sábado, 7 de agosto de 2010

Resenha Dupla: "O beijo das sombras" (Richelle Mead)


Por Paula: O título do livro me instigou desde o primeiro momento em que comecei a ler, mas nada foi revelado logo no começo e aquilo foi me instigando ainda mais. No início, confesso que não gostei de Rose, achei ambas as personagens “sem sal”, sem graça e sem personalidade, mas isso apenas no começo. O fato é que quando as personagens principais Vasilisa, ou Lissa Dragomir, e Rosemary Hathaway, a Rose, retornam à escola São Vladimir, o livro nos dá uma ambientação diferente e nos insere realmente na história. Naquele momento uma série de conflitos nos é apresentada, porém, nada ainda é revelado. Conhecemos ainda nem tão de perto, Dimitri Belikov, um dampiro guardião. Kirova, a diretora da instituição. Mason, um rapaz atencioso, justo e pronto para ajudar, aliás, ele procura a justiça, acima de tudo. Aaron, ex-namorado de Lissa. Mia, o estereótipo de garota que tenta ser o que não é, aliás, ainda faz com que o leitor se revolte por várias vezes com tamanhas idiotices.
 
Comecei a me simpatizar por Rose quando a personagem se mostrou mais madura e, quando eu finalmente entendi o seu propósito. A sua devoção por ser uma guardiã, ainda mais a guardiã de Lissa. Só para recapitularmos, essa saga é totalmente diferente do que você já leu, sobre vampiros. Aqui nós somos apresentados a três raças de vampiros: Moroi, os vampiros mortais. Strigoi, os vampiros imortais. Dampiro (quando comecei a ler pensei que fosse erro de digitação...rs), que são meio humano e meio Moroi. Desde os primórdios, os Moroi são protegidos por seus guardiões, os dampiros e, sofrem uma séria ameaça dos Strigoi. Basicamente, os Strigoi só conseguem se alimentar de sangue de Moroi. E nesse momento a saga começa a definir seus papéis: Lissa é uma princesa Moroi e que tem por sua guardiã, Rose, uma dampira que está para se formar. Um laço, secreto, as une e por esse motivo a amizade que nutrem é tão forte e sincera, a devoção de uma para outra é gigantesca, já que Rose acaba sendo o suporte para que Lissa se mantenha sã em meio a tantos conflitos que enfrenta.
 
Não contarei os detalhes, que são essência do livro, pois isso merece ser saboreado por você que está lendo essa resenha, mas posso adiantar, desde já, que se você procura uma história com riqueza em detalhes, um verdadeiro enredo e um mistério que é gostoso de se desvendar e que digamos... Tem um sabor majestoso, pode começar a ler agora!
 
Em um mundo onde a literatura estrangeira só fala em vampiros e se satura de temas como esse, todos os dias, é difícil diversificar, mas garanto-lhes que cada página, depois de saboreada e digerida devidamente, nos deixa com gosto de quero mais e com aquele frenesi absurdo. Destaque ainda para as cenas de Dimitri, aquele que eu imagino ter a perfeição de um homem. Personagem marcante e essencial para as cenas de mais importância do livro. Em minha mente podia ouvir o sotaque russo perfeitamente e, nas narrações de Rose, eu ouvia o “Roza... Roza...”. O que destaca em Dimitri não é apenas a narração de Rose, mas sim o fascínio que, nós, acabamos criando por ele. O guardião se mostra um homem como nenhum outro. Atencioso. Afetuoso. Gentil. Um homem à moda antiga... Christian Ozera, gravem esse nome, também tem seu diferencial, suas atitudes insanas e aquele sorriso cínico fizeram dele um dos melhores personagens do livro, aliás, ele se torna um alicerce para que Lissa se torne uma personagem mais forte e grandiosa. Através dele consegui me simpatizar finalmente com a personagem, Lissa, que acabou criando a sua cara e encontrou a sua verdade no desenvolvimento do enredo.

Garanto que consigo me prolongar por várias páginas ao detalhar cada personagem e cada conflito vivenciado nessas 317 páginas, mas o melhor ainda está por vir, sabia? O melhor está no momento em que você abrir esse livro e conhecer cada um desses personagens. O melhor também se encontra quando você tenta desvendar cada mistério... E eles não são poucos, acreditem!
 
Finalizarei com uma frase que me intrigou antes mesmo de eu ler o livro e, ainda me deixa nostálgica, logo depois de ter lido: “A resposta veio antes mesmo de eu terminar a pergunta. Eu não podia ser a namorada do Mason porque quando eu imaginava alguém me segurando e sussurrando coisas sujas no meu ouvindo, ele tinha um sotaque russo."
 
Esse alguém era tudo o que nós não conhecíamos e, tenham a certeza: o desconhecido sempre é mais atraente e um tanto perigoso, mas que joguem a primeira pedra aqueles que não gostam de viver perigosamente!

-----------------------------------------------------------------------------------

Por Juny: Já li tantos livros de vampiro nos últimos anos, que ao me deparar com a série “Vampire Academy” achei que seria apenas mais uma, não esperava surpresas. Grande engano, em meio há tantas histórias, Vampire Academy se destaca pela história bem estruturada com diferentes raças de vampiros, a inteligência da autora que faz uma narrativa que prende a atenção e surpreende até as ultimas linhas e seria um crime não destacar o lindo Dimitre! *-* Antes de comentar sobre o livro é necessário entender os tipos de vampiros e as suas características:

Moroi: São vampiros da realeza, praticam magia com os 4 elementos e não são imortais. Precisam ser protegidos por guardiões (dampiros) da ameaçada dos Strigoi.

Strigoi: São fortes, malignos e imortais. Se alimentam do sangue dos Moroi. Quando um Moroi decidi virar um Strigoi abre mão de sua vida e da magia para ir para o lado das trevas.


Dampiros: São os guardiões que protem os Moroi. Os dampiros são metade vampiros (Moroi) e metade humanos.


O livro conta a história de Rose e Lissa, em meio as confusões que as afastaram da Escola São Vladmir e que depois acabaram fazendo-as retornar. Não contarei mais detalhes da história porque o legal desse livro é ir descobrindo aos poucos, ele é um pouco introdutório, a todo esse mundo de 3 raças de vampiros e muitos mistérios.


Rose é uma protagonista forte, determinada e ao decorrer do livro descobrimos que também é muito madura. Lissa é gentil e muito frágil, precisa da proteção de Rose e há muitos misterios em torno da sua mágia.


Dimitri...esse é um caso a parte, não há como não se apaixonar por esse russo aparentemente tão sério, mas que no fundo é uma pessoa incrível, sem contar que pela descrição do livro é LINDO! *-* Mal posso esperar pela versão de Vampire Academy no cinema para ver quem irá personificar esse russo misterioso!


Há outros personagens, não menos importantes na historia e que tem participações decisivas como Christian, que é super fofo e que de bad boy não tem nada. A Mia que é literalmente uma vaca. O Mason que é aquele amigo que todo mundo gostaria de ter.


Mas o mais impressionante é o final, alguns coisas eu não esperava, a autora conseguiu sair do obvio e surpreende nos momentos finais fazendo dessa uma história muito original! Preciso ler a continuação, “Aura Negra” urgentemente!





19 comentários :

  1. Ja li o livro e confesso que amei essa resenha, conseguiram destacar a essencia do livro, o quão bom ele é! Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Caraca! Tenho que ler esse livro agora! Sempre vi na livraria mas ficava com medo de comprar e me arrepender, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Dimitri é tudo de bom! resenha maravilhosa!

    Me fez relembrar o livro todo e ficar com aquela vontade de comprar Aura Negra para poder ler mais desse mundo incrivel!

    ResponderExcluir
  4. Não tem como não gostar dos textos de vocês! Vocês escrevem com o coração, e nos encantam! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Fernanda Giannellasábado, agosto 07, 2010

    A resenha ficou ÓTIMA! Vampire Academy é a MELHOR série que já li.

    ResponderExcluir
  6. Eu ja ouvi falar muito dessa saga, mas nunca parei ainda p ler, ate pq tem vários outros ainda na lista de espera q tou lendo, mas depois da sua resenha esse DEFINITIVAMENTE entrou nela... a frase marcante ja ficou na minha cabeça: “A resposta veio antes mesmo de eu terminar a pergunta. Eu não podia ser a namorada do Mason porque quando eu imaginava alguém me segurando e sussurrando coisas sujas no meu ouvindo, ele tinha um sotaque russo." Eu mal posso esperar pra "ouvir" tambem ;)

    ResponderExcluir
  7. Eu sou simplesmente apaixonada pela saga!!!

    ResponderExcluir
  8. Amo d+++++++++ VA

    Amor sem limites ;)

    ResponderExcluir
  9. Adoro os livros da série. Mas não gostei dos títulos em português, eles fazem uma confusão na minha cabeça!

    ResponderExcluir
  10. Essa é uma série de vampiros que eu ainda não li.
    Já li Crepúsculo, Blue Bloods, House of Night, The Morganville Vampire, Vampire Kisses, Vampire Diaries e muitas outras, mas essa em especial não me deu vontade de ler.
    Não sei bem porque...
    Com suas ótimas resenhas eu vou dar uma chance a série e ler. Vai pra minha lista.

    Bye

    ResponderExcluir
  11. Já tinha ouvido falar de "Vampire Academy", mas nunca realmente pensei em lê-lo. Imaginava que a trama deveria ter a mesma abordagem de outras histórias de vampiro, mas a sinopse e a sua resenha parecem querer superar as minhas expectativas. To com mais vontade ainda de ler! =)

    ResponderExcluir
  12. A capa é muita feia,mas a sinopse e a resenha me deixaram querendo ler!

    ResponderExcluir
  13. As capas sao lindas!
    Tenho muita vontade de ler essa serie.
    E é um livro pequeno, leitura deve ser rápida.
    Pena que os livros sao um pouco caros. Qnd tiver promo eu pego eles! =D

    ResponderExcluir
  14. OI Ju...aqui estou eu, finalmente estreiando nos comentários...rsrsrs no fim amei o livro e todo o enredo de suspense que se forma e desenrola durante ele. Apesar de no início não ter me chamado muita atenção adorei persisti em lê-lo. Obrigada pela dica...bjs

    ResponderExcluir
  15. Primeiro livro: sendo apresentados a Dimitri *------*³

    Acho que essa história já começou ótima. Ação, perseguição...o aparecimento de um guerreiro perfeito *.* Completamente apaixonante.

    Também fiquei com um pé atrás quando descobri que a história era mais uma sobre vampiros, mas essa com certeza conseguiu me surpreender ^^

    "Mal posso esperar pela versão de Vampire Academy no cinema para ver quem irá personificar esse russo misterioso!" - não consegui concordar =P rs Na verdade, eu sempre fico com um pouco de medo dessas adaptações. Na verdade são pouquissimas as com a qual eu concordei e, bom, não sei se um dia vou considerar alguém bom-leia-se lindo - o bastante pra ser Dimitri Belikov.

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  16. Adorei todos os quatro que já foram publicados por aqui!
    A história só fica melhor a cada livro e os personagens e reviravoltas que vão surgindo na trama tornam tudo ainda mais interessante, acabei de ler o quarto livro (Já tem uma lista enorme de amigos - que amam pegar meus livros emprestados - aguardando para ler este) enquanto eu conto tristemente os longos e angustiantes meses para o lançamento do próximo.

    ResponderExcluir
  17. Estou lendo esse livro!!
    Tenhoos 4 primeiros!!
    Muito legal!!

    www.viajandonoslivros.com/

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho esse livro, não vejo a hora de poder ler.
    Vejo coisas ótimas da série, espero gostar muuuuito. rs

    Beijos,
    Mandi *-*
    Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da resenha dupla , as vezes um mesmo livro pode ter uma conotação ou deixar uma impressao totalmente diferente para um ou pra outro né ?? Quero muitoooo ler esse livro ,essa serie é otima .Bjus Mih

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris