que li essa fiquei super interessado em lê-lo. Fico super feliz quando um livro nacional é lançado e ele é bem escrito. Quero muito ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  31. Parece ser uma leitura bem leve, o tema sobre viagens parece ser bem interessante!

    A literatura Nacional cada dia melhor!

    Adorei a resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  32. Ah o livro parece ser mesmo uma gracinha, eu amo chick-lit e tenho certeza que vou gostar de MMM! Adorei o trechinho que você colocou: “Enquanto o homem planeja, Deus ri.” e essa capa é mesmo encantadora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Estava vendo comentários sobre esse livro recentemente, não sei se ele me chamou a atenção =[

    ResponderExcluir
  34. Amei, amei, amei! E é melhor ainda por ser nacional. :D
    To muito ansiosa pra ler. Espero que supere minhas expectativas. ;D

    ResponderExcluir
  35. Ultimamente tenho me surpreendido bastante com os escritores brasileiros, adoro ver que eles estão conseguindo seu espaço e que estão sendo muito incentivados. Adorei o tema do livro, adoro viagens e também tenho o sonho de viajar por todo o mundo. Acho incrível você conhecer cidades diferentes, pessoas diferentes, culturas diferentes, você acaba aprendendo uma coisa com cada uma, crescendo um pouco, levando um pouco de cada cidade dentro de si, é incrível. Quero muito ler esse livro, a capa é lindíssima.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  36. Estou loucaaaaaaaaaaaa por esse livroooooo , essa resenha esta show

    ResponderExcluir
  37. Quero muito ler o livro e saber mais sobre a vida de Melissa.

    ResponderExcluir
  38. Gostei da capa, tem tudo haver com o a história do livro, tb adoro quando nos identificamos com o personagem e adoro conhecer novos lugares ... então sendo nacional acho que vou adorar esse livro.

    ResponderExcluir
  39. Adorei a resenha parece que reuni tudo o que gosto,e ainda da para viajar lendo...

    ResponderExcluir
  40. Primeiramente, quero dar uma chance a esse livro por ele ser nacional e por ser do tipo chick-lits (não costumo ler muitos, mas todos que li me agradaram bastante *-*). Além de que me identifiquei com a personagem...me interesso por Jornalismo e amo viajar (: e por ser um livro bem divertido, tudo pra arrasar!

    ResponderExcluir
  41. Adorei a resenha! Só vejo falarem bem desse livro e a capa é uma fofura!

    ResponderExcluir
  42. Oi Juny.
    A capa é realmente linda, me apaixonei por ela desde a primeira vez que vi esse livro. Parece uma boa história, daquelas que te faz sonhar e acreditar que possa acontecer contigo, sempre gostei de viagens e os trechos dos relatos da Melissa me deixaram mais curiosa. Não espero a hora de começar a leitura.
    beijos.

    ResponderExcluir
  43. O livro parece que acontece aos tropeções!^^
    Gosto de livros onde me identifico com a personagem, vou ler para saber se é isso que acontece com este livro!

    ResponderExcluir
  44. Oii, adorei a resenha, parabéns
    Já tinha lido muitas resenhas desse livro antes, inclusive participei de promoções, das quais eu não ganhei :(
    Mas adorei a capa, muito interessante e chamativa, e a história também é maravilhosa, de deixar qualquer leitor desesperado para ler..
    Bjs
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  45. Hey Ju!
    É sempre muito bom quando nossas expectativas são superadas, tanto nos livros quanto na vida!
    Melhor ainda é quando nos identificamos com os personagens e começamos a fazer parte da história também.
    Já tinha ouvido falar deste livro mas nunca tinha lido, de fato, algo a respeito. Ainda bem que a sua resenha foi a primeira que eu li.
    Afinal, mas positivo que isso é quase impossível!
    Um beijo!

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  46. A literatura nacional bombando...

    ResponderExcluir
  47. A resenha como sempre muito boa... Deu vontade de ler o livro... E o mais legal é que ele é nacional xD
    Vamos aguardar quem sabe não tenho a oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  48. Gizeli Regina Meisterquarta-feira, agosto 01, 2012

    Ainda não li este livro apsar de ter lido algumas resenhas.
    Parabéns a sua resenha ficou 10.
    Adorei a reviravolta da vida dela, mostra que as vezes
    lgo ruim trás algo maravilhosos depois.

    ResponderExcluir
  49. Este livro deve ser muito engraçado. Quero lêr-lo. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  50. Resenha muito boa, mais um livro que fiquei curiosa para ler. De uns tempos pra cá, venho percebendo que os livros nascionais vem ganhando bastante destaque, na minha opiniao.

    ResponderExcluir
  51. Que confusão! Mas gostei. Sei lá, vi o melhor do brasileiro nisso! A capa é linda. Espero muitas cenas divertidas e uma leitura rápida e prazerosa.

    ResponderExcluir
  52. Legal essas capas que parecem colagens, muito chamativa. Não é meu gênero favorito, mas parece ser muito bomm o livro curioso.

    ResponderExcluir
  53. Amei a capa do livro, parece ser ótimo. E eu nunca li um chick-lit, espero que esse seja o primeiro! Ainda mais sabendo que é nacional, rs.

    ResponderExcluir
  54. “Todo fim é um novo começo”. Esse é meu lema. Depois de alguns anos de casada, começando uma vida nova e descobrindo que há vida fora do casamento.

    ResponderExcluir
  55. Olha, que resenha gostosa de ler! Apesar de não ser meu tipo de leitura, adorei tudo: a capa linda, o título divertido e a sinopse. Acho q adoraria ler deitada na minha rede, num feriado de sete de setembro, pra me divertir com essa história leve e engraçada. É um roteiro pra filme!
    Amei.

    ResponderExcluir
  56. Quando vi o título e a capa já me apaixonei, e agora com todos esses seus comentários positivos sobre o livro consegui me apaixonar ainda mais. Pode ser um engano meu, mas ele me lembrou tanto a série "Fazendo Meu Filme" da Paula Pimenta, e se for tão bom quanto tenho certeza que vou gostar.
    beijão!
    @aleecarneiro

    ResponderExcluir
  57. Já conhecia o livro e ainda não tive oportunidade de ler,mas depois dessa resenha vou dar um jeito de ler rapidinho!Beijinhos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato