quarta-feira, 20 de junho de 2012

Resenha: "O Prisioneiro do Céu" (Carlos Ruiz Zafón)

- Clique aqui para ler a resenha de “A Sombra do Vento”

Por Juny: Sou apaixonada pela maneira como Carlos Ruiz Záfon escreve, é tão envolvente e detalhista, é impossível não se aventurar junto com Daniel pelos mistérios nas ruas de Barcelona.

Fiquei muito feliz quando soube do lançamento desse livro, que faz parte da série “O Cemitério dos Livros Esquecidos”, composta também pelos livros “A Sombra do Vento” (Maravilhoso!) e “O Jogo do Anjo” (tenho que ler o mais rápido possível!). Os livros não precisam ser lidos em ordem, mas recomendo que comecem por “A Sombra do Vento” para conhecer melhor personagens como Daniel e Fermín, que são muito importantes.

Tudo começa quando um estranho adentra a “Livraria Sempere e Filhos”, solicita a Daniel o livro mais raro e caro, uma edição especial de “O Conde de Montecristo”, ele paga, escreve uma dedicatória e pede que entregue a Fermín. A mensagem que ele colocou no livro é “Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro. 13”.

Daniel fica intrigado e segue o estranho em busca de pistas. Depois ele confronta Fermín sobre seu passado, quer saber o que tudo isso significa. Com isso começam os flashbacks, conhecemos todo o passado obscuro de Fermín, seus anos de prisão, seus companheiros de cárcere e como ele conseguiu fugir. Martín (que é personagem de “O Jogo do Anjo”) é um escritor preso na cela ao lado de Fermín, eles viram amigos e compartilham vários segredos. Também há Salgado, seu companheiro de cela, que prefere ser multilado a contar onde escondeu uma fortuna roubada (ele protagoniza os momentos mais estranhos do livro). E não posso esquecer do “Senhor Diretor”, Mauricio Valls, que comanda a prisão do Montjuic, um cara mesquinho que sonha em ser um grande escritor e para isso quer que Martín reescreva (e melhore) seus livros. Seu ego é enorme e passa por cima de tudo e de todos para conseguir o que quer.

– Você me devolveu a verdade – respondi. – Vou lhe devolver seu nome.
Além dos momentos onde conhecemos toda essa intrigante história do passado, temos como destaque no presente os preparativos para o casamento de Fermín e Bernarda, e também a desconfiança de Daniel sobre uma possível traição de Bea.
– Não, Deus me livre! De tanto se olhar no espelho, ele vai se gastar. Homem que leva mais tempo do que eu se arrumando me dá aflição, sei lá. Gosto deles um pouco brutos, como é que vou dizer? E sei muito bem que Fermín não é bonito, bonito do jeito que se fala. Mas eu acho ele bonito e gostoso. E muito homem. E no final, é isso que conta, que seja bom e que seja de verdade. E que você possa agarrar numa noite de inverno para tirar o frio do corpo.

Bea sorriu e concordou.
O mais legal é que nesse livro tudo se interliga, é impressionante como Záfon consegue unir com maestria personagens de “A Sombra do Vento” com os de “O jogo do anjo”, tornando tudo uma história só e cheia de sentido.

– Às vezes a pessoa se cansa de fugir – disse Fermín. – O mundo é muito pequeno quando não se tem aonde ir.
E o melhor de tudo é que no epílogo, deixa bem claro a possibilidade de um próximo livro, onde Daniel tem uma nova investigação e possivelmente irá se vingar daquele que assassinou a sua mãe (não falarei o nome, pois é um mega spoiler). Fico torcendo para que realmente seja publicado mais um livro.
Todos se afastaram e lentamente a orquestra atacou o compasso do mais triste bolero que alguém já compôs. Olhando-se nos olhos, distantes do mundo, os amantes daquela Barcelona que não voltaria mais dançaram juntinhos pela ultima vez.
“O Prisioneiro do Céu” é mais uma viagem a Barcelona antiga, cheia de mistérios e intrigas, que prende o leitor do inicio ao fim. Mais uma vez ressalto o quanto a escrita de Zafón é apaixonante, recomendo muito a leitura!

51 comentários

  1. Eu estou louca pra ler A Sombra do Vento, ouço mil maravilhas do livro e do autor! '-'

    ResponderExcluir
  2. Zafon....tenho certeza que lerei inumeras resenhas sobre esse livro. Tbém adoro como ele consegue detalhar tão lindamente a velha e fria Barcelona. Comecei lendo O Jogo do Anjo e só depois li a Sombra do Vento. Não sabia nem que era um trilogia..rs Só mais tarde vim a saber disso. Não tenho O Jogo do Anjo(uma amiga acabou de emprestando na época) só tenho a Sombra do Vento. E desejo com todas as minhas forças o Prisioneiro do Céu. É possivel sentir nas letras, a paixão com que Zafon escreve.
    Adorei a resenha..e se puder, leia sim O Jogo do Anjo(muito, muito bom)
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Ouvi falar muito desse livro do Záfon... Na verdade ouvi falar muito do autor, ainda não o conhecia e confesso que essa leitura me deixou super curiosa para ler algo dele.
    Adorei.

    Beijoos

    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Depois de ler muitas críticas boas sobre o autor Záfon, principalmente a sua, despertou-me a vontade de ler! A resenha ficou realmente fantástica! A história em si é muito envolvente!:)

    ResponderExcluir
  5. Só li Marina do autor, e apesar de não ser seu melhor livro (pelo menos é o que dizem)eu amei e quero muito ler essa "série".

    ResponderExcluir
  6. Estou apaixonada por ele, li MARINA e a SOMBRA DO VENTO, quero este a muito tempo, mas a grana anda curta, autor de narrativa gostosa, de citações belíssimas e de falas composta de muita sabedoria, tenho a impressão de quando leio que estou falando com o personagem, que ele me olha e me detalha tudo, me identifico demais , mesmo quando ele cita seu país que eu só conheço de fotos, aliás eu procurei imagens dos lugares em que ele citava só pra ficar mais admirada ! Fermin vem da sombra do vento com essa sua louca inteligência, mas DANIEL é o rapaz que te arrebata né, tão inteligente , tão cavalheiro e tão amável, impossível não amar !

    ResponderExcluir
  7. Do Záfon eu só li Marina e fiquei extremamente encantado com a forma como ele escreve, eu só não li A sombra do vento ainda por que não deu para comprar, mas é uma das minhas prioridades.
    Eu adorei a resenha, fiquei ainda com mais vontade de ler os livros do autor, é o tipo de história que eu gosto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ganhei da minha tia essa semana, mas ainda nao deu tempo de ler.Como gostei muito da sombra do vento tenho certeza que vou adorar esse também!

    ResponderExcluir
  9. SOu louca pra ler A Sombra do Vento há um tempão, mas nunca consigo comprá-lo...

    Acho as capas lindas; as sinopses, maravilhosas!

    ResponderExcluir
  10. Esse autor é simplesmente maravilhoso e essa sim é uma trilogia que vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  11. Poxa, que interessante! Tenho que correr atrás desses 2 livros, e também tem um livro dele com meu nome que gostaria muito de ler!

    Adorei a resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. O único livro que li dele foi "Marina" e eu amei. Livro simples, mas com um enredo e uma narrativa de tirar o chapéu!!!

    Acho que os livros dele são bem caros. A Suma pega pesado: R$44,00 e R$39,00.... aí fica meio difícil, né!! =// Mas a gent fica a espera de saldões por aí, né!! kkkk

    Linda resenha, Juny! =DD

    Beijoos

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito das capas dos livros do Zafón mas não li nenhum ainda. Não sabia sobre o que se tratava essa série e gostei muito do tema. É sempre maravilhoso ler novas resenhas e ficar inteirada sobre o mundo fantástico da literatura! Queria ter mais tempo para ler ;D

    Beijos,

    Paula

    http://tri-books.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  14. Preciso desesperadamente desse livro!!
    E reler "O jogo do anjo", além de "A sombra do vento" pra relembrar os detalhes e não me sentir perdida. *-*
    Zafón escreve de forma encantadora.
    Já fiquei fascinada com a capa, imagine com a história.
    Super feliz em saber que é uma continuação e ainda por cima que vai ter mais! \o

    Adorei sua resenha.

    Beeijo

    ResponderExcluir
  15. Todos os livros dele são um sucesso!! Planejo ler eles em breve! Curti a postagem, bjs

    ResponderExcluir
  16. Mais um livro do Zafón, então provavelmente é encantador. Amo "A sombra do vento" e um pouco menos do "O jogo do anjo". Esse livro parece ser incrível.

    ResponderExcluir
  17. Vou querer comprar esse livro! òtimo, sempre falando bem dele. E eu amei a capa, tenho que comentar isso \o/

    ResponderExcluir
  18. Esse autor já ta com espaço garantido na minha estante antes mesmo de eu ler um livro dele. Resenha maravilhosa, parabéns :D

    ResponderExcluir
  19. Quero muito ler esse livro, mas antes quero ler 'A sombra do vento', mesmo que não seja obrigatória a leitura nessa ordem. Já li 'Marina' é um livro impecável, recomendo!

    ResponderExcluir
  20. Parece um livro bem interessante. Todos falam bem desse autor mas ainda ñ tive a oportunidade d ler!!

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha, o livro parece ser encantador, faz tempo que quero ler essa obra

    ResponderExcluir
  22. A história parece ser muito boa, mas enredos de anjos, bruxas, vampiros não me conquistam muito...

    ResponderExcluir
  23. Se eu já estava doida para ler A Sombra do Vento, agora fiquei mais ansiosa ainda! Não li nada de Zafón e estou curiosíssima!
    Giulia
    http://prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Já tinha escutado sobre esse livro, mais nunca parei para ler alguma resenha. E gostei muito. Não imaginava que o ambiente do livro em parte seria uma prisão e que ele tem "outras partes" Adoro o nome Fermín (me lembra o festival da tourada - da qual não sou muito fã- mais eu gosto tanto do nome).

    ResponderExcluir
  25. Quero lerrrrrrrrrrrr!!

    ResponderExcluir
  26. Assim que acabar de ler A Sombra do Vento, eu provavelmente vou ir para livraria mais proxima. Adoro livros onde tudo si interliga, se encaixando num perfeito mistério.

    ResponderExcluir
  27. Sabe quando vc é criança e espera presente de níver ? Assim que me sinto com esse livro, estou lendo a sombra do vento e quero mt esse , ainda não tenho , mas será minha próxima aquisição , meu autor favorito do momento deve ser sempre reverenciado !

    ResponderExcluir
  28. Eu já li muito bem sobre o escritor e esse livro (pelo q vi são 3) e quero ler.

    ResponderExcluir
  29. Ainda não li nenhum livro deste autor. Mas já conferi a resenha do livro "A Sombra do Vento", aqui no blog, e fiquei super curiosa. Só não imaginava que ele fazia parte de uma série, que promete fazer muito sucesso. Espero poder lê-la em breve.

    ResponderExcluir
  30. Quando iniciei a leitura já gostei depois que li a frase

    – Às vezes a pessoa se cansa de fugir – disse Fermín. – O mundo é muito pequeno quando não se tem aonde ir

    agora com certeza quero ler...

    ResponderExcluir
  31. Não tinha ideia que este livro seria a continuação de A Sombra do Vento, pensei que eram livros independentes. Gostaria muito de conferir, ganhar, ler ambos os livros.

    ResponderExcluir
  32. A cada resenha lida, fico com mais vontade de conhecer os livros desse autor!

    ResponderExcluir
  33. Vi coisas muito legais desse livro e gostaria de ler também!

    ResponderExcluir
  34. Necessito desse livro *-*
    Zafon é um dos meus autores preferidos

    ResponderExcluir
  35. O passado de Fermin já havia começado a ser compartilhado em "A sombra do vento", mas havia mais ainda a ser mostrado. Ele é o personagem que mais me identifiquei e como este livro parece montar o quebra-cabeças da vida de Fermin já é uma leitura obrigatória pra mim. Sem contar o fato de que Zafon é muito mais que um escritor, ele é um criador de sonhos!

    ResponderExcluir
  36. ESte autor é super comentado, estou muito curiosa para ler este livro....

    ResponderExcluir
  37. Após de ler várias e digo várias resenhas sobre esse escritor, estou cada vez mais interessada. "To doida" pra conhecer o mistérios do passado de Fermím. rs
    Pelos trechos que você postou, deu pra entender o porque de todos os blogs amarem o estilo da escrita dele, e eu confesso estou me apaixonando. haha'
    Beijos.

    ResponderExcluir
  38. Cada resenha que leio sobre esse livro e "A Sombra do Vento" fico com ainda mais vontade de ler! :0 Ainda mais que nunca li nenhuma história ambientada em Barcelona, então estou muito curioso... Adorei os trechos que você colocou pra ilustrar!
    Beijo

    ResponderExcluir
  39. Gente, o Zafón é O cara! Escreve bem demais! Podem dar para ele o enredo mais horrível, que ainda sairá uma história maravilhosa. E o enredo desse livro é bom. Estou louca para lê-lo. "Marina" mexeu comigo. Genial!

    ResponderExcluir
  40. Preciso urgentemente ler algo do Zafon, só leio ótimos comentários sobre seus livros e sua ótima escrita! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  41. Todos os ingredientes do livro me deixam apaixonada por ele: Barcelona, mistério, história bem costurada, romance... Nossa, tenho que ler Zafón! Valeu pela dica da sugestão da sequência dos livros para entender melhor a história.

    ResponderExcluir
  42. Esse história é bem intrigante, fiquei com mais vontade de ler, preciso ganhá-lo =D.

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  43. Eita, é uma série...! Nem li ainda A sombra do vento e já tnho este pra procurar. rsrsrs. Mas tenho uma dúvida: este é o segundo ou o terceiro?
    Bjss
    Mais uma vez arrasou naresenha!

    ResponderExcluir
  44. Ainda tenho quer ler A Sombra do Vento, mas me parece muito bom!

    ResponderExcluir
  45. Nossa fiquei super curiosa sobre esses livros, adoro mistério e quero saber tudo sobre essa frase no livro mais caro da livraria e como tudo começou nessa prisão.

    ResponderExcluir
  46. Ainda não li nenhum mas pelos elogios, esses livros do Ruiz Zafón parecem ser muitos bons. MAs pelas resenhas parece que "A Sombra do Vento" é melhor que esse "O Prisioneiro do Céu", o Sv me pareceu um livro com um idéia diferente, e esse PC um livro mais comum.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato