sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

RESENHA "Cartas para Julieta" - Lise Friedman & Ceil Friedman


- Clique aqui para ler a resenha do filme!

Sempre recomendamos aos leitores que, primeiramente, leiam ao livro para depois assistirem ao filme, caso tenha uma versão cinematográfica, mas esse não é o caso de Cartas para Julieta. Então, se você não assistiu ao filme, eu recomendo: assista agora mesmo!
O livro é um complemento ao filme, em relação ao seu contexto. Pois é fundamental que antes mesmo de sabermos qualquer informação, saibamos antes como funciona a história do filme, que acontece através de uma carta enviada por uma das milhares de pessoas que escrevem a um único endereço “Julieta, Verona”.

Querida Julieta,

Moro no terceiro andar de um prédio. Meus pais não permitem que meu namorado venha à minha casa. Então vou ser obrigada a ajudá-lo a entrar escondido. Mas é muito difícil. Pode me dizer como Romeu a visitava? Explique-me qual a técnica usada por ele para subir até o seu quarto!
Obrigada, beijos.
Julieta Capuleto, a mais interessante protagonista romântica, criada por Shakespeare, é considerada uma santa em Verona, Itália, cidade que pode ou não ter sido cenário de seu romance com Romeu. A garota que se suicidou após ver o amado se matar é a conselheira de milhares de pessoas, do mundo todo, nos mais diversos assuntos, mas o assunto campeão de correspondência é sempre o complicado amor. E é nesse instante em que a nossa história começa no livro.

Querida Julieta,

Estou lhe escrevendo para lhe contar uma coisa que já me incomoda faz algum tempo. Minhas notas em álgebra estão ficando cada vez piores. Recebi meu teste semestral hoje e minha nota foi 65. Já tentei de tudo, mas mesmo assim não consigo tirar nem A nem um B+.
Por favor, me ajude!

Há vários capítulos para que possamos entender a dimensão dessa santidade de Julieta. Tudo começou com um homem, pra quem pensa que nunca existiram os românticos. Solimani foi o primeiro Secretário de Julieta, fora ele que respondia as primeiras cartas endereçadas à protagonista de Shakespeare. Existiram vários deles, secretários e secretárias, mas alguns foram mais notáveis do que outros. Solimani, por exemplo, tinha tremenda paixão por seu trabalho que ao se aposentar pretendia escrever um livro, havia enumerado os capítulos e escrito diversos rascunhos, mas a morte infelizmente não o deixou continuar. As cartas, após sua morte, foram delegadas a outras pessoas, que ao iniciarem o trabalho de resposta, apaixonavam-se. O fato é que antigamente o governo, a Prefeitura de Verona especificamente, não dava importância à lenda, mas com tamanha repercussão que se gerou com o passar dos anos, a própria Prefeitura resolveu arcar com os custos de postagem e várias pessoas foram contratadas para dar continuidade a um trabalho tão essencial quanto qualquer outro. Senão como receberíamos as respostas de Julieta?


Hoje chegamos ao Clube de Giuletta, que é o clube de secretárias, correspondente do mundo inteiro. Há várias secretárias e, nem todas veronenses. O fato é que o trabalho como secretária de Julieta satisfaz de todas as formas possíveis e a mensagem que nos transmite é a de que a dedicação e amor com que trabalham realmente não têm preço!

Querida Julieta,

Você é a única a quem posso perguntar: como é que se dá beijo de língua e o que significa namorar? Li um artigo sobre você no jornal, e se eu escrever para você e receber uma resposta, ganho um ponto extra na escola. E preciso de muitos pontos extras.
Obrigada.

No filme nos emocionamos com a história de Claire e Lorenzo, que após cinquenta anos se reencontram. Você se lembra como? Através de uma carta respondida por uma das secretárias de Julieta. Claire Smith, viúva, se vê a ponto de encontrar a felicidade novamente e a resposta lhe encoraja a procurar seu grande amor. Lindo, não? Para as secretárias de Julieta tudo isso é normal! Esse é o trabalho delas. Nenhuma carta deixa de ser respondida. Todos os conselhos e broncas, caso necessário, são enviados aos seus respectivos destinatários. Não digo que todas as cartas são relevantes, óbvio que não! Existem as mais absurdas e são até engraçadas de se ler, mas não julgo, pois qualquer pessoa pode precisar de uma mão amiga ou de uma carta amiga em um momento de desespero. Acho incrível dar novos sonhos as pessoas, esperanças e reencontros, se for o caso.
Querido Romeu, querida Julieta,
Dois de nossos mais queridos amigos acabaram de se casar, aos cinquenta anos, depois de muitos anos de reflexão. Ela morava no primeiro andar do nosso edifício, e ele no segundo. Depois de se encontrarem muitas vezes nas escadas, eles resolveram se casar. Foi um lindo casamento, pois havia tanto amor, e porque eles queriam estar juntos para sempre, como Romeu e Julieta. O que queremos de você é que escreva para eles uma cartinha desejando-lhes boa sorte. Nós lhe agradecemos muito, e novamente dizemos “Bravo!” e agradecemos às várias voluntárias que mantêm viva a lenda desses célebres amantes.

Seus amigos,

Roger e Claire.
Por esse motivo, ler a esse livro, apenas me motivou a admirar mais e mais o trabalho das Secretárias de Julieta. Se você quer conhecer uma história com dados históricos, fatos interessantes e saber como começou toda a lenda de Julieta Capuleto e Romeu Montéquio, leia. Mas não vá com críticas ou argumentos da razão, leia com seu coração. Teça uma crítica, sim, caso você ache algum fato a ser criticado, aliás, se dar esperança as pessoas, atualmente, for um fato errado, critique sim! Mas se você ainda estiver disposta a ver como o amor pode estar presente em qualquer parte do mundo, escreva também a sua carta. Acreditando ou não em Julieta, todos precisam de um conselho e nem sempre têm a quem recorrer. Julieta e suas secretárias não são uma opção desesperadora, mas podemos tomar como algo que um governo finalmente soube valorizar. Parabéns aos autores por fazerem um livro de informações ser uma leitura saborosa e com aquela sensação de brisa de verão, que ninguém dispensa.

Quer escrever à Julieta? Veja como mandar um email à ela aqui.

52 comentários :

  1. Se você diz que é melhor assistir o filme primeiro, então já fiz!!
    Adorei o filme!!
    Quero muito ler o livro, fui descobrir que tinhaum livro esses dias atrás!!


    Abraço



    Luiz Silva
    blogueiroleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vi o trailer há um tempo atrás e amei! Só que ainda não tive a oportunidade de assitir; mas agora que estou de férias vou colocar minha lista de filmes assistidos em dia. :*

    ResponderExcluir
  3. Ainnnn, eu tenho o filme em casa mas fiquei com medinho de ver assim que soube que tinha um livro, + já que estao dizendo que pode ver o filme, entao tah neh, vou correr pra ver !!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu achei o filmes super lindo!! E sei que o livro não tem muito a ver com o filme em si, mas estou doida para ler.
    beijos
    Livros e blablabla

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha! Vou ler...

    ResponderExcluir
  6. Bem ainda não assisti o filme, mas vou querer conferir, e claro querer ler o livro depois. Sabe o mundo precisa dessas secretárias, pois elas fazem parte dos seres humanos que sabem que o que o povo precisa é de esperança e boas palavras. Agradeço pela dica e espero poder resenhar esse livrono meu blog em breve. E claro vou lá enviar um e-mail para Julieta, afinal tenhos duas pessoas nesse mundo que merecem umas palavras dela.

    Beijokas elis!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Raramente o filme é melhor do que o livro. Às vezes o filme é bom, mas sempre o livro é melhor. As únicas adaptações que não me decepcionaram foram 'A Hora da Estrela' e 'Vidas Secas'. A única adaptação que gostei mais do que o livro foi 'Guerra conjugal', o livro abandonei, mas o filme, assisti umas três vezes!

    ResponderExcluir
  8. existe mesmo o clube das julietas?
    :o

    ResponderExcluir
  9. Ainda não assisti o filme, vou anotar para procurar na locadora depois, eu não sabia que tinha um fundinho de verdade nahistoria :) adorei saber, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Sim, existe o "Club di Giuletta", e é lá que são respondidas as cartas para as pessoas do mundo inteiro. Lindo trabalho o delas!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que legal! Então existe mesmo... Eu tinha visto esse livro em um 'Na Caixinha' de alguém, mas nem tinha prestado atenção... Agora que li a resenha preciso muuuito ler! Haha. Que demais1

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que lindo. Fiquei com vontade de visitar Verona. Vou aproveitar que estarei pela Europa mês que vem, e deixou uma cartinha pra Julieta por lá. =DD

    Muito inspirador.

    Vou ler o livro, obg pela recomendação. =DD

    ResponderExcluir
  13. Nossa fiquei surpresa! Pensei que o livro tinha tudo a ver com o filme... aliás.. o filme tudo a ver com o livro!! Tinha ficado super enmpolgada pra ler :P mas sei lá.. acho que por enquanto vou ficar com o filme mesmo !!

    ResponderExcluir
  14. Não li o livro , nem vi o filme, mas confesso que fiquei com muita vontade de ver o filme após ver um pequeno pedacinho.
    Depois com certeza vou ler o livro.Deve ser uma história muito legal!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Me falaram maravilhas deste livro...
    Depois dessa resenha eu acredito!!! =D
    Também não vi o filme... Mas romântica como sou, vou ler e assistir com certeza!!!!
    E ainda estou pensando em escrever uma carta para Julieta.... rsrsrsrsr

    Beijos^^
    Daniii
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  16. Eu estou morrendo de vontade de ver o filme, mas ainda não o encontrei por aí =/
    E agora, pela sua resenha, fiquei com mais vontade ainda.
    Bom, se dizes para ver o filme primeiro, vou procurá-lo, aí depois procuro ler o livro :D
    beijo

    ResponderExcluir
  17. Eu odeio ver o filme antes do livro, aí você me diz para ver o filme..
    fiquei numa dúvida cruel, mas acho que vou seguir seu conselho e ver o filme primeiro!
    Linda resenha

    ResponderExcluir
  18. eu ainda não li o livro mas eu já vi o filme e
    linda resenha.

    ResponderExcluir
  19. Pulei a resenha porque esse livro é um dos próximos da minha fila! >_<

    Espero adorar (L)

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  20. Assisti o filme e amei. Não imaginava que existia o livro. Valeu pela dica. Quero com toda a certeza.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. To louca p assistir o filme desde o dia que foi lançado no cinema, e ainda não assisti!
    E agora tem o livro! *_* Aff!Preciso me apressar... Adorei!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Meu Deus, juro que quero ler esse livro. Por conta das citações do livro. Já amooo a Julieta. kkk
    E ainda mais que tem o filme não?
    Fora que Julieta é divã né?
    hehe

    Beijão e valeu a dica!

    ResponderExcluir
  23. quero MUITO ler meesmo e ainda não vi o filme !
    vou dar um jeito de comprar, otima resenha.


    Igor
    www.SomosCriativos.com

    ResponderExcluir
  24. Eu não vi o filme direito e pretendo ver logo de novo. Adorei a resenha, parabéns. Já vi muitos blogs falando desse livro e ele parece ser bom mesmo. Quando eu vi partes do filme, achei bem interessante. Como você disse, todos precisam de um conselho e se for um conselho de Julieta, muito melhor. Parabéns mais uma vez.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  25. Confesso que eu tinha uma ideia totalmente diferente desse filme. Pelo título eu pensava que era tipo cartas de um certo cara que enviava pra ela e tal. Mas eu li essa resenha e eu realmente achei bem interessante. Agora estou com mais vontade de ver o filme e ler o livro!
    Gostei muito!! :)

    ResponderExcluir
  26. Achei o filme super fofinho. *-*

    ResponderExcluir
  27. O filme é muito mara, né? Eu ainda não li o livro "Cartas para Julieta", mas com certeza deve ser ainda melhor que o filme!
    Ahhhhh achei muito legal ter esse site pra mandar cartas pra ela :D

    ResponderExcluir
  28. Entonces, eu fiquei com receio de assistir o filme, a maioria dos filmes baseado em livros não conseguem ser fiéis, mas irei assistir e comentarei .

    ResponderExcluir
  29. já assisti o filme e adorei , é muito fofo, to loka pra ler o livro quero conhecer mais um poucos sobre a historia das cartas para julieta..=)

    ResponderExcluir
  30. Estou doida para ler esse livro, fiquei sabendo que tinha um fime sobre ele porém queria ler o livro antes de assistir mas como você recomendou assistir primeiro é o que vou fazer assim que tiver uma oportunidade.

    ResponderExcluir
  31. Nossa eu ja tinha sido recomendada esse livro... mas nao sabia direito qual seria a historia. agora depois da sua resenha eu fiquei apaixonada, isso existe de verdade? o Governo italiano realmente criou essas secretárias da Julieta??? q romantico... q liindo... o mundo precisa de mais amor e açoes assim c certeza...

    ResponderExcluir
  32. Particularmente prefiro ler o livro primeiro que ver i filme, mas como foi dica, possivelmente a seguirei.
    Esse livro é um doce, delicado e bbem romântico, adoro!
    Adorei a resenha!

    cheirinhos
    Ruddy

    ResponderExcluir
  33. Jáh vi o trailler do filme é realmente incrivel, o livro não deve ser diferente to doida pra ler!!!

    ResponderExcluir
  34. Vi o filme ontem e adorei *_* Tipo MUITOOOO!!!
    Apaixonante a história XD

    ResponderExcluir
  35. Segui o conselho e vi o filme primeiro.
    Achei tão lindo que agora quero passar esse livro na frente dos outros!
    Muito obrigada pela dica!

    Beijos,
    Vanessa Pereira
    Nerds Leitores

    ResponderExcluir
  36. Eu vi o trailer e ameeei *_* com a Taylor Swift na Trilho sonora aiin o Livro deve ser perfeitão.

    ResponderExcluir
  37. Eu não vi o filme, pq né, só depois de ler o livro...e eu ainda nem tenho esse. :~

    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Eu já vi o filme, e é tão lindo, mas só a alguns dias que fui descobrir que tinha o livro, mas como foi indicado ver o filme primeiro comecei bem, rsrs, já coloquei o livro na lista de compra.

    Bjs- Myl@

    ResponderExcluir
  39. O filme já tá em locadoras? Porque aqui em minha cidade saiu de cartaz...quero ver o filme e ler o livro. Adoro esta história é uma das histórias de amor mais lidas e vistas dos últimos tempos..Shakespeare era o cara!

    ResponderExcluir
  40. Trabalho lindo esse das secretárias de Julieta to louca pra ver o filme e o livro deve ser mto bom!

    ResponderExcluir
  41. Amei o post! adoro história! principalmente da Itália!
    eu vi o filme no cinema e é bem tocante! principalmente o trabalho das secretárias que se dedicam diariamente ao amor, às pessoas precisando de conselhos!!Uma grande mensagem de carinho, paciencia e amor!

    ResponderExcluir
  42. Eu já vi o filme, agora o livro acabei descobrindo agora.
    Parece ser fantástico, até porque conta mais sobre a lenda de Romeu e Julieta, além de falar sobre as secretárias de Julieta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  43. Poxa, que bom que já vi o filme, então! Estou louca pelo livro (:

    ResponderExcluir
  44. Puxa que legal! Não conhecia essa história toda de Secretárias de Julieta...
    Imagina que baita idéia, o que gostaria de perguntar para Julieta? Não sei, algo do tipo romântico acho, tipo contar toda a minha história atual de amor e perguntar o que ela faria, como reagiria...
    Ah, é legal brincar de que a própria Julieta iria nos responder; eu era até capaz de seguir suas instruções! hehehe
    Até,
    Mª Emília

    ResponderExcluir
  45. Chorei com esse filme!! Mto lindo e com a trilha perfeita!!

    ResponderExcluir
  46. Comecei a assistir esse filme,mas acabei não terminando. Estou ansiosa para terminar e depois ler o livro. É bem interessante e intrigante em alguns momentos.

    ResponderExcluir
  47. JÁ VI O FILME E LI O LIVRO!!
    li o livro eu menos de uma semana, ADOREI *-*
    o filme também é ótimo, adorei a trilha sonora! haha

    Amei a resenha, Parabéns!

    ResponderExcluir
  48. Já assisti o filme e gostei, então tudo pronto para ler o livro rs parece ser bem legal! ótima resenha.

    ResponderExcluir
  49. Ainda não vi o filme, quero ler o livro primeiro!

    ResponderExcluir
  50. Já vi o filme e me apaixonei pela historia (:

    estou louca para ler o livro *-*

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris