quinta-feira, 28 de junho de 2012

[Gastronomia e Literatura] Romeu e Julieta

Bom Dia Pessoas,

 O tema do post dessa semana tem inspirado romances durante séculos. A tragédia de William Shakespeare sobre dois adolecentes pertecentes a famílias rivais foi uma das peças mais conceituadas da época e ainda é uma das mais levadas ao palco.

Em mais de cinco séculos de realização, Romeu e Julieta tem sido adaptada nos infinitos campos e áreas do teatro, cinema, música e literatura, e a gastronomia - particularmente a brasileira -, não poderia ficar de fora. Quem não conhece o famoso doce Romeu e Julieta (Queio com Goiabada)?

E é justamente por ser um doce tão conhecido que eu resolvi escolher outra receita que pudesse representar esse casal, seguindo a linha dos paradoxos entre sabores separei uma deliciosa receita de Bolo Chocolate com Pimenta.


Vamos lá:
  • 4 ovos (claras e gemas separadas)
  • 1 e 1/4 de xícara de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chocolate em pó
  • 3/4 xícara de leite
  • 1/2 colher (café) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 1 pimenta dedo-de-moça sem as sementes
Preparo:

Ferva o leite com a pimenta em pedaços e sem as sementes. Reserve

Bata as claras em neve na batedeira e adicione as gemas uma a uma.Sem parar de bater, acrescente o açúcar aos poucos e em seguida alterne a adição do leite e da farinha peneirada com o chocolate, até misturar bem.

Desligue a batedeira e agregue o bicarbonato e o fermento.

Coloque em uma forma untada e enfarinhada (22 cm de diâmentro por 6 a 7 cm de altura) e asse em forno médio alto preaquecido (220º C) por cerca de 25 a 30 min, até que espetando um palito saia limpo.

Retire do forno, espere uns 10 minutos para desenformar e aproximadamente 1 hora para rechear.O recheio será o de sua preferência, eu particularmente, gosto do brigadeiro mole.
___________________________________________________

E aproveitando o tema pimenta, gostaria de mostrar em primeira mão para vocês a minha mais nova estante (totalmente personalizada) by Empório das Estantes:




O que acharam da receita? E da estante? Não deixem de comentar a opinião de vocês é que me ajuda a seguir em frente. Agora relembrem esse clássico maravilhoso da literatura inglesa e a todos desejo uma...

Boa Leitura e Bon Apetit

16 comentários :

  1. Da receita, eu não sei muito o que falar, porque odeio pimenta, mas amo chocolate! Agora, da estante: LINDA! Amei mesmo! *-* Super fofa e toda linda personalizada! Tô precisando de uma estante para mim urgente!!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  2. Adorei a estante, ficou linda!
    Agooooooooora e receita me deu água na boca :D
    deve ser debais!

    ResponderExcluir
  3. Puxa é engraçada essa associação né? Romeu e Julieta. Sempre a mente remete ao queijo e a goibada..rs Mas adorei a mudança. Chocolate com pimenta(tem até a novela passando a tarde né?)
    Combinação bacana, mas não é pra todos. Me lembrei até de umas balinhas de chocolate com pimenta..eram deliciosas.
    Não posso comer a pimenta :/ mas vou anotar a receita.Chocolate é bom.rs
    Ah que estante linda!!! Adorei o tamanho, os desenhos..rs e ficou mais linda ainda cheiinha de livros.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. A estante ficou bem arrumada. Falta completar a coleção das Crônicas de Gelo e Fogo.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  5. Adoro esses posts e a receita tá bem apetitosa na foto, mas será que fica bom mesmo chocolate com pimenta? Huahauhau, nunca experimentei. Acho que no momento ficaria com um bom pastel com queijo e goiabada ;D A estante é linda, amei!!!

    Beijos,

    Paula

    http://tri-books.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  6. Ai que bolo de chocolate é esse? Céus, eu quero, nhamnham.
    Para ser sincera, eu curto romances, mas romeu e julieta é tão meloso, sei lá.

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive curiosidade em experimentar alguma iguaria que envvolvesse esses dois sabores...
    fiquei muito interessada na sua receita!
    sobre o livro... o q falar.... UM CLÁSSICO!
    sua estante?
    fofa... e suuuuuper recheada!

    ResponderExcluir
  8. Oi :)

    Q ideia brilhante a sua de aliar gastronomia à literatura! Sempre venho por aqui, e comento quando posso, mas hoje vc mexeu com os meus sentidos!

    Adorei mesmoo!

    Faça-me uma visita e confira os novos posts!Ah... e comente !
    http://nomeuquartoeuleiomuito.blogspot.com.br/

    Bjão *_*

    ROBERTA RIBEIRO
    No Meu Quarto Eu Leio Muito

    ResponderExcluir
  9. Deixando a pimenta para lá, amei sua estante! *.*
    Gente... nunca li Romeu e Julieta!!!! ALguém me mata?

    ResponderExcluir
  10. Eu amo a combinação de chocolate com pimenta é simplesmente maravilhosa!!!
    E sua estante é linda! Tô querendo comprar uma mas é difícil achar na minha cidade, e pela internet fico com pé atrás, não sei se terei capacidade de montar uma estante.

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca comi chocolate com pimenta, mas o bolo ficou bonitão, com cara de gostoso. Parabéns pela estante, lindinha, mas acho que devia ser maior, afinal ela já tá cheia.

    ResponderExcluir
  12. A estante ficou linda! *-*
    Quanto ao classico, só li a versão com vampiros, tem bastante ação! XD
    E em relação a receita, fiquei com vontade de experimentar essa mistura!!!

    ResponderExcluir
  13. Onde vc comprou a estante? Tem loja virtual? Fiquei super interessada!
    E a receita parece uma delicia, faz juz a combinação Romeu e Julieta, os opostos!

    ResponderExcluir
  14. Parece delicioso! Quero muito... :O

    ResponderExcluir
  15. Nossa, essa coluna me deixa com água na boca e com peso na consciencia por ainda não ter lido tantos livros bons. rsrs
    Achei ótima a receita. Gosto de uma pimentinha. hehe.

    Estante linda!! *-* Amei as pimentinhas.
    Agora vou inventar de querer uma com coraçãozinhos de fundo. haha
    Ótimos livros (tenho alguns deles e desejo outros. =D)

    Beeijo

    ResponderExcluir
  16. Amei a receita e a estante, muito fofa ^^

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris