quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Resenha: "Diário de um Vampiro - O despertar" (L.J. Smith)

Créditos pelas imagem acima, aqui
Por Ellen: Oi gente??? Sei que faz muito tempo que não posto nada por aqui, mas com a mudança e novo emprego, só agora consegui dar uma acalmada na minha vida e pôr em dia minha leitura. Quase fiquei doente de não poder ler tudo o que queria nesses dias. E as novidades? Quero muito ler a continuação de Fallen, Sussurro, Beijada por um anjo, Firelight, Vampire Diares e assim segue minha “listinha” de 2012. Mas vamos ao que interessa...

Sei que muitos já estão cansados de histórias de vampiros, mas creio que esta série vale a pena comentar. A capa eu acho uma grande sacada porque assim define de uma maneira fiel o tom de mistério que cerca o enredo do livro.

Nele, Elena acaba de sofrer uma grande perda: seus pais morreram num acidente de trânsito e ela e sua irmã se vem acolhidas por sua tia Judith que resolve se mudar para a pequena Fell’s Church e cuidar das duas órfãs. Apesar de toda a tristeza por conta deste evento Elena conta com a ajuda de suas amigas Meredith e Bonnie para seguir a vida.

Na pacata cidade Elena é adorada e desejada por todos os rapazes de sua escola e sempre teve aquilo que quis. Inclusive o garoto mais gato como seu namorado: Matt. No entanto tudo começa a mudar quando um estrangeiro misterioso chega à pequena cidade.

Percebendo o carinho que sente por Matt ela tenta achar as palavras certas para pôr um fim neste namoro sem sentido e começa a caçada em busca do coração daquele que despertou sua curiosidade e desejo. Logo ela descobre que se trata de um italiano: Stefan Salvatore, mas o pior é que desde a primeira vez que a viu ele a ignora e isso só a instiga a querê-lo de qualquer maneira.
“Ele passou direto. Sem nem olhar. Ela não conseguia lembrar há quanto tempo um menino tinha feito isso. Todos eles olhavam, no mínimo. Alguns assoviavam. Alguns paravam para falar. Alguns só encaravam.”
A partir daí Elena começa a elaborar planos e as demais diversas maneiras para conquistá-lo. E depois de algumas decepções e frustrações, finalmente nossa protagonista consegue seu objetivo. No entanto, neste meio tempo também começam a acontecer estranhas e inexplicáveis mortes na cidade, causando indignação e desconfiança de seus moradores.

Além desses mistérios tem também o aparecimento de um jovem sedutor que tenta conquista-la de todas as maneiras e que muitas vezes parece tão envolvente que Elena fica prestes a ceder aos seus encantos.
“Elena não conseguia respirar. Ele estava tão perto. Perto o bastante para tocar nela. Ela podia sentir um leve odor de sua colônia e o couro da jaqueta. E os olhos ainda estavam fixos no dela – Elena não conseguia se desviar deles. Não se pareciam, com nada que ela vira, negros como a meia-noite, as pupilas dilatadas como de um gato. Eles encheram sua visão enquanto ele se inclinava, tombando a cabeça para a dela. Ela sentiu seus próprios olhos semicerrarem, perdendo o foco. Sentiu a cabeça tombar para trás, os lábios se separarem.”
O restante do livro envolve descobertas sobre a verdadeira identidade de Stefan e do rapaz misterioso e toda uma história de amor e disputa entre os dois. Não vou contar mais do que isso por conta do spoiler que certamente eu proporcionaria...

Mas ao meu ver, o livro prende nossa atenção, tem uma protagonista forte e objetiva (apesar de no início ser bem mimada), creio que no decorrer da história, Elena amadurece e utiliza sua obstinação para algo bem melhor: o Amor.

Como todos sabem, o livro deu origem a uma série de TV com o mesmo nome, mas nele a protagonista é morena e no livro ela é descrita como loira de pele tão branca quanto uma porcelana. Fora isso existem várias outras mudanças que foram feitas para a adaptação do livro para a telinha, mas no geral acho que o enredo da série é bem satisfatório.

Além da série de TV a autora juntamente com Kevin Williamson e Julie Plec - produtores da série na TV – resolveram escrever a mesma história na visão de Stefan (Diários de Stefan), que já tem o primeiro livro publicado e traduzido – “Origens”.

Segue abaixo uma lista de livros desta série.

Livros da série “Diários de um vampiro”:

- O despertar ( The awekening – 1991)
- O confronto ( The struggle – 1991)
- A fúria (The fury – 1991)
- Reunião Sombria (Dark Reunion – 1991)
- Anoitecer (Nightfall- 2009)
- Almas sombrias (Shadow souls - 2010)
- Midnight – 2011 (Ainda não publicado no Brasil)


Livros da série “Diários de Stefan”:

- Origens (Origins – 2010)
- Bloodlust - 2011 (Ainda não publicado no Brasil)
- The craving - 2011 (Ainda não publicado no Brasil)


Quem já leu pode comentar e nos contar qual é sua opinião. Quem ainda não leu, fica a dica para apreciar uma boa leitura. Vou tentar ler a série e continuar a postar as resenhas por aqui (espero que com mais freqüência agora). Até a próxima!

76 comentários

  1. Ainda não li os livros, mas sei que a série de tv foi baseada neles (apesar de ter váárias coisas diferentes).

    Adorooo a série de tv, e como comecei a vê-la primeiro, não sei se tenho vontade de ler os livros, pelo menos pelo que me contam.. =/

    O engraçado é que essa série de livros foi lançada há muito tempo, mas só agora faz sucesso. o.O

    Quem sabe um dia, depois que o seriado for finalizado,eu não leia?! ;)
    Adorei a resenha!
    Beijokas :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive algumas pessoas nem sabiam que a série já existia há algum tempo, com Twilight tudo mudou...bom para nós...

      Excluir
    2. Na verdade a série até que fez bastante sucesso...nos anos 90, e depois de 15 anos a pedido dos fãs e autoras escreveu os outros 4 volumes de TVD, acho que o motivo pelos fãs da série não gostarem muito dos livros é que além de não serem uma leitura fácil, os livros são muito mais para terror/fantasia do que a série(que é muito mais draminha adolescente)... Enfim sou fã de ambas (série e livro) Mas confesso que só comecei a assistir a série porque já tinha lido os livros

      Excluir
  2. Previously on The Vampire Diaries!!
    Nossa já faz muito tempo que li Diarios do Vampiro, adorei os livros da primeira vez que li mais eu acho a série de TV Um pouquinho melho!!
    Adorei a resenha q vc fez, a pesar de já ter lido os Livros!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto vc não perde um episódio da série!!!

      Excluir
  3. Eu também gosto dos livros, e apesar de a série ter feito algumas modificações, também adoro ela =D


    BiahB - Garota Pai D'égua
    www.garotapaidegua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que me impressiona porque ao contrário de outras séries, apesar das modificações la também é muito boa...#concordo.

      Excluir
  4. Boa tarde!

    Eu sou fã de "Vampiros", até mesmo os que brilham no Sol. Porém ainda não li os livros, juro que já tentei acompanhar a série na TV, mas não gostei.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma chance então para os livros desta série...eu gostei! t+

      Excluir
  5. Eu sou uma fã dos livros (pelo menos até o 4º)!!

    Li os livros antes de passarem na telinha... E por isso era cheia de preconceitos com TVD... Até que aprendi a esquecer dos livros e me concentrar apenas na série. As vezes temos que deixar de fazer tantas comparações, ou nunca conseguimos aproveitar.

    E hoje, tenho que confessar que a série TVD acabou se tornando a minha favorita aos livros... Isso porque com a série Retorno, a L.J.Smith se perdeu na narrativa. Tinha aqueles momentos bem WTF!!

    Sem contar que sou eternamente Team Damon e detestei quando eles demitiram a L.J.Smith da editora.. Por isso, nem em sonho eu leria Diários de Stefan, que na vdd só teve o nome da escritora, pq quem escreveu mesmo foram os produtores da série!!

    Enfim.. Otima resenha flor!! Bem vinda de volta...

    Espero que me perdoem pelo testamento aqui!! =)

    espero ver suas proximas resenhas.. Estava com muitas saudades delas!!

    Beijos
    Jujuba
    http://diariodeleitoracompulsiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que eu já estou devidamente instalada #ufa... a leitura retoma à normalidade em minha vida...ADORO!!!bjs

      Excluir
  6. estou adorando seus comentários!!! e muito feliz com meu retorno...Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha Ellen, é muitooooo bom ter você de volta por aqui! Saudadessss! ^^

    Em relação aos livro, li somente os 2 primeiros (adorei o segundo livro!), só não sei porque, acabei achando chato o inicio do terceiro e deixei a serie de lado... Um dia ainda vou retomá-la! Merece uma chance.

    Já a Série, assisti a 1a temoporada completa e preciso urgentemente de tempo para ver a segunda!!! Amoooooooooo o Damon! *-* O Stefan é tãoooo sem sal u_u

    ResponderExcluir
  8. Nossa, faz tanto tempo que eu li, que juro que já não lembrava mais UAHUSHAUHSUHAS' só tenho O Despertar, mas peguei O Confronto e A Fúria com minha amiga. Não posso dizer, nossa sou super fã, mas é bem legal, adoro a série, apesar de não se parecer NADA com os livros. Principalmente que essa Elena é morena, nos livros ela é loira u.u #trollface
    Espero conseguir completar minha coleção e ler os outros :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade..a série transformou muita coisa do livros...a irmã de Elena vira irmão???kkkk entre outras mas é muito boa tb. bjs

      Excluir
  9. Eu tenho esse livro, mas ainda não comecei a ler. Parece ser muito bom mesmo! E gosto muito mais de ler do que assistir à série, afinal os livros dão mais riqueza nos detalhes, são muito bons mesmo! Muito boa a resenha!

    ResponderExcluir
  10. Li cada livro em um dia. Simplesmente devorei!! Eu gostei bastante...só que sempre esperava mais, ficava na esperança de algo acontecer. rs Tipo, sempre achei que tinha algo faltando ...E depois achei algumas coisas muito ''viajadas'', meio estranhas sabe?!
    Mesmo assim tenho vontade de ler o 5° livro da série.
    O que me incomodou bastante foi a Elena, não gosto dela. rs É irritante e chata.
    Já o seriado! É OTIMO!!O Damon é meu personagem favorito. E continuo não gostando da Elena...rsrs

    Muito boa sua resenha.

    Beeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada dear...Será que existe alguma leitora querida que discorda sobre o Damon #aloka... impossível!!!!

      Excluir
  11. Eu li os livros e gostei da série, mas no início detestei Elena, principalmente neste livro. A série da tv achei que mudaram muito, mas não cheguei a acompanhar muitos episódios. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Eu tb...Mas se perguntarem...eu prefiro os livros #fato!

      Excluir
  13. É um dos livros que estou esperando para comprar (o box) e não tem disponível por um preço satisfatório em nenhuma loja.
    Na verdade, eu nem ligava pra essa série (nem livros, nem TV), mas recentemente decidi tentar assistir ao seriado, e, pra minha surpresa, adorei e queria assistir todos os episódios de uma vez. Foi um surto, haha!
    Ótima semana.

    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que se você ler os livros tb vai gostar..se tiver oportunidade #ficadica

      Excluir
  14. Como uma fã louca da série e dos livros, é claro que eu falaria muito bem, né? O que eu gosto nos livros é que não deixa de passar a coisa sombria da série de televisão (que é bem mais aprofundada, claro). Vale realmente a pena ler. Não é só o romance, mas a história por trás de tudo isso!

    Beijos, Hannah.

    @secretsofbook
    http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero e grau... vai além do romance. bjs

      Excluir
  15. Eu também gosta tanto da série quanto dos livros... (ainda mais com os atores) muito lindos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Muito boa a resenha, pois é, a Elena me da raiva as vezes nos livros, comprei o box deles recentemente, mais já tinha lido, e é a primeira vez que curto mais a versão da TV que dos livros, o bom é que, quem sabe com esses novos livros surgindo, a CW continue renovando temporadas. o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto parece que a série está garantida! \o/

      Excluir
  17. so assisti a 1 temporada ameiiiiiiiiiiiiiiiiii o Damon ai me derreto toda!!quero tanto ver a 2 temporada!!!!

    ResponderExcluir
  18. Nossa,
    eu sou uma fã incondicional d TVD!!
    Mtoo bom!!
    Só cheguei a ler o primeiro livro, pois axeei diferente da série e isto iria me confundir, pois a série já vai na 3º temp.
    Dai preferi adiar a leitura, mas tenhu certeza q é mto boa tbm..
    :)

    E, assim como a autora escreveu Origens na visão d Stefan,
    q tal escrever na visão de Damon?!?! heheh

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Já li até Anoitecer!!
    no começo, eu não gostei nada, era TÃO diferente da série, depois eu fui até gostando kkk... deve ser pq eu já era super fã da série e tal's e foi por isso que eu queria ler os livros, eu achei que ia ser parecidos; os livros são bons, mas a série ainda é MUITO melhor, pelo menos pra mim!Nem sei se vou ler os outros livros :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ler vai notar algumas diferenças...Eu gosto dos dois.

      Excluir
  20. Li até Reunião Sombria e gostei muito, até comecei a ler Anoitecer, mas abandonei, esse não engoli, muito ruim. Por incrível que possa parecer a série de tv é muito melhor que os livros, o desenrolar é maravilhoso, os personagens, tudo é melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto quando podemos sair do imaginário e ver nas telas, dá uma outra perspectiva, não acha?

      Excluir
  21. Ótimo não so pela capa mais os atores dessa espetacula serie de vampiro adorei e recomendarei a todos para ler e assistir esse filme obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos comentários!!! Também recomendo...

      Excluir
  22. a SÉRIE é perfeita
    os livros são ótimos
    eu adoooooro *-*

    ResponderExcluir
  23. eu já li esse livro, tenho a coleção inteira e amo de paixão a serie...
    adorei a sua resenha...

    ResponderExcluir
  24. Eu simplesmente AMO essa série muito perfeita cheias de detalhes,adoro ver os personagens crescendo,mas acho que a série em si e bem melhor que o livro, já li todos os livros já lançados aqui no Brasil e não vejo a hora do lançamento do próximo.Adorei a resenha Parabéns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostos dos dois mas sempre prefiro os livros, como já disse anteriormente...Obrigada!!!

      Excluir
  25. Bom, muita gente que assiste a série diz que não curte os livros, que são diferentes e tudo o mais. De fato, são sim, os acontecimentos são diferentes, há diferença entre as personagens do livro e da série, mas se formos analisar bem, o dilema é igual. Li até o terceiro livro em português, agora estou com um box até o quarto livro em inglês pra ler. Acho que a narrativa da L.J Smith flui e não cansa. Recomendo muito! E só pra ser diferente TEAM STELENA hahahahah *-* ótima resenha amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, a narrativa dela é envolvente e a cada livro vc fica mais instigado a ler o próximo...Obrigada!!!!

      Excluir
  26. Já li os quatro primeiros livros da série.
    Eu gostei da história,da narração e enredo, mas quando terminava de ler sempre tive a mesma sensação que o livro precisava de mais algumas coisa. Ele ainda não estava lá, não chegava ao aos favoritos.
    Como eu só li a parte da série que foi escrita a dez anos espero que ela tenha conseguido dar essa pegada para os próximos livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O suspense me atrai, me deixa curiosa..é uma leitura que vicia, na minha opinião....

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. se eu falar que nunca vi a série alguem aqui me mata ? mas fiquei interessada nos livros ISAIUSUAISIAUS #vaientender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que tiver oportunidade leia...mas a série é de encher os olhos...#teamdamon...kkkk

      Excluir
  29. Muita gente fala bem, e muita gente fala mal. Quero ler e tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo...aprecie a leitura e depois nos conte o que achou...

      Excluir
  30. Não costumo me interessar por histórias de vampiros...Mas vale a dica!

    ResponderExcluir
  31. Eu amo a série \o/
    falam que o livro é bem diferente da série, e isso não sei se vai me agradar ou não, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem algumas diferenças mas a essência não se perde...

      Excluir
  32. eu n adoro amo a seri mais penso em comprar os livro todos da coleção
    e ainda falto ver a 3 temporada mais ja sei de muita coisa rss so fanatico por diários de um vampiro

    ResponderExcluir
  33. Eu já li até o 4° livro e sinceramente o 2° e o 3º me decepcionaram, não atingiram minhas expectativas. Mas o 4° já dá uma melhorada e espero que o 5° seja melhor ainda. E a série é bem legal e vale a pena assistir. '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei do 2º e do 3º...acho que a história se desenrola e se transforma dentro do mesmo contexto, entende?

      Excluir
  34. Se arrependimento matasse , fui assistir a série primeiro e depois ler o livro, sabe que aconteceu ? Não consigo continuar a ler, li ele sim, mas foi uma leitura terrível, por conta das mudanças na série !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As adaptações nos deixam suscetíveis a essas expectativas e decepções...#tenso

      Excluir
  35. não li nenhum dos livros, mas gostaria muito de ler. A resenha é ótima.. adoro a série, sou viciada! espero poder ler todos os livros um dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro e ainda não terminei de ler a série ainda... :(

      Excluir
  36. muitttttttttooo bom meu.é mas do k otimo esses livros..eu nao dava muita importaçia mas depois k minha amiga daine me recomendo,eu gamei,babei..amei tdo ja li os tres primeiros e tou atrz dos outros ...e pedindo pra tdo mundo k tem ha serie pa poder assistir!!!!!!!!!!caramba é mas do k bom sua resenha..por favor eu kero ser a elena.hahaha..muito gat demon.ual bjokass..fffofa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vosê gostou da resenha e vejo que é fã da série..tb sou #teamdamon

      Excluir
  37. Tipo assim, mt raro uma pessoa aki em Jampa gostar de ler como eu gosto, assiti a serie ate a 3° temporada e gosto mt,até semana passada eu ñ sabia q existia os livros da serie.Oh felicidade quando eu descobri.rsrsrs. Agora tô louca para adquirir toda a serie. Amei a capa, deixa um ar bem misterioso ao livro. Espero poder ler toda a serie. Ótima história tá!!! Beijinhu linda... Sunna <3

    ResponderExcluir
  38. A série não chega aos pés dos livros, mas ficar olhando p um monte da carinhas lindas salva o dia rsrsrs

    ResponderExcluir
  39. Oi vou ler os livros acabei de ganhar os 4 primeiros. to na 4 temporada do seriado e amei.
    Amo o Damon, ele é lindo.
    bjsbjs
    abraço

    ResponderExcluir
  40. Amo demais a série (apesar de gostar muito do Damon preferia que a Elena ficasse com o Stefan...)
    Estou na quarta temporada e atrás dos livros para ler (mesmo sabendo que são diferentes da série, pois amo ler!!!) Parabéns pela resenha. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  41. ADORO TUDO SOBRE VAMPIROS E ESSA SERIE E EMOÇIONANTE AMEIIIIIIIIIIIIIIII

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TAMBEM AS VEZES PAREÇO Q ENTO NO LIVRO

      Excluir
  42. eu adoro o livro ja li todos e tanbem gosto muinto da serie apesar das modificasoes .

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato