terça-feira, 28 de setembro de 2010

RESENHA "Mulheres Inteligentes jogam para ganhar" - Ivanka Trump

Nunca imaginei que ler um livro de Ivanka Trump fosse algo tão prazeroso, confesso! E fico muito feliz em poder lhes dizer que eu me surpreendi. E, de longe, o melhor capítulo e o que me causou mais impacto, é o de número 7: Causando impacto. Coincidência, não? A verdade é que o capítulo é interessantíssimo. Ivanka nos conta sobre a sua paixão pela profissão e pelos obstáculos que enfrentou ao se formar aos 24 anos e se inserir na empresa de seu pai, Donald Trump.

Fácil foi a palavra que menos se encaixou em sua carreira. Aos 24 anos, recém-formada, filha do magnata Donald Trump, Ivanka não encontrou facilidade em seu caminho, pelo contrário, por diversas vezes foi questionada, foi desafiada, mas não desistiu. Enfrentou todos os que torciam e os que não pelo seu sucesso. Ela sonhou, acima de tudo. Foi em busca do que sempre desejou e conseguiu. Em uma parte desse capítulo ela até cita o medo que tinha ao fazer perguntas, afinal, isso poderia demonstrar que ela seria incapaz de ostentar o cargo que tinha na empresa e, por diversas vezes erros que poderiam ser evitados aconteceram, mas ela aprendeu e, hoje não importa o que aconteça. Ivanka questiona, pergunta, pede ajuda. Sem medo. Pois isso faz parte de uma excelente profissional.

Tem um trecho que me serviu de lição e quero compartilhá-lo com vocês: “Quando fazemos uma pergunta, ganhamos outro ponto de vista para acrescentar ao nosso; faça mais perguntas e conseguirá melhor perspectiva, colocando-se numa posição mais vantajosa para tomar uma decisão mais bem fundamentada – é assim que funciona.”

Ivanka não só nos surpreende como também nos dá dicas valiosas, como a dica de se comportar em uma entrevista, como manter o foco em seu sonho, receber as críticas e as sugestões devidas para o seu crescimento. O exemplar inteiro nos dá de presente um novo comportamento profissional. Nos ensina a ser sonhadores, mas com os pés no chão. Ensina a ser questionador, a deixar as inseguranças de lado e mostrar a nós que somos capazes de fazer o que quisermos, desde que tenhamos paixão, dedicação e força para enfrentar o que vier a ser enfrentado. Sabe o que é interessante também? O fato de que ela, filha de Donald Trump, chegou a sua posição com facilidade, mas não se aproveitou disso para ficar estagnada, pelo contrário, lutou, estudou e mostrou que não era apenas a filha de Donald Trump, mas que ela tinha sua assinatura, seu método de trabalho, sua concepção, ela era Ivanka Trump.

“Adapte-se, mude, cresça.” Sugestivo? Sim! A autora nos mostra que nem sempre o nosso modo de pensar e agir é o certo, afinal, sempre terão pessoas mais experientes do que nós e elas sabem o que estão fazendo. Seria melhor então que nos adaptássemos e confiássemos mais em quem trabalha conosco.

“No começo, quando via um funcionário mais velho da empresa conduzindo uma atividade de uma maneira com a qual não concordava, meu primeiro impulso era pensar que estivesse fazendo algo errado. Levei algum tempo para aprender a respeitar os modos e hábitos das outras pessoas.”

A própria Ivanka admite ter agido com ignorância e hipocrisia, pelo fato de achar que seus métodos seriam mais corretos do que os outros. E nós agimos assim, não? E não apenas no setor profissional. Afetivo, Familiar... Quem não acha que sabe conduzir algo melhor do que a outra pessoa que está tentando? Por isso, eu indico com o maior prazer que você faça essa leitura. E não fique pulando de capítulo em capítulo, mas que saboreie, página a página, pois o melhor está na obra completa, na essência de sentir que nós, mulheres, podemos jogar para ganhar.

“Não há uma rota determinada que todos devam seguir. Temos liberdade de escolher o caminho que funcione, abandonar um que não dê certo e tomar emprestado algum outro, livremente, de mentores e modelos humanos que sejam capazes de nos guiar ao longo da estrada.”

12 comentários :

  1. Amei a resenha!
    Ela tem otimas dicas para as pessoas que querem ser bons profissionais e PRINCIPALMENTE para Administradores!
    Preciso ler, dps vou pegar esse livro com vc! *-*

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal a resenha, parece ter otimas dica para quem esta entrando agora no mercado de trabalho

    ResponderExcluir
  3. Boa resenha!

    Ivanka além de bonita é talentosa!

    ResponderExcluir
  4. Preciso de dicas para entrevistas de emprego, sempre fico muito insegura... Gostei da resenha, voce escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  5. biografia de administradores sao as melhores. Eu nunca me esqueci de "o poder do black"

    =]

    ResponderExcluir
  6. Boa resenha, adorei a última citação, mudou a imagem que tinha da Ivanka :)

    ResponderExcluir
  7. Que resenha boa! Confesso que esse tipo de livro não me chama atenção, mas a resenha está de excelente qualidade, chegou a me dar certa vontade de conhecer melhor o livro!

    Parabéns, meninas!

    Beijos,
    Gabi - Está Inspirada

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha, Paula! Não esperava que a filha de Trump tinha tanto a ensinar, confesso que fiquei curiosa para ler. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha, sério!!! Vcs pegam livros que agente não da nada e transformam em obras imperdiveis! Por isso amo tanto esse blog!

    ResponderExcluir
  10. Sério, gente, não imaginava que o livro fosse tão bom como é. Ivanka é objetiva, determinada e sonhadora. Ela nos mostra como uma mulher deve se portar e como lutar em um mundo onde os homens se acham os donos do pedaço. Sou fã dela.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito feliz em traduzi-lo. Adorei a resenha. Abraços. Thereza Christina Rocque da Motta

    ResponderExcluir


  12. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris