domingo, 17 de junho de 2012

Resenha: "Viva para Contar" (Lisa Gardner)

Por Sheila: Três mulheres fortes em sua fragilidade latente. Três famílias assassinadas - uma há mais de vinte anos, duas recentemente. Um hospital com uma ala psiquiátrica de cuidados intensivos a crianças com distúrbios severos e um curandeiro que causa sentimentos ambivalentes. Esta é a trama básica do livro "Viva para Contar" de Lisa Gardner publicado no Brasil pela editora Novo Conceito.

Danielle Burton é uma sobrevivente, a única que restou de uma família assassinada pelo próprio pai, que busca calar os fantasmas que a perseguem isolando-se em seu trabalho como enfermeira com crianças com transtornos psiquiátricos, muitas deles submetidas a traumas severos que as fizeram isolar-se do mundo.
Ele começou no quarto, alvejando minha mãe ao lado da cama. Depois, foi até onde estava a minha irmã, que tinha 13 anos. (...) Meu irmão de 11 anos também apareceu no corredor. Ele tentou fugir. Meu pai atirou e o acertou pelas costas. Johnny rolou pelas escadas. O tiro pegou em cheio, e demorou algum tempo até que Johnny finalmente morresse.Não me lembro de nada disso, é claro. Mas li o relatório oficial quando completei 18 anos.Eu procurava uma resposta que nunca encontrei.Meu pai matou a família inteira, exceto a mim. Será que aquilo significava que me amava mais do que os outros, ou me odiava mais do que os outros?- O que você acha? - era o o que o dr Frank sempre respondia.Acho que esta é a história da minha vida.
D. D. Warrem é uma competente investigadora do departamento de polícia de Boston, que por ser tão dedicada ao serviço não consegue manter uma vida pessoal decente - solteirona, não consegue criar peixinhos de aquário sem que estes acabem perecendo. Está justamente questionando-se a respeito da passagem dos anos e de sua dificuldade em conhecer alguém para uma relação estável, com quem possa pensar em construir uma família, quando a notícia do assassinato de uma família inteira, ao que tudo indica perpetrado pelo pai, passa a demandar toda sua atenção.
Ela tomou fôlego mais uma vez do lado de fora da porta e sentiu o cheiro de serragem e sangue ressecado. Ouviu um repórter chamá-la para que desse uma declaração. ouviu o barulho de uma câmera disparando, o rugido de um helicóptero de alguma agência de notícias, e ruídos indistintos por toda parte. Curiosos atrás, investigadores á frente e repórteres acima.Caos: muito barulho, muitos cheiros, muita pressão.Seu trabalho, agora, era endireitar as coisas.E ela entrou de cabeça.
Já Victória Oliver é uma mãe dedicada, mas desesperada. Afinal, pouco dorme ou se alimenta, tendo de sobreviver com o perigo rondando perto - dentro de sua própria casa na verdade. Só o amor incondicional que sente consegue movê-la a continuar, mesmo sabendo do risco que corre e tendo que cuidar sozinha das feridas, como ossos quebrados, cortes e hematomas, que esse amor lhe inflige.
- Estou com sede - diz ele.- Quer alguma coisa? - pergunto.- Mulher, me traga algo para beber. Se não vou arrebentar a sua cara. (...)Antigamente, eu recusaria uma exigência tão petulante. Exigiria palavras mais gentis, um tom de voz mais amável. "Não sou sua empregada", eu o lembraria. "Você vai me tratar com respeito".Porém essas coisas acontecem. Não todas de uma vez. Mas, pouco a pouco, momento a momento, escolha após escolha. Quando uma pessoa abre mão de algumas partes de si mesma, nunca mais consegue recuperá-las.
O livro vai alternando o foco entre cada uma das protagonistas no decorrer dos capítulos, sendo narrado tanto em primeira como terceira pessoa. Aos poucos, as história paralelas de D. D. Warren, Danielle e Victoria vão se aproximando, até virar uma única narrativa que une todos em uma trama bem construída e brilhantemente narrada. Quem estaria por trás dos assassinatos? Por que todas as pistas levam de volta a ala psiquiátrica do hospital onde trabalha Danielle? De que forma os eventos se associam com sua tragédia particular?

Lisa Gardner consegue escrever um thriller de tirar o fôlego, conseguindo manter o suspense - e consequentemente a atenção do leitor - até o fim da estória, que encontra sua resolução bem próximo às últimas páginas. Fazia tempos que não lia um livro extenso que conseguisse prender minha atenção do início ao fim. Para resumir em uma frase: realmente de tirar o fôlego, recomendo.

50 comentários :

  1. Comprei esse livro na Bienal. Dois vendedores com quem conversei e fiz amizade por lá me falaram muito bem do livro e a opinião deles foi bem parecida com a sua Sheila. Espero ter tempo para lê-lo rápido.

    Aliás, ótima resenha como sempre.

    Beijoos!!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros que alternam pontos de vista; dá uma visão mais ampla da história.
    Muita gente falando bem desse livro, viu? Não vi nenhuma resenha negativa.

    ResponderExcluir
  3. Mais um dos livros mais comentados no momento. Não li nada negativo sobre ele e com certeza, espero ler a obra em breve.
    Hoje em dia, são raros os livros bons de suspense né? E pelo que li em sua resenha, esse aí é uma dessas raridades.
    Resenha curtinha.rs simples, mas que faz com que o leitor queira o livro imensamente.
    parabens!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo esse livro. A resenha é isso mesmo. Sem tirar nem por.
    Estou amando a leitura, é de tirar o fôlego.
    Resenha perfeita, sem enrolar e mostra exatamente o que esperar do livro. Adorei!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de livros que tem suspense e conseguem segurar bem o enredo e arrematar com um bom final, bem construído e amarrado com o restante da história. Não tinha lido nenhuma resenha sobre este livro e gostei demais dessa. Já fiquei com vontade de ler.

    Beijos,

    Paula

    http://tri-books.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  6. Lavinia sacramentodomingo, junho 17, 2012

    Puxa! Curti a resenha! O nome do livro vai pra pilha da minha já extensa lista...

    ResponderExcluir
  7. Uau ..

    Esse livro parece ser mesmo muito bom. Já tenho ele aqui na minha estante e não vejo a hora de pegar e lê-lo.
    Já li críticas muito positivas a respeito dele.

    Ótima resenha!

    João Victor
    Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Geralmente não leio resenhas, mas a capa me chamou a atenção. Gostei muito evou ler com certeza. =D

    ResponderExcluir
  9. Eu ganhei esse livro em uma promoção, todos (como vc)falam que ele é envolvente! Estou louca para que ele chegue logo, a fim de tirar minhas próprias conclusões!!

    Adorei a resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!

    Nossa... Não fazia ideia que esse livro era sobre isso. Parece ser bem intenso e interessante. Eu tenho ele aqui, mas não estava muito animada para a leitura. Pelo jeito, vou dar uma chance.
    Ótima resenha!

    Beijos, Ká!!
    http://www.booklanding.com.br

    ResponderExcluir
  11. Parece um livro bem bacana, ganhei ele e logo ele chegará e vou poder conferir o conteúdo \o/

    ResponderExcluir
  12. Oie ;)
    confesso que sou medrosa até na leitura, contudo esse livro me deixou curiosa o enredo parece ser bastante forte, como a personalidade das mulheres citadas aí, gosto disso e quero me sentir da mesma forma que sentiu.
    sem folego rsrs
    Bjs
    http://mahzinhasantana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Esse livro está na minha lista de desejados, eu comecei a gostar dele pelo nome. Eu ador autores que dominam a narrativa de tal forma que são capazes de alternar pontos de vista e até mudar a maneira como a história está sendo contada sem perder a mão.

    ResponderExcluir
  14. Oh my God eu quero esse livro...tantos comentários positivos...um enredo instigante...ai que vontade de ler...na lista dos mais desejados com certeza!

    ResponderExcluir
  15. QUERO MUITOO!! Curti demais a resenha, bjs

    ResponderExcluir
  16. Esse é um dos livros lançados recentemente, que estou super curiosa pra ler.
    Desde que vi a sinopse já me animei, achei a história eletrizante.
    Meu tipo de livro favorito é esse aí! rs *-*

    Resenha nota 10!!

    Beeijo

    ResponderExcluir
  17. Gente! Até a resenha está misteriosa!... WOW... Como assim??? E olha que eu não gosto de resenhas com spoilers mais fiquei com vontade de saber mais sobre o livro... oO
    Enfim... Li a triologia Millenium do Stierg Larson e também são livros muito extensos que me prenderam do começo ao fim... (O que é díficil de acontecer por que na maioria das vezes as histórias esfriam no meio... =/) Mais fiquei muito curioso...
    Tenho que lê-lo!

    ResponderExcluir
  18. Quero ler *-*

    Gostei da sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  19. Livros que alteram os pontos de vista são os melhores. Já está na minha lista de desejados.

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Caramba que resenha é essa , vou ler com certeza, gosto muito desse tipo de leitura e não ligo pra sangue e mutilações.
    Fiquei babando por mais trechos do livro

    ResponderExcluir
  21. Livros de suspense e romance são meus favoritos! Ganhei esse livro em uma promoção e estou louca para ler, já que todos falam bem dele =D

    Adorei a resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  22. ainda estou com certas duvidas sobre o livro mais ainda assim quero ler.
    adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  23. Adoro os livros de Lisa Gardner. Recomendo pra quem gosta de ler do começo ao fim, sem parar. Bom para as férias do meio do ano.

    ResponderExcluir
  24. Pelas resenhas que tenho lido, este livro não tem decepcionado. Espero ganhá-lo em algum sorteio para tirar minhas dúvidas!

    ResponderExcluir
  25. Sempre lendo boas críticas sobre o livro.
    Parece ser perturbador,mas aquele perturbador que nos prende à estória.
    Estou sentindo muita falta de um livro assim.
    Intrigantes esses trechos que você colocou,serviram de 'amostra',e eu sem dúvida quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  26. Essa capa me dar medo, rs
    Fiquei curiosa em saber como essas 3 mulheres são envolvidas nesse assassinatos e como ele é solucionado.

    ResponderExcluir
  27. quero ler, parece bem interessante

    ResponderExcluir
  28. Eu tinha visto esse livro no Skoob e me apaixonei na mesma hora que li a sinopse! Amo livro de suspense e esse livro parece ser muito legal.
    Gostei da resenha! Me fez ficar ainda mais louca para ler o livro *-*
    Bjs!

    ResponderExcluir
  29. Sou viciada em thriller's! E amei a sinopse de Viva para Contar e até gostei da capa. Alguns amigos já estão me recomendando e a resenha fez aumentar a vontade de ler! Abraços (:

    ResponderExcluir
  30. UAU!!! Amei sua resenha e o livro!! Quero muito ler, pois adoro livros de suspenses, a escolha da capa também foi sensacional. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa para saber como vai terminar a história. Parabéns!

    ResponderExcluir
  31. Já tinha visto a capa do livro, mas ainda não tinha lido a resenha na integra. CARA que livro! Preciso muito ler hahahah Como assim o pai matar todos!? Fiquei curiosa :D

    ResponderExcluir
  32. Nossa que resenha! Fiquei com gostinho de quero mais, q história, curiosa ao extremo com esse livro!

    ResponderExcluir
  33. Foi uma grande surpresa esse livro, adoro suspense e esse me deixou louca !

    ResponderExcluir
  34. Fiz Direito mas esse tema me interessa MUITO, inclusive, meu TCC foi sobre transtornos mentais, rs. É um tema apaixonante. Fiquei super interessada no livro! rs

    ResponderExcluir
  35. Adorei! Além de amar um bom thriller faço psicologia e o tema me interessa muito!

    ResponderExcluir
  36. Adoro livros de suspense e com essas histórias misteriosas! E acho muito interessante mesmo o mundo da psiquiatria. é um livro que vou ler na primeira oportunidade!

    ResponderExcluir
  37. Adoro esse tipo de livro , otima resenha ..

    ResponderExcluir
  38. A resenha me deixou muito curiosa pra ler esse livro...

    ResponderExcluir
  39. A história em si não me interessou muito, mas sua resenha foi tão empolgante que deu vontade de ler. Paradoxal... rs!
    Giulia
    http://prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Bem interessante a resenha deste livro,quero adiciona-lo a minha coleção

    ResponderExcluir
  41. A sinopse em si não tinha me despertado desejo algum. Mas essa resenha, me deixou super curiosa, parece aquele tipo de livro, onde você fica tentando descobrir o assassino durante todo o enredo. Não sei porque a capa me conquistou. haha'
    beijos.

    ResponderExcluir
  42. Ainda não conheço o trabalho de Lisa Gardner.
    Mas a sua resenha me fez lembrar as historia
    escritas por Agatha Christie e Jeff Lindsay
    como são autores que eu adoro...
    Assim que tiver oportunidade estarei lendo..

    ResponderExcluir
  43. Desde que li a sinopse pela primeira vez, fiquei super ansioso pra ler. Sou fissurado nesse gênero, e a cada resenha que leio vai aumentando minha curiosidade. Sei que ele é bem forte e super ágil. Quero lê-lo o mais rápido possível.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  44. Não vejo a hora de poder ler esse livro, o genero dele é otimo,agora só me resta saber se o desfecho é bom.

    ResponderExcluir
  45. Não li ainda Lisa Gardner e achei o enredo um tanto impactante. Isso me deixou mais curiosa ainda sobre a ligação das personagens e o desenrolar e final da história. Adorei!

    ResponderExcluir
  46. Adoro ler livros que estorias se misturam, trillers são uma paixão antiga e este pela sua resenha é muito bom !

    ResponderExcluir
  47. Aumentou muito minha vontade de ler a obra! Já a tenho. Vou subi-la na lista de leitura. Adoro um bom suspense policial. Será a Lisa Gardner a nova Agatha Christie, ou é cedo demais para tanto?

    ResponderExcluir
  48. Estou paquerando esse livro faz um bom tempo! A capa, a história, tudo parece ser ótimo! Por isso já deixei meu namorado avisado que iria adorar ganhar esse livro de niver de namoro *-* hahaha :p

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris