segunda-feira, 16 de setembro de 2013

[Especial Rock in Rio] Indicação de Livros


Não se fala em outra coisa nos ultimos dias né? E por isso a equipe do Dear Book aproveitou para criar um especial unindo literatura, musica, cultura e curiosidades com o mais aclamado festival brasileiro.

Para iniciar a série de postagens especiais, trago uma seleção de 10 livros relacionados a cantores e bandas consagradas. 


Eu sou Ozzy - Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne é um dos nomes mais importantes no rock. Ao formar a banda Black Sabbath, ele ajudou a moldar um estilo que, anos mais tarde, se tornaria conhecido no mundo todo e adorado por milhares de fãs. Além do impacto musical, sua personalidade carismática e desvairada foi responsável por sua popularidade. Nos anos loucos em que esteve à frente do Sabbath, Ozzy protagonizou episódios de exageros com drogas, os quais resultaram em sua saída do grupo. Iniciou uma carreira solo bem-sucedida, também permeada pelos excessos. Após a morte trágica do guitarrista de sua banda e grande amigo Randy Rhoads em um acidente de avião, Ozzy diminuiu o ritmo e a intensidade de seu comportamento, mas nunca o talento. Lançou discos excelentes que se tornaram clássicos e voltou a se reunir em algumas turnês com a antiga formação do Black Sabbath. Formou uma família tão feliz quanto insólita, o que lhes rendeu o convite para protagonizarem um reality show na MTV, "The Osbournes". Nesta autobiografia, o “madman” conta em detalhes e com muito humor sua trajetória de sucesso, escândalos, amor e muito rock ‘n’ roll. [COMPRAR]


Slash - Anthony Bozza, Slash

A aguardada biografia do lendário guitarrista do Guns'n'Roses. Do início da carreira à turnê da atual banda Velvet Revolver, conheça o homem e o mito: todas as lendas sobre sexo, drogas e rock and roll são reveladas ao longo de sua incrível viagem desde a infância até o fim de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. 
Slash é tudo o que inspira o mito, o homem, a lenda: ele é engraçado, honesto, de "cair o queixo" - resumindo em uma palavra: exagerado. [COMPRAR]




The Beatles: A História por Trás de Todas as Canções - Steve Turner

São 208 músicas gravadas pelos artistas mais influentes do século XX. São 208 histórias explicando a mágica de cada uma delas. Em cerca de 380 páginas e mais de 100 ilustrações em cores, a edição reúne a gênese das canções mais importantes do cenário musical internacional. 

O que o jornalista, biógrafo e poeta inglês Steve Turner faz em The Beatles – a história por trás de todas as canções não é apenas explicar os significados ou os bastidores técnicos das composições da banda. Sua proposta é mostrar como elas nasceram e quais episódios as inspiraram: de frases do dia-a-dia até notícias de canto de uma página de jornal. [COMPRAR]



50 Anos a Mil - Lobão, Cláudio Tognolli
"50 Anos a Mil" é a explosiva autobiografia de Lobão. Da infância calma no Rio de Janeiro ao Grammy de 2007, passando pelos anos de loucura ao lado de Cazuza e Júlio Barroso, as brigas com gravadoras e a prisão por porte de drogas, o cantor mais polêmico do rock brasileiro conta tudo com surpreendente bom humor. 

Todos dizem em algum momento da vida: "Isso dá pra escrever um livro." Lobão, pelo jeito, é um recordista nesse tipo de momento. "50 Anos a Mil", a autobiografia do músico, é um percurso pela história artística do Brasil a partir dos anos 1960, cheio de humor ácido, tiradas inteligentes e detalhes sórdidos da vida de Lobão... e de muito mais gente. [COMPRAR]



1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer - Robert Dimery

Em '1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer', 90 jornalistas e críticos de música apresentam uma seleção de álbuns que abrangem desde as origens do rock'n roll nos anos 50 aos sucessos contemporâneos. 

Cada álbum citado é contextualizado historicamente e os comentários sobre as músicas são acompanhados de curiosidades sobre as gravações, os bastidores ou a vida dos artistas. [COMPRAR]





No Direction Home - A vida e a música de Bob Dylan - Robert Shelton

O perfil de Bob Dylan que Robert Shelton escreveu para o New York Times é creditado como a peça que faltava para que Dylan fosse “descoberto”, em 1961, apenas um ano após Dylan ter chegado a Nova York. Shelton, que acompanhou fielmente a carreira de Dylan, publica o No Directions Home, biografia definitiva do astro de sucessos como Blowing in the wind e Like a rolling stone. 

Inédita no Brasil, a biografia ganhou informações exclusivas trazidas pelos coautores Elizabeth Thomson e Patrick Humphries. Conheça a magnífica história do homem e do músico, do amante e do explorador, do solitário e do fenômeno Bob Dylan, aclamado por todas as gerações. [COMPRAR]


Bowie A Biografia - Marc Spitz
Uma biografia do astro de rock/pop inglês David Bowie, desde sua infância até a recente (e aparente) aposentadoria. O livro acompanha toda sua trajetória, com sua participação no cinema e pinceladas da carreira de outros artistas que tiveram importância na história de Bowie ou foram por ele influenciados (como Lou Reed e Rolling Stones). 
Além da música e do contexto de cada uma das fases do artista, o livro traz detalhes da vida pessoal de Bowie, marcada pela bissexualidade, o vício em cocaína e problemas cardíacos. [COMPRAR]




Eric Clapton - A Autobiografia - Eric Clapton
Eric Clapton é muito mais que um rock star. Apresentou-se ao redor do mundo em shows disputadíssimos e é um artista fundamental no desenvolvimento musical de toda uma era. Sua maneira de tocar o fez ser chamado de Deus . 
Composições como Layla , Sunshine of your love , Wonderful tonight e Tears in heaven são inesquecíveis para várias gerações de fãs de música. Neste livro, Clapton conta a história de sua viagem profissional e pessoal sem esconder nada, numa das memórias mais arrebatadoras de nosso tempo.  [COMPRAR]
 
Mais Pesado que o Céu - uma Biografia de Kurt Cobain - Charles R. Cross
Biografia completa do líder da banda Nirvana, responsável por colocar Seattle no cenário do rock internacional. 
A pesquisa do jornalista Charles R. Cross durou quatro anos. Foram mais de quatrocentas entrevistas e livre acesso a diários, letras e fotos do cantor. Ele reconstitui a infância de Cobain, que vivia num trailer com a família, a ascensão meteórica e sua conturbada relação com Courtney Love, entre outros detalhes. [COMPRAR]



Scar Tissue - A Vida Alucinada do Vocalista dos Red Hot Chili Peppers - Anthony Kiedis, Larry Sloman
"Live fast, die young. Viva rápido, morra jovem. Felizmente Anthony Kiedis não seguiu esse lema que tantos outros astros do rock levaram ao pé da letra - Kurt Cobain que o diga. Mas não porque não quis. Kiedis viveu sempre no limite, on the edge, e ainda vive. Sua vida é tão alucinada quanto suas músicas com os Red Hot Chili Peppers. É bloodsugarsexmagik versus Californication.
E está tudo contado e documentado em Scar Tissue, que, mais do que uma autobiografia ou diário, é como um documentário da vida na fast lane. Kiedis não esconde nada ou quase nada de sua jornada de drogas, sexo e rock´n´roll, que não é sempre tão glamorosa quanto a imprensa musical vende. Pode ser também muito dolorida. Mas é sempre intensa. [COMPRAR]
 Eu particularmente morro de vontade de ler "Scar Tissue" do Anthony Kiedis, meu ídolo musical supremo" *-*

E ai já leram algum desses livros? Curte biografias? Não deixem de comentar! ;D

4 comentários :

  1. Bem legal a ideia do post! Desses, o que mais tenho curiosidade de ler é o dos Beatles, já andei dando uma espiada nesse livro na livraria hehehe. Também gostaria de ler a bio do Ozzy e a do Kurt. =)

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Adorei a seleção só os fodas!!!! Seria sensacional se houvesse um festival com eles (os que ainda estão vivos), pena que o RiR tem andado muito pro lado do pop e esquecendo as raizes.

    Um que eu leria bem facil é o livro do Slash, morro de vontade de saber mais dos bastidores dos GnR e sobre ele

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, reunião perfeita dos bons, e ainda mais mostrando onde encontrar não só suas músicas mas seus feitos como um todo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Todos parecem ser muito bons, mais não curto muito esse tipo de literatura. Acho que de todos, leria apenas "Mais pesado que o Céu". Sei muito pouco sobre o Kurt e até curto algumas músicas dele.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris