quarta-feira, 13 de junho de 2012

Resenha: “@mor” (Daniel Glattauer)

Por Juny : A resenha de hoje é uma ótima pedida para o dia dos namorados (uma dica um tanto atrasada, é verdade). Um livro bem peculiar, que conta com uma narrativa baseada somente na troca de emails entre os protagonistas. Será que um engano pode mudar toda a sua vida?

Tudo começa quando Emmi tenta diversas vezes cancelar a assinatura de uma revista, via email e sem sucesso. Até que um dia Leo a responde avisando que ela estava mandando a solicitação para o email errado.

No Natal Emmi manda uma daquelas "mensagens padrão" a todos seus contatos e acaba indo para o Leo também. Ele responde de forma irônica e um tanto irritado que odeia esse tipo de email. A partir desse momento eles começam a se corresponder com mais freqüência e a se conhecer.

“Nós não moramos em lugar nenhum. Não temos qualquer idade. Não temos rosto. Não distinguimos entre dia e noite. Não vivemos em tempo algum. Temo apenas nossos respectivos monitores, rigorosos e sigilosos por si só, e temos um hobby em comum: interessamo-nos respectivamente por uma pessoa completamente estranha. Bravo!”

Os emails ficam cada vez mais elaborados, com conversas muito inteligentes e ótimas sacadas irônicas. Há todo um mistério quando eles tentam descobrir a idade e a aparência do outro. Até que surge a idéia de um encontro as escuras, sem dicas, sem ter certeza se conseguirão se reconhecer no "Café Huber".

Aos poucos os sentimentos vão florescendo. Emmi garante que “é feliz no casamento” e Leo acabou de sair de um relacionamento tenso que não deu certo. Até que ponto eles irão levar adiante essa ligação que eles tem somente através das palavras na tela do computador? Só lendo o livro para descobrir! ;D

O livro nos leva a questionar os relacionamentos criados na Internet, até que ponto tudo isso é real? Um encontro pode desfazer essa magia que cada palavra, de cada email, parece conter? E o mais importante, é possível amar alguém que você só conhece pelas palavras?

“ (...) Já estou um pouco bêbado. Mas não muito. E agora é a sua vez de novo, escreva pra mim, Emmi. Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça.”

Emmi tem uma vida perfeita, com tudo em harmonia, até a chegada de Leo, que a deixa inquieta e insegura, ela usa o relacionamento para escapar da rotina. Leo trabalha com pesquisas em uma universidade e acabou de terminar um namoro dramático, ele começa a idealizar Emmi e tem medo que um encontro acabe com esse encanto. Emmi é cheia de contradições, gostei mais do Leo, além de encantador é bem coerente em suas atitudes.
Dois minutos depois

Re:
Isso me admira tanto em você, Leo. Você não quer saber se tenho peitos grandes. Você quer saber se eu tenho um problema-com-peitos-grandes. Isso não é típico dos homens, e alguém poderia pensar que você tem uma síndrome-do-problema-com-peitos-grandes em estado avançado.

Três minutos depois

Fw:
Emmi, pode me considerar assexuado, mas sejam eles grandes, pequenos, volumosos, finos, achatados, redondos, ovais ou angulosos – sejam como forem, de todo modo não me interessam peitos se não conheço o rosto.
Embora seja escrito através de emails, é possível sentir a intensidade dos sentimentos de cada um. O final é de tirar o fôlego, me deixou DESESPERADA para ler a continuação, espero que a Editora Suma das Letra lance-a logo. “@mor” é um romance moderno e inteligente, que vale a pena ser lido!

40 comentários :

  1. Sabe que é a primeira resenha que leio desse livro?
    Já tinha lido a sinopse, é claro, mas não tinha assim, me chamado a atenção não.
    Sempre fui meio de nariz torcido pra livros ou até textos que remetessem a esses namoricos virtuais, mas li aí em cima, que o foco da história na verdade, são os sentimentos né?
    Tudo pode acontecer, qdo o ser humano entra em ação..rs
    Adorei a resenha e certamente vou procurar o livro para ler,mesmo já tendo passado o Dia dos Namoridos..rs
    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Adorei a tua resenha, mostrou um coisa que eu ainda nao tinha visto em outras, nao sei explicar, um Q diferente!
    foi pro desejados do skoob!

    Selene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROMOÇÃO COM BlackBerry, E OUTRAS ESPECIAIS
    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  3. Como assim: continuação?! Eu não li nem esse!!!!
    Tanta gente falando bem desse livro, e eu aqui chupando dedo!

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenhaa,
    Está sendo super bem comentado, já li diversas resenhas e estou para lá de curiosa para lê-lo.

    Beijoos

    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Um dos melhores livros que li este ano! O final realmente nos deixa desesperada, quase tive um surto quando vi que havia acabado daquele jeito, mas pelo menos a Suma de Letras já disse que lança a continuação ainda em 2012 \o/
    Também adorei o Leo; quanto a Emmi eu desgostava dela em certos momentos, mas sempre tentava entendê-la, ela tinha (tem) muita coisa em jogo. São sentimentos tão complexos que a gente fica sem saber o que faria, como agiria, é realmente uma situação única e especial. Mas torço MUITO pelos dois!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. EM tempos de e-mail, achei a história bem interessante e diferente. Adoraria ler este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Achei SUPER interessante a maneira como esse livro foi escrito! Acho que diante de um mercado tão competitivo e cheio de coisas igualmente interessantes, sempre é bom inovar! (:

    ResponderExcluir
  8. Espero poder ler esse livro em breve, quando o segundo volume for lançado e espero também que o segundo seja o último. Mas falando do livro em si encontros acontecem das maneiras mais diferentes, e nem sempre o que imaginamos ou desejamos que o outro seja é a realidade. A gente só sabe se vai dar certo depois e se não investir pode estar deixando passar um grande amor.

    ResponderExcluir
  9. Primeira resenha do livro que leio!! Só que ele não me chama muito a atenção :/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é tão leve e belo, uma leitura que deve demorar um dia, de tão fofa ><

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    ja li varias resenhas desse livro e ja decidi comprar e não comprar variasss vezes......
    mas acho que agora não vou resistir, vou ter que ler! obrigada pela ajuda.
    ;)

    ResponderExcluir
  12. Estou super curiosa para ler esse livro, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  13. Essa história lembra a minha. haha XD
    Acho que por ter me identificado, fiquei com mais vontade de ler.
    Um livro fininho, ainda mais em ''forma'' de 'email', a leitura deve ser rápida e agradável. Só não sei se vou concordar com o rumo que os personagens vão tomar. rs
    E vai ter continuação?! oO Eita.
    Daqui que eu leia ele, já vai ter lançado o 2°. rsrs

    Beeijo

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha e é tão atual e diferente que estou louca pra ler!

    ResponderExcluir
  15. Primeira resenha q leio desse livro *-*

    Amei sua resenha, fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  16. Já li um livro no mesmo estilo da Meg Cabot e amei. Estou muito curiosa para ler esse livro!

    ResponderExcluir
  17. Oii Juny, nunca li um livro desse estilo, mas ele parece interessante. Sua resenha me deu uma vontade imensa de lê-lo. Me animei com o enredo, pelo fato de que não é tão anormal romances virtuais. Parece uma história leve e agradável.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Em tempos de twitter o nome do livro foi genial!

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li o livro, mas a história me chama muito atenção pois quero muito saber como fica esse relacionamento online no final do livro e como ela lida com essa situação no seu casamento.

    ResponderExcluir
  20. Romântica que sou iria adorar ler esse livro

    ResponderExcluir
  21. Muitoooo interessante, parece ser uma leitura que flui rapidamente... Adoro esse tema até porque já tive um "amor" via internet...é diferente, porém não deixa de ser mágico!

    ResponderExcluir
  22. Amei a resenha! Tenho muita curiosidade e vontade de ler o livro!

    ResponderExcluir
  23. Já ouvi falar muito bem desse livro em resenhas extremamente positivas e comentários incentivadores blogosfera afora. Fiquei muito curiosa para conhecer a história dos dois.
    Parece ser aquele tipo de livro que você pega, vai lendo, lendo e quando dá por si, já está no final e querendo 'bis! rssrsrsr

    Parabéns pela resenha, Juny!! =DD

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Amor e internet: tudo a ver! De todas as resenhas que leio deste livro, parece que ninguém se decepcionou com a leitura. Quero ler também!

    ResponderExcluir
  25. Já li várias resenhas desse livro, é até agora, acho que não li nenhuma que fosse negativa.A capa me deixou bastante curiosa, e li a primeira resenha do livro.Adorei, a história me deixou bastante interessada no livro.Mal vejo a hora de lê-lo.
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Ju!
    Primeiramente, parabéns pela resenha! Encantadora, além de ser super instigante.
    Confesso que a primeira vez que ouvi falar deste livro pensei que estranharia por conta de ser todo escrito através de e-mails.
    Mas após ler a sua resenha me animei bastante para pegar o livro, que eu tenho aqui na minha estante. :)
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Esse livro parece ser muito legal
    li as primeiras páginas (os primeiros e-mails) em uma livraria e fiquei com muitaaa vontade de ler =D
    já está na minha lista "livros para ler" rs

    ResponderExcluir
  28. Super comentado este livro ainda não li..

    ResponderExcluir
  29. O interessante é que estou me roendo pra ler esse livro... A resenha só atiçou a minha vontade de lê-lo!

    ResponderExcluir
  30. Gizeli Regina Meisterquarta-feira, agosto 01, 2012

    É a primeira resenha do livro que leio.
    Achei interessante, com tema bem atual.

    ResponderExcluir
  31. lembro que ja li um livro deste genero (mundo virtual e tal), apesar de nao lembrar o nome eu havia gostado bastante dele. Tenho vontade de ler @mor tambem, ele me parece ser bem interesante.

    ResponderExcluir
  32. Sua resenha reviveu minha vontade de ler esse livro. Ainda não o comprei porque não sou tão chegada a romances, mas a história é mesmo legal.

    ResponderExcluir
  33. No capricho, a capa é muito estilosa, dá um tom de modernidade, não chama muito atenção. Quanto a resenha: está de parabéns sempre. abraços

    ResponderExcluir
  34. Essa é a segunda resenha que leio sobre o livro e gostei bastante. Também vi em um vídeo sobre a diagramação do livro, que é em formato de e-mails e achei super legal!

    ResponderExcluir
  35. Gostei bastante da sua resenha. Desde que li a sinopse desse livro me interessei bastante. Nunca cheguei a ler um livro feito todo através de trocas de emails. E achei até super atual esse tema abordado, pois a cada dia, passamos mais tempo em frente ao computador, e às vezes ficamos mais tempo com os amigos virtuais do que reais.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  36. Esse livro é bem disputado. Ganhei num concurso cultural e anunciei para trocar no Skoob. Choveu interessadas!
    Não cheguei a ler o livro. Honestamente, não é o tipo de leitura que me atraia.

    ResponderExcluir
  37. Adorei a resenha mas uma coisa diminuiu a minha vontade ler: tem continuação. Acho que em livros como esse, uma continuação acaba por estragar, pois perde todo o brilho e o suspense do fim. Acho que a trama não é tão envolvente pra possibilitar uma continuação, então deveriam encurtar sabe? Simplesmente terminar. Mesmo assim, gostei muito do livro e da resenha.
    beijão!
    @aleecarneiro

    ResponderExcluir
  38. Fiquei super afim de ler esse livro,mas acho que vou esperar a continuação sair primeiro para não morrer de curiosidade!
    beijos!

    ResponderExcluir
  39. Sou outra desesperada pela continuação!
    Adoro hsts contadas assim (como na série Boy da Meg Cabot), não sei pq demorei tanto pra ler. Me encantou em diversas maneiras :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris