quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Resenha: "O Código dos Cavaleiros" (Leonardo Schabbach)

"O Código dos Cavaleiros"
Autor
: Leonardo Schabbach
Editora: Mutuus
Número de Paginas : 204
Onde Comprar: Aqui


Por Bruno: Cavalaria Medieval, de forma resumida, simplista e romantizada, era uma forma de instituição feudal de Nobres Cavaleiros, com princípios e ideais elevados, como coragem, lealdade, pureza, dentre outras. A literatura foi a principal responsável por criar esta imagem e perpetuar todos estes conceitos até os dias de hoje.
“Lino permaneceu parado por alguns instantes, observando Marcos sumir em uma curva da estrada. Sua jornada finalmente começara. Com um punhado de alimentos que pegara de última hora em casa, cordas, uma panela de barro, algumas moedas de prata e três peças de roupa. Precisaria aprender a sobreviver nos ermos, sozinho. Era o grande desafio de sua vida que começava e ele estava certo de que um dia retornaria àquela mesma vila como um grande cavaleiro, um grande motivo de orgulho para toda a sua família.”
O Código dos Cavaleiros, livro escrito por Leonardo Schabbach (do excelente Blog Literário “Na Ponta do Lápis”), é uma emocionante história de aventura, com pano de fundo medieval, e que sem esforço nenhum, consegue satirizar todo o universo medieval de cavaleiros. O livro foi lançado pela Mutuus Editora em novembro de 2010. O autor disse que a idéia para historia surgiu após a leitura de “O Conto do Cavaleiro Inexistente”, do Ítalo Calvino.

“Um conto de cavalaria emocionante e inusitado, uma aventura medieval capaz de nos fazer refletir sobre nossa realidade.”
Uma das coisas mais interessantes no livro é que você consegue ler ele de uma vez só. É uma história leve, divertida. A escrita do autor flui naturalmente pelas páginas e ao final do livro fica aquela vontade de continuar na história.

Lino é um jovem camponês com grande aspiração a ser um Nobre Cavaleiro, e resolve sozinho, empreender a sua própria jornada em busca do seu sonho. E, quando ele se depara com determinada situação inesperada, e encontra um Cavaleiro e seu Companheiro de Viagens, ele vai descobrindo aos poucos que toda a magnitude do universo dos cavaleiros não passava de uma imagem distorcida da realidade. E ele descobre que as coisas nunca são como realmente achamos. Mas, ao invés de desistir do seu sonho, ele continua trilhando sua jornada em rumo ao seu sonho inicial. É interessante ver o desenvolvimento dele até o final do livro.

O livro apesar de ter toda a sua historia passada num universo medieval, acaba sendo uma crítica a nossa realidade. As criticas se encaixam perfeitamente a nossa realidade.

Uma das coisas que eu mais gostei foram as descrições das Batalhas, e a forma como algumas revelações eram passadas. E, o final do livro, foi muito satisfatório. Destaque para Arya, que acabou sendo a personagem que mais gostei em toda a historia, tirando até mesmo o posto de protagonista do Lino (sim, eu sei que há controvérsias); e uma determinada passagem no meio da historia (que não posso entrar muito em detalhes para não entregar o outro), mas que tem se passa numa biblioteca. E nesta biblioteca tem um determinado livro. Portanto, leia o livro, e tenha a sua própria conclusão! Leitura recomendada.
  • Dependendo do número de comentários sortearemos 1 exemplar do livro.

74 comentários

  1. Nossa!!!! Esse livro parece ser muito interessante! Muita vontade de ler!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem legal. Gosto de histórias desse gênero.
    Quero ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro temáticas medievais... Se pudesse, só leria esse tipo de livro (mas não tem o suficiente, e eu gosto de outros tipos de livro haha)
    Se você gosta da descrição de batalhas, recomendo fortemente os livros do Bernard Cornwell e do Conn Iggulden. Ainda estou para achar alguém que descreva melhor que os dois....

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou a pessoa mais certa pra comentar sobre esse tipo de livro, rs. Mas, de qualquer forma, a resenha despertou meu interesse.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Gostei do estilo do livro! Estou precisando sair da rotina, acho que seria uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha! O livro pelo jeito consegue criar todo esse clima medieval, de cavaleiros e grandes batalhas, deve ser bem interessante! ^^

    ResponderExcluir
  7. Já me deu uma louca vontade de ler o livro todo e descobrir toda esta maravilha, seria uma boa pedida nos dias chuvosos que me persegue no Rio de janeiro. Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Está rolando uma promoção bem legal lá no blog! Confere lá: http://migre.me/7t2i2

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela dica! Parece ser bem legal. :)


    saocoisasdesiguais.blogspot.com
    @desiguaisblog

    ResponderExcluir
  10. adoro livros de época medieval, e eu gostei desse pq muitos ainda usam toda aqla idealização do cavaleiro, mas esse logo de cara corta essa imagem!^^ qro mto ler!

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  11. Parece ser bem legal ! Adorei.
    Eu AMEI aqui, é muito lindo, amo ler, com certeza voltarei sempre aqui. Já estou seguindo !

    beeijos, http://girliethingspt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. gostei mto da resenha e fikei com uma enorme vontade de ler o livro ...

    http://psicologias2011.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, já me instigou a vontade para lê-lo, além de que adoro livros, e até filmes, medievais.

    ResponderExcluir
  14. Temas medievais são um prato cheio para nossa imaginação. Poder idealizar cada detalhe, cenário, personagens e roupas é mágico!
    Adorei a resenha, ansiosa para lê-lo. =)

    ResponderExcluir
  15. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas pela resenha ele parece ser bem interessante! E o fato de ser um livro só e não o primeiro de uma série (ou ele é parte de uma série e você não mencionou?) me instiga mais a pegar esse livro e lê-lo =)

    @k_miyuki

    ResponderExcluir
  16. li e gostei da resenha quero o resto

    ResponderExcluir
  17. Se é medieval, tem cavaleiros, batalhas, é para mim. E quero saber como é esse paralelo com os dias de hoje.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  18. Adoro histórias medievais. Esta parece ser muito interessante. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  19. Esse parece ser um livro bem diferente do que estou costumada a ler. Pela resenha, fiquei interessada, talvez vou ler.

    ResponderExcluir
  20. Esse livro parece ser bem legal, já adicionei a minha lista.
    Só não gostei muito da capa.

    ResponderExcluir
  21. A princípio não tive muito interesse em ler, mas após algumas boas resenhas me conquistou!

    ResponderExcluir
  22. Sempre gostei de historias medievais e achei o livro muito interessante. To loca pra ler !

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha, quero ler para confirmar minha expectativa.

    ResponderExcluir
  24. Nossa, adoro histórias na Idade Média, preciso ler esse livro...

    ResponderExcluir
  25. Achei bem interessante a premissa da história e ser algo medieval, e um livro nacional. Ótima dica!!! =D

    ResponderExcluir
  26. Gostei da resenha^^ já venho querendo ler esse livro a algum tempo e depois de algumas resenhas boas sobre ele me fez quer mais ainda^^

    Bjs

    http://joaninha-lovebooks.blogspot.com/
    Face: Joana Raphaela
    Twitter: @JoRaphaela

    ResponderExcluir
  27. Eu gosto de livros que tenham a história assim, digamos, "velha", que não é do nosso tempo sabe? de cavaleiros, donzelas, essas coisas assim e também tô precisando de uma leitura mais leve...

    ResponderExcluir
  28. Deve ser realmente legal o livro!
    Histórias sobre guerreiros antigos, pelo que sei, não está na moda agora. Então, é um ótimo momento para escrever sobre isso, pois torna o livro único e sem muitos clichês.

    ResponderExcluir
  29. Como a Joana ali em cima disse histórias sobre cavaleiros, guerreiros, não estão na lista de modinhas ultimamente. Isso para mim é o que torna o livro ainda mais saboroso, já que não gosto de clichês, da rotina de ler sempre um mesmo tema ^^ e por ser algo leve, me agrada...estou precisando!

    ResponderExcluir
  30. Adorei a resenha e ja estou empolgada com o livro, como sou amante da leitura estou suspeita em elogios, espero que desta vez eu tenha sorte.Obrigada!!

    ResponderExcluir
  31. É engraçado como a gente luta tanto pela realização de um sonho sem nem mesmo saber o porquê disso. E quando realizamos, ficamos com um gostinho de "puxa, era isso que eu queria tanto?". Mas, sabe-se lá porquê, Lino continuou a lutar por seu sonho. Eu quero saber essa razão.
    Quero ganhar o livro! =D

    ResponderExcluir
  32. Gostei da resenha, a história parece ser bem cativante para quem lê, vou conferir.

    ResponderExcluir
  33. Quero muito ler esse livro parece ser bem interessante...

    Marcos
    http://mundodosmngas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Oii

    Fiquei com vontade de ler este livro porque gostei muito do tema e nunca li nada deste estilo...
    Achei legal tbm o fato das batalhas serem bem descritas pois amo coisas sangrentas kkkkkkk'

    Beijos
    Amor á primeira página
    Ju Fernandes

    ResponderExcluir
  35. Livro nacional!! *-*
    Ai, gostei!! Gosto desse tipo de história. É tão legal! rs Parece ser uma ótima aventura.

    Eu quero!! \o/

    Beijo.

    ResponderExcluir
  36. Gosto de livros que se passam na epoca medieal como este nos dá outra perspectiva dos Cavaleiros deve valer apena , então vou arriscar apesar da capa não ter me chamado tanto atenção

    ResponderExcluir
  37. Gosto de historia medieval. Essas batalhas me encantam. Mas o que me fascina nelas são mais as lendas sobre magia, bruxaria, essas coisas. Nunca li nada que focasse a vida dos cavaleiros dessa epoca.Parece ser interessante. Bjkss

    ResponderExcluir
  38. É bem diferente do que costumo ler,mas me parece ser bem legal.A capa está bem legal.

    ResponderExcluir
  39. Bruno!
    Histórias medievais já chamam a atenção por seus cenários, vestimentas e costumes diferenciados, e, quando nos faz rir, é ainda melhor, porque torna o livro leve.
    Adorei a resenha.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Olá! Esse é um tema que me interessa bastante e, a partir da sua resenha, acho que vale a pena ler. Está na minha lista de desejos!

    ResponderExcluir
  41. A história parece ser muito interessante mesmo, e eu como adorador de medievalismo acho ia adorar ler essa obra. Só uma coisa que me deixou na dúvida foi o nome da menina, "Arya", é o mesmo nome que o George R.R. Martin usou em uma menina na série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, será coincidência?

    ResponderExcluir
  42. Achava que o livro era totalmente diferente. Após ler tua resenha me surpreendi. Agora que ler esta obra o mais depressa possível. Gosto de livros que fluem bem, e achei interessante a ideia de "crítica" passada pelo autor. Este livro realmente parece ser muito gostoso de se ler. Preciso dele! \o/

    ResponderExcluir
  43. Um livro interessante, vou adorar ler ele

    ResponderExcluir
  44. Gostei da resenha, gosto de ler livros deste tipo.. e pelo que você escreveu, ele é bem tranquilo e não é tão grande né? Dá para ler rapidinho!!

    ResponderExcluir
  45. ao ver a capa, pensei que a historia fosse completamente diferente! gostei, ainda mais depois que vc disse q é uma historia leve (costumo absorver mto as sensações que o livro passa) e me interessei bastante!

    ResponderExcluir
  46. Sempre gostei de histórias medievais, seja em relação a livros, seja em relação a filmes. Acho que nessa época tudo era levado mais a sério, a palavra de um homem tinha valor, a honra era levada a sério, eram valores bem consolidados, gosto muito disso!

    ResponderExcluir
  47. Deve ser massa esse livro!
    Curto mt essa tematica de cavaleiros, aventura medieval! ADORO!

    Quero mt ganhar

    ResponderExcluir
  48. Hm... crítica a nossa realidade...
    Super curiosa para ler, a resenha nóossa muito boa!

    ResponderExcluir
  49. Gosto de histórias medievais, e essa me pareceu interessante. E se tem critica a sociedade então certamente devo ler.

    ResponderExcluir
  50. Confesso que logo que vi, imaginei que fosse de algum autor internacional. Parece ser um ótimo livro, fiquei curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  51. Curto muito histórias no estilo medieval, e esse livro me despertou curiosidade desde a primeira resenha sobre ele que li!

    ResponderExcluir
  52. Gosto muito do aspecto que vc destaca, o da crítica ao cotidiano usando elementos medievais. Isso mostra a criatividade do autor, que foge do óbvio para fazer sua observações. Quero muito ler esse livro.

    @kaeuzita

    ResponderExcluir
  53. Já ouvi falar desse livro, mas a unica coisa que me fez ter vontade de ler antes foi a capa, sinceramente. Massss, gostei da sua resenha, interessante como o autor usa uma história pra passar uma determinada opinião pra gente.

    ResponderExcluir
  54. Esses livros de historias medievais nem sempre me agradam. Mas, de qualquer maneira, a sua resenha despertou meu interesse pelo livro. Como ele tem poucas paginas talvez seja rapido de ler mesmo, como voce mencionou.
    Valeu pela dica.

    bjs.

    ResponderExcluir
  55. Um outro livro desse mesmo autor (O Legado dos Dragões) já tá na minha lista de vou ler há um tempão e após ler essa resenha esse também vai entrar pra lista *--*

    ResponderExcluir
  56. Adoro livros desse estilo medieval! Nunca tinha ouvido falar desse, parece ótimo! Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  57. Adoro livros com temas medievais e pela resenha, esse livro parece ser muito bom. Fiquei com muita vontade de ler!
    Mariana Moreno

    ResponderExcluir
  58. Amo livros com conteúdo histórico, principalmente, a época medieval.
    Pela resenha este livro parece ser, muito, muito , muito legaal!
    Quero muito este livro!!

    ResponderExcluir
  59. Olá!
    A história parece ser muito interessante. Gosto de livros que me fazem refletir esse com certeza estará na linha lista de leitura.
    Beijos e obrigado pela resenha.
    Carol.

    ResponderExcluir
  60. Que interessante (:
    Essa resenha está MARAVILHOSA!

    ResponderExcluir
  61. Sempre gostei de histórias medievais, seja em relação a livros, seja em relação a filmes. Acho que nessa época tudo era levado mais a sério.

    meu nome é vilma

    ResponderExcluir
  62. Eu pulei quando li que o autor se baseou em “O Conto do Cavaleiro Inexistente” do Ítalo Calvino para escrever esse livro.
    Aliás "O conto do Caveleiro Inexistente" está na minha lista de prioridades.
    Talvez eu leia esse livro depois.

    ResponderExcluir
  63. É difícil encontrar um livro com o protagonista masculino que eu ache interessante mas essa história me parece boa. Gostei.

    ResponderExcluir
  64. Concordando com a Milene... eh díficil achar um protagonista masculino legal....
    tou louco pelo livro

    ResponderExcluir
  65. QUERIA MUUUUUUUITO ESSE LIVRO! ADORO ESSE TIPO DE HISTÓRIA...E ELE FICARIA ÓTIMO NA MINHA PRATELEIRA XD

    estou participando da promoção...e espero ganhar *-*

    ResponderExcluir
  66. Esse parece ser um livro que vale a pena ser lido. A temática medieval é muito boa, história de cavaleiros fazem sempre com que o leitor se imagine no campo de batalha e dê asas a imaginação. Se este livro for pelo meno um pouco parecido com a coleção "Crônicas Saxônicas" de Bernard Cornwell, será com certeza, o livro do ano!!
    Quero lê-lo e muito!!!!

    ResponderExcluir
  67. Gostei muito da resenha, sou apaixonada por histórias estilo medievais! Quero ler!

    ResponderExcluir
  68. Uma das características de um bom livro é a vontade de lê-lo compulsivamente que o mesmo pode despertar em seu leitor. Esta característica foi citada na resenha, o que chamou muito a minha atenção. Espero ter a oportunidade de ler este livro. Parabéns pelo blog :D

    ResponderExcluir
  69. Amo Idade Média! E livros críticos então!!! Muito boa a resenha!

    ResponderExcluir
  70. Achei a resenha muito interessante , gosto muito deste ambiente medieval, adorei o fato de que no livro ha criticas a nossa sociedade atual , deve ser muito interessante o como isso é colocado .


    Bjinhusss !!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato