domingo, 22 de janeiro de 2012

Happy Hour #07 - História da Torre Eiffel

Oi pessoal, como vocês estão?! Espero que aproveitando muito bem esse restinho de férias! *-* Daqui a pouco a dureza começa!! Tá bom, já parei... rsrsrs. Ah, vocês gostaram da nossa (ultra-mega-power) viagem na Happy Hour #06?! (Já sei, eu tô impossível! =P) Amei os comentários! Vocês sempre arrasando! 

Maas vamos parar com esse papo e ir logo para o nosso assunto de hoje, né?! Vamos ter uma pegada mais cult, mas é claro, sem perder a diversão! Afinal, o nosso tema central é um dos monumentos mais famosos e exuberantes do mundo!! (escuto palpites por aí... =P) Bom, hoje nós vamos conhecer a História da Torre Eiffel!! *-* Estão preparados?! Então, vamos lá...



Por que foi construída?!


A torre foi construída especialmente para a  Exposição Universal de Paris de 1889. Essas exposições foram, ao longo do século XIX, o principal veículo de propaganda da sociedade industrializada ocidental, mostras de tecnologia de ponta onde cada país exibia os seus mais recentes produtos. Para os franceses a data era mais que especial e deveria ser comemorada à altura pois comemorava o centenário da Revolução Francesa.




Como foi o processo de construção?!

A ideia audaciosa de construir um monumento com mais de 300 metros de altura e que pudesse estar a altura do orgulho francês foi desenvolvida pelo construtor Gustave Eiffel, assistido pelos engenheiros como Maurice Koechlin e Emile Nouguier assim como o arquiteto Stephen Sauvestre.


Depois do projeto elaborado e de ter sido escolhido pelo Comitê do Centenário, entre mais de 700 projetos concorrentes era só executar, certo? Errado! Agora eles precisavam convencer as autoridades a autorizar a execução da obra, já que "instalar" uma torre de aço no coração de Paris não me parece muito tradicional, né! 

Mas Gustave e sua trupe não iam desistir assim tão fácil. Eles lançaram mão do grande prestígio e da bela situação financeira de sua empresa, a G.Eiffel et C.ie e promoveu uma vasta campanha destinada a convencer a administração parisiense das vantagens que tal obra iria trazer. Após muita insistência e muito investimento financeiro acabou por conseguir o seu objetivo.

Eis que, finalmente, no ano de 1887 e terminou 26 meses mais tarde em 1889.  Então, em 31 de março desse mesmo ano foi inaugurada pelo Príncipe de Gales  que, posteriormente, tornou-se o Rei Eduardo VII do Reino Unido a magnífica Dama de Ferro, como é chamada carinhosamente pelos parisienses, que está localizada no Champ de Mars em Paris. 

Acompanhe pela sequência de fotos abaixo a construção da Torre Eiffel.

Vamos agora à alguns detalhes técnicos da torre, que não deixam de ser interessantes:
Materiais Usados: Ferro forjado erguido sob a forma de cruzadilhos de 18.038 peças fixadas por 2.500.000 bordas de ferradura.
Peso: Aproximadamente 7.300 toneladas. 
Altura:  312,27 metros.
Degraus de escada: Aos turistas animados, são 1665 degraus.



VOCÊ SABIA?!

Gustave Eiffel (à esquerda) com Adolphe Salles
 na escada de caracol que
 liga a plataforma
mais alta ao cume da torre.
O mundo quase perdeu a Torre Eiffel por 2 vezes!! =O Não entenderam, né?! Pode deixar que vou explicar as duas situações.


A primeira foi quando surgiu, na França, um movimento de personalidades da arte e da cultura, exigindo a demolição pura e simples da torre, que consideravam um atentado ao bom gosto. (Como é difícil agradar à todos, não?!) Mas nossos exigentes revolucionários não alcançaram seus objetivos porque eram cobradas altas taxas aos visitantes que o governo municipal se recusou a abdicar. 


A segunda tentativa foi quando a concessão de 20 anos do terreno para a exposição terminou, os críticos viram nova oportunidade para exigir a sua demolição.
“Uma desonra para Paris, uma torre ridícula e mareante, que parece uma gigantesca e suja lareira de fábrica.”, declarou um grupo entre os que figuravam os escritores Alexandre Dumas e Guy de Maupassant e o compositor Charles Gounod. 
Eiffel recorreu de novo à sua influência e persuasão e convenceu as autoridades que Paris tinha grande necessidade de uma torre de comunicações, de um gabinete meteorológico e de uma escola de estudos aerodinâmicos. Conseguiu assim manter de pé a sua obra. (Cá pra nós, o destino de Gustave era garantir o "bem-estar" de sua mais magnífica realização!  =PP)


Nossa, quanta luta para manter essa torre de pé, hein?! Então, agora que já sabem dos motivos da construção da torre e da construção de fato, vamos conhecer agora mais detalhes da Torre Eiffel nos dias de hoje?! Bora lá!!


Hoje em dia...
Ao longo do tempo, a torre foi sofrendo algumas alterações, como a iluminação, a instalação de restaurantes e lojas. Hoje ela possui 324 metros de altura e pesa pouco mais de 10.000 toneladas.
Restaurante 58 Tour Eiffel, situado no primeiro andar

A torre possui três níveis, os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. 

Do primeiro andar vê-se a cidade inteira, tem sanitários e várias lojas e restaurantes bem legais e bem mais acessíveis, assim como o 58 Tour Eiffel

O segundo nível tem um restaurante deslumbrante, também o mais caro e famoso da torre, o Jules Verne. Se o turista estiver disposto a não se queixar da conta, pode aproveitar a vista e o que há de melhor da culinária francesa. (Eu estou me imaginando em Paris escrevendo esse post. *--* rsrsrs)

Uma curiosidade: todos os restaurantes da torre são comandados pelo grande chefe francês Alain Ducasse.
Fachada do restaurante


Precisa de mais alguma coisa com essa vista?! 

A iluminação da torre é um assunto a parte. As cintilaçoes da Torre Eiffel foram inicialmente previstas para festejar a passagem ao ano 2000. Devido ao consumo de energia elétrica, a iluminação foi interrompida. Mas em 2003, depois de terem desenvolvido um sistema e iluminação mais econômico, foi possível que a Torre Eiffel continuasse cintilando as noites parisienses.  A "ceremônia" acolhendo o novo vestuário de luz se manifestou com uma grande emoção celebrado por artistas de renome tanto nacionais como internacionais. O momento de foi acompanhado por fogos de artifício. Este único espetáculo foi assistido por mais de 200.000 pessoas que ficaram pasmadas por tanta magia. 


A "Dama de Metal" é iluminada por 352 projetores de 1000 watts e cintilam todas as meias horas a noite com 20.000 lampadas e 800 luzes de festa. Para tornar a dar vida e elegância a torre, 4 feixes equipados de lampadas xenon de 6000 watts giram em permanência no cimo da torre. 

Para acessarem o Site Oficial da Torre Eiffel é só clicar aqui.



Passemos agora a uma parte que eu sei que vocês adoram!! *-* Sim, são as... 


CURIOSIDADES
    Pintor da Torre Eiffel
  • Ao todo, desde a abertura, já recebeu um total de 244 000 000 de visitantes
  • Atualmente, a torre é visitada anualmente por 6 900 000 pessoas. 

  • Os nomes de setenta e dois cientistas, engenheiros e outros franceses notáveis estão gravados em reconhecimento a suas contribuições por Gustave Eiffel. Estas gravações foram cobertas de tinta no começo do século XX, e restauradas em 1986-1987 pela Société Nouvelle d'exploitation de la Tour Eiffel, uma companhia contratada para negócios relacionados à Torre. Clique aqui para ver onde os nomes estão localizados e saber um pouco mais sobre essas pessoas.
  • A estrutura é mantida e renovada a cada 7 anos com 50 toneladas de tinta por profissionais que dominem esportes de escalada acrobática. 
Grande Pirâmide de Quéps, Egito
  • Até a época da construção da Torre Eiffel, a edificação mais alta erguida por seres humanos era a Grande Pirâmide de Quéops, no Egito, com 138 metros de altura e quase cinco mil anos de idade. A Torre Eiffel permaneceu como a construção mais alta do mundo até 1930. Nesse ano foi destronada pelo pelo o Edifício Chrysler, de Nova Iorque, que tem 329 metros.






Então pessoal, essa foi a nossa Happy Hour!! Eu simplesmente amei falar sobre esse assunto. Até demorei um pouco mais que o normal para postar hoje porque eu viajei mesmo com esse tema. *-*

Minha dica para vocês de hoje é aproveitar esse restinho de férias muito beem!! E comecem a planejar o tempo também, ajuda bastante. ;D

Espero que vocês tenham gostado, aprendido um pouco e se divertido também. *-* E não se esqueçam de comentar, hein!! 

Até a próxima!!

Fontes: Zé Variedades , Paris Sweet Home , Obvious , Conexão Paris , França Turismo

14 comentários :

  1. Que post legal, bem documentário, cheio de detalhes e curiosidades!! rs...

    Um dia ainda irei lá. Francês eu já estou aprendendo a falar/ler... \o/

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou doida para visitar a torre Eiffel... não sabia nem um pouco sobre a história dela, que bom que encontrei o seu post por aqui, rs *-*
    10.000 toneladas, meu deus! Ainda bem que estrutura dela é boa, pra aguentar isso tudo! rsrs
    E tem que estar bem animado mesmo para subir os 300 degraus (ou até mais). Mas um dia eu farei isso *-*

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, não sabia que ela quase foi demolida duas vezes! :O
    muito linda :]

    ResponderExcluir
  5. Uau, um post apaixonante! Adorei saber mais sobre esse símbolo que tanto admiro e muitas outras pessoas amam!

    Amei o jeito como escreve, e as fotos e curiosidades são ótimas!

    ResponderExcluir
  6. Estou sem palavras! Nunca tinha parado pra pensar na história da torre; as fotos da construção são incríveis! *O* E como assim um atentado ao bom gosto? Impossível! Ela é linda e toda luxuosa, que dera um dia poder ir lá!
    Amei o post, ficou bom demais, parabéns!!
    ;*

    ResponderExcluir
  7. Uau que fascinante!! *-*
    Sem dúvida, tem uma vista muuito linda! Quem me dera visitá-la um dia. rs
    Que sorte essa maravilha ainda existir. =DD
    Sinceramente, ainda fico perplexa como conseguem construir coisas tão perfeitas!

    Mais um Post fantástico Gabi. Parabéns!! \o/

    Beeijo

    ResponderExcluir
  8. Je meurs d'envie de savoir la tour!Les photos sont très bonne!
    Félicitations pour le blog!!

    ResponderExcluir
  9. sou uma nova visitante do blog...achei interessantíssimo essa matéria e ja favoritei aqui.
    Parabéns aos envolvidos!
    um trabalho muito bem feito!
    abraços!

    ResponderExcluir
  10. Que criatividade de assunto e de coluna, né? Super cultura mesmo!
    Eu nunca é que sabia disso! *-*
    Parabéns pela pesquisa e por ter falado coisas super interessantes pra gente.
    Beijos

    Hannah - http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Da para assistir a FOX Sports por esse site www.tvdigitalnopc.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ha, prefiro a Itália, mil vezesssssssssss .... pessoalzinho arrogante os da França u.u

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris