quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Resenha: "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" (Washington Irving)

"A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça"
Autor:
Irving, Washington
Editora:
Leya
Número de Paginas :
72
Onde Comprar:
Saraiva



Por Carol: Mais uma vez, eu estou aqui fazendo uma resenha sobre mais um trabalho das editoras Leya e Barba Negra, ele pertence a uma coleção chamada: "Eternamente Clássicos", que são obras muito conhecidas que viraram até filmes ou peças de teatro.

Uma delas que é a resenha que estou trazendo para vocês é "A lenda do cavaleiro sem cabeça".

Em um vilarejo chamado Sleepy Hollow, o professor Ichabod Crane está logo afim da jovem Katrina Van Tassel, a filha de um fazendeiro ricaço (nem é esperto esse Crane, né!), mas terá que disputá-la com seu maior rival: Brom Bones, o valentão.

Depois de uma festa na casa dos Van Tassel, Crane acaba sendo perseguido pelo cavaleiro sem cabeça, dizem que esse fantasma era um soldado que foi morto por uma bala de canhão e sua cabeça foi arrancada.

À noite, o fantasma cavalga por aí procurando sua cabeça. Nessa perseguição, Crane desaparece. Nisso, seu maior rival Brom Bones está a prestes a se casar com Katrina. O que será que aconteceu com Crane?
“... Os cabelos do assustado pedagogo se arrepiaram de terror. O que podia fazer? Tarde demais para dar meia-volta e fugir; além do mais, que chance teria de escapar de um fantasma ou monstro, se é que era isso, que podia cavalgar nas asas do vento?...”

Com certeza, quando vocês leram o nome dessa obra clássica de Washington Irving quando citei acima, logo lembraram do filme do Tim Burton, que quem interpreta o Ichabod Crane, é nada mais nada menos que o Johnny Depp!

Também recomendo o filme, que ganhou até o Oscar (em 2000) de "Melhor Direção de Arte". Só para avisar: tem muitas diferenças entre o filme e o conto original.

Voltando ao livro, as ilustrações são bem feitas e as capas dessa coleção estão maravilhosas, elas foram feitas pela Agência Retina 78.

Os demais livros dessa coleção são: "O Mágico de OZ", "O Fantasma de Canterville" e "O Jardim Secreto". Eles não são caros (clique aqui para ver os preços na Saraiva) e quem gosta desses contos clássicos, ainda mais com ilustrações, vale a pena comprar. Com certeza, eu irei comprar a coleção inteira!

21 comentários :

  1. Juro pra vcs, quero essa coleção! rs... Que fantástico... e quando vi o filme, era muito nova e desligada, nem sabia que era de um livro! As capas são lindas, os outros livros são cativantes tb. Gostaria de ler O Jardim Secreto, deve ser lindo (o filme é).

    Valeu pela dica.

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme foi apenas para inspirar Tim Burton e este não segue as diretrizes do livro. Portanto, não tem como comparar essas duas obras. Leia o livro com um olhar novo e esqueça do filme.

      Excluir
    2. Oi, concordo com você.
      Temos que parar, pelo menos em algumas horas, a obra com uma adaptação, porque pode prejudicar a leitura da gente ou a vontade de assistir ao filme ou série.
      Bom, queria saber se você tem "O Jardim Secreto" se sim, é o dessa coleção, e se sim de novo, aonde você comprou?
      Tem resenha aqui dele?
      Obrigado
      Caio Matheus
      http://rastros-de-letras-e-notas.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Eu tenho "O Mágico de OZ", e estava decidido a comprar toda essa coleção, mas não sabia que já tinha 4. Eu só tinha visto o Mágico e o cavaleiro sem cabeça na livraria... Vou ter que dar uma pesquisada..

    ResponderExcluir
  3. Eu amei! Vai pra minha lista de desejados. Apesar de já tem O livro do Oscar Wilde em outra edição! ^^
    Sou apaixonada por Clássicos!! *-*
    E essas edições são tão belas, coloridas!! Ai ai *-*

    Já vi o filme, há muuito tempo, mas pelo que lembro gostei bastante!

    Beeijo. =*

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse filme, já vi mtas vezes e tenho o dvd, o livro deve ser muito bom, vou ver se acho para comprar

    http://leituracomcappuccino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu sou doida para ter os livros dessa coleção, porque além de seres clássicos, as edições ficaram LINDAS! *-*
    Tomara que no futuro o submarino lance um ótimo desconto para que e possa comprar a coleção inteira de uma vez, rsrs

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  6. Eu sou fã do Tim Burton e gosto desse filme. Vou procurar ler o livro.

    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Deus pai!São tantos livros que quero e minha coleção está ficando cheia(cheia para comprar)Carambola assim meu pai vai me dar a conta!!!Mas estou louquinha para ter essa coleção de livros,e a resenha está super fácil de se entender e entrar no contexto da história!!!!

    ResponderExcluir
  8. Preciso ler o livro. Eu adorei o filme, principalmente o Christopher Walken q dá show de atuação.

    ResponderExcluir
  9. Adoro esse filme do Depp e nunca soube que era baseado num classico literario! Agora quero muito ler o livro, vou aproveitar que ta por 15 reais nesse link ai da saraiva que vcs colocaram, valeu!

    ResponderExcluir
  10. Achei as capas muito.... neon! rs

    Estes são os clássicos que sempre tenho vontade de ler, mas deixo passar. Gostei do lançamento, mesmo com as capas neon... :)

    ResponderExcluir
  11. Eu já ouvi falar, mas confesso que nunca assisti. Adorei muuito a sua resenha, principalmente que eu adoro esse tema, fiquei na curiosidade agora de ler, haha *-*

    xx carol

    ResponderExcluir
  12. Faça mais resenhas desses livros, adorei conhecer a coleção! Vou juntar grana para compra-los. E essas capas são lindas!

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha, Carolayne! Essa coleção parece ótima, é bom conhecer os clássicos.
    Quanto a "A lenda do cavaleiro sem cabeça" só conhecia o filme (por causa do Depp *-*) e nem sabia que era um livro, que apesar de curto, parece bem legal! ^^

    ResponderExcluir
  14. Flôr feliz 2012! Saúde e paz.

    Amei o seu blog e todo o resto. Parabéns!

    Espero sua visita no meu cantinho ;)
    Bjos

    Carlinha ♥

    ResponderExcluir
  15. Interessante! Só conhecia o filme. Adorei essa coleção e nunca tinha ouvido falar. Parabens para o Dear Book que também divulga os clássicos! Precisamos mais disso!

    ResponderExcluir
  16. Não encontrei "O Jardim Secreto" pra vender em nenhum site =(

    ResponderExcluir
  17. Olá, vcs sabem se o texto dos livros desta coleção são integrais ou adaptados? estou procurando a informação e nao encontro... :-( Grata!

    ResponderExcluir
  18. Ahhhhhhhhhhhhhhh eu preciso desse livro, preciso de todos esses livros, mas ... agora, sabe ? =O

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris